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Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 14, Issue: 2, Published: 2009
  • Editorial Editorial

    Neves, Jorge Tadeu de Ramos; Araújo, Carlos Alberto Ávila
  • Information literacy and dimensions of thecompetence of the librarian in the school context Artigos

    Farias, Christianne Martins; Vitorino, Elizete Vieira

    Abstract in Portuguese:

    A Sociedade da Informação transformou a atuação de todos os atores sociais nela inseridos e fez surgir novas formas de pensar e de se relacionar com a realidade. Isto tem levado os profissionais de todas as áreas a refletir sobre suas atribuições, habilidades e responsabilidades. Nesse contexto, os bibliotecários escolares começam a repensar suas posturas de atuação profissional, e insere-se a information literacy ou competência informacional. Este artigo busca conceituar competência e competência informacional, e refletir sobre esses dois conceitos no cotidiano do bibliotecário escolar, dando um enfoque às dimensões técnica, estética, ética e política, salientando-se que a competência do bibliotecário escolar é pautada em cada uma dessas dimensões.

    Abstract in English:

    The society of information has transformed the role of its members as well as has raised new ways of thinking and coping with reality. It has led professionals of all areas to think through their attributions, skills and responsibilities. In this context, school librarians began to rethink their position regarding professional performance, and then, information literacy or informational competence is inserted. This article aims to appraise competence and information competence and to reflect on these two concepts in the school librarian daily life, approaching technical, esthetical, ethical as well as political dimensions, emphasizing that the school librarian competency is analyzed in every dimension.
  • Competencies in information units: methodology for the team's development Artigos

    Dib, Simone Faury; Silva, Neusa Cardim da

    Abstract in Portuguese:

    Apresenta a metodologia utilizada para o desenvolvimento de equipes em Unidades de Informação (UIs), elaborada a partir de um trabalho de parceria entre profissionais das área de Biblioteconomia e Psicologia, realizado na Biblioteca de Ciências Sociais C (Direito) da Rede Sirius - Rede de Bibliotecas UERJ. A metodologia é fundamentada nos conceitos de employeeship e gestão do conhecimento, e no modelo Pesquisa-Ação. Contempla o desenvolvimento das competências técnicas e das habilidades interpessoais, e sua importância para o trabalho em equipe. Dentre os resultados obtidos a partir da utilização da metodologia, destacam-se melhorias na integração dos membros da equipe e na execução dos processos de trabalho na UI, bem como um maior comprometimento dos profissionais com os objetivos e metas da biblioteca.

    Abstract in English:

    The paper presents a methodology used for development of teams in Information Units, elaborated from a joint work of librarians and psychologists at the Biblioteca de Ciências Sociais C (Law Course) of Rede Sirius- Rede de Bibliotecas UERJ. This methodology is based on the concepts of employeeship, knowledge management and Action Research model. Its implementation contemplates techniques and interpersonal team abilities. The results were evidenced by team integration and improvement of tasks developed in the Information Units, as well as an involvement of the professionals for accomplishing the proposed goals.
  • Investigation and analysis of information management processes in a call center firm Artigos

    Andrade, Eduardo Augusto; Alvarenga Neto, Rivadávia Correia Drummond

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho investiga e analisa as práticas e os processos de gestão estratégica informacional implementados em um call center, embasando-se em quatro categorias analíticas: determinação de exigências informacionais, obtenção, disseminação e uso de informações. Múltiplas fontes de evidências foram utilizadas, como quatorze entrevistas semi-estruturadas, pesquisa documental e observação direta. Os resultados apontaram para a inexistência de uma estrutura legítima de gestão estratégica da informação, e evidenciaram a distância entre o discurso e a prática vigente.

    Abstract in English:

    This article investigates and analyzes the practices and processes of strategic information management implemented in a call center. It was based on four categories of analysis: determination of information demands, acquisition, distribution and information use. Multiple sources of evidences were used, such as fourteen semi-structured interviews, document search and direct observation. of the research project quality, the following criteria were used: construct validity, external validity and reliability.isto não estava no resumo em português. The results suggested the lack of a legitimate structure of strategic management of information, showing the gap between discourse and real practice.
  • Search and use information behavior: a study with member participants of junior enterprises Artigos

    Brum, Marco Antonio Carvalho; Barbos, Ricardo Rodrigues

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho analisa o comportamento informacional de participantes de empresas juniores no Brasil. Foram analisadas fontes de informação em termos de sua frequência, relevância e confiabilidade. Os resultados indicaram que as fontes mais acessadas e mais relevantes são as pessoais, seja via internet ou em contatos diretos por uma simples conversa. Livros e professores foram considerados as fontes mais confiáveis. Os alunos responderam que usam as fontes de informação determinadas, principalmente para o aprendizado e para compartilhar com outras pessoas.

    Abstract in English:

    This work analyzes the information behavior of member of junior enterprises in Brazil. Sources were analyzed in terms of their frequency, relevance and reliability. Moreover, it was investigated the usefulness of these sources for different goals. The results show that personal sources are more often accessed and more relevant, either through the Internet or in direct contacts for a simple conversation. The most reliable sources for them are the books and the teachers. The students answered that they use predetermined information sources mainly for learning and sharing information with other people.
  • Knowledge creation and dissemination of the Hemomimas Foundation Artigos

    Vargas, Diana Alexandra Cubillos; Coelho, Kátia; Magnani, Maria Cristina

    Abstract in Portuguese:

    Apresentam-se diferentes conceitos sobre sociedade da informação, governança e política da informação, relacionando-os com os processos de criação e disseminação do conhecimento. Por meio de entrevistas e sob a abordagem do modelo SESI, esses processos são identificados e analisados em diversas áreas da Fundação Hemominas. Nas ações e práticas da instituição, procura-se encontrar elementos de uma política de informação, estabelecida implícita ou explicitamente, que seja catalisadora das diversas formas de criação e conversão do conhecimento. Conclui-se que, embora exista uma prática comum de registro e compartilhamento do conhecimento, esta prática nem sempre ultrapassa os domínios e limites das áreas onde ela acontece. Constata-se que as ações acontecem como resultado da busca pela melhoria dos processos produtivos ou de gestão, e não como resultado de uma política de informação direcionada para a criação e o compartilhamento do conhecimento como agente de inovação.

    Abstract in English:

    The article presents concepts and features on the information society, governance and information policies and their relation with the processes of knowledge creation and dissemination. These processes are identified and analyzed in several areas of the Hemominas Foundation through interviews and using the SESI model. In the actions and practices of the institution, elements of an information policy, either implicit or explicitly established, are looked for, that would catalyze the methods of creation and conversion of knowledge. It is concluded that, although there is a common practice to record and share knowledge, this practice does not very frequently extrapolate the spheres of the area where it happens. The actions seem to occur from an attempt for improved production processes or management, rather than from an information policy directed to knowledge creation and dissemination as an innovation agent.
  • Egress of graduate programs in information science: where the doctors go? Artigos

    Noronha, Daisy Pires; Población, Dinah Aguiar; Assis, Leonardo da Silva de; Hyodo, Tatiana

    Abstract in Portuguese:

    Apresenta a formação dos doutores egressos dos programas brasileiros de Pós-graduação em Ciência da Informação, no período de 2000-2005, e sua inserção no mercado acadêmico após a sua titulação. Os dados foram coletados dos currículos disponíveis na Plataforma Lattes (CNPq), identificando-se o atual vínculo desses nos cursos de graduação, especialização e pós-graduação. Constatou-se um crescimento do envolvimento dos doutores em atividades de ensino, com destaque à graduação.

    Abstract in English:

    The article provides a reflection about the profiles of doctors from the Brazilian Information Science graduate programs from 2000 to 2005, identifying their current link to undergraduate, specialization and graduate courses. The data were obtained from CVs at the "Plataforma Lattes" managed by CNPq. A growth in the involvement of doctors in education activities, mainly in undergraduate courses, was verified.
  • The FRBR and the choice of the personal access points Artigos

    Silveira, Naira Christofoletti; Tálamo, Maria de Fátima Gonçalves Moreira

    Abstract in Portuguese:

    Análise dos procedimentos para a escolha dos pontos de acesso de responsabilidade pessoal associados aos conceitos apresentados nos Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR). Trata-se de uma investigação teórica que se vale das pesquisas bibliográfica e documental para elaborar um quadro comparativo entre as regras catalográficas e os conceitos apresentados nos FRBR. Neles, as atividades dos usuários devem ser facilitadas, exigindo maior empenho do profissional para determinar quais pontos de acessos são compatíveis para atender às necessidades de seu público.

    Abstract in English:

    This work aims to analyse the procedures to choose the access points of personal responsibility of the bibliographic records, in order to relate them to the concepts shown in the FRBR. The present work is characterized as a theoretical search and the investigation resorts to deductive approach to analyse the rules and the internationally accepted principles utilized in the choice of the access points. With the FRBR the rules have to be stipulated to facilitate the user activities. In this way, the professional of information will pay more efforts to determine which the access points for the user are.
  • The access control in the perception of archivist professionals: a matter of security from institutional information Artigos

    Sfreddo, Josiane Ayres; Flores, Daniel

    Abstract in Portuguese:

    Apresenta-se o resultado de uma investigação científica baseada nas políticas utilizadas nas instituições arquivísticas para o controle de acesso, destacando-se a importância de monitorar o acesso aos documentos, evitando problemas futuros. A referência teórica do trabalho baseou-se nas Normalizações Arquivísticas ISAD(G), ISO 15489, Nobrade, e nos Modelos de Requisitos MoReq e e-ARQ. Os dados foram coletados no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul e no Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, ambos em Porto Alegre, RS.

    Abstract in English:

    This article presents the result of a scientific investigation based on the rules used in archivist institutions for the control access, avoiding future problems. The theoretical reference of this work based on the archivist norms ISAD(G), ISO 15489, Nobrade and of the models requirements MoReq and e-ARQ. The data were collected at the Public Archives of Rio Grande do Sul State and at the Historical Archives of Porto Alegre Moysés Vellinho, both in Porto Alegre, RS.
  • Bibliographic classification system and the concept of tourism: a vision of the UDC Comunicações

    Momm, Christiane Fabíola; Lessa, Rafael Orivaldo

    Abstract in Portuguese:

    Aborda a inclusão da área de Turismo no Sistema de Classificação Decimal Universal (CDU), um dos mais importantes sistemas de classificação bibliográfica. Conceitos da área de Turismo subsidiaram uma análise das notações deste sistema e direcionaram uma discussão sobre a inserção da área na CDU. Objetiva analisar as classes em que o Turismo está inserido, por meio de pesquisa bibliográfica. Finaliza propondo uma revisão da CDU e a inclusão do Turismo como subclasse 379.

    Abstract in English:

    The inclusion of the area of Tourism in the Universal Decimal Classification System (UDC), one of the most important bibliographic classification systems. Concepts of the Tourism area substantiated an analysis of the ratings system and directed a discussion about the inclusion of the area in the UDC. Seek to analyze the classes in which Tourism is inserted through bibliographic research. It finishes with a revision proposal of the UDC and the inclusion of the Tourism as subclass 379.
  • Science Museum, scientific popularization, and information: reflections on ideology and memory Comunicações

    Souza, Daniel Maurício Viana de

    Abstract in Portuguese:

    O crescente interesse na interelação entre ciência/tecnologia e suas implicações no cotidiano dos diversos segmentos sociais ocasionam um aumento significativo de iniciativas destinadas a promover o acesso cada vez maior do público em geralaos produtos da ciência. Intenta-se analisar os aspectos ideológicos que permeiam as ações de divulgação científica operadas nos museus de ciência por meio das exposições, privilegiando a importância das práticas de operacionalização da informação de caráter científico e suas conseqüências na constituição da memória coletiva.

    Abstract in English:

    The growing interest in the science/technology interrelation and its implications in daily life of various social segments lead to an increase in initiatives to promote access of the general public to science products. This paper intends to examine the ideological issues that characterize the actions of scientific popularization of science museums through exhibits. The importance of the practices of processing scientific information and its consequences for formation of social memory are emphasized.
  • Information as a key element to the quality of tourism product: an analysis of tourism information centers at Florianópolis/Brazil Comunicações

    Gohr, Cláudia Fabiana; Santos, Luciano Costa; Veiga, Mariana Feminella

    Abstract in Portuguese:

    Os Postos de Informações Turísticas de uma localidade são unidades de informação fundamentais para a cadeia do turismo. Este artigo apresenta um estudo exploratório que teve o objetivo de analisar as condições dos Postos de Informações Turísticas (PIT's) do município de Florianópolis/SC para garantir a qualidade do atendimento aos turistas. Após uma análise crítica dos PIT's do município, foram propostas algumas sugestões de melhoria que podem contribuir para a operacionalização dos objetivos estabelecidos pelas políticas públicas de informação ao turista.

    Abstract in English:

    Tourism Information Centers are important information units for the tourism chain. This paper presents an exploratory study which aimed at examining the Tourism Information Centers (TICs) of Florianópolis/Brazil in their ability to assure service quality for the visitors. After a critical analysis of the TICs, some suggestions of improvement were proposed that might contribute for implementation of the goals set by public policies for tourism information.
  • The Knowledge multirange in mediation acts: cognitive sciences contributions to libraries pedagogics actions Revisões De Literatura

    Varel, Aida Varela; Barbosa, Marilene Abreu

    Abstract in Portuguese:

    Analisam-se as exigências dos novos tempos para o acesso ao conhecimento, em termos de cognição - competências e habilidades. Revisam-se conceitos de analfabetismo, alfabetismo e privação cultural, e a função da Educação e da Biblioteconomia no processo de aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento de competências informacionais, fundamentando-se em estudos sobre cognição, mediação, multirreferencialidade. Objetiva-se o entendimento da complexidade dos fenômenos sociais e das vantagens que podem advir do entrelaçamento das diversas áreas do conhecimento na resolução de problemas relativos ao acesso do conhecimento.

    Abstract in English:

    This article analyzes the new demands for the access to knowledge, in terms of cognition - competences and abilities. Basic concepts are reviewed such as illiteracy, literacy and cross culture and the role of education and librarianship in the learning process, focusing on development of informational competences based on cognition, mediation and multirange studies. The articule aims to understand the complexity of social phenomena and the benefits that may arise from the intertwining of the various areas of knowledge in solving problems related to access to knowledge.
  • Contributions from information management to knowledge creation in innovation teams Revisões De Literatura

    Vick, Thais; Nagano, Marcelo Seido; Santos, Fernando César Almada

    Abstract in Portuguese:

    Informação e conhecimento têm sido citados por duas décadas como ferramentas de vantagem competitiva. Recentemente, discute-se a utilização destas na promoção da inovação. A premissa indica que a interação de indivíduos, o compartilhamento de informação e a criação do conhecimento são vitais para o sucesso das organizações que precisam aprender e inovar a todo o momento. O artigo tem como propósito apontar contribuições de um ambiente dinâmico de aquisição, disseminação e utilização da informação para a subseqüente criação do conhecimento e a formação de equipes inovadoras.

    Abstract in English:

    Information and knowledge have been cited for two decades as competitive advantage tools. Recently, the use of them is discussed in promotion of the innovation. The premise indicates that human interaction, information sharing and knowledge creation are vital for the success of organizations that need to learn and innovate all the time. This paper has the intention to point contributions from a dynamic environment of acquisition, dissemination and the use of information to the subsequent knowledge creation and the formation of innovation teams.
  • Management of the kwonledge and vision cognitive of the institucional repositories Revisões De Literatura

    Fachin, Gleisy Regina Bories; Stumm, Jaqueline; Comarella, Rafaela Lunardi; Fialho, Francisco A. P.; Santos, Neri

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo objetiva apresentar um estudo sobre os repositórios institucionais, sua relação com a gestão do conhecimento e com a visão cognitiva na formação dos mesmos. Apresenta um esquema da comunicação cognitiva entre usuários e os repositórios institucionais.

    Abstract in English:

    This objective article to present a study on the institucional repositories and its relation with the management of the knowledge and the cognitiva vision in the institucional formation of the same ones, presenting a project of the cognitiva communication between users and repositories.
  • Investigação e análise do comportamento informacional de alunos participantes de empresas juniores Teses E Dissertações

    Brum, Marco Antônio Carvalho
  • Uso de bibliotecas digitais de periódicos: um estudo comparativo no Portal de Periódicos CAPES entre áreas do conhecimento Teses E Dissertações

    Cunha, Adriana Áurea Lara
  • Análise de citações de teses como apoio à tomada de decisão no desenvolvimento de coleções de bibliotecas universitárias Teses E Dissertações

    Mattos, Ana Maria
  • O profissional da informação em atividades de inteligência competitiva Teses E Dissertações

    Santos, Ester Laodicéia
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
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