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Práticas educativas comparadas, geopolítica e território cultural: a internacionalização no Projeto Bioceânica Educativa/FUNDECT MS/CNPq

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever como três categorias conceituais do Projeto Bioceânica Educativa se articulam e dão identidade ao paradigma de internacionalização da educação superior assumido pelo projeto. Teoricamente é desenvolvido assumindo a internacionalização como a quarta missão da Universidade, com auxílio metodológico do Estudo de Caso e dos Estudos em Educação Comparada. Contextualmente, ocorre no horizonte da Rota da Integração Latino-Americana (RILA/Rota Bioceânica). Ressalta-se que qualquer projeto de internacionalização exige uma leitura multinível, partindo do pressuposto de que o Projeto Bioceânica Educativa impõe a necessidade de saberes e práticas da diplomacia universitária, comparação entre sistemas de ensino, consciência da geopolítica internacional e apreensão cultural territorial em termos de quatro realidades geográficas históricas, políticas e socialmente diversas. Assim, para o Projeto Bioceânica Educativa, apresenta-se a possibilidade de continuar contribuindo com estudos e pesquisas em IES a partir de uma visão metateórica, jogando mais para evidenciar as possibilidades de tensão e relaxamento das relações interuniversitárias e internacionais.

Palavras-chave
Práticas educativas comparadas; geopolítica; território cultural; Rota Bioceânica; internacionalização

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