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CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA SOBRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS (2008-2017)

Caracterización de la producción científica stricto sensu en Psicología sobre jóvenes universitarios (2008-2017)

RESUMO

Este artigo tem como objetivo caracterizar e sistematizar a produção científica da pós-graduação stricto sensu Brasileira em Psicologia sobre jovens no Ensino Superior, elaborada no período de 2008 a 2017Santos, A. de F. L. (2017). O estado do conhecimento dos programas de pós-graduação stricto sensu em Psicologia e Educação da Região Norte brasileira: aproximação e distanciamento com as questões indígenas (Dissertação de Mestrado). Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho-RO. Recuperado de: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1720
https://ri.unir.br/jspui/handle/12345678...
. O estado do conhecimento foi realizado por meio de buscas por palavras-chave no catálogo de teses e dissertações da CAPES. Foram selecionados 78 trabalhos, cujas informações, obtidas por meio da leitura dos resumos, foram tabuladas em planilhas Excel e analisadas quantitativamente, considerando-se: a) região, b) instituição, c) ano de defesa, d) perspectiva teórica, e) tipos de pesquisa, f) procedimentos metodológicos e g) temáticas estudadas. Dentre os resultados, destacam-se que: os estudos advêm majoritariamente da região sudeste; há um maior número de produções entre os anos de 2013 e 2017 e de pesquisas qualitativas. No que se refere às temáticas, predominam estudos sobre a saúde dos jovens e sobre significações diante das políticas de acesso e permanência no Ensino Superior.

Palavras-chave:
jovens; estudantes universitários; pesquisa bibliográfica

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