Acessibilidade / Reportar erro
Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 14, Número: 3, Publicado: 2009
  • Editorial Editorial

    Neves, Jorge Tadeu de Ramos; Araújo, Carlos Alberto Ávila
  • A competência informacional e a graduação em Biblioteconomia na Puc-Campinas: uma análise de 2008 Artigos

    Nascimento, Leandro dos Santos; Beraquet, Vera Silvia Marão

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa buscou identificar a contribuição do Curso de Biblioteconomia da PUC-Campinas para o desenvolvimento da competência em informação, observando o nível desta habilidade nos alunos ingressantes e formandos, expondo o cenário desta competência e verificando a aplicação desta habilidade em seus trabalhos. O levantamento dos dados foi obtido a partir de um questionário. Os resultados foram comparados à pesquisa de Campello e Abreu (2005) e ao modelo proposto por Kuhlthau (1996), verificando-se melhora significativa no âmbito da questão.

    Resumo em Inglês:

    This research aimed at identifying the contribution of the Course in Library Science of PUC Campinas in the development of competence in information. For that, the level of skills in newcomers as well as recently graduated students was observed by exposing the scenario of this competence and checking the application of that skill in their works. The survey was done using a questionnaire. The results were compared with the research of Campello and Abreu (2005) and the model proposed by Kuhlthau (1996), showing significant improvement in the ambit of the subject.
  • A leitora e sua relação com o jornal Estado de Minas Artigos

    Espírito Santo, Patrícia; Dumont, Lígia Maria Moreira

    Resumo em Português:

    Estuda a leitura e a interação feminina com o jornal Estado de Minas. Procura identificar os elementos necessários para inserir a mulher como leitora de jornais, e como ela se reporta e interage com aqueles que "constroem" e divulgam a notícia. Analisa a linguagem dos jornais e conclui que a produção da informação se dá através de um discurso masculino. Analisa ainda como a mulher se insere neste contexto e os possíveis impactos que a informação jornalística traz para o gênero feminino.

    Resumo em Inglês:

    The present paper looks into female reading and interaction in the newspaper Estado de Minas. It identifies the necessary elements to include women as newspaper readers as well as the way they report themselves and interact with those that "build up" and broadcast the news. The study talks about information production through a male language, how women are included in that context and the possible impacts of journalistic information onto the female gender.
  • Desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias: uma abordagem quantitativa Artigos

    Mattos, Ana Maria; Dias, Eduardo José Wense

    Resumo em Português:

    A análise das citações utilizadas na elaboração de teses acadêmicas pode servir de apoio à tomada de decisão no desenvolvimento de coleções da biblioteca universitária. Examinar a tipologia, idade da literatura, idioma e títulos de periódicos citados possibilita melhorar a distribuição do orçamento, traçar diretrizes para armazenamento, determinar a coleção-núcleo de periódicos e avaliar em quais idiomas devem ser selecionados os materiais bibliográficos em futuras aquisições.

    Resumo em Inglês:

    Citation analysis of the bibliography used in the elaboration of academic dissertations can support the decision-making process in collection development in the university library. The analysis of the type of materials, its obsolescence, its languages, and the titles of journals cited will make it possible to improve the distribution of the budget; to establish guidelines for storage; to determine the composition of the core collection of journals; and to identify languages in which the bibliographical materials should be acquired.
  • Recuperação de informação no ambiente acadêmico: georreferenciamento dos dados dos estudantes do Instituto de Educação Continuada da PUC Minas Artigos

    Meireles, Magali Rezende Gouvêa; Almeida, Paulo Eduardo Maciel de; Silva, Ana Carolina Milagres Resende

    Resumo em Português:

    A recuperação de informação é a área que estuda a representação e o acesso eficiente à informação. A forma como os dados são apresentados aos usuários pode se tornar um diferencial importante nas rotinas de apoio à decisão. Este artigo apresenta um estudo de caso que utiliza técnicas para o tratamento de dados geográficos, destacando a relevância da representação da informação por meio de mapas temáticos.

    Resumo em Inglês:

    Information retrieval concerns representation and efficient acess to information. The way data is presented to users is a matter of great importance to decision support routines. This article presents a case study which uses geographical information retrieval techniques and also presents the relevance of information representation through the use of thematic maps.
  • Análise cientométrica dos periódicos em Ciências da Saúde e áreas correlatas disponíveis no Portal de Periódicos da Capes Artigos

    Martins, Cláudia Araújo; Braile, Domingo Marcolino

    Resumo em Português:

    Utilizou-se a Cientometria para analisar a literatura em Ciências da Saúde e áreas correlatas do Portal de Periódicos da Capes, visando oferecer subsídios ao alinhamento de Políticas Públicas para C&T; caracterizar a literatura; e produzir material instrucional para auxílio nas buscas bibliográficas. Concluiu-se que há demasiada quantidade de periódicos duplicados, inexpressiva representação da literatura nacional, disparidade na quantidade de assinaturas entre disciplinas, insuficiência de títulos em algumas áreas e ineficiência do Sistema Qualis/Capes para a classificação de revistas.

    Resumo em Inglês:

    Scientometrics was used to analyze the literature on journals from Health Science and related areas in Portal de Periódicos da Capes, aiming at providing support for the alignment of Public Policies for S&T, characterize the literature, and to produce instructional material for bibliographic searches. It was concluded that there is an excessive amount of duplicated scientific journals, the national literature is underrepresented, disproportion between the amount of titles subscribed in different subjects, insufficiency of titles in some areas; and also the inability of Qualis/Capes System to classify scientific journals.
  • Presença do tema ética profissional nos periódicos brasileiros de Ciência da Informação e Biblioteconomia Artigos

    Souza, Francisco das Chagas de; Stumpf, Katiusa

    Resumo em Português:

    A presença de discussões acerca de temas relativos à Ética na produção científica brasileira de Biblioteconomia e Ciência da Informação é o enfoque principal deste texto, que advém da análise de periódicos desses campos de conhecimento e da prática profissional. Para isso, selecionou-se um título por cada região político-administrativa brasileira, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, dentre os existentes, cuja edição tivesse se mantido regular no período de 1997 a 2006. Em cada um desses títulos, a partir de palavras-chave previamente definidas, foram identificados os artigos e ensaios que trataram do tema. Com isso, buscava-se conhecer os fundamentos filosóficos e doutrinários, as temáticas e abordagens, e as tendências da discussão Ética na produção periódica brasileira de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Metodologicamente, o trabalho envolve a identificação dos periódicos e dos textos publicados sobre a temática; a leitura e a descrição dos mesmos; a identificação dos aspectos apontados nos objetivos pretendidos; a análise dos discursos utilizando a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo; e a organização das idéias contidas visando chegar a uma síntese. Foram localizados 10 textos produzidos por 16 autores, sendo dois de 1997, quatro de 2005, quatro distribuídos de 1998 a 2004; nenhum foi encontrado referente ao ano de 2006. Foram identificadas como fundamentos éticos as Doutrinas da Ética do Discurso, da Ética da Alteridade e da Teoria Ético-política da Justiça; e foram também identificadas as temáticas, abordagens e tendências da discussão sobre a Ética, que revelaram a questão da postura profissional determinada pelo quadro atual da sociedade e das tecnologias. Conclui-se que apesar de existir preocupação com o tema Ética por parte de alguns profissionais da informação que escrevem e publicam sobre o assunto, o mesmo ainda é pouco explorado na literatura e está mais dirigido para questões gerais.

    Resumo em Inglês:

    The presence of discussions on issues relating to ethics in Brazilian scientific production of Librarianship and Information Science is the main focus of this text, which comes from the periodic review of these fields of knowledge and professional practice. For this reason, picked up a scientific periodical title for each brazilian administrative region, whose editing had been maintained regularly over the period 1997 to 2006. In each of these periodical titles, from keywords previously defined, have been identified articles and essays which addressed the theme. With this, trying to be informed of the reasons for philosophical and doctrinal, the themes and approaches and trends of the discussion Ethics in regular production of Brazilian Librarianship and Information Science. Methodologically, the work involved identification of journals and texts published on the subject, reading and description of them; identification of the aspects highlighted in the objectives pursued, analysis of speech using the technique of Discurso do Sujeito Coletivo collective subject of discourse) - DSC; organization of the ideas contained, aiming to reach a synthesis. We found 10 texts produced by 16 authors, 2 of 1997, 4 in 2005, 4 distributed from 1998 to 2004 and none was found regarding the year 2006. They were identified as ethical foundations, the doctrines of Ethics of Speech, the Ethics of Otherness and Ethical-Political Theory of Justice, in addition to the issues, approaches and trends of the discussion Ethics, which show the issue of professional attitude determined by the current picture of society and current technologies. We conclude that although there is concern about the ethics issue by some of the professionals who write and publish information on the subject, it is still little explored in literature and is more focused on general issues.
  • Gestão do conhecimento e teoria da firma Artigos

    Silva, Antonio Braz de Oliveira e; Ferreira, Marta Araújo Tavares

    Resumo em Português:

    Para uma melhor compreensão da importância da gestão do conhecimento para as empresas, é necessário que se retorne à teoria da firma. As firmas se organizam em estruturas que visam diminuir os custos de obter e trocar informações. Esse artigo discute os impactos das tecnologias de informação (TICs) sobre as firmas. As TICs, por facilitarem a troca de informações entre empresas, afetam os seus limites, abrindo novos campos para a gestão do conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    For a better understanding of the importance of knowledge management for enterprises, it is necessary to consider the theory of the firm. To accomplish their functions, the firms organize themselves in structures that aim at diminishing the costs of obtaining and exchanging information. This paper discusses the role of information technologies in facilitating information and knowledge exchange among firms, as they enlarge firms possibilities of cooperation and affect their limits, creating new opportunities to knowledge management.
  • Diretrizes para digitalizar e conservar os suportes de som Comunicações

    Scarabuci, Marcelo; Kafure, Ivette

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa pretende justificar e dar início à concepção de uma metodologia de conservação e digitalização de suportes de som, por meio da união dos conhecimentos dos colecionadores, especialistas, instituições, manuais, guias internacionais e segmentos nacionais envolvidos.

    Resumo em Inglês:

    This research aims to justify and start a methodology for sound conservation and sound recordings digitization by gathering the expertise of collectors, experts, institutions, manuals, international guides and national segments involved.
  • Documentos convencionais e não convencionais em administração, ciências contábeis e economia: estudo sobre sua utilização pelos alunos de graduação Comunicações

    Côrtes, Pedro Luiz; Población, Dinah Aguiar

    Resumo em Português:

    Dentre as fontes de referências bibliográficas recomendadas para o desenvolvimento de trabalhos científicos, estão os textos submetidos a uma avaliação sob a forma de peer-review. Em que pese essa recomendação, verifica-se o uso cada vez mais freqüente, por parte dos alunos de graduação, de documentos não convencionais. Desenvolvida na forma de um survey, com 145 alunos de Administração, Ciências Contábeis e Economia, esta pesquisa caracteriza esse uso e prospecta estratégias de ensino apoiadas no uso de documentos não convencionais.

    Resumo em Inglês:

    The recommended bibliographical references for the development of scientific research are those published by scientific journals. In spite of this recommendation, the use of non conventional documents by undergraduate students has been increasing. This paper, developed as a survey with 145 students of Administration, Accounting and Economics, characterizes the use these documents and analyzes teaching strategies supported in the use of non conventional documents.
  • Influências metodológicas na mensuração de impacto: o caso das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz e sua "qualificação" Comunicações

    Mugnaini, Rogério; Efrain-García, Preiddy

    Resumo em Português:

    Diversos índices de citação têm sido utilizados para avaliação de produção científica. A comparação entre os resultados da metodologia empregada para cálculo de indicadores, nos relatórios de citação das bases SciELO e Journal Citation Reports (ISI-Thomson Scientific), possibilitou avaliar as implicações associadas à política científica (Qualis), em alguns de seus critérios específicos. Considerou-se um período de 10 anos, tendo em conta dois indicadores bibliométricos (total de citações no ano e fator de impacto) da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, que é indexada em ambos os índices. A correção dos indicadores associados à revista mostrou que as diferenças proporcionadas pelos índices de citação foram mais expressivas no ano de 2001, tendo diminuído nos últimos anos. Esta diminuição confere confiabilidade a ambas as bases, validando seus sistemas para geraçãode indicadores de produção científica.

    Resumo em Inglês:

    In recent years, the availabity of citation indexes for evaluation of Brazilian scientific production has increased. The comparison between the results of the methodologies used to estimate indicators in the citation reports of SciELO database and in Journal Citation Reports (ISI-Thomson Scientific) made it possible to evaluate implications associated to the Brazilian scientific policy (Qualis), regarding some specific criteria. A period of 10 years was considered, taking into account two bibliometric indicators (the total of citations in a year and the Impact Factor) of the journal Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, which is indexed in both indexes. The correction of the indicators associated to this journal showed that the differences in the citation indexes were more expressive in 2001, having decreased in the last years. This reduction gives credibility to both databases, validating their systems for the production of bibliometric indicators.
  • Desafios atuais da Ciência da Informação no Brasil Revisões De Literatura

    Gomes, Maria Yêda Falcão Soares de Filgueiras

    Resumo em Português:

    Aborda a Ciência da Informação através das articulações entre os seus sistemas de pós-graduação e de pesquisa e a formação profissional a nível de graduação. Examina como essa área vem reagindo, no Brasil, aos desafios para sua expansão, consolidação e maior visibilidade. Busca, assim, entender como este campo vem respondendo às demandas de diversas naturezas que a sociedade lhe coloca, no que diz respeito à formação de docentes, de pesquisadores, de gestores e de técnicos altamente capacitados. Com essa perspectiva, o trabalho foi estruturado em 4 partes: na primeira, apresentamos o perfil atual da pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil, dentro do Sistema Nacional de Pós-Graduação; na segunda, tratamos da pesquisa e mostramos suas tendências atuais; na terceira, traçamos um panorama geral da graduação e discutimos sua articulação com a pós-graduação e a pesquisa. Na quarta parte, tecemos algumas considerações sobre a complexidade das articulações entre essas instâncias.

    Resumo em Inglês:

    This article examines the field of information science through the articulations among its graduate programs, research sector, and the professional development at the undergraduate level. It analyses how information science has faced the present challenges in Brazil to expand and consolidate itself as a field of study and gain more visibility. Therefore, it analyses how this field has been responding to the various demands made by the society in general, regarding the professional development of teachers, researchers, managers, and highly specialized technicians. From this perspective, this work was divided into four parts: in the first one, we construct the present profile of the graduate courses in information science in Brazil within the National System of Graduate Studies (Sistema Nacional de Pós-Graduação); in the second part, we focus on research and its present tendencies; in the third one, we draw a general panorama of the undergraduate courses and analyse how they are articulated with the graduate courses and the research field. In the fourth part, we comment on the complexity of the articulations within these areas.
  • O papel da cultura organizacional e da aprendizagem para o sucesso da gestão do conhecimento Revisões De Literatura

    Inazawa, Fernandez Kenji

    Resumo em Português:

    Apesar das empresas buscarem ampliar seu conhecimento organizacional para obter vantagem competitiva, a Gestão do Conhecimento tem encontrado resistências, pois não há como deixar de trabalhar a cultura das organizações e seus processos de aprendizagem se há interesse real em se gerir o conhecimento. Dependendo do tipo de cultura predominante e da abertura que se dá ao aprender organizacional, uma empresa pode abri-se ou fechar-se ao processo de Gestão do Conhecimento. Este artigo, portanto, levanta a necessidade de se dar atenção à cultura organizacional e a seus processos de aprendizagem, para que a Gestão do Conhecimento seja bem sucedida. Cultura organizacional é um tema bastante amplo e complexo, que sofre influência tanto da cultura dos indivíduos que trabalham nas organizações, quanto da cultura do país em que as organizações se encontram. Sem querer esgotar o tema, buscou-se dar ênfase à questão da cultura organizacional em si e à sua relação com o sucesso da Gestão do Conhecimento. A aprendizagem organizacional foi apresentada como alternativa para flexibilizar a cultura e facilitar os processos de Gestão do Conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    Although companies have been trying to widen their organizational knowledge in order to obtain competitive advantages, knowledge management finds opposition, for it is impossible not to work the culture of organizations and their learning processes if there is a real interest in managing knowledge. Depending on the type of the predominant culture and the opening that is given to organizational learning, a company can open or close itself to the process of learning management. So, this article raises the need of giving attention to the organizational culture and to its processes of learning so that knowledge management can be successful. Organizational culture is a very complex and extensive issue, which is influenced not only by the culture of the individuals who work in the organizations, but also by the culture of the country where organizations are settled. This article has also attempted to emphasize organizational culture itself and its relation to the success of Knowledge management. The organizational learning was presented as an alternative for facilitating the culture and the processes of knowledge management.
  • Evidência e informação: desafios da medicina para a próxima década Revisões De Literatura

    Ciol, Renata; Beraquet, Vera Silvia Marão

    Resumo em Português:

    Aborda a explosão informacional e os avanços da Medicina que culminaram na Medicina Baseada em Evidências (MBE), que vem alterando a prática médica rumo ao uso constante da evidência científica atual e contextualizada na decisão clínica. A MBE pode ampliar o papel do profissional da informação para além da busca de informação, permitindo seu envolvimento com a seleção e avaliação crítica da literatura nos moldes da biblioteconomia clínica, onde o bibliotecário é considerado parte integrante das equipes multidisciplinares de saúde.

    Resumo em Inglês:

    This paper addresses the explosion of information and the advances in medicine that have contributed to the rise of Evidence-Based Medicine (EBM) which has been changing medical practice towards the constant use of current scientific evidence in the clinical decision-making. EBM can also expand the role of the information professional beyond information search, allowing his/her involvement in the selection and critical evaluation of the literature, according to the clinical librarianship model where the librarian is considered an integral part of multidisciplinary health teams.
  • Resenhas

    Henn, Gustavo
  • A lei de Lotka e a produtividade dos autores Teses E Dissertações

    Alvarado, Rúben Urbizagastegui
  • Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de Bibliotecários em escolas de ensino básico Teses E Dissertações

    Campello, Bernadete Santos
  • Fatores de influência no uso de sistemas de informação via internet: proposta de um modelo integrativo Teses E Dissertações

    Duarte, Luiz Otávio Borges
  • Uso de sintagmas nominais na classificação automática de documentos eletrônicos Teses E Dissertações

    Maia, Luiz Cláudio Gomes
  • Registro de informação no sistema de informação em saúde: um estudo das bases SINASC, SIAB e SIM no Estado de Alagoas Teses E Dissertações

    Mota, Francisca Rosaline Leite
  • Apropriações de Bruno Latour pela Ciência da Informação no Brasil: descrição, explicação e interpretação Teses E Dissertações

    Araújo, Ronaldo Ferreira de
  • O dialogismo na construção do discurso radiofônico: análise das tendências de massificação e diversificação da informação produzida na rádio CBN de Belo Horizonte Teses E Dissertações

    Borges, Rodrigo Márcio Cardoso
  • Processos e comportamentos informacionais em decisões de inovação: o caso do arranjo produtivo local de Nova Serrana Teses E Dissertações

    Caixeta, Mário Lúcio
  • Análise conceitual sobre as relações semânticas em Ciência da Informação: contribuições para o desenvolvimento de ontologias Teses E Dissertações

    Campos, Júlia Aparecida Gonçalves
  • Os gráficos na sociedade da informação: impactos e efeitos da reestruturação produtiva sobre os trabalhadores Teses E Dissertações

    Lacerda, Eliana Moreira de
  • Uma investigação sobre a avaliação de modelagem conceitual baseada em ontologias: estudo de caso de modelos para sistemas de informação desenvolvidos na Universidade Federal de Minas Gerais Teses E Dissertações

    Oliveira, Viviane Nogueira Pinto de
  • Informação e prática pedagógica: possibilidades e desafios no contexto da EJA Teses E Dissertações

    Pedroso, Ana Paula Ferreira
  • Necessidades, busca e uso da informação: um estudo de caso em setores de help-desk de indústria cimenteira multinacional Teses E Dissertações

    Pereira, Júlio César Lopes
  • Informação e a população carcerária: estudo de usuários de informação na Penitenciária José Maria Alkmin, Ribeirão das Neves - MG Teses E Dissertações

    Silva, Marcos Gomes da
  • Informação nos ambientes virtuais de aprendizados (AVA) Teses E Dissertações

    Tavares, Paula Lorena de
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br