Acessibilidade / Reportar erro

EDUCAÇÃO FÍSICA E CULTURA DIGITAL: PERSPECTIVAS, TENSÕES E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DESSE COMPONENTE CURRICULAR

PHYSICAL EDUCATION AND DIGITAL CULTURE: PERSPECTIVES, STRESS AND CONTRIBUTIONS IN TEACHER TRAINING OF THIS CURRICULAR COMPONENT

EDUCACIÓN FÍSICA Y CULTURA DIGITAL: PERSPECTIVAS, ESTRÉS Y APORTES EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE ESTE COMPONENTE CURRICULAR

Resumo

O objetivo deste texto é compreender e explicar quais são as perspectivas, tensões e contribuições da cultura digital na formação de professores e professoras do componente curricular Educação Física (EF). A metodologia consistiu na aplicação de questionários, por meio de formulários online, e de entrevistas, configurando-se como um estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram docentes do curso de Licenciatura em EF da Universidade Federal de Sergipe. A análise dos dados se constituiu mediante a aplicação da análise de conteúdo, sendo que os resultados identificaram que os(as) docentes possuem perspectivas formativas heterogêneas no cenário da cultura digital, bem como relataram tensões que se apresentam como desafios e obstáculos construtivos no decorrer do diálogo com a cultura digital. Nesse contexto, evidenciam-se contribuições formativas, como a constituição de uma perspectiva crítica no processo de ensino-aprendizagem, escolar e acadêmico para o campo da EF, que possibilita o desenvolvimento de temáticas diversas, como o esporte e sua relação com o cinema, e o esporte e sua relação com os meios de comunicação.

Palavras-chave
Formação; Educação Física; Ensino; Cultura digital

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br