Acessibilidade / Reportar erro
Horizontes Antropológicos, Volume: 18, Número: 38, Publicado: 2012
  • Apresentação

    Maciel, Maria Eunice
  • Tecendo a tradição e valorizando o conhecimento tradicional na Amazônia: o caso da "linha do tucum" Artigos

    Abreu, Regina; Nunes, Nina Lys

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta um estudo de caso na comunidade extrativista Céu do Juruá, no Amazonas, sobre processos de confecção de uma linha a partir das folhas da palmeira do tucum, espécie endêmica da região amazônica. Todo o preparo da linha bem como suas diferentes formas de utilização expressam modos peculiares de sociabilidade e de produção e transmissão de um conhecimento tradicional. A linha e todos os produtos gerados a partir dela são biodegradáveis, não representando riscos para os ciclos de vida na floresta, constituindo uma via para o desenvolvimento sustentável na região. Vivendo num planeta ameaçado pelas sucessivas crises ambientais provocadas pelo modelo de progresso desenvolvimentista, podemos dizer que esses conhecimentos tradicionais transmitidos de geração a geração constituem a expressão de um importante patrimônio cultural.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a case study which took place in the extractivist community in Céu do Juruá, in the Amazon, about the manufacturing process of a thread from the tucum palm leaves, an endemic specie in the Amazon region. The whole preparation process of the thread, as well as its different forms of use, show peculiar ways of socializing and producing, as well as transmitting traditional knowledge. The thread and all the products made from it are biodegradable and do not pose any risk to the forest life cycles, resulting in a path towards sustainable development in the region. Bearing in mind that we live in a planet threatened by recurring environmental crises as a consequence of the development-oriented model of progress, one could argue that the traditional knowledge bestowed upon the younger generations constitutes a manifestation of important cultural heritage.
  • A arte de saber fazer grafismo nas bonecas Karajá Artigos

    Lima Filho, Manuel Ferreira; Silva, Telma Camargo da

    Resumo em Português:

    Neste artigo analisamos as representações sociais articuladas pelos grafismos aplicados nas bonecas karajá a partir do entendimento de que a cultura material está inserida em contextos sócio-ecológico-territoriais e imbricada nas dinâmicas de poder que envolvem sua produção, significação e circulação. A análise é feita a partir dos dados levantados na pesquisa coletiva que subsidiou o registro do modo de fazer e formas de expressão das Ritxoko como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A pintura dos grafismos integra o processo de fabricação das figuras em cerâmica pelas mulheres, articula o mundo simbólico karajá e revela igualmente um processo criativo próprio, decorrente de fatores exógenos como aqueles imputados pelo contato interétnico. Nesse sentido, as ceramistas são classificadas internamente como "boas ceramistas" a partir de categorias que interligam arte, relações de gênero, saber tradicional, inovação e prestígio.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the social representations of graphisms on Karajá dolls based on the idea that material culture is embedded in socio-ecological-territories contexts and interconnected to the dynamics of power involved within its production, meaning and circulation. The study is based on the data collected by a research group which informed the registry of "how to do" and "the expression forms" of the Ritxoko as Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. The graphisms drawing is a phase of the fabrication of ceramic dolls by women which articulates Karajá symbolic world as well as unveils a singular creative process coming up from external factors as the inter-ethnical contact. From this standpoint, the ceramists are classified by the members of their group as "good ceramists" based on categories that merge art, gender relationships, traditional knowledge, creativity and prestige.
  • Patrimônio imaterial de quilombolas: limites da metodologia de inventário de referências culturais Artigos

    Souza Filho, Benedito; Andrade, Maristela de Paula

    Resumo em Português:

    O texto apresenta reflexão sobre patrimônio imaterial, no âmbito do trabalho desenvolvido para o Iphan, relativo ao Inventário Nacional de Referências Culturais. Busca analisar os limites da metodologia adotada por essa instituição para inventariar celebrações, ofícios e modos de fazer, lugares e formas de expressão dos quilombolas de Alcântara, Maranhão.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents reflections on intangible heritage within of the work to Iphan concerning the National Inventory of Cultural References. It aims to analyze the limits of the methodology adopted by this institution in order to make inventories of celebrations, crafts and ways of making, places and forms of expression of the quilombolas of Alcântara, Maranhão.
  • Producción artesanal indígena: saberes y prácticas de los Qom en la ciudad de Rosario

    Cardini, Laura Ana

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo se centra en los saberes y prácticas referidos a la producción artesanal del pueblo Qom en la ciudad de Rosario, provincia de Santa Fe, Argentina. Abordamos distintos rubros productivos, como: cestería, alfarería, tejido, confección de arcos y flechas y realización de collares; formas productivas individuales y/o familiares y; tipos de organización, como: cooperativas, asociaciones y grupos independientes presentes en la mencionada ciudad. La producción y venta de artesanías es parte de las estrategias económicas dentro del contexto urbano, a la vez que motivo de reivindicación identitaria en el conjunto de toda una serie de luchas que incluyen aspectos políticos, sociales y culturales.

    Resumo em Inglês:

    The present work concentrates in knowledge and practicing referred to handcraft production of Qom people. We approach different productive headings as: basketry, pottery, netting, arch and arrow production and necklace manufacture, individual or domestic ways of production and different sorts of organization as: cooperative activity, associations and independent (free) groups settled en the mentioned City. The production and selling of handcrafts is a part of economic strategies inside the urban context, and at the same time the recovery of identity of a long series of struggles including social, cultural and political aspects.
  • Como se constrói um artesão: negociações de significado e uma "cara nova" para as "coisas da vovó" Artigos

    Sapiezinskas, Aline

    Resumo em Português:

    O artigo propõe discutir como se forma o chamado "artesanato de design", localizado na confluência entre as práticas do mundo técnico do design e os "saberes e fazeres tradicionais", passados de geração em geração. Partindo da experiência de campo com artesãs de Brasília, procuro desvendar como se forma a noção de que sua produção deve atender a determinados requisitos formais e estéticos para ir ao encontro das expectativas do consumidor e ganhar o mercado. Essa discussão questiona vários "mitos" acerca do trabalho artesanal e põe em relevo as disputas simbólicas que se processam entre artesãs, designers e instituições organizadoras. Abordar o artesanato de Brasília como sendo um campo, com referência à teoria dos campos de Pierre Bourdieu, nos permite identificar os atores sociais envolvidos e os papéis desempenhados por eles. Revela, ademais, os jogos de poder que instituem práticas e conformam esse campo. Associo a abordagem de Bourdieu ao interacionismo simbólico de Georg Simmel e Erving Goffman, guardadas as particularidades de cada autor, ambas compartilhando de uma noção de realidade social construída através da vivência ou experiência dos atores no contexto vivido. Estas são as principais referências que sustentam a análise, somadas a Geertz, que destaca a importância do contexto e da interpretação na antropologia simbólica.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to discuss how it is formed the so called "design artcraft", which comes to life with the convergence of technical practices of designers and the "traditional knowledge" of artisans. This knowledge is said to be passed from generation to generation. Taking into account my fieldwork experience with artisans in Brasília, I try and unveil how emerges the notion that artcraft production should follow formal and aesthetical requirements in order to please the consumers and thus succeed in the market. Some "myths" regarding the artcraft work are put at stake on the paper, which shows how symbolic disputes among artisans, designers and institutions emerge in the field. I chose to approach artcrafts in Brasília as a field, in accordance to the concept of Pierre Bourdieu. By so doing, I was able to identify the most relevant social actors and the roles they play in this specific case. This concept also allows me to reveal the power struggles that institute practices and form this field. I try to link Bourdieu's approach to the symbolic interactionism of Georg Simmel and Erving Goffman. Although these authors have their particularities, both share the common notion of a social constructed reality through the experience of the actors within a specific context. In addition to these references, I also incorporated in my analysis a perspective of Geertz, who emphasizes the importance of the context and interpretation for the symbolic anthropology.
  • O encontro anual dos profetas da chuva em Quixadá, Ceará: a circulação de discursos na invenção de uma tradição Artigos

    Pennesi, Karen; Souza, Carla Renata Braga de

    Resumo em Português:

    Traçamos as origens e o desenvolvimento do Encontro dos Profetas da Chuva, que ocorre no município de Quixadá, Ceará, demonstrando como a invenção dessa tradição depende da circulação de discursos populares, acadêmicos e midiáticos para realizar o objetivo primário de "resgatar a cultura", que é imaginada existir na zona rural do sertão nordestino. Examinamos a interseção entre cultura e folclore, analisando a colaboração dos indivíduos, da mídia, de estudiosos (inclusive antropólogos) e outros na produção da cultura relacionada à previsão de chuvas. Dessa maneira, simultaneamente inventamos e resgatamos uma tradição. Mostramos como os textos produzidos pela mídia e pelos pesquisadores entram no discurso público sobre os profetas da chuva. Ao olhar de perto a intertextualidade dos discursos midiáticos, acadêmicos e populares sobre os profetas da chuva, contribuímos com os debates sobre a influência que nosso trabalho tem nos saberes e fazeres que estudamos.

    Resumo em Inglês:

    We trace the origins and development of the annual Meeting of the Rain Prophets, held in Quixadá, Ceará, demonstrating how the invention of this tradition depends on the circulation of public, academic and media discourses in order to achieve the goal of preserving the culture imagined to exist in the rural Northeast. We examine the intersection between culture and folklore, analizing the collaboration of individuals, media and researchers (including anthropologists) in the production of culture related to rain prediction. We show how texts produced by the media and researchers enter into public discourse about the rain prophets. In these ways, we are simultaneously inventing and preserving a tradition. Taking a close look at the intertextuality of media, academic and public discourses about the rain prophets, we contribute to debates about the influence our work has on the knowledge and practices we study.
  • Saberes contados, saberes guardados: a polissemia da congada de São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais Artigos

    Cezar, Lilian Sagio

    Resumo em Português:

    Neste artigo sobre a festa da congada de São Sebastião do Paraíso (MG), descrevo e interpreto os modos como seus dançadores transmitem conhecimentos específicos sobre a festa, codificando e decodificando mensagens que se reportam ao mudo vivível, mas também ao mundo invisível, cuja apreensão e compreensão abarcam códigos, modulação e educação dos sentidos de ordem diversa e específica. Para tanto a autora analisa discursos cosmológicos e as associações estabelecidas entre catolicismo, memória africana e ancestralidade.

    Resumo em Inglês:

    In this article about the Feast of Congada of São Sebastião do Paraíso, MG, the author describe and interpret this feast and the way the dancers transmitted they specifics knowledge, codify and decodify messages attributed to the look that if report to the visible world, but also to the invisible world, whose apprehension and understanding accumulate of stocks codes, modulation and education of the directions of diverse and specific order. This was done based on their cosmological discourse, the association they establish between Catholicism, African memory and ancestry.
  • Comida, trabalho e patrimônio: notas sobre o ofício das baianas de acarajé e das tacacazeiras Artigos

    Bitter, Daniel; Bitar, Nina Pinheiro

    Resumo em Português:

    Este artigo examina o ofício das baianas de acarajé e das tacacazeiras, no contexto de seu processo de patrimonialização e salvaguarda pelo Iphan. Ao colocar uma lente sobre a produção e consumo do acarajé e do tacacá, à luz da noção de "sistemas culinários", os autores revelam que distintas concepções de "patrimônio" circulam entre essas profissionais, seus clientes e agentes estatais, o que vem, muitas vezes, ocasionar conflitos em torno dos usos do espaço urbano por parte dessas profissionais. As descrições etnográficas apresentadas revelam como essas formas específicas de comida ocupam um lugar central na formação de vínculos sociais e cosmológicos, bem como de subjetividades individuais e coletivas. É objetivo também dos autores colocar em foco as múltiplas representações e apropriações que se fazem do acarajé e do tacacá, quando podem aparecer como comidas "típicas", de "rua" ou de "santo", nos processos de diferenciação e constituição de pertencimentos sociais.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines the craft of baianas de acarajé and tacacazeiras in the context of Iphan's heritage and safeguarding process. Focusing on the production and consumption of acarajé and tacacá and using the concept of "culinary systems", the authors show that different conceptions of "heritage" circulate among these professionals, their clients and state agents, which has often lead to conflicts about the uses of urban space by these professionals. The ethnographic descriptions presented reveal how these specifics forms of foods occupy a central role in the formation of social and cosmological ties as well as of individual and collective subjectivities. The aim of the authors is to focus on the multiple representations and appropriations that are made of acarajé and tacacá when these foods may appear as "typical", "street food" or "holy food" in the processes of differentiation and formation of social belonging.
  • Maneiras de fazer, modos de proceder: a tradição reinventada do pão de canela na Serra da Mantiqueira, Minas Gerais Artigos

    Dutra, Rogéria Campos de Almeida

    Resumo em Português:

    Este artigo traz como proposta a investigação do processo de produção do pão de canela na Serra do Ibitipoca, no sudeste de Minas Gerais, através da qual se procura abordar as transformações dos saberes transmitidos entre gerações e seus novos sentidos ante as dinâmicas contemporâneas. Como parte da tradição culinária local, sua fabricação envolve modos de saber e fazer que frente ao desenvolvimento turístico são simultaneamente reafirmados e reinventados. Sua elaboração, ao abrigar segredos culinários, sistemas gestuais e combinações de sabores, expressam a matriz das formas culturais configuradas pelas disposições práticas, cenário da cultura tal como vivida, que envolvem, a partir de uma tradição oralmente transmitida, a operação de uma criatividade prática fundamentada em atos da vida cotidiana.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at investigating the production of pão de canela at the Serra do Ibitipoca region situated in the southeast of Minas Gerais, Brazil. As part of the local culinary tradition, its manufacture involves ways of knowing and doing that are reaffirmed and reinvented by tourism development. Culinary secrets, gestural systems and flavors' combinations present in this kind of bread express culture as it is lived, an orally transmitted activity supported by a practical creativity of daily life.
  • Entre primitivos e malhas poligonais: modos de fazer, saber e aprender no mundo virtual Second Life Artigos

    Leitão, Débora Krischke

    Resumo em Português:

    Baseado em etnografia realizada num mundo virtual 3D, este artigo discute os saberes e práticas que permeiam esse ambiente on-line. No Second Life o conteúdo é produzido pelos usuários e o ato de construir ocupa lugar central em seu sistema de valores: construir constrói a materialidade e a socialidade do ambiente. Partindo de um olhar sobre como esses elementos se articulam no cotidiano dos usuários, procuro iniciar discussões mais amplas sobre artesanato digital, formas de aprendizado e interação humano-computador.

    Resumo em Inglês:

    Based on an ethnography conduced in a 3D virtual world, this article discusses the knowledge and practices underlying this on-line environment. In Second Life content is produced by users and the act of building occupies a key place in their value system: practices of building build the environment in its materiality and sociality. From a look at how these elements are articulated in everyday life of users we seek to initiate wider discussions on digital crafts, forms of learning and human-computer interaction.
  • Saberes, concepciones y prácticas acerca de los actores que gestionan las políticas culturales de lectura

    Mihal, Ivana

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo propongo considerar a los actores que gestionan las políticas culturales a la lectura como parte de "los nuevos intermediarios culturales". Los intermediarios a la lectura se adscriben como mediadores y también bajo otros términos que se relacionan con los saberes, concepciones y quehaceres cotidianos que llevan a cabo, a saber: referentes, bibliotecarios, jefes/as, empleados, mediadores, referencistas, voluntarios, integrantes, miembros y directivos de asociaciones. Sin embargo, éstos intermediarios tienen inscripciones y reconocimientos económicos y simbólicos sumamente diferentes y desiguales, adscribirlos bajo la denominación de mediadores reduce la relevancia que reviste su tratamiento en la institucionalidad del sector cultural.

    Resumo em Inglês:

    In this article I propose to considerer people who manage the cultural politics of reading as part of "new cultural intermediaries". These intermediaries are designated as mediators and also as under others terms that relate them to knowledge, conceptions and the daily tasks they carried out, like librarians, heads/as, employees, mediators, reference librarian, volunteers, members, and associations officers. However, these intermediaries have inscriptions and economic and symbolic recognition vastly different and unequal, assign them as mediators reduces the relevance of their institutional rol in the cultural sector.
  • "Só por formalidade": a interação entre os saberes antropológico, jurídico e judicial em um "Juicio Penal" Artigos

    Eilbaum, Lucía

    Resumo em Português:

    Neste artigo proponho-me a refletir sobre minha participação em um "juicio" contra seis policiais, acontecido na cidade de La Plata, na Argentina. A partir do meu envolvimento como "testigo" e do acompanhamento da audiência, identifico a confluência de três saberes distintos: o antropológico, o jurídico e o judicial. A partir dessa distinção, proponho pensar a relação entre fatos e leis como própria de diferentes saberes e, portanto, tendo diferentes graus de legitimidade e de verossimilhança no âmbito dos tribunais. Meu objetivo é mostrar que, no "juicio" do qual participei, o saber antropológico, o jurídico e o judicial apresentaram sensibilidades jurídicas, relativas às posições e interesses defendidos e aos fazeres específicos que eles representam.

    Resumo em Inglês:

    In this article, my proposal is to reflect about my participation in a judgment against six policemen, which had happened in La Plata city in Argentina. From the point of view of my engagement as a "witness" and from the observation of the session, I had identified the confluence of three kinds of knowledge: the anthropological, the juridical and the judicial. From that distinction, it will be suggested to think about the relation between facts and law as being specific from different types of knowledge, and furthermore having different levels of legitimacy and likelihood in the judicial context. My goal is to demonstrate that, in that judgment, the anthropological, the judicial and the juridical knowledge present legal sensibilities related to the positions and interests being defended, and to the specifics actions that they represent.
  • Afrolatinoamericanas... una experiencia de subversión estereotípica en el museo de la mujer de Buenos Aires

    Geler, Lea

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo me centraré en la perfomance teatral Afrolatinoamericanas..., realizada en el Museo de la Mujer de Buenos Aires a finales del año 2010 por un grupo de teatro dedicado a la tematización de la afrodescendencia en la Argentina, un país que hasta hoy día sigue considerándose blanco-europeo y que sostiene que la población de descendientes de esclavizados/as africanos/as ha desaparecido. El análisis de la puesta en escena de dicha obra, en conjunto con el de fuentes históricas, permitirá establecer ciertas relaciones de continuidad entre las situaciones de exposición, objetivación y estereotipación surgidas en Europa y algunos de los lineamientos en que se fueron sustentando las representaciones raciales/sexuales para las mujeres socialmente negras en la Argentina. Haciendo hincapié en la reutilización y crítica producida en la performance de estos elementos propondré repensar a esta intervención artístico-política de autorepresentación como una plataforma privilegiada para su desafío.

    Resumo em Inglês:

    In this paper I will focus on the theatrical performance Afrolatinoamericanas... held in the Women's Museum of Buenos Aires in 2010 by a theater group that focuses on the visibilization of Afro descendants in Argentina, a nation that continues to define itself as white-European and specifies that the population of descendants of enslaved people of African origin have disappeared. The analysis of the staging of that performance, together with some historical sources, will help me establish continuity relations between exposure situations, objectification and stereotyping emerged in Europe and some of the guidelines that were sustaining the racialized/sexualized representations for black women in Argentina. Emphasizing the critical reutilization of some of these elements, I will propose to rethink this artistic-political intervention of self-representation as a privileged platform for challenging stereotypes.
  • "Como é possível que você tenha um Ph.D. e ainda não saiba cortar uma costela em pé?" Sidney Mintz e a antropologia da alimentação Espaço Aberto

    Víctora, Ceres Gomes; Maciel, Maria Eunice
  • Entrevista com Sidney Mintz Espaço Aberto

    Víctora, Ceres Gomes
  • Os outros somos nós: etnografia política do presente Resenhas

    Eger, Talita Jabs
  • Alimentação, sociedade e cultura Resenhas

    Maciel, Rodrigo Araújo
  • Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento face a face Resenhas

    Nummer, Fernanda Valli; Cardoso, Luis Fernando Cardoso e
  • Festa como perspectiva e em perspectiva Resenhas

    Silva, Patrícia Kunrath
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: horizontes@ufrgs.br