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O BORDADO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO BRASIL ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX

EL BORDADO COMO HERRAMIENTA EDUCATIVA EN BRASIL ENTRE LOS SIGLOS XIX Y XX

EMBROIDERY AS AN EDUCATIONAL TOOL IN BRAZIL BETWEEN 19TH AND 20TH CENTURY

LA BRODERIE COMME OUTIL ÉDUCATIF AU BRÉSIL ENTRE LE XIXE ET LE XXE SIÈCLE

Resumo

Este artigo discorre sobre a presença do desenho como ferramenta doutrinadora, de técnicas rígidas e temas angelicais, na formação educacional das meninas através do ensino do bordado no final do século XIX e início do XX. Assim, é analisado como bordar foi um saber transposto do espaço doméstico para a vivência escolar, consolidando a concepção deste trabalho manual como uma atividade exclusivamente feminina e destacando a integração entre o desenhar e o bordar ao longo de sua prática em sala de aula. A compreensão deste tema é costurada pela análise acerca do cenário político e social da época, através do desenvolvimento da educação formal e os ideais de feminilidade vigentes entre o Brasil colonial, imperial e republicano. A partir deste estudo, identificam-se aspectos que influenciam no século XXI a continuidade da criação de bordaduras no cenário brasileiro.

Palavras-chave:
bordado; desenho; educação; mulher; Brasil

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