Acessibilidade / Reportar erro
Interações (Campo Grande), Volume: 24, Número: 4, Publicado: 2023
  • O Brasil e as relações geopolíticas no contexto do Corredor Bioceânico Brasil-Chile Article

    Marques, Heitor Romero; Borges, Pedro Pereira; Pires, Thiago de Souza; Souza, Diego Bezerra de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa as relações geopolíticas no contexto do Corredor Bioceânico Brasil-Chile, com ênfase na importância do Brasil e suas implicações para os países envolvidos e a região. O objetivo é investigar as implicações geopolíticas do projeto e os desafios e oportunidades relacionados à sua implementação. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa bibliográfica em três etapas: revisão bibliográfica, análise dos dados coletados e síntese dos resultados. Os resultados da pesquisa destacam a posição central do Brasil no projeto, como uma das principais potências regionais e seu histórico de cooperação com os países vizinhos. O Corredor Bioceânico Brasil-Chile é considerado um projeto estratégico para a integração comercial e logística na América do Sul, além de fortalecer as relações bilaterais entre Brasil e Chile. O estudo também destaca a importância geopolítica do Brasil no contexto do corredor, promovendo a integração regional e impulsionando a cooperação entre o Mercosul e a Aliança do Pacífico. A pesquisa conclui que a implementação do projeto depende da continuidade das relações internacionais, da superação de desafios geopolíticos e da implementação de políticas públicas favoráveis. Para isso, o Brasil precisa fortalecer suas relações com os países envolvidos e com organizações internacionais, buscando financiamento e apoio para a conclusão do projeto. O sucesso do Corredor Bioceânico Brasil-Chile trará benefícios como maior integração regional, desenvolvimento econômico e estabilidade política. O Brasil desempenha um papel central nesse projeto, fortalecendo sua posição como líder regional e ampliando suas relações comerciais, consolidando sua influência na política externa latino-americana.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo analiza las relaciones geopolíticas en el contexto del Corredor Bioceánico Brasil-Chile, con énfasis en la importancia de Brasil y sus implicaciones para los países involucrados y la región. El objetivo es investigar las implicaciones geopolíticas del proyecto y los desafios y oportunidades relacionados con su implementación. La metodología adoptada consistió en una investigación bibliográfica en tres etapas: revisión bibliográfica, análisis de los datos recopilados y síntesis de los resultados. Los resultados de la investigación resaltan la posición central de Brasil en el proyecto, como una de las principales potencias regionales y su historial de cooperación con los países vecinos. El Corredor Bioceánico Brasil-Chile se considera un proyecto estratégico para la integración comercial y logística en América del Sur, además de fortalecer las relaciones bilaterales entre Brasil y Chile. El estudio también destaca la importancia geopolítica de Brasil en el contexto del corredor, promoviendo la integración regional e impulsando la cooperación entre el Mercosury la Alianza del Pacífico. La investigación concluye que la implementación del proyecto depende de la continuidad de las relaciones internacionales, la superación de desafíos geopolíticos y la implementación de políticas públicas favorables. Para lograrlo, Brasil debe fortalecer sus relaciones con los países involucrados y con organizaciones internacionales, buscando financiamiento y apoyo para la conclusión del proyecto. El éxito del Corredor Bioceánico Brasil-Chile traerá beneficios como una mayor integración regional, desarrollo económico y estabilidad política. Brasil desempeña un papel central en este proyecto, fortaleciendo su posición como líder regional, ampliando sus relaciones comerciales y consolidando su influencia en la política exterior latinoamericana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article examines the geopolitical relations in the context of the Brazil-Chile Bi-Oceanic Corridor, with a focus on the importance of Brazil and its implications for the countries involved and the region. The objective is to investigate the geopolitical implications of the project and the challenges and opportunities related to its implementation. The methodology adopted consisted of a three-stage literature research: literature review, analysis of collected data, and synthesis of results. The research results highlight Brazil's central position in the project as one of the main regional powers and its history of cooperation with neighboring countries. The Brazil-Chile Bi-Oceanic Corridor is considered a strategic project for commercial and logistical integration in South America, while also strengthening the bilateral relations between Brazil and Chile. The study also emphasizes Brazil's geopolitical significance in the context of the corridor, promoting regional integration and driving cooperation between Mercosur and the Pacific Alliance. The research concludes that the project's implementation depends on the continuity of international relations, overcoming geopolitical challenges, and implementing favorable public policies. To achieve this, Brazil needs to strengthen its relations with the countries involved and international organizations, seeking funding and support for project completion. The success of the Brazil-Chile Bi-Oceanic Corridor will bring benefits such as increased regional integration, economic development, and political stability. Brazil plays a central role in this project, strengthening its position as a regional leader, expanding its trade relations, and consolidating its influence in Latin American foreign policy.
  • Necessidade de Avaliação Ambiental Estratégica na Rota Bioceânica em Mato Grosso do Sul Article

    Arguelho, Joelma Fernandes; Loubet, Luciano Furtado; Eugenio, Carmen de; Borges, Pedro Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo aborda a necessidade de utilizar a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) como instrumento para avaliar os impactos ambientais decorrentes da implantação da Rota Bioceânica em Mato Grosso do Sul, também conhecida como Corredor Bioceânico ou Rota de Integração Latino-Americana (RILA). O objetivo principal é examinar a falta de ação coordenada na previsão dos impactos ambientais dessa rota e identificar os melhores instrumentos jurídicos dentro do sistema brasileiro para realizar essa avaliação. A metodologia utilizada inclui revisão bibliográfica, análise de dados documentais de órgãos públicos e investigação da legislação relacionada ao tema. O modelo de desenvolvimento brasileiro, que prioriza interesses econômicos, requer a proteção de outras questões, especialmente as ambientais. A tomada de decisões sobre políticas públicas deve ser permeada pelo princípio do desenvolvimento sustentável, envolvendo a participação e conscientização da coletividade. O artigo analisa diferentes instrumentos de Avaliação de Impactos Ambientais (AIA), como o Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EIA) e seu Relatório de Impacto Ambiental, além das Avaliações Ambientais Estratégica e Integrada. Como estratégia para enfrentar as possíveis consequências negativas da Rota Bioceânica, propõe-se a implementação da AAE como política, promovendo maior transparência governamental e conexão entre economia, qualidade de vida e meio ambiente. Os autores argumentam que, no caso da Rota Bioceânica, a AAE é o instrumento mais adequado para avaliar os impactos ambientais e sociais decorrentes desse empreendimento. Em suma, a implementação da Rota Bioceânica em Mato Grosso do Sul requer uma análise abrangente dos impactos ambientais e a adoção de medidas adequadas para mitigar possíveis consequências negativas. A utilização da Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) se apresenta como uma solução promissora para avaliar e gerenciar os efeitos dessa rota, assegurando um desenvolvimento sustentável e equilibrado para a região.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo aborda la necesidad de utilizar la Evaluación Ambiental Estratégica (EAE) como herramienta para evaluar los impactos ambientales derivados de la implementación de la Ruta Bioceánica en Mato Grosso do Sul, también conocida como Corredor Bioceánico o Ruta de Integración Latinoamericana (RILA). El objetivo principal es examinar la falta de acción coordinada en la predicción de los impactos ambientales de esta ruta e identificar los mejores instrumentos legales dentro del sistema brasileño para llevar a cabo esta evaluación. La metodología utilizada incluye revisión bibliográfica, análisis de datos documentales de organismos públicos e investigación de la legislación relevante sobre el tema. El modelo de desarrollo brasileño, que prioriza los intereses económicos, requiere la protección de otras cuestiones, especialmente las ambientales. La toma de decisiones en políticas públicas debe estar guiada por el principio del desarrollo sostenible, involucrando la participación y conciencia de la comunidad. El artículo examina diferentes instrumentos de Evaluación de Impacto Ambiental (EIA), como el Estudio de Impacto Ambiental Preliminar (EIS) y su Informe de Impacto Ambiental, así como Evaluaciones Ambientales Estratégicas e Integradas. Como estrategia para abordar las posibles consecuencias negativas de la Ruta Bioceánica, se propone la implementación de la EAE como política, promoviendo una mayor transparencia gubernamental y conexión entre la economía, la calidad de vida y el medio ambiente. Los autores argumentan que, en el caso de la Ruta Bioceánica, la EAE es el instrumento más adecuado para evaluar los impactos ambientales y sociales resultantes de esta iniciativa. En resumen, la implementación de la Ruta Bioceánica en Mato Grosso do Sul requiere un análisis integral de los impactos ambientales y la adopción de medidas adecuadas para mitigar posibles consecuencias negativas. El uso de la Evaluación Ambiental Estratégica (EAE) se presenta como una solución prometedora para evaluar y gestionar los efectos de esta ruta, asegurando un desarrollo sostenible y equilibrado para la región.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article addresses the need to use Strategic Environmental Assessment (SEA) as a tool to assess the environmental impacts resulting from the implementation of the Bioceanic Route in Mato Grosso do Sul, also known as the Bioceanic Corridor or the Latin American Integration Route (RILA). The main objective is to examine the lack of coordinated action in predicting the environmental impacts of this route and identify the best legal instruments within the Brazilian system to conduct this assessment. The methodology used includes literature review, analysis of documentary data from public agencies, and investigation of relevant legislation on the subject. The Brazilian development model, which prioritizes economic interests, requires the protection of other issues, especially environmental ones. Decision-making on public policies should be guided by the principle of sustainable development, involving participation and awareness of the community. The article examines different instruments of Environmental Impact Assessment (EIA), such as the Preliminary Environmental Impact Study (EIS) and its Environmental Impact Report, as well as Strategic and Integrated Environmental Assessments. Asa strategy to address the potential negative consequences of the Bioceanic Route, the implementation of SEA is proposed as a policy, promoting greater government transparency and connection between the economy, quality of life, and the environment. The authors argue that, in the case of the Bioceanic Route, SEA is the most suitable instrument to assess the environmental and social impacts resulting from this undertaking. In summary, the implementation of the Bioceanic Route in Mato Grosso do Sul requires a comprehensive analysis of environmental impacts and the adoption of appropriate measures to mitigate potential negative consequences. The use of Strategic Environmental Assessment (SEA) emerges as a promising solution to evaluate and manage the effects of this route, ensuring sustainable and balanced development for the region.
  • As redes de atores do Corredor Rodoviário Bioceânico “Mato Grosso do Sul – Portos do Norte do Chile”: diagnóstico e proposta de uma governança multínivel Artículo

    Franco, Ledys; Gonçalves, Julia de Souza Borba; Atienza, Miguel; Barros, Pedro Silva

    Resumo em Português:

    Resumo O Corredor Rodoviário Bioceânico (CRB) entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile é um projeto cujo principal objetivo é oferecer novas oportunidades de desenvolvimento para as regiões periféricas e sem litoral do Trópico de Capricórnio. No entanto, para que ocorra uma transformação regional, é necessário mais que construir infraestrutura. Em particular, é necessário uma coordenação eficaz entre os diferentes atores para alcançar o desenvolvimento. O principal objetivo deste documento é fornecer uma explicação detalhada sobre a estrutura da rede de atores do CRB, bem como propor uma abordagem de governança potencial que facilite uma melhor coordenação entre os participantes. Por meio de uma análise de redes sociais (ARS) exploramos a dinâmica de participação e tomada de decisão entre os diferentes atores envolvidos. Os resultados revelaram uma baixa participação do setor privado, poucos vínculos transnacionais (maiores interações entre atores de um mesmo país), baixa interação entre atores governamentais nacionais e subnacionais-locais, e pouco envolvimento do governo nacional na Argentina. Em relação à proposta de governança, sugere-se a criação de duas novas mesas (Desenvolvimento Socioambiental e Segurança Fronteiriça), a promoção de missões empresariais com visão de integração regional e a preservação dos avanços do Grupo de Trabalho CRB.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El Corredor Vial Bioceánico (CVB) entre Brasil, Paraguay, Argentina y Chile es un proyecto cuyo principal objetivo es ofrecer nuevas oportunidades de desarrollo las regiones periféricas y sin acceso al mar del trópico de Capricornio. Sin embargo, la transformación regional necesita algo más que la construcción de infraestructura. Particularmente requiere una coordinación efectiva entre distintos actores para alcanzar el desarrollo. El objetivo principal de este artículo es proporcionar una explicación detallada sobre la estructura de la red de actores del CVB, así como proponer un enfoque potencial de gobernanza que facilite una mejor coordinación entre los participantes. A través de un análisis de redes sociales (Social Network Analysis [SNA]) hicimos una exploración de las dinámicas de participación y toma de decisiones entre los diferentes actores involucrados. Los principales hallazgos muestran una baja participación del sector privado, pocos vínculos transnacionales (mayores interacciones entre actores del mismo país), pocos vínculos entre actores de gobierno nacional y subnacional-local, y poca participación del gobierno nacional en Argentina. Con respecto a la propuesta de gobernanza, se sugiere la creación de dos nuevas mesas (Desarrollo Social y Ambiental, y Seguridad Fronteriza), la promoción de misiones empresariales con una visión de integración regional y la preservación de los avances del Grupo de Trabajo del CVB.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Bi-Oceanic Road Corridor (BRC) connecting Brazil, Paraguay, Argentina, and Chile is a Project designed to offer new development opportunities to peripheral regions in the Tropic of Capricorn. However, regional transformation requires more than just physical infrastructure; it particularly requires effective coordination among different actors to achieve development. The main objective of this study is to provide a detailed explanation of the actor network structure within the Bi-Oceanic Road Corridor and propose a potential governance approach that facilitates a better coordination among its participants. Using social network analysis (SNA), we explored the dynamics of participation amongthese actors. Our primary findings reveal a low level of private sector engagement, limited transnational links (with more interactions occurring among actors from the same country), scarce connections between national and subnational/local government actors, as well as minimal involvement of the national government in Argentina. Regarding the governance proposal, we suggest the creation of two new committees (Social and Environmental Development, and Border Security), the promotion of business missions with a regional integration approach, and the preservation of the progress made by the BRC Working Group.
  • A importância da dimensão da cultura nos processos de qualificação em turismo nos territórios brasileiros da Rota Bioceânica Artículo

    Bassinello, Patricia Zaczuk; Souza, Carla Cristina de; Arruda, Dyego de Oliveira; Mariani, Milton Augusto Pasquotto

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tem como objetivo propor diretrizes de um programa de qualificação em turismo voltado para os municípios brasileiros sob influência da Rota Bioceânica, tendo como premissa o respeito das especificidades culturais do território e a respectiva participação das comunidades nesse processo. Em termos metodológicos, partimos de uma abordagem qualitativa, na qual conduzimos um conjunto de seis rodas de conversa com diversos atores que estão em contato permanente com as comunidades no território. No que tange à perspectiva teórico-analítica empregada na construção do artigo, nos valemos dos Estudos Culturais, Pós-Coloniais e decoloniais, tendo como premissa pensar, propor e contribuir com iniciativas de qualificação em turismo que rompam com a lógica da colonialidade e, portanto, auxiliem nos processos de emancipação das comunidades e afirmação de suas manifestações culturais. Dessa maneira, o artigo parte de um eixo central – que denominamos de Eixo Cultura – e sugere um conjunto de cinco diretrizes que podem ser centrais na difusão de iniciativas de qualificação em turismo junto às comunidades no território brasileiro da Rota Bioceânica. Esperamos, com as reflexões presentes neste manuscrito, contribuir para visibilizar a realidade das comunidades no entorno da Rota Bioceânica, chamando a atenção para a importância de que essas comunidades estejam plenamente contempladas em todas as dinâmicas que envolvem as atividades direta ou indiretamente estimuladas pela Rota Bioceânica, incluindo, nesta seara, a própria atividade do turismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo proponer directrices para un programa de capacitación en turismo dirigido a los municipios brasileños bajo la influencia de la Ruta Bioceánica, a partir de la premisa de respetar las especificidades culturales del territorio y la respectiva participación de las comunidades en este proceso. En términos metodológicos, partimos de un enfoque cualitativo en el que realizamos un conjunto de seis corros de conversación con diferentes actores que están en contacto permanente con las comunidades del territorio. En cuanto a la perspectiva teórico-analítica empleada en la construcción del artículo, hacemos uso de los Estudios Culturales, Poscoloniales y Decoloniales, teniendo como premisa pensar, proponer y contribuir con iniciativas de capacitación en turismo que rompan con la lógica de la colonialidad y, por tanto, coadyuvar en los procesos de emancipación de las comunidades y afirmación de sus manifestaciones culturales. De esta forma, el artículo parte de un eje central –que llamamos Eje de la Cultura– y sugiere un conjunto de cinco directrices que pueden ser centrales en la difusión de iniciativas de calificación turística entre las comunidades del territorio brasileño de la Ruta Bioceánica. Esperamos, con las reflexiones presentes en este manuscrito, contribuir a visibilizar la realidad de las comunidades alrededor de la Ruta Bioceánica, llamando la atención sobre la importancia de que estas comunidades sean plenamente contempladas en todas las dinámicas que envuelven las actividades directa o indirectamente estimuladas por la Ruta Bioceánica, incluyendo, en este ámbito, la propia actividad turística.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to propose guidelines for a qualification program in tourism aimed at Brazilian municipalities under the influence of the Bioceanic Route, based on the premise of respecting the cultural specificities of the territory and the respective participation of communities in this process. In methodological terms, we start with a qualitative approach, in which we conduct a set of six conversation circles with different actors who are in permanent contact with the communities in the territory. Regarding the theoretical- analytical perspective employed in the construction of the article, we make use of Cultural, Post-Colonial and Decolonial Studies, having as a premise to think, propose and contribute to qualification initiatives in tourism that break with the logic of coloniality and, therefore, help in the processes of emancipation of communities and affirmation of their cultural manifestations. In this way, the article starts from a central axis – which we call the Culture Axis – and suggests a set of five guidelines that may be central in the dissemination of tourism qualification initiatives among communities in the Brazilian territory of the Bioceanic Route. We hope, with the reflections present in this manuscript, to contribute to making visible the reality of the communities around the Bioceanic Route, calling attention to the importance of these communities being fully contemplated in all the dynamics that involve the activities directly or indirectly stimulated by the Bioceanic Route, including, in this area, the activity of tourism itself.
  • Mato Grosso do Sul na Rota do Crescimento: uma investigação sobre as potencialidades impulsionadas pela Rota Bioceânica Article

    Constantino, Michel; Costa, Reginaldo Brito da; Bolson, Daniel Silva; Mendes, Dany Rafael Fonseca

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo objetivou investigar a relação entre as potencialidades do crescimento econômico de Mato Grosso do Sul com a implementação da Rota Bioceânica. Utilizando dos estudos realizados e publicados desde 2015, a análise estrutura e define as principais potencialidades no âmbito macroeconômico e setorial para Mato Grosso do Sul. Os resultados definiram cinco pontos de análise: i. Crescimento económico acelerado; ii. Ampliação do comércio internacional; iii. Investimento em infraestrutura; iv. Desenvolvimento de novas cadeias produtivas e v. Fortalecimento da posição estratégica do estado. Foi elaborado uma análise de radar e a distribuição de probabilidade de impacto em cada ponto elencado após a implementação da Rota em definitivo, o que pode levar o estado de Mato Grosso do Sul para a Rota do Crescimento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tuvo como objetivo investigar la relación entre el potencial de crecimiento económico de Mato Grosso do Sul con la implementación de la Ruta Bioceânica. Utilizando estudios realizados y publicados desde 2015, el análisis estructura y define las principales potencialidades en el ámbito macroeconómico y sectorial para Mato Grosso do Sul. Los resultados definieron cinco puntos de análisis: i. Crecimiento económico acelerado; ii. Expansión del comercio internacional; iii. Inversión en infraestructura; IV. Desarrollo de nuevas cadenas productivas y v. Fortalecimiento de la posición estratégica del estado. Se elaboró un análisis de radary la distribución de probabilidad de impacto en cada punto enumerado después de la implementación definitiva de la Ruta, que podría llevar al estado de Mato Grosso do Sul a la Ruta del Crecimiento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aimed to investigate the relationship between the potential of economic growth in Mato Grosso do Sul with the implementation of the Bioceânica Route. Using studies carried out and published since 2015, the analysis structures and defines the main potentialities in the macroeconomic and sectoral scope for Mato Grosso do Sul. The results defined five points of analysis: i. Accelerated economic growth; ii. Expansion of international trade; iii. Investment in infrastructure; iv. Development of new production chains and v. Strengthening the strategic position of the state. A radar analysis and the probability distribution of impact on each point listed after the definitive implementation of the Route was prepared, which could lead the state of Mato Grosso do Sul to the Route of Growth.
  • A governança do turismo em fronteira internacional: políticas públicas e paradiplomacia no contexto da RILA Article

    Silva, Fabio Roberto Cordeiro da; Grechi, Dores Cristina; Carneiro, Camilo Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo A Rota de Integração Latino-Americana (RILA), também conhecida como Rota Bioceânica, é uma iniciativa com o potencial de promover o desenvolvimento da zona de fronteira Brasil-Paraguai. Os idealizadores da RILA objetivam, desde o surgimento da proposta em 2006 (que seria oficializada em 2015), impulsionar a atividade logística, com vistas a aumentar as exportações de commodities (grãos, minérios e carnes) e, em segundo lugar, potencializar a atividade turística regional. Nesse sentido, este artigo visou analisar as potencialidades e obstáculos que envolvem a governança do turismo na fronteira entre Brasil e Paraguai, especificamente nas cidades gêmeas de Porto Murtinho (BR) e Carmelo Peralta (PY). Em relação à metodologia, o presente trabalho configura uma pesquisa qualitativa, pautada em análise bibliográfica e documental, sob uma ótica interdisciplinar, ancorada nos referenciais do Turismo e da Geografia Política. Os resultados teórico-empíricos correspondem a delimitação conceitual do que se configura a governança do turismo em territórios de fronteira internacional e na organização da matriz institucional que dará subsídio à compreensão da organização do turismo e de sua governança no território pesquisado. De forma complementar, foram elaborados mapas que demonstram a intersecção entre a principal política de desenvolvimento do turismo em Mato Grosso do Sul e a RILA.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La Ruta de la Integración Latinoamericana (RILA), también conocida como Ruta Bioceánica, es una iniciativa que tiene potencial para promover el desarrollo de la zona fronteriza Brasil-Paraguay. Los creadores de RILA han tenido como objetivo, desde la creación de la propuesta en 2006 (que se oficializaría en 2015), impulsar la actividad logística, con miras a incrementar las exportaciones de commodities (granos, minerales y carne) y, en segundo lugar, impulsar la actividad turística regional. En ese sentido, este artículo tiene como objetivo analizar las potencialidades y obstáculos que envuelven la gobernanza del turismo en la zona fronteriza entre Brasil y Paraguay, específicamente en las ciudades gemelas de Porto Murtinho (BR) y Carmelo Peralta (PY). En cuanto a la metodología, el presente trabajo configura una investigación cualitativa, basada en el análisis bibliográfico y documental, bajo una perspectiva interdisciplinaria, anclada en los referentes del Turismo y la Geografía Política. Los resultados teórico-empíricos corresponden a la delimitación conceptual de lo que configura la gobernanza del turismo en los territorios de frontera internacional y la organización de la matriz institucional que sustentará la comprensión de la organización del turismo y su gobernanza en el territorio investigado. Complementariamente, fueron elaborados mapas que evidencian la intersección entre la principal política de desarrollo turístico en Mato Grosso do Sul y la RILA.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Latin American Integration Route (RILA), also known as the Bioceanic Route, is an initiative with the potential to promote the development of the Brazil-Paraguay border zone. The creators of RILA aim, since the creation of the proposal in 2006 (which would be made official in 2015), to boost logistic activities, with the goal to increasing exports of commodities (grains, ores and meat) and, secondly, to boost regional tourism activity. In this sense, this article aims to analyze the potential and obstacles that involve the governance of tourism at the border between Brazil and Paraguay, specifically between the twin cities of Porto Murtinho (BR) and Carmelo Peralta (PY). Regarding the methodology, the present work configures a qualitative research, based on bibliographical and documentary approach, under an interdisciplinary perspective, anchored in the references of Tourism and Political Geography. The theoretical-empirical results correspond to the conceptual delimitation of what configures the governance of tourism in international border territories and the organization of the institutional matrix that will support the understanding of the organization of tourism and its governance in the researched territory. Furthermore, maps were created that demonstrate the intersection between the main tourism development policy in the state of Mato Grosso do Sul and the RILA.
  • O direito de integração na Rota de Integração Latino-Americana (RILA): urna revisão integrativa sob a perspectiva humana econômica Artículo

    Oliveira, Cristiane Martins Viegas de; Urquiza, Antonio Hilario Aguilera; Silveira, Vladmir Oliveira da; Marques, Heitor Romero

    Resumo em Português:

    Resumo A Rota de Integração Latino-Americana (RILA) e o Corredor Bioceânico surgem como importantes iniciativas de integração que podem trazer benefícios significativos para os países por onde perpassa o Corredor, Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, na seara económica, a partir do contexto dos direitos humanos económicos, a observar o comportamento dos agentes, e sua conformidade com os valores de condições dignas de vida. Neste contexto, o presente artigo teve como objetivo, analisar o direito de integração na RILA e no Corredor Bioceânico, buscando compreender aspectos jurídicos e institucionais envolvidos, com nfoque no impacto econômico. A metodologia proposta é descritiva-qualitativa, realizada por meio de revisão integrativa de literatura, em que foram utilizadas as seguintes bases de dados: Scielo, Scopus e Web of Science, que resultou no total de 12 artigos. Também foram colhidos dados secundários resultantes do Produto Interno Bruto (PIB), e do Instituto de Pesquisa Económica Aplicada (Ipea) o que resultou em probabilidades, proporcionando diferentes desafios como: taxas de tributação entre países, redução do protecionismo, corrupção, integração das universidades e câmbio. Para Porto Murtinho e Carmelo Peralta, a expectativa é que com o crescimento do fluxo logístico e as exportações, a renda per capita aumente e alavanque melhorias sociais nos municípios.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La Ruta de Integración Latinoamericana (RILA) y el Corredor Bioceánico surgen como importantes iniciativas de integración que pueden aportar beneficios significativos a los países por donde atraviesa el Corredor: Brasil, Paraguay, Argentina y Chile. Desde la perspectiva económica de los derechos humanos, se observa el comportamiento de los agentes y su conformidad con los valores de condiciones dignas de vida. En este contexto, el presente artículo tiene como objetivo analizar el derecho de integración en la RILA y el Corredor Bioceánico, buscando comprender los aspectos jurídicos e institucionales involucrados, con un enfoque en el impacto económico. La metodología propuesta es descriptiva-cualitativa, realizada a través de una revisión integrativa de la literatura, utilizando las siguientes bases de datos: Scielo, Scopus y Web of Science, lo que resultó en un total de 12 artículos. También se recopilaron datos secundarios del Producto Interno Bruto (PIB) y del Instituto de Investigación Económica Aplicada (Ipea), lo que generó probabilidades y planteó diferentes desafíos, como tasas impositivas entre países, reducción del proteccionismo, corrupción, integración universitaria y tipo de cambio. Para Porto Murtinho y Carmelo Peralta, se espera que con el crecimiento del flujo logístico y las exportaciones, el ingreso per cápita aumente y fomente mejoras sociales en los municipios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Latin American Integration Route (RILA) and the Bioceánico Corridor emerge as important integration initiatives that can bring significant benefits to the countries through which the Corridor passes, Brazil, Paraguay, Argentina and Chile, in the economic field, based on the context of economic human rights, to observe the behavior of agents, and their compliance with the values of decent living conditions. In this context, this article aimed to analyze the right of integration into the RILA and the Bioceânico Corridor, seeking to understand the legal and institutional aspects involved, with a focus on the economic impact. The proposed methodology is descriptive-qualitative, carried out through an integrative literature review, in which the following databases were used: Scielo, Scopus and Web of Science, which resulted in a total of 12 articles. Secondary data resulting from the Gross Domestic Product (GDP) and the Institute of Applied Economic Research (Ipea) were also collected, which resulted in probabilities, providing different challenges such as: taxation rates between countries, reduction of protectionism, corruption, integration of universities and exchange. For Porto Murtinho and Carmelo Peralta, the expectation is that with the growth of the logistical flow and exports, the per capita income will increase and leverage social improvements in the municipalities.
  • Rota de Integração Latino Americana e os migrantes no estado de Mato Grosso do Sul: um panorama pré-implementação Artículo

    Bianco, Matheus Ibelli; Macedo, Carolline; Abrita, Mateus Boldrine; Sauer, Leandro

    Resumo em Português:

    Resumo A Rota de Integração Latino Americana (RILA) é um corredor rodoviário em implementação que ligará a infraestrutura rodoviária do Mato Grosso do Sul aos portos do Norte do Chile, passando pelo Paraguai e Argentina. Este empreendimento já tem resultado em intensas transformações socioeconómicas e neste contexto esta pesquisa teve como objetivo apresentar um panorama dos migrantes no estado de MS bem como o atual estado da governança sobre esta agenda. Têm-se como hipótese que a finalização deste corredor rodoviário internacional poderá exercer impactos- positivos e negativos- na situação dos migrantes. Após as análises foi constatado que MS possui políticas públicas voltadas à migração que englobam tanto as áreas de acesso aos direitos, quanto a estrutura de governança do Estado. Além de dispor de boas práticas que auxiliam o acesso à informação para os migrantes, o estado, através da Fundação de Trabalho, divulga e auxilia em vagas de trabalho para estes indivíduos. Contudo, é fundamental que ocorra um aprimoramento contínuo destas políticas com fortalecimento, transversalidade e cooperação entre as áreas. Neste sentido, o aprimoramento contínuo da capacitação dos servidores, a cooperação com o setor privado para disponibilização de postos de trabalho e as políticas de acolhimento com educação, cursos de idiomas e acesso aos direitos são essenciais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La Ruta de la Integración Latinoamericana (RILA) es un corredorvial en implementación que unirá la infraestructura de transporte de Mato Grosso del Sur (MS) a los puertos del Norte de Chile, pasando por Paraguay y Argentina. Este proyecto ya ha resultado en intensas transformaciones socioeconómicas. Esta investigación tiene como objetivo ofrecer una visión general de los migrantes en Mato Grosso del Sur y la gobernanza actual en esta agenda. La hipótesis es que la culminación de este corredor vial internacional tiene impactos positivos y negativos en la situación de los migrantes. Luego del análisis, señalamos que el estado de MS cuenta con políticas públicas dirigidas a la migración que abarcan áreas de acceso a derechos humanos y gobernabilidad. Además de tener buenas prácticas que ayuden a los migrantes a acceder a la información, el Estado, a través de la Fundação do Trabalho, difunde y asiste en las vacantes de trabajo para estas personas. Sin embargo, es fundamental seguir mejorando estas políticas a través de la transversalidad y la cooperación entre los sectores gubernamentales. Por lo tanto, la mejora continua en la formación de los servidores públicos, las alianzas con el sector privado para la disponibilidad de puestos de trabajo y las políticas de acogida de personas con educación, cursos de idiomas y acceso a derechos son fundamentales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Latin American Integration Route (RILA) isa road corridor under implementation that will link the transport infrastructure of Mato Grosso do Sul (MS) to the ports of Northern Chile, passing through Paraguay and Argentina. This project has already resulted in intense socioeconomic transformations. This research aims to offer an overview of migrants in MS and the current governance on this agenda. The hypothesis is that the completion of this international road corridor has positive and negative impacts on the situation of migrants. After the analysis, we appointed that MS has public policies aimed at migration that encompass areas of access to rights and governance. In addition, to having good practices that help migrants access information, the State, through the Fundação do Trabalho, disseminates and assists in job vacancies for these individuals. However, it is fundamental to keep improving these policies through transversality and cooperation between government sectors. Therefore, continuous improvement in the training of civil servants, alliances with the private sector to make jobs available, and policies for welcoming people with education, language courses, and access to rights are essential.
  • O Turismo Gastronômico presente na Rota Bioceânica em Mato Grosso do Sul Article

    Arguelho, Joelma Fernandes; Ponticelli, Luana Silva; Lima, Caciano Silva; Castilho, Maria Augusta de

    Resumo em Português:

    Resumo A temática deste artigo é a possibilidade de explorar e descobrir as potencialidades da gastronomia do estado de Mato Grosso do Sul, mais especificamente nos municípios integrantes da Rota Bioceânica, objetivando assim, destacar a importância e os atrativos do turismo gastronômico. Além disso, pretende- se promover a Rota Bioceânica como um destino turístico para os entusiastas da gastronomia, destacando os alimentos e as experiências gastronômicas únicas que podem ser encontrados ao longo do percurso. A trajetória analítica deste trabalho baseou-se em revisão bibliográfica e análise de dados documentais de órgãos públicos, com o intuito de obter informações e conhecimentos atualizados sobre o tema. Os resultados obtidos indicam que, até o presente momento, não há investimentos financeiros ou diálogo sobre a implantação de uma rota gastronômica ao longo do trajeto da Rota Bioceânica. A Rota apresenta carência de postos de abastecimento, que, uma vez implantados, tendem a oferecer alimentos rápidos e pratos prontos para os motoristas de caminhão que transitam pela região, considerada um Hub logístico. No entanto, uma iniciativa não invalida a outra, pois, enquanto é necessário fornecer alimentos rápidos e mais acessíveis para suprir as necessidades alimentares daqueles que transitam a trabalho, também há outro público que usufruirá da rota para viajar a lazer. Portanto, a criação de um circuito gastronômico, que inclua restaurantes, cafés, produtores locais, feiras de alimentos e outros estabelecimentos, oferecendo uma experiência autêntica da culinária regional, traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento local. Em suma, a criação de uma rota gastronômica pode ser uma oportunidade promissora para o desenvolvimento local sustentável, valorizando a culinária regional, estimulando o turismo e fortalecendo a economia. Esse projeto requer planejamento, envolvimento da comunidade e parcerias estratégicas para obter sucesso.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El tema de este artículo es la posibilidad de explorar y descubrir las potencialidades de la gastronomía del estado de Mato Grosso do Sul, más específicamente en los municipios que conforman la Rota Bioceánica, con el objetivo de resaltar la importancia y los atractivos del turismo gastronómico. Además, se pretende promover la Rota Bioceánica como un destino turístico para los entusiastas de la gastronomía, destacando los alimentos y las experiencias gastronómicas únicas que se pueden encontrar a lo largo del recorrido. La trayectoria analítica de este trabajo se basó en una revisión bibliográfica y análisis de datos documentales de organismos públicos, con la intención de obtener información y conocimientos actualizados sobre el tema. Los resultados obtenidos indican que, hasta el momento presente, no hay inversiones financieras ni diálogo sobre la implantación de una ruta gastronómica a lo largo del trayecto de la Rota Bioceánica. La Rota carece de estaciones de servicio que, una vez establecidas, tienden a ofrecer alimentos rápidos y platos preparados para los conductores de camiones que transitan por la región, considerada un Hub logístico. Sin embargo, una iniciativa no invalida a la otra, ya que mientras es necesario proporcionar alimentos rápidos y más accesibles para satisfacer las necesidades alimenticias de quienes transitan por trabajo, también hay otro público que disfrutará de la ruta para viajar por placer. Por lo tanto, la creación de un circuito gastronómico, que incluya restaurantes, cafés, productores locales, ferias de alimentos y otros establecimientos, ofreciendo una experiencia auténtica de la cocina regional, trae numerosos beneficios para el desarrollo local. En resumen, la creación de una ruta gastronómica puede ser una oportunidad prometedora para el desarrollo local sostenible, valorando la cocina regional, estimulando el turismo y fortaleciendo la economía. Este proyecto requiere planificación, participación de la comunidad y alianzas estratégicas para obtener éxito.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The subject of this article is the possibility of exploring and discovering the potential of the gastronomy in the state of Mato Grosso do Sul, more specifically in the municipalities that make up the Bioceanic Route, aiming to highlight the importance and attractions of gastronomic tourism. Additionally, the intention is to promote the Bioceanic Route as a tourist destination for gastronomy enthusiasts, highlighting the unique foods and gastronomic experiences that can be found along the journey. The analytical trajectory of this work was based on bibliographic review and analysis of documented data from public institutions, with the intention of obtaining updated information and knowledge on the subject. The results obtained indicate that, up to the present moment, there are no financial investments or discussions about the implementation of a gastronomic route along the Bioceanic Route. The route lacks fueling stations, which, once established, tend to offer fast food and ready-made meals for truck drivers who transit through the region, considered a logistics hub. However, one initiative does not invalidate the other, as while it is necessary to provide quick and affordable food to meet the dietary needs of those who transit for work, there is also another audience that will enjoy the route for leisure travel. Therefore, the creation of a gastronomic circuit, which includes restaurants, cafes, local producers, food fairs, and other establishments, offering an authentic experience of the regional cuisine, brings numerous benefits for local development. In summary, the creation of a gastronomic route can be a promising opportunity for sustainable local development, valuing regional cuisine, stimulating tourism, and strengthening the economy. This project requires planning, community involvement, and strategic partnerships to achieve success.
  • Letramento Crítico em Saúde entre profissionais do sexo em Porto Murtinho: Autocuidado e Risco de IST Article

    Sousa, Breno Evangelista de; Araújo, Natanael dos Santos de; Maciel, Ruberval Franco

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo tem como objetivo a análise das percepções de mulheres profissionais do sexo da cidade de Porto Murtinho (MS) sobre os conceitos de autocuidado e prevenção do contágio de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), e como suas opiniões sobre o tema podem afetar a tomada de decisões em saúde. A pesquisa se pauta em uma abordagem qualitativa desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e analisadas segundo a epistemologia da emergência. O levantamento de dados ocorreu em Porto Murtinho, cidade que compõem a Rota Bioceânica em construção para ligar o Brasil ao Paraguai como parte de um projeto de desenvolvimento socioeconômico regional. Ao todo, foram entrevistadas 8 mulheres que, apesar de revelarem uma rotina de prevenção sexual e autonomia profissional, reforçaram o papel do letramento crítico em saúde como ferramenta de autocuidado permanente e promoção da saúde. Além disso, destaca-se a relação entre a implementação da Rota Bioceânica e seu possível impacto negativo sobre a segurança e determinantes sociais em saúde, visto que o consequente aumento de fluxo de pessoas e serviços na região corrobora para o crescimento da prostituição e turismo sexual. Com isso, conclui-se que políticas públicas de saúde mais efetivas devem ser tomadas para garantir o maior letramento em saúde dessas mulheres, bem como observa-se a necessidade de se fomentar o debate acadêmico acerca do tema.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tiene como objetivo analizar las percepciones de trabajadoras sexuales de la ciudad de Porto Murtinho (MS) sobre los conceptos de autocuidado y prevención de infecciones de transmisión sexual (ITS), y cómo sus opiniones sobre el tema pueden afectar la toma de decisiones en salud. La investigación se basa en un enfoque cualitativo desarrollado a través de entrevistas semiestructuradas grabadas en audio y analizadas según la epistemología de la emergencia. La recolección de datos ocurrió en Porto Murtinho, ciudad que forma parte de la Ruta Bioceánica en construcción para conectar Brasil con Paraguay como parte de un proyecto de desarrollo socioeconómico regional. En total, fueron entrevistadas 8 mujeres que, a pesar de revelar una rutina de prevención sexual y autonomía profesional, reforzaron el papel de la alfabetización crítica en salud como herramienta para el autocuidado permanente y la promoción de la salud. Además, se destaca la relación entre la implementación de la Ruta Bioceánica y su posible impacto negativo en la seguridad y los determinantes sociales en salud, ya que el consecuente aumento en el flujo de personas y servicios en la región corrobora el crecimiento de la prostitución y el turismo sexual. Con eso, se concluye que se deben tomar políticas públicas de salud más efectivas para garantizar una mayor alfabetización en salud de estas mujeres, así como la necesidad de incentivar el debate académico sobre el tema.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to analyze the perceptions of female sex workers in the city of Porto Murtinho (MS) on the concepts of self-care and prevention of sexually transmitted infections (STIs), and how their opinions on the subject can affect decision-making in health. The research is based on a qualitative approach developed through semi-structured interviews recorded in audio and analyzed according to the epistemology of emergence. Data collection took place in Porto Murtinho, a city that makes up the Bioceanic Route under construction to connect Brazil to Paraguay as part of a regional socioeconomic development project. In all, 8 women were interviewed who, despite revealing a sexual prevention routine and professional autonomy, reinforced the role of critical health literacy as a tool for permanent self-care and health promotion. In addition, the relationship between the implementation of the Bioceanic Route and its possible negative impact on safety and social determinants in health is highlighted, since the consequent increase in the flow of people and services in the region corroborates the growth of prostitution and sex tourism. With this, it is concluded that more effective public health policies must be taken to ensure greater health literacy for these women, as well as the need to encourage academic debate on the subject.
  • A Rota de Integração Latino-Americana (RILA): os desafios da educação sob a ótica dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) Artículo

    Akamine, Mariana de Barros Casagranda; Oliveira, Edilene Maria de; Shiota, Hanae Caroline Quintana

    Resumo em Português:

    Resumo A Rota de Integração Latino-Americana (RILA) visa a ligação dos oceanos Pacífico e Atlântico, com objetivo de criação de um novo caminho para a exportação, iniciando no Brasil a partir do município sul-mato-grossense de Porto Murtinho, passando pelo território Paraguaio e Argentino até alcançar os portos Chilenos. Espera-se dessa infraestrutura rodoviária o estabelecimento de vínculos entre as regiões e, sobretudo, um olhar frente às questões sociais, econômicas, ambientais, culturais e jurídicas, indo ao encontro dos aspectos tratados pela Agenda 2030. O plano de ação sistêmico para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade proposto pela Agenda 2030, direciona-se ao enfrentamento de questões críticas do planeta e da humanidade. Neste contexto, o presente estudo reclina-se a partir da relação sinérgica entre os ODS 4, 8 e 17, abordando especialmente a educação no contexto da RILA, com o fito de apresentar as especificidades de cada um dos mencionados países na busca do panorama atual do capital humano, frente às problemáticas que ainda estão por vir com a implantação da Rota de Integração Latino-Americana no âmbito educacional. Desta forma, o presente estudo se estrutura em cinco tópicos, de pesquisas bibliográficas com dados recentes e análise documental, visando a produção de novos conhecimentos, caracterizando-se, assim, como uma pesquisa de natureza básica com abordagem quali-quantitativa, tendo em vista a ênfase dada aos dados qualitativos apresentados. Como resultados, verificou-se que os países integrantes da RILA ainda precisam empreender maiores esforços e ações para garantir uma educação de qualidade e inclusiva em seus territórios, principalmente diante da iminência da implantação do Corredor Bioceânico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La Ruta de la Integración Latinoamericana (RILA) pretende unir los océanos Pacífico y Atlántico, con el objetivo de crear una nueva vía para las exportaciones, partiendo de Brasil desde el municipio de Porto Murtinho, pasando por territorio paraguayo y argentino hasta llegar a los puertos de Chile. Con esta infraestructura vial se espera establecer vínculos entre las regiones y, sobre todo, una mirada social, económica, ambiental, cultural y jurídica, atendiendo a los aspectos que aborda la Agenda 2030. El plan de acción sistémico para las personas, el planeta y la prosperidad propuesto por la Agenda 2030 está orientado a abordar temas críticos para el planeta y la humanidad. En este contexto, el presente estudio se apoya en la relación sinérgica entre los ODS 4, 8 y 17, abordando especialmente la educación en el contexto de RILA, con el objetivo de presentar las especificidades de cada uno de los países mencionados en la búsqueda del escenario actual de capital humano, ante los problemas que vendrán con la implementación de la Ruta de la Integración Latinoamericana en el ámbito educativo. De esta manera, el presente estudio se estructura en cinco sesiones, de investigación bibliográfica con datos recientes y análisis documental, visando la producción de nuevos conocimientos, caracterizándose así como una investigación de carácter básico con enfoque cuali-cuantitativo, en vista del énfasis dado a los datos cualitativos presentados. Como resultado, se verificó que los países miembros de la RILA aún requieren realizar mayores esfuerzos y acciones para garantizar una educación inclusiva y de calidad en sus territorios, principalmente ante la inminencia de la implementación del Corredor Bioceánico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Latin American Integration Route (RILA) aims to connect the Pacific and Atlantic oceans, with the objective of creating a new path for exports, starting in Brazil from the municipality of Porto Murtinho, passing through Paraguayan and Argentinean territory until reaching the Chilean ports. This road infrastructure is expected to establish links between the regions and, above all, a look at social, economic, environmental, cultural and legal issues, meeting the aspects addressed by the 2030 Agenda. The systemic plan of action for people, for the planet and for prosperity proposed by the 2030 Agenda is aimed at tackling critical issues for the planet and humanity. In this context, the present study leans from the synergistic relationship between SDGs 4, 8 and 17, especially addressing education in the context of the Route, with the aim of presenting the specificities of each of the mentioned countries in the search for the current scenario of human capital, in view of the problems that are yet to come with the implementation of the Latin American Integration Route in the educational field. In this way, the present study is structured in five topics, of bibliographical research with recent data and documental analysis, aiming at the production of new knowledge, thus characterizing itself as a research of a basic nature with a quali-quantitative approach, due to the emphasis given to the qualitative data presented. As a result, it was verified that the member countries still need to undertake greater efforts and actions to guarantee a quality and inclusive education in their territories, mainly in view of the imminence of the implementation of the Bioceanic Corridor.
  • Os povos da Rota de Integração Latino Americana (RILA): interseções turísticas Artículo

    Leonel, Waldir; Ferreira, Magali Luzio; Castilho, Maria Augusta

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo ressalta a ocupação dos primeiros e inúmeros povos, como as diversas etnias indígenas, em especial os povos guarani, os ameríndios incas (os quéchua), uruguaios, austríacos, bolivianos, espanhóis, britânicos, croatas, entre outros. que se deslocaram para os países que contribuem para a edificação da Rota Bioceânica Latino Americana, com enfoque em seus costumes, crenças e proliferações culturais. Com efeito as realizações destes povos permitem visualizar e entender a simbologia local que dá o tom e a forma do desenrolar do projeto Bioceânico que tem como objetivo a redução do tempo para a chegada de mercadorias, facilitar a exportação e fomentar turismo regional. O cenário que perpassa a rota foi elaborado por migrantes que ajustaram suas histórias a mobilidade turística, que caminha com o setor econômico. Ocupou-se desta análise a espacialidade, a história, as mudanças e permanências ocorridas com o tempo. As argumentações teórico-metodológicas estão presentes nos estudos de autores que se debruçam nos assuntos, tais qual: patrimônio cultural material/imaterial, memória, espaço, lugar, território/ territorialidade, reterritorialidade e desenvolvimento local. Desse modo, esta seara acadêmica proporciona esteio para os estudos e pesquisas em integração de povos, vocações turísticas e consequentemente desenvolvimento local.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo pone de manifiesto la ocupación de los primeros e innumerables pueblos, como las diversas etnias indígenas, en especial los guaraníes, los incas amerindios (los quechuas), uruguayos, austriacos, bolivianos, españoles, británicos, croatas, entre otros. Estos se trasladaron a países que contribuyen a la integración de la Ruta Bioceánica Latinoamericana, enfocándose en sus costumbres, creencias y proliferación cultural. De hecho, las conquistas de estos pueblos permiten visualizar y comprender la simbología local que marca el tono y la forma del desarrollo del proyecto Bioceánico, que tiene como objetivo reducir el tiempo de llegada de mercancías, facilitar las exportaciones y fomentar el turismo regional. El escenario que recorre la ruta fue creado por migrantes que ajustaron sus relatos a la movilidad turística, que anda con el sector económico. Este análisis abordó la espacialidad, la historia, los cambios y la permanencia ocurridos en el tiempo. Los argumentos teórico-metodológicos están presentes en los estudios de autores que se enfocan en temas como: patrimonio cultural material/inmaterial, memoria, espacio, lugar, territorio/territorialidad, reterritorialidad y desarrollo local. De esta forma, esta área académica brinda apoyo a los estudios e investigaciones en la integración de los pueblos, las vocaciones turísticas y, en consecuencia, el desarrollo local.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article highlights the occupation of the first and countless peoples, such as the various indigenous ethnic groups, especially the Guarani peoples, British, Croatians, among others. Indeed, the achievements of these peoples allow viewing and understanding the local symbology that sets the tone and shape of the development of the Bioceânico project, which aims to reduce the arrival time of goods, facilitate exports and promote regional tourism. The scenario that runs through the Route was created by migrants who adjusted their stories to tourist mobility, which walks with the economic sector. This analysis dealt with spatiality, history, changes and permanence that occurred over time. The theoretical-methodological argments are present in the studies of authors who focus on subjects such as: material/imaterial cultural heritage, memory, space, place, territory/territoriality, reterritoriality and local development. In this way, this academic area provides support for studies and research in the integration of peoples, tourist vocations and, consequently, locl development.
  • Às margens da rota: discursos sobre o desenvolvimento na cobertura jornalistica da RILA Article

    Machado, Flavia Cristina Albuquerque Palhares; Maciel, Josemar de Campos

    Resumo em Português:

    Resumo Grandes projetos de infraestrutura são frequentemente apresentados e justificados como estratégias para o desenvolvimento. Entretanto, muitos dos resultados experienciados diretamente pelos afetados por estes projetos em seus cotidianos são diferentes dos objetivos previamente definidos. Partindo da ideia de desenvolvimento como um processo consistente, desejado e promovido de transformações sociais e econômicas em direção a ao progresso e à modernidade, buscamos identificar, a partir do noticiário sobre a Rota de Integração Latino Americana (RILA), os significados e ideias expressos sobre o desenvolvimento vinculados ao projeto e implantação da Rota Bioceânica. Este trabalho, portanto, tem como objetivo refletir sobre os aspectos discursivos implícitos ao projeto da RILA e a sua implantação a partir da análise de quarenta e nove reportagens veiculadas no portal G1 sobre a sua implementação publicados no período entre 23/08/2017 e 04/06/2023. A análise permite inferir que a RILA não é tratada como um projeto nacional de desenvolvimento mais amplo pelo governo Brasileiro que envolve além dos aspectos diplomáticos, produtivos e de infraestrutura também aspectos sociais, culturais, ambientais e legais enquanto agentes econômicos interessados na concretização do projeto atuam diretamente no projeto e desenho das práticas e estratégias a serem adotadas para promover o desenvolvimento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los grandes proyectos de infraestructuras suelen presentarse y justificarse como estrategias de desarrollo. Sin embargo, muchos de los resultados experimentados directamente por los afectados por estos proyectos en su vida cotidiana difieren de los objetivos previamente definidos. Partiendo de la idea de desarrollo como un proceso consistente, deseado y promovido de transformaciones sociales y económicas hacia el progreso y la modernidad, buscamos identificar, a partir de las noticias sobre la Ruta de Integración Latinoamericana (RILA), los significados e ideas expresadas sobre el desarrollo vinculadas al proyecto e implementación de la Ruta Bioceánica. Este trabajo, por lo tanto, se propone reflexionar sobre los aspectos discursivos implícitos en el proyecto RILA y su implementación a partir del análisis de cuarenta y nueve noticias publicadas en el portal g1 sobre su implementación entre el 23/08/2017 y el 04/06/2023. El análisis permite inferir que el RILA no es tratado como un proyecto de desarrollo nacional más amplio por el gobierno brasileño que involucra, además de aspectos diplomáticos, productivos y de infraestructura, también aspectos sociales, culturales, ambientales y legales mientras que los agentes económicos interesados en la realización del proyecto actúan directamente en el proyecto y diseño de prácticas y estrategias a ser adoptadas para promover el desarrollo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Large infrastructure projects are often presented and justified as strategies for development. However, many of the results experienced directly by those affected by these projects in their daily lives are different from the previously defined objectives. Starting from the idea of development as a consistent, desired and promoted process of social and economic transformations towards progress and modernity, we seek to identify, from the news about the Latin American Integration Route (RILA), the meanings and ideas expressed about development linked to the project and implementation of the Bioceanic Route. This work, therefore, aims to reflect on the discursive aspects implicit in the RILA project and its implementation based on the analysis of forty-nine reports published on the G1 portal about its implementation between 08/23/2017 and 06/04/2023. The analysis allows us to infer that RILA is not treated as a broader national development project by the Brazilian government that involves, in addition to diplomatic, productive and infrastructure aspects, also social, cultural, environmental and legal aspects while economic agents interested in the realization of the project act directly in the project and design of practices and strategies to be adopted to promote development.
  • Zoneamento Ecológico-Econômico e o Plano Diretor: instrumentos para a gestão territorial sustentável na Rota Bioceanica Article

    Ayres, Fabio Martins; Jesus, Djanires Lageano Neto de; Silva, Walter Guedes da; Andrade, Maria Helena da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Em destaque a abordagem do território municipal, muitos dos instrumentos transitam sobre as temáticas ambiental, econômico e jurídico. Talvez esse seja um exercício para concretizar a anseio de um instrumento capaz de promover o desenvolvimento sustentável no âmbito municipal. O objetivo foi identificar as permeabilidades entre os instrumentos urbanísticos e ambientais no território municipal de Campo Grande, capital do estado do Mato Grosso do Sul-MS. O desenvolvimento metodológico, decorreu em quatro etapas: levantamento bibliográfico e documental para levantamento do estado do conhecimento; caracterização das zonas e recomendações de uso do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) de Campo Grande (ZEE/CG); Análise zoneamento ambiental da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) de Campo Grande e; Proposta de inserção das zonas do ZEE/CG no Plano Diretor. Diante dos instrumentos que demandam Zoneamento Ambiental, presente no Plano Diretor, vertente urbanística e ZEE, vertente ambiental, aplicados na escala municipal, aguça este trabalho em propor a integração do Zoneamento Ambiental nas vertentes ambiental e urbanística. A necessidade de municipalizar os instrumentos de gestão territorial estão além dos urbanísticos e o papel do ZEE/CG no ordenamento territorial, representa um caminho sem retorno, e ocupando o papel balizador para a instituição da política municipal de meio ambiente, fundamentar o sistema municipal de unidades de conservação e balizar a gestão dos recursos hídricos no município. Esse ensaio vem demonstrar que o marco legal deve ser aguerrido no momento de subsidiar de forma positiva o gestor com o propósito de justiça e clareza, em busca de assegurar a qualidade de vida para todos e promover um ambiente saudável e equilibrado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Con énfasis en el enfoque del territorio municipal, muchos de los instrumentos tratan temas ambientales, económicos y legales. Quizás este sea un ejercicio para cumplir el anhelo de un instrumento capaz de promover el desarrollo sostenible a nivel municipal. El objetivo fue identificar las permeabilidades entre instrumentos urbanos y ambientales en el territorio municipal de Campo Grande, capital del estado de Mato Grosso do Sul (MS). El desarrollo metodológico se llevó a cabo en cuatro etapas: levantamiento bibliográfico y documental para relevar el estado del conocimiento; caracterización de las zonas y recomendaciones para el uso de la Zonificación Ecológica-Económica (ZEE) de Campo Grande (ZEE/CG); Análisis de zonificación ambiental de la revisión del Plan Maestro de Desarrollo Ambiental Urbano (PDDUA) de Campo Grande y; Propuesta de inserción de las zonas ZEE/CG en el Plan Director. Frente a los instrumentos que demandan la Zonificación Ambiental, presentes en el Plan Director, aspecto urbanístico y ZEE, aspecto ambiental, aplicados a escala municipal, este trabajo se agudiza en proponer la integración de la Zonificación Ambiental en los aspectos ambiental y urbano. La necesidad de municipalizar los instrumentos de gestión territorial va más allá de los urbanos y el papel de la ZEE/CG en la organización territorial, representa un camino de no retorno, y ocupando el rol rector para la institución de la política municipal de medio ambiente, para fundamentar el sistema municipal de unidades de conservación y orientar la gestión de los recursos hídricos en el municipio. Este ensayo demuestra que el marco legal debe ser respetado al apoyar positivamente al gestor con el propósito de justicia y claridad, buscando asegurar la calidad de vida de todos y promover un ambiente sano y equilibrado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Focusing on the approach of the municipal territory, many of the instruments pass on the environmental, economic and legal issues. Perhaps this is an exercise to achieve the goal of an instrument capable of promoting sustainable development at the municipal level. The objective was to identify the permeabilities between urban and environmental instruments in the municipal territory of Campo Grande, capital of the state of Mato Grosso do Sul. The methodological development was carried out in four stages: bibliographic and documentary survey to survey the state of knowledge; characterization of zones and recommendations of use of the Ecological-Economic Zoning of Campo Grande (EEZ/CG); Environmental zoning analysis of the review of the Environmental Urban Development Master Plan (PDDUA) de Campo Grande e; Proposed insertion of EEZ/CG zones in the Master Plan. In view of the instruments that demand Environmental Zoning, present in the Master Plan, zoning and Ecological-Economic Zoning (EEZ), environmental aspect, applied in the municipal scale, this work aims to propose the integration of Environmental Zoning in environmental and urbanistic aspects. The need to municipalize the instruments of territorial management are beyond urban planning and the role of the EEZ/CG in the territorial planning, represents a path without return, and occupying the leading role for the institution of the municipal environment policy, to base the municipal system of conservation units and the management of water resources in the municipality. This essay demonstrates that the legal framework must be strengthened in the moment of positively subsidizing the manager with the purpose of justice and clarity, seeking to ensure the quality of life for all and to promote a healthy and balanced environment.
  • Práticas educativas comparadas, geopolítica e território cultural: a internacionalização no Projeto Bioceânica Educativa/FUNDECT MS/CNPq Artículo

    Ordonez, Linoel Leal; Silva, Fabiany de Cássia Tavares

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo descrever como três categorias conceituais do Projeto Bioceânica Educativa se articulam e dão identidade ao paradigma de internacionalização da educação superior assumido pelo projeto. Teoricamente é desenvolvido assumindo a internacionalização como a quarta missão da Universidade, com auxílio metodológico do Estudo de Caso e dos Estudos em Educação Comparada. Contextualmente, ocorre no horizonte da Rota da Integração Latino-Americana (RILA/Rota Bioceânica). Ressalta-se que qualquer projeto de internacionalização exige uma leitura multinível, partindo do pressuposto de que o Projeto Bioceânica Educativa impõe a necessidade de saberes e práticas da diplomacia universitária, comparação entre sistemas de ensino, consciência da geopolítica internacional e apreensão cultural territorial em termos de quatro realidades geográficas históricas, políticas e socialmente diversas. Assim, para o Projeto Bioceânica Educativa, apresenta-se a possibilidade de continuar contribuindo com estudos e pesquisas em IES a partir de uma visão metateórica, jogando mais para evidenciar as possibilidades de tensão e relaxamento das relações interuniversitárias e internacionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo describir cómo tres categorías conceptuales en el Proyecto Bioceânica Educativa se vinculan y dan una identidad al paradigma de internacionalización de la educación superior asumido para el proyecto. Teóricamente se desarrolla asumiendo a la internacionalización como cuarta misión de la Universidad, con auxilio metodológico del Estudio de caso y de los Estudios em Educación comparada. Contextualmente se desarrolla en el horizonte de la Ruta de Integración Latinoamericana (RILA/ Rota Bioceânica). Se destaca que todo proyecto de internacionalización demanda una lectura multinivel, asumiendo que el Proyecto Bioceânica Educativa impone la necesidad de conocimientos y prácticas de diplomacia universitaria, comparación entre sistemas de educación, consciencia de la geopolítica internacional y aprehensión cultural territorial al estar involucradas cuatro realidades geográficas histórica, política y socialmente diversas. Se presenta así para el Proyecto Bioceânica Educativa la posibilidad de seguir aportando para los estudios e investigaciones en IES desde una visión metateórica, jugando más a destacar las posibilidades de tensión y relajación de las relaciones interuniversitarias e internacionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to describe how three conceptual categories in the Bioceânica Educativa Project are linked and give an identity to the paradigm of internationalization of higher education assumed for the project. Theoretically, it is developed assuming internationalization as the fourth mission of the University, with methodological help from the Case Study and the Studies in Comparative Education. Contextually, it takes place on the horizon of the Latin American Integration Route (RILA/Rota Bioceânica). It is emphasized that any internationalization project demands a multilevel reading, as the Bioceânica Educativa imposes the need for knowledge and practices of university diplomacy, between education systems, awareness of international geopolitics and territorial cultural apprehension as four historical, politically, and socially diverse geographical realities are involved. Thus, for the Bioceânica Educativa Project, the possibility of continuing to contribute to studies and research in HEI from a metatheoretical vision is presented, playing more to highlight the possibilities of tension and relaxation of interuniversity and international relations.
  • Porto Murtinho: possibilidades de implantação de turismo de experiência, inovação e competitividade no Corredor Bioceânico Article

    Golçalves, Débora Fittipaldi; Wilke, Erick; Asato, Thiago Andrade

    Resumo em Português:

    Resumo As características peculiares de uma localidade podem contribuir para que ela se torne uma importante fonte de interesse para o turismo. Investimentos na oferta de serviços qualificados, inovações e experiências únicas estão associados a geração de vantagem competitiva e fortalecimento da atratividade de destinos turísticos. O presente estudo teve como objetivo central identificar os principais fatores favoráveis e desfavoráveis para o desenvolvimento do turismo em um município eixo do Corredor Bioceânico, Porto Murtinho. Para tanta, focamos na pesquisa de natureza qualitativa, especialmente no levantamento documental, observação in loco e diálogo com a comunidade. Nosso processo de investigação ocorreu por meio de avaliação de documentos, entrevistas e vivências dialógicas e observacionais in loco. Nossos resultados apontaram que Porto Murtinho está caminhando rapidamente para um momento de colisão contra os desafios apresentados pelo Corredor Bioceânico. A constituição de um Núcleo Gestor do Turismo, bem como a criação do Fundo Municipal do Turismo, a potencialidade do turismo de observação de aves e da pesca esportiva, além da receptividade da comunidade murtinhense representam oportunidades de negócios para o município. Em contrapartida, a falta de qualificação profissional, a ausência de seccionais das principais entidades associativas de turismo e déficit na oferta de produtos turísticos, são aspectos que precisam de atenção diligente e podem inviabilizar a consolidação do turismo de experiência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las características peculiares de una localidad pueden contribuir a que se convierta en una importante fuente de interés para el turismo. Las inversiones en ofrecer servicios calificados, innovaciones y experiencias únicas están asociadas a generar ventaja competitiva y fortalecer el atractivo de los destinos turísticos. El objetivo principal de este estudio fue identificar los principales factores favorables y desfavorables para el desarrollo del turismo en un municipio eje del Corredor Bioceánico, Porto Murtinho. Para ello, nos enfocamos en la investigación cualitativa, especialmente en el levantamiento documental, la observación in situ y el diálogo con la comunidad. Nuestro proceso de investigación se desarrolló a través de la evaluación de documentos, entrevistas y experiencias dialógicas y observacionales in loco. Nuestros resultados mostraron que Porto Murtinho se está moviendo rápidamente hacia un momento de colisión con los desafíos presentados por el Corredor Bioceánico. La constitución de un Núcleo de Gestión Turística, así como la creación del Fondo Municipal de Turismo, el potencial del turismo ornitológico y la pesca deportiva, además de la receptividad de la comunidad murtinense, representan oportunidades de negocio para el municipio. Por otro lado, la falta de cualificación profesional, la ausencia de secciones de las principales entidades asociativas turísticas y el déficit en la oferta de productos turísticos, son aspectos que requieren una atención diligente y pueden hacer inviable la consolidación del turismo de experiencias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The peculiar characteristics of a locality can contribute to it becoming an important source of interest for tourism. Investments in offering qualified services, innovations and unique experiences are associated with generating competitive advantage and strengthening the attractiveness of tourist destinations. The main objective of this study was to identify the main favorable and unfavorable factors for the development of tourism in an axis municipality of the Bioceanic Rout, Porto Murtinho. To this end, we focus on qualitative research, especially in documental survey, on-site observation and dialogue with the community. Our investigation process took place through the evaluation of documents, interviews and dialogical and observational experiences in loco. Our results showed that Porto Murtinho is rapidly moving towards a moment of collision with the challenges presented by the Bioceanic Rout. The constitution of a Tourism Management Nucleus, as well as the creation of the Municipal Fund for Tourism, the potential of birdwatching tourism and sport fishing, in addition to the receptiveness of the murtinense community, represent business opportunities for the municipality. On the other hand, the lack of professional qualification, the absence of sections of the main tourism associative entities and the deficit in the offer of tourist products, are aspects that need diligent attention and can make the consolidation of experience tourism unfeasible.
  • Caracterização do distrito de Filadélfia como potencial para o turismo de reuniões e negócios no âmbito do Corredor Bioceânico Artículo

    Enrique, Mario Gustavo Leiva; Garcete, Eliane Elizabeth Alderete; Portillo, Mónica Concepción Balbuena; Rodríguez, Viviana Dejesús González

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo surge na sequência de uma visita à área de influência do Projeto do Corredor Rodoviário Bioceânico, que ligará o Oceano Atlântico aos portos do norte do Chile, atravessando uma vasta área do território paraguaio, e que agilizará o transporte e o comércio entre os países do Brasil, Argentina e Chile, o que, por sua vez, gerará impactos locais. A ideia do documento é situar o leitor na referida região do Chaco, com o objetivo de analisar as potencialidades do turismo de reuniões e de negócios como efeito positivo do desenvolvimento económico esperado para a zona em análise, em resultado da implementação deste projeto de grande envergadura. Apresenta-se uma caraterização do distrito de Filadelfia, departamento de Boquerón, na região ocidental do Paraguai, tendo em conta os factores e condições que se encontram atualmente, em termos de serviços e produtos turísticos, culturais e ambientais. Para além da observação direta dos locais visitados, que incluíram as zonas circundantes da cidade, das entrevistas às autoridades locais e aos residentes, e dos circuitos disponíveis oferecidos a quem chega a esta cidade, foram considerados dados actualizados obtidos de fontes secundárias. O estudo considera que o desenvolvimento económico impulsionado pelo Corredor Bioceânico poderá ter um impacto positivo no turismo de negócios e de reuniões em Filadélfia,

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo surge a partir de la visita realizada a la zona de influencia del Proyecto en ejecución del Corredor Vial Bioceánico, que unirá el océano Atlántico a los puertos del Norte de Chile, atravesando por un territorio amplio del suelo paraguayo, que permitirá agilizar el transporte y el comercio entre los países de Brasil, Argentina y Chile, que, a su vez, generará impactos locales. La idea del documento es situar al lector en la mencionada región del Chaco, con la finalidad de analizar el potencial del turismo de reuniones y negocios, como efecto positivo del desarrollo económico esperado para la extensión territorial revisada, a partir de la puesta en marcha de esta obra de gran envergadura. Se presenta una caracterización del distrito de Filadelfia, departamento de Boquerón, de la región Occidental de Paraguay, teniendo en cuenta los factores y condiciones que se pueden encontrar en la actualidad, en cuanto a servicios y productos turísticos, culturales y ambientales. Además de la observación directa realizada a los lugares visitados, que incluyeron las zonas aledañas a la ciudad, las entrevistas con autoridades locales y residentes, haber realizado los circuitos disponibles que se ofrecen a quienes llegan a esta ciudad, se han considerado datos actualizados obtenidos de fuentes secundarias. El estudio considera que el desarrollo económico impulsado por el Corredor Vial Bioceánico podría tener un impacto positivo en el turismo de reuniones y negocios en Filadelfia, Paraguay, que pueden ser aprovechados para beneficiar a la comunidad local, así mismo, impulsar mejoras de infraestructura y servicios existentes en el sitio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article arises from the visit made to the area of influence of the Project in execution of the Bioceanic Road Corridor, which will link the Atlantic Ocean to the ports of Northern Chile, crossing a large territory of Paraguayan soil, which will speed up transport and trade between the countries of Brazil, Argentina and Chile, which, in turn, will generate local impacts. The idea of the document is to place the reader in the aforementioned region of Chaco, with the purpose of analyzing the potential of meeting and business tourism, as a positive effect of the economic development expected for the reviewed territorial extension, from the implementation of this large-scale work. A characterization of the district of Filadelfia, department of Boquerón, in the western region of Paraguay is presented, taking into account the factors and conditions that can be found at present, in terms of tourist, cultural and environmental services and products. In addition to direct observation of the places visited, which included the areas surrounding the city, interviews with local authorities and residents, and the available circuits offered to those who come to this city, updated data obtained from secondary sources have been considered. The study considers that the economic development driven by the Bi-Oceanic Corridor could have a positive impact on business and meeting tourism in Philadelphia.
  • Observatório interdisciplinar UniRILA: pesquisa e inovação na perspectiva de implantação da Rota de Integração Latino-Americana Artículo

    Shiota, Hanae Caroline Quintana; Dorsa, Arlinda Cantero; Corazza, Emerson Augusto Miotto; Vilhanueva, Marcos Pinheiro

    Resumo em Português:

    Resumo A Rota de Integração Latino-Americana – RILA, também conhecida como Rota Bioceânica ou Corredor Bioceânico, consiste em um projeto de integração rodoviária entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Pretende-se, por meio dessa iniciativa, estabelecer uma via direta de trânsito entre os portos brasileiros no Atlântico e os portos chilenos no Pacífico, reduzindo-se a distância e o tempo de transporte e, consequentemente, os custos logísticos. Além do seu caráter estratégico do ponto de vista comercial, a conclusão das obras do Corredor carrega a esperança de viabilização do desenvolvimento das regiões, bem como da integração cultural, social, linguística, política, jurídica e ambiental dos países latino-americanos. Frente a esse emergente cenário transformador, reconheceu-se a necessidade de concepção de um Observatório, no intento de produzir e disseminar dados e informações que permitam o monitoramento e avaliação dos diversos processos circundantes à Rota. Portanto, o presente artigo objetiva contextualizar e apresentar o Observatório Interdisciplinar UniRILA- OBSUNIRILA, por meio de aportes teóricos advindos de artigos e livros publicados, assim como publicações jornalísticas, vídeos e lives acerca da temática. Trata-se, assim, de pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, levada a termo através de revisão bibliográfica e análise documental. Como resultados, apresentam-se as correntes ações do OBSUNIRILA e seus planos e projetos vindouros, com o fito de colaborar para a compreensão das especificidades experimentadas ao longo da Rota Bioceânica, assim como figurar como um espaço aberto e democrático apto à construção do pensamento crítico e de soluções inovadoras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La Ruta de la Integración Latinoamericana – RILA, también conocida como Ruta Bioceánica o Corredor Bioceánico, consiste en un proyecto de integración vial entre Brasil, Paraguay, Argentina y Chile. La intención, a través de esta iniciativa, es establecer una ruta directa de tránsito entre los puertos brasileños en el Atlántico y los puertos chilenos en el Pacífico, reduciendo la distancia y el tiempo de transporte y, consecuentemente, los costos logísticos. Además de su carácter estratégico desde el punto de vista comercial, la culminación de las obras del Corredor conlleva la esperanza de viabilizar el desarrollo de las regiones, así como la integración cultural, social, lingüística, política, jurídica y ambiental de los países latinoamericanos. Ante este escenario transformador emergente, se reconoció la necesidad de diseñar un Observatorio, con la intención de producir y difundir datos y información que permiten monitorear y evaluar los diversos procesos que rodean a la Ruta. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo contextualizar y presentar el Observatorio Interdisciplinario UniRILA - OBSUNIRILA, a través de aportes teóricos de artículos y libros publicados, así como publicaciones periodísticas, videos y lives sobre el tema. Se trata, por tanto, de una investigación exploratoria con enfoque cualitativo, realizada a través de revisión bibliográfica y análisis documental. Como resultado, se presentan las acciones actuales de OBSUNIRILA y sus planes y proyectos futuros, con el propósito de colaborar para la comprensión de las especificidades vividas a lo largo de la Ruta Bioceánica, además de figurar como un espacio abierto y democrático capaz de construir el pensamiento crítico y soluciones innovadoras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Latin American Integration Route – RILA, also known as the Bioceanic Route or Bioceanic Corridor, consists of a road integration project between Brazil, Paraguay, Argentina and Chile. The intention, through this initiative, is to establish a direct route of transit between the Brazilian ports on the Atlantic and the Chilean ports on the Pacific, reducing the distance and time of transport and, consequently, the logistical costs. In addition to its strategic character from a commercial point of view, the completion of the Corridor works carries the hope of making the development of the regions viable, as well as the cultural, social, linguistic, political, legal and environmental integration of Latin American countries. Faced with this emerging transformative scenario, the need to design an Observatory was recognized, with the intention of producing and disseminating data and information that would allow for the monitoring and evaluation of the various processes surrounding the Route. Therefore, this article aims to contextualize and present the UniRILA Interdisciplinary Observatory- OBSUNIRILA, through theoretical contributions from published articles and books, as well as journalistic publications, videos and lives on the subject. It is, therefore, an exploratory research with a qualitative approach, carried out through a bibliographic review and document analysis. As a result, the current actions of OBSUNIRILA and its future plans and projects are presented, with the aim of collaborating for the understanding of the specificities experienced along the Bioceanic Route, as well as appearing as an open and democratic space capable of building critical thinking and innovative solutions.
  • Rede de pesquisa em turismo: conexões, prospecções e desafios para a sustentabilidade na Rota de Integração Latino-Americana Artigos

    Mamede, Simone; Amaral, Vivianne; Benites, Maristela

    Resumo em Português:

    Resumo O presente trabalho tem como objetivo apresentar as conexões dos elos do eixo de Turismo e Desenvolvimento Local, de forma a evidenciar a malha e a dinamicidade de uma rede que emerge no campo de interações potenciais da UniRila (Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana), tecida por pesquisadores e parceiros que atuam na investigação do turismo e desenvolvimento local na região da Rota de Integração Latino-Americana, também conhecida como Rota Bioceânica. Para a análise foram considerados os elos (atores sociais), parcerias institucionais, produtos e tipo de atividade da Rede de Pesquisa em Turismo na Rota de Integração Latino-Americana no período de 2018 a 2020. Para a representação gráfica da Rede foi utilizado o programa NodeXL Basic Framework 3.5. Nessa tecitura de rede, tudo é social e os elos são caracterizados por atores sociais/pessoas (pesquisadores, acadêmicos, profissionais do turismo local ou do território comum a todos) atuantes na Rota de Integração Latino-Americana. Ao todo, foram identificados 16 produtos sociais resultantes de ações cooperativas entre 24 instituições. As conexões são as relações sociais entre esses atores e os fluxos existentes estão relacionados aos produtos sociais resultantes dessas relações, como projetos, pesquisas, artigos e outras ações como lives via redes de computadores, workshops e seminários relacionados ao turismo na Rota de Integração Latino-Americana.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente trabajo tiene como objetivo presentar las conexiones de los enlaces entre el eje turismo y el eje desarrollo Local, con el fin de resaltar la malla y la dinámica de una red que emerge en el campo de interacciones potenciales de UniRila (Red Universitaria de la Ruta de la Integración Latinoamericana). Dicha red es tejida por investigadores y socios que actúan en la investigación del turismo y el desarrollo local en la región de la Ruta de Integración Latinoamericana, también conocida como Ruta Bioceánica. Para el análisis se consideraron los vínculos (actores sociales), alianzas institucionales, productos y tipo de actividad de la red de investigación turística en la Ruta de la Integración Latinoamericana en el período 2018 a 2020, Marco Básico NodeXL 3.5. En este tejido en red, todo es social y los vínculos se caracterizan por actores/personas sociales (investigadores, académicos, profesionales del turismo local o profesionales del territorio común) activos en la Ruta de la Integración Latinoamericana. En total, se identificaron 16 productos sociales resultantes de acciones cooperativas entre 24 instituciones. Las conexiones son las relaciones sociales entre estos actores y los flujos existentes están relacionados con los productos sociales resultantes de estas relaciones, tales como proyectos, investigaciones, artículos y otras acciones como vidas a través de redes informáticas, talleres y seminarios relacionados con el turismo en América Latina en la Ruta de la Integración Latinoamericana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present work aims to present the connections of the links of the Tourism and Local Development axis, in order to highlight the mesh and the dynamicity of a network that emerges in the field of potential interactions of UniRila (University Network of the Latin American Integration Route ), woven by researchers and partners who work in the investigation of tourism and local development in the region of the Latin American Integration Route, also known as the Bioceanic Route. For the analysis, the links (social actors), institutional partnerships, products and type of activity of the Tourism Research Network on the Latin American Integration Route in the period from 2018 to 2020 were considered. For the graphical representation of the Network, the program NodeXL Basic Framework 3.5 was used. In this network fabric, everything is social and the links are characterized by social actors/people (researchers, academics, local tourism professionals or professionals from the common territory) active in the Latin American Integration Route. In all, 16 social products resulting from cooperative actions among 24 institutions were identified. The connections are the social relationships between these actors and the existing flows are related to the social products resulting from these relationships, such as projects, research, articles and other actions such as lives via computer networks, workshops and seminars related to tourism in the Latin-American Integration Route.
  • A Rota de Integração Latino Americana (RILA), em face da Agenda 2030 da ONU Article

    Barros, Francisco Alexandre Araújo; Avelar, Katia Eliane Santos; Dusek, Patricia Maria; Miranda, Maria Geralda de

    Resumo em Português:

    Resumo A Rota de Integração Latino Americana (RILA), ou rota bioceânica, é um projeto, que visa a integração do Mato Grosso do Sul com os Portos do Norte do Chile. A cidade de Porto Murtinho (MS), que está localizado às margens do Rio Paraguai é onde está-se construindo uma ponte, que ligará esta cidade ao município de Carmelo Peralta, no Paraguai. O desafio é que esse corredor seja um catalisador de desenvolvimento, que amplie seus benefícios para além dos setores exportadores já consolidados, mas que abra oportunidades para o fomento do comércio intrarregional, do turismo, da cultura, da educação, conforme prevê os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS. Este artigo tem como objetivo discutir a RILA em face da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, ONU, a partir de um debate sobre o conceito de desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada na base de dados do Scielo e em documentos do CEPAL, do IPEA, entre outros, com a adoção da metodologia da análise de conteúdo de Bardin para discussão dos dados. Conclui-se que o desenvolvimento prometido pelos governos brasileiros com a RILA deve ser um desenvolvimento inclusivo e sustentável para que de fato traga prosperidade e paz para todos e não apenas para os exportadores de grão, celulose e carne, e que as autoridades de Porto Murtinho, por meio de suas agendas de políticas públicas, em sintonia com a Agenda 2030 da ONU, elaborem programas voltados para os trabalhadores, de modo que estes possam trabalhar nos empregos que vão surgir.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La Ruta de la Integración Latinoamericana (RILA), o ruta bioceánica, es un proyecto que tiene como objetivo la integración de Mato Grosso do Sul con los puertos del norte de Chile. La ciudad de Porto Murtinho (MS), que se encuentra a orillas del río Paraguay, es donde se está construyendo un puente que conectará esta ciudad con el municipio de Carmelo Peralta, en Paraguay. El desafío es que este corredor sea un catalizador del desarrollo, que extienda sus beneficios más allá de los sectores exportadores ya consolidados, pero que abra oportunidades para la promoción del comercio intrarregional, el turismo, la cultura, la educación, tal como está previsto en los Objetivos de Desarrollo. Sostenible, ODS. Este artículo tiene como objetivo discutir la RILA de cara a la Agenda 2030 de las Naciones Unidas, ONU, a partir de un debate sobre el concepto de desarrollo. Se trata de una investigación cualitativa, realizada en la base de datos Scielo y en documentos de CEPAL, IPEA, entre otros, con la adopción de la metodología de análisis de contenido de Bardin para la discusión de datos. Se concluye que el desarrollo prometido por los gobiernos brasileños con la RILA debe ser un desarrollo inclusivo y sostenible para que realmente traiga prosperidad y paz a todos y no solo a los exportadores de granos, celulosa y carne, y que las autoridades de Porto Murtinho, a través de sus agendas de política pública, en línea con la Agenda 2030 de la ONU, desarrollar programas dirigidos a los trabajadores, para que puedan desempeñarse en los puestos de trabajo que se les presenten.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Latin American Integration Route (RILA), or bioceanic corridor, is a project aiming to integrate Mato Grosso do Sul (MS) with the Ports of Northern Chile. The city of Porto Murtinho (MS), located on the banks of the Paraguay River, is where a bridge is being built to connect this city to the municipality of Carmelo Peralta, in Paraguay. The challenge is that this corridor is not only a catalyst for development, expanding its benefits beyond the already consolidated export sectors, but that it also opens up opportunities for the promotion of intra-regional trade, tourism, culture, education, in line with the objectives of the Sustainable Development Goals, SDG. This article aims to discuss the RILA in view of the UN 2030 Agenda, from a debate on the concept of development. This is a qualitative study, conducted in the SciELO database and in documents from ECLAC, IPEA, among others. Bardin's content analysis methodology was adopted for data discussion. It is concluded that the development promised by Brazilian governments with RILA must be an inclusive and sustainable development to bring prosperity and peace to everyone and not just to grain, cellulose, and meat exporters. And that the authorities of Porto Murtinho, through their public policy agendas, in line with the UN 2030 Agenda, develop programs aimed at workers, so that they can work in the jobs that will emerge.
  • Direito de integração e harmonização jurídica no contexto RILA Article

    Reynaldo, Gabriela Oshiro; Sunakozawa, Lucio Flavio Joichi; Dorsa, Arlinda Cantero

    Resumo em Português:

    Resumo A Rota de Integração Latino-Americana (RILA) é uma proposta de desenvolvimento regional baseada na integração econômica, política e social dos países da América Latina. Ela tem como objetivo aprimorar a interação entre os países e o aproveitamento dos recursos e oportunidades regionais, buscando o fortalecimento do desenvolvimento econômico e social. O Direito de Integração é a área do Direito Internacional e Comunitário que regulamenta as relações entre os países na implementação da integração regional. Ele contempla as normas e princípios que regulamentam as relações comerciais, políticas, culturais e sociais entre os países integrantes da RILA. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo principal trazer aspectos conceituais acerca do Direito de Integração e da Harmonização Jurídica, bem como a traçar uma reflexão do papel desempenhado pelos mesmos no contexto da integração latino-americana. O texto em tela se configura como uma abordagem qualitativa e pesquisa do tipo bibliográfica, com a fundamentação de teóricos que trazem a temática do Direito de Integração e da Harmonização Jurídica para o cenário da integração económica regional. Conclui-se que o Direito Internacional é fundamental para o funcionamento e a integração económica dos países membros do MERCOSUL, uma vez que cria normas e princípios básicos norteadores das relações jurídicas entre os integrantes do bloco (nações e a sociedade civil).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La Ruta de Integración Latinoamericana (RILA) es una propuesta de desarrollo regional basada en la integración económica, política y social de los países de América Latina. Su objetivo es mejorar la interacción entre los países y aprovechar los recursos y oportunidades regionales, buscando fortalecer el desarrollo económico y social. El Derecho de la Integración es el área del Derecho Internacional y Comunitario que regula las relaciones entre los países en la realización de la integración regional. Contempla las normas y principios que regulan las relaciones comerciales, políticas, culturales y sociales entre los países miembros de la RILA. En este sentido, el objetivo principal de este artículo es acercar aspectos conceptuales sobre el Derecho de Integración y la Armonización Jurídica, así como esbozar una reflexión sobre el papel que jugaron los mismos en el contexto de la integración latinoamericana. El texto en cuestión se configura como un enfoque cualitativo y una investigación bibliográfica, fundamentado en teóricos que introducen la temática del Derecho de Integración y de la Armonización Jurídica al escenario de la integración económica regional. Se concluye que el Derecho Internacional es fundamental para el funcionamiento y la integración económica de los países miembros del MERCOSUR, ya que crea normas y principios rectores básicos de las relaciones jurídicas entre los miembros del bloque (naciones y sociedad civil).

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Latin American Integration Route (RILA) is a proposal for regional development based on the economic, political, and social integration of Latin American countries. Its objective is to better develop the interaction between countries and the utilization of regional resources and opportunities, aiming at strengthening economic and social development. Integration Law is the field of International and Community Law responsible for governing relations between countries during the implementation of regional integration. It encompasses the norms and principles regulating the commercial, political, cultural, and social relations among the member countries of RILA. In this context, the main goal of this article is to present conceptual aspects of Integration Law and Harmonization of Law, and to reflect on their roles within the context of Latin American integration. The current text is a qualitative approach and bibliographical research, drawing from thinkers that bring the Integration Law and Harmonization of Law scheme to the regional economic integration scenario. It comes to the conclusion that International Law is fundamental to the maintenance and economic integration of the member countries of MERCOSUL, since it creates norms and principles by which the members of this bloc (nations and civil society) can guide themselves.
  • Políticas públicas, territorialidade e transformações societárias: uma análise a partir do Corredor Rodoviário Bioceânico Artículo

    Almeida, Luciane Pinho; Carissimi, Fabricia Santina de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta reflexões sobre fronteira, território, territorialização e políticas públicas, em especial a política de saúde, na região da fronteira Brasil – Paraguai. Compila resultados parciais da pesquisa “Rede Intersetorial de Políticas Públicas”, os quais abordam as potencialidades e as transformações societárias, na ótica do território e das territorialidades da fronteira brasileira e paraguaia. Este cenário foi protagonizado pelo desenvolvimento do Corredor Rodoviário Bioceânico, cujo processo sinaliza mudanças qualitativas para a população sul-mato-grossense. Enquanto se reafirmam e se constroem estratégias de integração entre os países, face às novas demandas e configurações do cenário mundial atual, também se desenha a necessidade de responder às demandas sociais identificadas. Ressalta-se a importância das políticas públicas de acesso e atendimento à população, como saúde, trabalho, assistência social e educação, buscando a solidez e a constituição de políticas transnacionais, que possam fortalecer a região e suas populações. Configura-se a busca da consolidação de um território integrado, que valorize sua territorialidade construída a partir da identidade, resistências e lutas de seu povo. As transformações em curso traduzem o desejo das populações para um desenvolvimento mais igualitário.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo presenta reflexiones sobre fronteras, territorio, territorialización y políticas públicas, en particular de salud, en la región fronteriza Brasil – Paraguay. Recopila resultados parciales de la investigación “Red Intersectorial de Políticas Públicas”, que abordan las potencialidades y transformaciones sociales, desde la perspectiva del territorio y las territorialidades de la frontera brasileña y paraguaya. Este escenario se planteó con el desarrollo del Corredor Vial Bioceánico, cuyo proceso señala cambios cualitativos para la población de Mato Grosso del Sur. Mientras se reafirman y construyen estrategias de integración entre países, ante las nuevas demandas y configuraciones del actual escenario mundial, también emerge la necesidad de responder a las demandas sociales. Se destaca la importancia de las políticas públicas de acceso y asistencia a la población, como salud, trabajo, asistencia social y educación, buscando la solidez y constitución de políticas transnacionales que puedan fortalecer la región y a sus poblaciones. Se configura la búsqueda de la consolidación de un territorio integrado, que valore su territorialidad construida desde la identidad, resistencia y lucha de sus pueblos. Las transformaciones en curso traducen el deseo de la población de un desarrollo más igualitario.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents reflections on borders, territory, territorialization and public policies, in particular health policy, in the Brazil-Paraguay border region. It compiles partial results of the research “Intersectoral network of Public Policies”, which address the potentialities and societal transformations, from the perspective of the territory and territorialities of the Brazilian and Paraguayan border. This scenario was played out by the development of the Bioceanic Road Corridor, whose process signals qualitative changes for the population of south matogrossense. While strategies for integration between countries are reaffirmed and constructed, given the new demands and configurations of the current world scenario, the need to respond to identified social demands is also emerging. Stands out the importance of public policies for access and assistance to the population is highlighted, such as heath, work, social assistance and education, seeking the solidity and constitution of transnational policies that can strengthen the region and its populations. The search for consolidation of an integrated territory is configured, which values its territoriality built from the identity, resistance and struggles of its people. The on ongoing transformations translate the population’s desire for a more egalitarian development.
Universidade Católica Dom Bosco Av. Tamandaré, 6000 - Jd. Seminário, 79117-900 Campo Grande- MS - Brasil, Tel./Fax: (55 67) 3312-3373/3377 - Campo Grande - MS - Brazil
E-mail: suzantoniazzo@ucdb.br