Acessibilidade / Reportar erro

Inventariando a grafia da luz nas dissertações de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFRGS* * Uma versão preliminar deste texto será publicada em uma coletânea intitulada A fotografia no Rio Grande do Sul, organizada por Luiz Eduardo R. Achutti e editada pela Prefeitura Municipal, sob o título “A Grafia da Luz na Narrativa Etnográfica”. Agradecemos ao Prof. Dr. Mauro Koury pelas críticas e sugestões que muito contribuíram para a finalização deste texto.

Resumo

Este texto objetiva historiar as pesquisas de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que informam sobre o uso do instrumento fotográfico pelo antropólogo em sua experiência de campo e sobre o uso da foto grafia na construção do texto monográfico. Das 65 dissertações defendidas no PPGAS, repertoria-se a experiência de 20 antropólogos que usaram o recurso da fotografia no seu trabalho fotográfico, de 1983 a 1997.

Abstract

This paper aims to make an inventory of the master’s researches of the Post-Graduation Programm in Social Anthropology (PPGAS) at Universidade Federal do Rio Grande do Sul, which inform about the use of the photograph instrument of the anthropologist in his field’s experience and about the use of the photograph in the construction of the monographic text. Among of 65 dissertation that has been defended in the PPGAS, we analyzed an experience of 20 anthropologists that utilized the resource of photograph in their ethnographic work, from1983 to 1997.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • 1
    ACHUTTI, L. E. R. Fotoetnografia: um estudo de antropologia visual sobre cotidiano, lixo e trabalho em uma vila popular na cidade de Porto Alegre. 1996. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)–Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996.
  • 2
    BITTENCOURT JÚNIOR, I. Relógios da noite, uma antropologia da territorialidade e da identidade negra em Porto Alegre 1995. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)–Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1995.
  • 3
    BOFF, A. de M. O namoro está no ar… na onda do outro: um olhar sobre os afetos em grupos populares. 1994. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)–Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1994.
  • 4
    BRAUDEL, F. Écrits sur l’histoire Paris: Flammarion, 1969.
  • 5
    BRITES, J. G. Aprendiz de bacana: mobilidade social e sociabilidade em uma terreira afro-brasileira. 1993. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)–Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1993.
  • 6
    BURKE, P. O mundo como teatro: estudos de antropologia histórica. Lisboa: Difel, 1996.
  • 7
    CARDARELLO, A. D. L. Implantando o Estatuto: um estudo sobre a criação de um sistema próximo ao familiar para crianças institucionalizadas na FEBEM/RS. 1996. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)–Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996.
  • 8
    DIAS, C. Olê, olá, nosso time tá botando prá quebra: um estudo sobre torcidas organizadas de futebol no Brasil. 1991. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)–Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1991.
  • 9
    ECKERT, C. Os homens da mina: um estudo das condições de vida e representações dos mineiros de carvão em Charqueadas-RS. 1985. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)–Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1985.
  • 10
    ECKERT, C.; GODOLPHIM, N. (Org.). Horizontes Antropológicos Antropologia Visual. Porto Alegre, ano 1, n. 2, 1995.
  • 11
    ECKERT, C. et al. A experiência do Núcleo de antropologia Visual – UFRGS. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 1, n. 2, p. 167-173, 1995.
  • 12
    FERREIRA, M. L. M. Folheando o passado: um estudo antropológico sobre memória e identidade social na velhice. 1995. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)–Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1995.
  • 13
    GASTALDO, E. Kickboxers: esportes de combate e identidade masculina. 1995. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)–Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1995.
  • 14
    GEERTZ, C. Estar lá, escrever aqui. Diálogo, v. 22, n. 3, 1989.
  • 15
    GODOLPHIM, N. A fotografia como recurso narrativo: problemas sobre a apropriação da imagem enquanto mensagem antropológica. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 1, n. 2, 1995.
  • 16
    GUTERRES, L. S. “Sou Imperador até morrer”. Um estudo sobre identidade, tempo e sociabilidade em uma Escola de Samba de Porto Alegre 1996. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)–Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996.
  • 17
    LEAL, O. F. A leitura social da novela das oito 1983. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)–Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1983.
  • 18
    LEAL, O. F. A leitura social da novela das oito Petrópolis: Vozes, 1986.
  • 19
    MACIEL, M. E. de S. Bailões, é disto que o povo gosta: análise de uma prática cultural de classes populares no Rio Grande do Sul. 1984. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)–Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1984.
  • 20
    MAGNI, C. T. Nomadismo urbano: uma etnografia sobre moradores de rua em Porto Alegre. 1994. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)–Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1994.
  • 21
    PEIXOTO, C.; MONTE-MÓR, P. (Org.). Cadernos de antropologia e imagem Rio de Janeiro: UERJ, 1995.
  • 22
    PÓLVORA, J. B. A sagração do cotidiano: estudo de sociabilidade de um grupo de batuqueiros – Porto Alegre/RS. 1994. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)–Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1994.
  • 23
    RIAL, C. S. O mar de dentro: a transformação do espaço social na Lagoa da Conceição. 1988. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)–Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1988.
  • 24
    RODOLPHO, A. L. Entre a hóstia e o almoço: um estudo sobre o sacrifício na quimbanda. 1994. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)–Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1994.
  • 25
    SANT’ANA, M. H. Vila Cai-Cai: a lógica da habitação reciclável. Estudo da organização do espaço e do tempo em um vila em remoção em Porto Alegre-RS. 1997. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)–Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.
  • 26
    SALVATORI, E. Nem tudo que reluz é ouro: estilo de vida e sociabilidade na construção de um espaço urbano de prestígio em Porto Alegre/RS. 1996. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)–Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996.
  • *
    Uma versão preliminar deste texto será publicada em uma coletânea intitulada A fotografia no Rio Grande do Sul, organizada por Luiz Eduardo R. Achutti e editada pela Prefeitura Municipal, sob o título “A Grafia da Luz na Narrativa Etnográfica”. Agradecemos ao Prof. Dr. Mauro Koury pelas críticas e sugestões que muito contribuíram para a finalização deste texto.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Nov 1997
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: horizontes@ufrgs.br