Acessibilidade / Reportar erro
Gestão & Produção, Volume: 27, Número: 1, Publicado: 2020
  • A influência da integração do fornecedor e da adoção de práticas lean no desempenho operacional Original Article

    Bento, Graziela dos Santos; Schuldt, Klaus Siegmar; Carvalho, Luciano Castro de

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo investiga a influência da integração de fornecedores e práticas enxutas nos indicadores de desempenho operacional: custo, qualidade, entrega, flexibilidade e velocidade de introdução de novos produtos. As relações propostas são analisadas a partir de dados de pesquisas de uma amostra de 112 empresas têxteis de médio porte no Brasil. Os resultados sugerem que a integração de fornecedores é significativa e positivamente associada à velocidade de introdução de novos produtos, enquanto as práticas enxutas estão significativamente e positivamente associadas a indicadores de desempenho operacional, exceto a entrega. Além disso, a integração de fornecedores não suporta práticas enxutas para nenhum dos indicadores de desempenho operacional testados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study investigates the influence of supplier integration and lean practices on operational performance indicators: cost, quality, delivery, flexibility and speed of new products introduction. The proposed relationships are analyzed using survey data from a sample of 112 medium-sized textile companies in Brazil. The results suggest that supplier integration is significantly and positively associated with the speed of new products introduction, while lean practices are significantly and positively associated with operational performance indicators, except delivery. In addition, supplier integration does not support lean practices for any of operational performance indicators tested.
  • Técnicas e ferramentas do lean production: estudos de múltiplos casos em empresas do agronegócio brasileiro Original Article

    Satolo, Eduardo Guilherme; Hiraga, Laiz Eritiemi de Moura; Zoccal, Lucas Furlani; Goes, Gustavo Antiqueira; Lourenzani, Wagner Luiz; Perozini, Pedro Henrique

    Resumo em Português:

    Resumo A literatura acerca da filosofia Lean Production é vasta retratando aspectos históricos, desafios da implantação, benefícios da sua adoção e outros tópicos aplicados aos diversos segmentos industriais e de serviços. Entretanto, no segmento do agronegócio, um dos principais segmentos da economia mundial, apresenta uma grande lacuna na literatura nacional e internacional. Este artigo objetiva conduzir um levantamento, por meio de estudos de caso múltiplos, sobre o emprego das técnicas e ferramentas do sistema Lean Production em organizações do agronegócio. Conduziu-se estudos de caso do tipo múltiplo em oito unidades agroindustriais de diferentes segmentos, por meio da aplicação de entrevistas estruturadas, visita in loco e análise documental. O estudo identificou que as técnicas e ferramentas do sistema Lean Production são aplicáveis no ambiente agroindustrial, sendo as de maior destaque para as unidades de pesquisa que envolvem melhorias no controle do processo, fluxo de produção e logística. Técnicas e ferramentas como long-term supplier and customer relationship, production smoothing/heijunka, e value stream mapping destacaram por pela similaridade de uso quando comparados a estudos prévios no ambiente agroindustrial. Identificou-se também que há diferenças quanto a adoção das técnicas e ferramentas em unidades de pesquisa que atuam em ambientes de produção Make to Order ou Make to Stock. Tais diferenças são impostas pelas especificidades que afetam as organizações do agronegócio, sendo este o indicativo para estudos futuros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The literature regarding Lean Production philosophy is vast depicting historical aspects, implementation challenges, benefits of its adoption and other topics applied to various industries and services. However, the agribusiness segment, one of the major segments of the global economy features a large gap in national and international literature. This article aims to conduct a research through multiple case studies concerning the use of techniques and tools of Lean Production System in agribusiness organizations. Multiple type case studies were conducted in eight agribusiness units from different segments through the application of structured interviews, on site visits and document analysis. The research carried has identified that Lean Production techniques and tools are applicable to agribusiness environments, and that the ones which involve improvements in process control, production flow and logistics have higher emphasis on research units. Techniques and tools such as long-term supplier and customer relationship, production smoothing/heijunka and value stream mapping distinguished themselves by the similarity of use when compared to previous studies in agribusiness environment. It was also identified that there are differences concerning the adoption of the techniques and tools in research units that operate in production environments of the type Make to Order or Make to Stock. Such differences are imposed by specificities that affect agribusiness organizations, which is indicative for future studies.
  • Proposta de gestão de processos na operação de usina aplicada ao processo de desligamento de unidade geradora da Itaipu Binacional Original Article

    Piaia, Maria Luiza; Portela, Juliano Couto; Pereira Júnior, Edson Hermenegildo; Fidelis, Nayara Vargas Witcel

    Resumo em Português:

    Resumo A Gestão de Processos é um modelo que possibilita a gestão funcional dos processos internos, transversais ou não, de uma organização. Possibilita o controle adequado dos recursos, mapeamento das funções e atividades, e tem por fim a melhoria dos resultados com sustentabilidade. Alinhada a tais objetivos, à Área de Operação da Usina Itaipu Binacional interessa mapear, identificar pontos de melhoria e controlar de forma adequada seus processos internos, um deles o desligamento, programado e não programado, de unidades geradoras. Este trabalho tem por tema a aplicação do método Pereira Júnior de Gestão de Processos ao desligamento de unidades geradoras. Justifica-se pelo fato de que a Itaipu Binacional pretende, até 2020, se consolidar como a “[...] geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo [...]” (Itaipu Binacional, 2016). Para isso, possui como alguns dos Objetivos Estratégicos “Aperfeiçoar a eficiência dos processos de produção de energia mantendo atualizada a infraestrutura tecnológica [...]” e “Fomentar uma cultura organizacional com foco na eficiência dos processos e nos resultados” (Itaipu Binacional, 2016). Para tal fim, foram entrevistadas pessoas de variados níveis hierárquicos para mapear o processo de desligamento programado e não programado de unidades geradoras da Itaipu Binacional, e levantados os requisitos para geração de indicadores de desempenho e oportunidades de melhoria. Por fim, foram sugeridas alternativas de solução para as oportunidades de melhoria levantadas, bem como um plano de ação vinculado a elas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Process Management is a model that enables the functional management of internal processes, cross or not an organization. Enables adequate control of resources, mapping of functions and activities, and aims to improve the results and sustainability. In line with these objectives, the Plant Operation Area Itaipu Binacional interests to map, identify areas for improvement and adequately control its internal processes, one of the shutdown, scheduled and unscheduled, generating units. This work is subject to application of Pereira Júnior method Process Management to shutdown generating units. Justified by the fact that Itaipu aims by 2020 to consolidate as the “[...] generating clean, renewable energy with the best operating performance and the best sustainability practices in the world [...]” (Itaipu Binacional, 2016). For this, has as some of the Strategic Objectives “To improve the efficiency of energy production processes maintaining the technological infrastructure updated” and “[...] foster an organizational culture focused on process efficiency and results” (Itaipu Binacional, 2016). To this end, the various hierarchical levels people were interviewed to map the scheduled shutdown process and unplanned generating units of Itaipu Binacional and raised the requirements for generation of performance and improvement opportunities indicators. Finally, alternative solutions have been suggested to improve opportunities raised, as well as an action plan linked to them.
  • Relações entre dimensões de capacidades dinâmicas na construção da vantagem competitiva: proposta de um modelo conceitual Original Article

    Medeiros, Sandro Alves de; Christino, Juliana Maria Magalhães; Gonçalves, Carlos Alberto; Gonçalves, Márcio Augusto

    Resumo em Português:

    Resumo Em setores extremamente dinâmicos, cuja estrutura não se revela tão evidente, tanto a abordagem fundamentada no paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho, quanto a abordagem baseada nos recursos se mostram limitadas para explicar as fontes das vantagens competitivas das firmas e o desempenho alcançado a partir de suas escolhas estratégicas. Nesse contexto, ao enfatizar o ajuste da firma às transformações de ambientes extremamente dinâmicos e o enfrentamento dos desafios impostos por setores voláteis, por meio da integração, reconfiguração e renovação de seus recursos, competências e capacidades, a perspectiva das capacidades dinâmicas se apresenta como abordagem promissora não só para o entendimento das fontes de vantagens sustentáveis das firmas, mas de como tais vantagens são desenvolvidas e implementadas. O artigo consiste em um ensaio teórico que analisa o conceito de capacidades dinâmicas a partir das principais definições coletadas na literatura, fazendo uma síntese conclusiva e discutindo acerca das contribuições teóricas consultadas. Os autores propõem um modelo teórico das relações entre dimensões de capacidades dinâmicas para explicar a construção e a sustentação da vantagem competitiva, tendo a construção de sentido (sense-making) como capacidade fundamental, determinante para a melhoria da eficácia das demais capacidades dinâmicas, constituindo elemento unificador entre elas e possibilitando o direcionamento das decisões e escolhas estratégicas da firma.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In extremely dynamic sectors, whose structure is not so evident, both the approach based on the Structure-Conduct-Performance paradigm and the approach based on firm resources are limited to explain the sources of competitive advantages and the performance achieved by firms from their strategic choices. In this context, by focusing on the firm's adjustment to changes in highly dynamic environments, as well on the firm’s facing challenges posed by volatile sectors, through integration, reconfiguration, renovation and allocation of its resources, skills and capabilities, the perspective of dynamic capabilities comes out as a promising approach to strategy studies not only to understand the sources of firm’s sustainable advantages, but also to comprehend how such advantages are developed and implemented. The article consists of a theoretical essay that analyzes the concept of dynamic capabilities from the main definitions collected in the literature, by carrying out a conclusive synthesis and arguing about consulted theoretical contributions. The authors propose a theoretical model for the relationship among dynamic capabilities dimensions in order to explain how firms achieve and sustain competitive advantage, and also present the sense-making as a fundamental capacity for improving the effectiveness of other dynamic capabilities, serving as unifying element among them and favoring the alignment of the firm’s strategic choices.
  • Gerenciamento de risco da cadeia de suprimentos e hierarquização de riscos em uma indústria automotiva Original Article

    Dias, Gabriela Costa; Hernandez, Cecilia Toledo; Oliveira, Ualison Rébula de

    Resumo em Português:

    Resumo O Gerenciamento de Risco na Cadeia de Suprimentos (SCRM) tem grande influência no estabelecimento de uma cooperação entre parceiros e no desempenho da Cadeia como um todo. Uma Cadeia de Suprimentos orientada a riscos estabelece uma posição competitiva e benefícios de longo prazo aos seus stakeholders. O SCRM deve ser realizado, tanto para gerenciar os riscos cotidianos aos quais a cadeia está exposta, quanto os extraordinários, como desastres naturais e acidentes. O gerenciamento deve ser feito de maneira reativa, monitorando mudanças na Cadeia, necessidades dos clientes, tecnologia, estratégias dos parceiros e competidores e os demais riscos, que são as fundações para reagir rapidamente aos eventos; e de maneira proativa, identificando os riscos e implementando ações que os previnam ou minimizem os impactos. O processo básico de Gerenciamento de Risco consiste em identificação, avaliação, mitigação e controle. Com base neste contexto, o objetivo desse trabalho é analisar como uma montadora de veículos identifica e gerencia os fatores de risco relacionados a sua cadeia de suprimentos. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, aplicada e exploratória, por meio de um estudo de campo em uma indústria automotiva no Brasil. A coleta de dados para análise foi feita por meio da entrevista estruturada. A fim de analisar as informações obtidas e hierarquizar os fatores de risco, utilizou-se o método AHP, resultando em uma matriz hierárquica que pode ser um instrumento de tomada de decisão na companhia estudada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Supply chain risk management (SCRM) has a strong influence on the cooperation among partners and the performance of the entire production chain. A supply chain designed to minimize risks enables firms to establish a competitive position and provides long-term benefits to stakeholders. The SCRM system should be structured to manage both routine and extraordinary risks, such as natural disasters and major accidents. The risks should be managed both reactively, by monitoring changes in the chain, the needs of customers, technology and the strategies of suppliers and competitors, among others, to enable quick reaction to events; and proactively, to identify risks and implement actions to prevent them or minimize their impacts. The basic risk management process consists of identifying, evaluating, mitigating and controlling risks. The objective of this paper is to analyze how a carmaker identifies and manages the risk factors in its supply chain. To achieve this aim, we performed a qualitative, applied and exploratory field study of a Brazilian automaker. The data were collected by structured interviews, and the analytic hierarchy process was applied to rank the risk factors, resulting in a risk matrix that can be an instrument for making decisions by the company studied.
  • Análise baseada em simulação de sistemas de produção compartilhada Original Article

    Silva, Gustavo Furtado da; Casarotto Filho, Nelson; Frazzon, Enzo Morosini

    Resumo em Português:

    Resumo Os avanços em tecnologia de informação e comunicação têm incentivado a pesquisa em sistemas de produção compartilhada, especialmente em cenários de alta competitividade e escassez de recursos. Este artigo visa comparar o compartilhamento de recursos produtivos com sistemas de produção tradicionais através de um modelo de otimização baseado em simulação. O modelo é baseado no sistema One Product Integrated Manufacturing, que busca a otimização da eficiência de um produto através da concepção de fábricas virtuais formadas pelos melhores recursos disponíveis na rede. O modelo de otimização baseado em simulação proposto é capaz de identificar a melhor rota e planejamento de produção em função das diferentes distâncias entre os parceiros da rede. Além de uma melhor eficiência global, também pode ser levantado o ponto de que fábricas virtuais dedicadas facilitam a identificação de problemas e permitem melhorias pontuais sem afetar negativamente os outros recursos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Advancements in information and communication technologies are encouraging researches in shared manufacturing systems, especially on current high-competitiveness and low-resources scenarios. This paper aims to compare productive resources sharing with traditional manufacturing systems by using a simulation-based optimization model. The model is based on the One Product Integrated Manufacturing paradigm in which the efficiency optimization is pursued by designing ad-hoc virtual factories allocating the best resources available on an existing network. The proposed simulation-based optimization model is capable of identifying the best production path and plan for different distances between network members. Along with a better overall efficiency, it is also possible to argue that dedicated virtual factories ease the identification of problems and allow for improvements without negatively affecting other resources.
  • Efeitos do uso da política fiscal de incentivo à inovação no desempenho de empresas brasileiras Original Article

    Kaveski, Itzhak David Simão; Lopes, Iago França; Beuren, Ilse Maria

    Resumo em Português:

    Resumo A literatura dispõe de algumas evidências empíricas dos efeitos de incentivos fiscais para aumentar o investimento privado em inovação. Assim, este estudo objetiva analisar os efeitos do uso da política fiscal de incentivo à inovação no desempenho de empresas brasileiras listadas na Brasil Bolsa Balcão (B3). A população da pesquisa compreendeu 494 empresas e a amostra apresentou-se diferente para cada variável de desempenho, alternando-se entre 221 e 251 empresas. Como parâmetros de desempenho das empresas utilizaram-se valores contábeis e de mercado do período de 2006 a 2014, já o uso da política fiscal de incentivo à inovação foi operacionalizada com uma variável dummy. Os dados foram analisados por meio de regressão logística. Os resultados relativos aos indicadores contábeis demonstram que o ROA, ROCE e ROE estão positivamente e significativamente relacionados com a Política Fiscal de Incentivo à Inovação. Embora estas medidas possam incentivar as empresas a aumentar investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I), elas criam distorções entre empresas e setores devido aos efeitos destas medidas não-subsidiadas. Já nos resultados relativos aos indicadores de mercado não foram encontradas relações significativas. Esses resultados revelam que as ações governamentais e a postura das empresas para tornar menos onerosas suas práticas de PD&I ainda não são captadas pelo mercado. Conclui-se que o uso da política fiscal de incentivo à inovação se reflete no desempenho das empresas pesquisadas no período analisado, o que se explica em parte pelo fato de lhes ser permitida a dedução dos investimentos em PD&I na base tributária.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The literature has some empirical evidence of the effects of fiscal incentives to increase private investment in innovation. Thus, this study aims to analyze the effects of the use of fiscal policy of incentive to innovation in performance of Brazilian companies listed on the Brasil Bolsa Balcão (B3). The research population comprised 494 companies and the sample was different for each performance variable, alternating between 221 and 251 companies. The accounting and market values of the period from 2006 to 2014 were used as performance parameters of the companies, and the use of fiscal policy of incentive to innovation was operationalized with a dummy variable. The data were analyzed by means of logistic regression. The results related to the accounting indicators show that the ROA, ROCE and ROE are positively and significantly related to the Innovation Incentive Tax Policy. While these measures may encourage companies to increase investments in Research, Development & Innovation (RD&I), they create distortions between companies and sectors because of the effects of these unsubsidized measures. As for the results related to market indicators no significant relationships were found. These results show that government actions and the posture of companies to make their RD&I practices less costly are still not captured by the market. It is concluded that the use of fiscal policy of incentive to innovation is reflected in the performance of the companies surveyed in the analyzed period, which is partly explained by the fact that they are allowed to deduct investments in RD&I in the tax base.
  • Desvios técnicos que geram devolução de medicamentos: em distribuidora no sudeste goiano Original Article

    Silva, Larissa Juliana Patrocínio da; Rosalem, Vagner

    Resumo em Português:

    Resumo Nem todos os medicamentos recebidos do laboratório pela distribuidora estão de acordo. O objetivo do artigo foi identificar em relação aos aspectos técnicos e financeiros os desvios que geram devoluções em uma distribuidora de medicamentos por meio de análise documental de registros da empresa no período de 2014 a 2015. Através desta análise foi feita uma planilha com os tipos de desvios técnicos, como avarias, faltas, validade curta, divergência de lote, troca de produto, erros de embalagem (falta de lacre, erro de impressão de lote, erro de impressão de validade, embalagem com defeito) e produto excedente, nome do produto, quantidade, classe, lote, laboratório, preço e data de validade. Foi feito um mapeamento dos processos desde a compra dos medicamentos até a etapa de recebimento e armazenamento dos mesmos pela empresa. Foram encontrados sete tipos de desvios técnicos e apresentado suas características. O valor total de prejuízo para a Distribuidora devido aos Desvios Técnicos foi no total de R$914.864,57 para período de 2014 e 2015. Também foi apresentada uma proposta de um Check-list a ser usado por distribuidoras de medicamentos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Not all medicines received in the laboratory by distribution are in accordance. The purpose of the article was to identify concerning the technical and financial aspects that generate returns in a distributor of medicines through documentary analysis of company records for the period from 2014 to 2015. Using this analysis, a spreadsheet was made with the types of technical deviations, such as breakdowns, lacks, short shelf life, divergence of lot, product exchange, packaging errors (lack of seal, lot printing error, shelf life printing error, faulty packing) and surplus product, product name, quantity, class, lot, laboratory, price and shelf life. A mapping of the processes was done, from the purchase of medicines to the receiving and storage of it by the company. Seven types of technical deviations were found, and its characteristics were presented. The total value of the loss to the distributor due to technical deviations was in total R$914,864.57 for the period between 2014 and 2015. It was also presented a proposal for a checklist to be used by distributors of medicines.
  • A Evolução da Metodologia de Benchmarking Data Envelopment Analysis – DEA na Regulação de Custos do Setor de Transmissão de Energia Elétrica Brasileiro: um olhar crítico na renovação das concessões Original Articles

    Lopes, Ana Lúcia Miranda; Mesquita, Roberto de Barros; Lambertucci, Matheus; Lara, José Edson

    Resumo em Português:

    Resumo: Em 2012 o Governo Federal anunciou uma redução em torno de 18% da tarifa de energia elétrica partindo para o consumidor. Coube à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) criar um modelo que levasse à redução projetada pelas autoridades. Para atingir esse patamar o Ministério das Minas e Energia propôs que as concessões de transmissão de energia elétrica fossem renovadas antecipadamente, segundo novas regras (MP 579/2012 e Lei 12.783/2013). Parte importante das novas regras foi o cálculo do custo operacional eficiente por meio de Data Envelopment Analysis – DEA, metodologia já utilizada pela ANEEL em duas revisões tarifárias. Este trabalho teve como objetivo estudar a evolução dos modelos de cálculo do custo operacional eficiente adotados nessas ocasiões. Tal análise evidenciou que a ANEEL ainda precisa promover melhorias na modelagem para melhor representar a realidade operacional das concessionárias e erradicar a necessidade de ajustes que diminuem a confiabilidade e transparência do processo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In 2012, the Federal Government announced a reduction of around 18% of the electric energy tariff going to the consumer. It was up to the National Electric Energy Agency (ANEEL) to create a model that led to the reduction projected by the authorities. To reach this level, the Ministry of Mines and Energy proposed that the electric power transmission concessions be renewed in advance, according to new rules (MP 579/2012 and Law 12.783/2013). An important part of the new rules was the calculation of efficient operational cost through Data Envelopment Analysis - DEA, a methodology already used by ANEEL in two tariff reviews. The objective of this article was to study the evolution of the efficient operational cost calculation models adopted at these times. This analysis showed that ANEEL still needs to promote improvements in the modeling to better represent the operational reality of the concessionaires and eradicate the need for adjustments that reduce the reliability and transparency of the process.
  • Coexistência de marketing e operações e o sucesso da inovação Original Article

    Vicenzi, Jandir Balensiefer; Antoni, Verner Luis; Damacena, Claudio; Riss, Carlos Henrique; Manosso, Thayane Woellner Sviercoski

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar o impacto da coexistência de marketing e operações no desempenho em inovação de produtos, na indústria de embalagens plásticas flexíveis do Brasil. Para alcançar o objetivo proposto, o estudo ocorreu em duas etapas, uma exploratória e qualitativa e outra descritiva e quantitativa. Na primeira, foi definido e validado o construto para identificar o efeito da integração entre as funções na inovação e elaborado o instrumento de coleta de dados. Na segunda, procedeu-se a definição da população da pesquisa, a coleta de dados e a análise estatística dos resultados. Para mensurar a relação de coexistência entre marketing e operações, utilizou-se um construto teórico que investiga o nível de integração nas quatro fases do processo de desenvolvimento de novos produtos e o desempenho em inovação, considerando dimensões financeiras e não financeiras. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado e analisados estatisticamente por meio de regressão linear e correlações entre as variáveis. Os resultados evidenciaram que a integração entre as áreas tem impacto positivo e significativo no sucesso da inovação, indicando que os direcionadores para o alcance de um melhor desempenho encontram-se no compartilhamento de informações nos estágios iniciais e finais do processo de inovação em produtos. A verificação das percepções das duas áreas, isoladamente, indicou que a área de marketing não percebe a relação da integração entre as funções e a inovação, tornando-se essa uma das principais contribuições do estudo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present study aimed at investigating the impact of the coexistence of marketing and operations on product innovation performance in the flexible plastic packaging industry in Brazil. To this end, the study was conducted in two stages: one, exploratory and qualitative, and the other, descriptive and quantitative. In the first stage, a construct was chosen and validated to identify the effect of integrating the functions of innovation and develop an instrument for data collection. In the second stage, we defined the research population, collected data, and performed statistical analysis of the results. To measure the relationship of marketing and operations, we used a theoretical construct which investigates the level of integration in the four phases of the new product development process and innovation performance, considering both financial and non-financial dimensions. Data were collected through a structured questionnaire and statistically analyzed through linear regression and correlations between variables. The results showed that the integration of these areas has a positive and significant impact on the success of innovation, indicating that information-sharing in the initial and final stages of the product innovation process is a driver for achieving better performance. One of the main findings of this study is that, in isolation, the field of marketing does not perceive the impact of the integration of functions on innovation.
  • Avaliação da eficiência das atividades logísticas utilizando a Análise Envoltória de Dados (DEA) Original Article

    Lepchak, Alessandro; Voese, Simone Bernardes

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do estudo foi analisar a eficiência das atividades relacionadas aos modais logísticos, transporte e movimentação de cargas no Brasil. A plataforma teórica sustentou-se pela eficiência logística e pela discussão das características dos modais e das variáveis relacionadas à eficiência. O estudo classificou-se como descritivo e quantitativo utilizando a técnica de análise envoltória de dados. Como principais resultados destacam-se como eficientes as atividades auxiliares aos transportes aéreos que atingiu escores de 100% nos períodos analisados, exceto no ano de 2010 que obteve 91,58%. Cabe ressaltar ainda que obtiveram três escores máximos de eficiência as atividades de cabotagem e longo curso e atividades auxiliares ao transporte terrestre. Além de avaliar os benchmarkings para as atividades de menor escore de eficiência o estudo contemplou ainda melhorias necessárias para que outras atividades atinjam a eficiência máxima. Por fim, a contribuição central do artigo está na proposição de um modelo de análise multimodal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to analyze the efficiency of activities related to logistics modes, transport and cargo handling in Brazil. The theoretical framework was composed of the logistics efficiency and of the discussion of the characteristics of modes of transport and of variables related to efficiency. The study was classified as descriptive and quantitative, using the technique of data envelopment analysis. As main results, the ancillary activities to air transport stand out as efficient, which reached scores of 100% in the analyzed periods, except in 2010, in which they obtained 91.58%. It is worth noting that the activities cabotage and long-haul and ancillary activities to land transport achieved three maximum efficiency scores. In addition to evaluating the benchmark for the activities of lower efficiency score, the study also included improvements needed for other activities to achieve maximum efficiency. Finally, the central contribution of the article lies in the proposition of a multimodal analysis model.
  • Gestão de projetos em parcerias público-privadas: uma estrutura conceitual baseada em uma revisão sistemática da literatura Original Article

    Magalhães, Lucas; Figueiredo, Lucas Baraças; Jesus, Lucas Torres de

    Resumo em Português:

    Resumo: Apesar do crescente número de projetos de Parcerias Público-Privadas, os resultados têm apontado pouca eficácia e dificuldades em diversos aspectos da gestão de projetos. Este estudo realiza uma revisão sistemática de literatura, combinando análise bibliométrica e análise conteúdo para identificar quais os desafios na gestão desses projetos e técnicas para superá-los, destacando os fatores críticos de sucesso para gestão de projetos. Os resultados apontam que o número de pesquisas é crescente, mas ainda há falta de sistematização das ferramentas de gestão e ausência dos fatores críticos de sucesso ao longo da realização deste tipo de projeto. Este estudo propõe então uma sistematização desses elementos ao longo do ciclo do projeto, sendo subsídio para gestores de projetos visualizarem desafios e técnicas para aumentarem os resultados relacionados aos principais fatores de sucesso de cada etapa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Despite the increasing number of Public-Private Partnerships projects, the results have shown little effectiveness and difficulties in several aspects of project management. This study performs a systematic literature review combining bibliometric analysis and content analysis to identify the challenges in managing these projects and techniques to overcome them, highlighting the critical success factors for project management. The results indicate an increasing number of researches in the field, but there is still a lack of systematization of the management tools and absence of critical success factors during the accomplishment of this type of project. This study proposes a systematization of these elements throughout the project cycle, allowing project managers to visualize challenges and techniques to increase the results related to the main success factors of each stage.
  • Proposta de reestruturação de layout de túneis de congelamento contínuo de linguiças frescais Original Article

    Lermen, Fernando Henrique; Campos, Rubya Vieira de Mello; Coelho, Tânia Maria; Matias, Gustavo de Souza; Echeveste, Márcia Elisa Soares

    Resumo em Português:

    Resumo: As empresas enfrentam um mercado extremamente competitivo, diante deste cenário, para manterem-se ativas atingindo uma margem de lucro significativa é essencial reduzir os custos e o retrabalho. O presente estudo foi desenvolvido na Cooperativa Central Aurora Alimentos de Erechim – RS no setor de túneis e expedição. Os túneis de congelamento contínuo da empresa são responsáveis pelo maior gargalo do setor, atribui-se isso pela sua instabilidade, pois os produtos que são posicionados no trilho deveriam atingir a temperatura adequada de congelamento e normalmente não atingem, gerando assim retrabalho caso não obedeçam às normas estabelecidas para o setor. Sendo assim, o objetivo foi reestruturar o layout atual dos túneis de congelamento contínuo de linguiças, baseado nas análises de temperatura para avaliar a conformidade com a Normativa Interna SAI-151-00, propor um novo layout com gaiolas estáticas para os túneis, apresentar o orçamento dessa mudança e estimar um prazo para a quitação do mesmo. Foram utilizados os métodos de abordagem quantitativo e qualitativo. Quanto aos fins classifica-se como descritiva e metodológica, e quanto aos meios classifica-se como pesquisa de campo, bibliográfica e estudo de caso. Para a realização das análises de temperatura utilizou-se a metodologia de avaliação de conformidade de congelamento e para o desenvolvimento do novo layout utilizou-se a metodologia de projeto de layout em que também se desenvolveu uma análise orçamentária conforme metodologia descrita. Foi possível desenvolver uma proposta de um novo layout que poderá dobrar a capacidade dos túneis de congelamento e assim vir a atender todas as normas vigentes. Também se constatou por meio de uma análise orçamentária que em menos de sete dias de produção nos frescais, as despesas poderão quitadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Currently companies face a market extremely competitive, in this scenario, to achieve a significant profit margin, is essential to reduce costs and rework. This study was developed in the central food cooperative Aurora (Erechim- RS), in the continuous freezing tunnels, which are responsible for the biggest bottleneck of the company. The continuous freezing tunnels are very unstable, because the products are positioned on a rail, which can or cannot acquire the proper temperature for freezing, generating rework case do not meet the standards. Therefore, the objective was to restructure the current layout of continuous sausage freeze tunnels, based on temperature analyzes to evaluate compliance with the SAI-151-00 Internal Regulation, propose a new layout with static cages for the tunnels, present the budget for that change and to estimate a deadline to investment's payback. For this work were used approach methods qualitative and quantitative. As the purpose is classified as descriptive, methodological, and as to the means to be treated as field research, literature and case study. In order to perform the temperature analysis, the freezing conformity assessment methodology was used and the layout design methodology was used for the development of the new layout, in which a budget analysis was also developed according to the described methodology. With the completion of work was possible to developed a proposal for a new layout that will double capacity of freezing tunnels and meet all applicable standards. Also found through a budget analysis in less than five days of production in fresh pork the expenses will be paid off.
  • Principais desafios na identificação e mensuração dos custos indiretos em projetos: um estudo de múltiplos casos Original Article

    Faria, Bruno Cardoso; Vale, João Walter Saunders Pacheco do; Facin, Ana Lucia Figueiredo; de Carvalho, Marly Monteiro

    Resumo em Português:

    Resumo: Projetos apresentam custos diretos e indiretos, os diretos são facilmente identificados e quantificados, já os indiretos, são difíceis de controlar, por serem gerados em prol de mais de um projeto, e mesmo não estando diretamente ligados às atividades, influenciam no seu orçamento. Este estudo visa apresentar métodos de identificação de custos indiretos, analisar modelos de estimativa adotados para sua mensuração, e também analisar formas de apropriação de custos em diversos projetos. O método adotado foi a análise de múltiplos casos, em empresas dos ramos industrial, comercial e serviços. Foi constatado que projetos com maior detalhamento do escopo mostram menor dificuldade na identificação de custos indiretos, influenciando diretamente o método de estimativa adotado. A estimativa de custos indiretos é específica para cada empresa, e sua complexidade é definida pela quantidade de dados disponíveis. A apropriação de custos indiretos difere entre os casos, mas tem objetivos similares em sua incorporação nas horas diretas dos projetos. Destaca-se a importância do planejamento do projeto na identificação de custos indiretos, na escolha de métodos de mensuração, e também nas formas de custeio para o orçamento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Projects have direct and indirect costs; the direct ones are easily identified and quantified, the indirect ones are difficult to control, because they are generated in favor of more than one project, and even if they are not directly related to the activities, they influence their budget. This study aims to present indirect cost identification methods, analyze the estimation models adopted for its measurement, and also analyze ways of appropriating costs in several projects. The method adopted was the analysis of multiple cases in companies of the industrial, commercial and services sectors. It was verified that projects with greater detail of the scope show less difficulty in identifying indirect costs, directly influencing the method of estimation adopted. The estimate for indirect costs is specific to each company, and its complexity is defined by the volume of data available. The appropriation of indirect costs differs between cases, but has similar objectives in its incorporation in the direct hours of the projects. It is worth highlighting the importance of project planning in the identification of indirect costs, in the choice of measurement methods, and also in the forms of costing for the budget.
  • Aplicação de modelos de filas com abandono para análise de congestão em call centers Original Article

    Ferrari, Sidney Carlos; Morabito, Reinaldo

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo estuda e aplica sistemas de filas para Call Centers considerando a possibilidade de o cliente abandonar o sistema antes de ser servido, devido a sua impaciência na espera do atendimento. Os Call Centers são organizações de serviço que predominantemente servem os clientes via chamada telefônica e uma das principais preocupações nas suas gestões é oferecer serviço de qualidade com mínimo custo. A percepção da qualidade dos serviços oferecidos é manifestada pelo cliente, por exemplo, por meio do abandono da fila de espera. Neste trabalho mostra-se que modelos analíticos de fila com abandono M/M/c+G, com tempo de paciência representado por distribuições genéricas (particularmente distribuições mistas), são mais efetivos do que os modelos analíticos de fila com abandono M/M/c+M, com paciência Exponencial, comumente empregados para avaliar o problema de congestão em Call Centers e apoiar decisões de dimensionamento e operação nesses sistemas. Um estudo foi conduzido com dados extraídos do Call Center de um Banco localizado em Israel e os parâmetros e algumas medidas de desempenho são determinadas com esses dados. Essas medidas amostrais são comparadas com as mesmas medidas obtidas por meio dos modelos analíticos de fila M/M/c+M, e M/M/c+G considerados nesse estudo, que utilizam os parâmetros obtidos empiricamente e as distribuições mistas e não mistas baseadas na Exponencial e Lognormal para representar a paciência dos usuários. Utilizou-se, também, um modelo experimental de simulação discreta para explorar um cenário alternativo, mostrando o potencial do uso de abordagens baseadas em modelos analíticos com abandono para análise de Call Centers.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper studies and applies queueing systems to Call Centers regarding the possibility of customer abandonment from the system before being served due to their impatience in waiting for a service. Call Centers are service organizations that predominantly serve customers via phone calls. One of the main concerns in managing them is to provide quality service at a minimum cost. Noticing the quality of services offered is expressed by customers, for example by abandonment from the queue. This paper shows that the M/M/c+G analytical queueing models with abandonment, with patience time represented by generic distributions (particularly mixed distributions), are more effective than the M/M/c+M analytical queueing models with abandonment, with Exponential patience, commonly used to evaluate congestion problems in Call Centers and support sizing and operational decisions in these systems. We conducted a study using data extracted from a Bank Call Center located in Israel and the parameters and some performance measures are determined based on this data. These sampling measures are compared with the same measures achieved by the M/M/c+M and M/M/c+G analytical queueing models considered in this research, which use parameters obtained empirically and the mixed and non-mixed distributions based on Exponential and Lognormal to represent user patience. An experimental discrete simulation model was also used to explore an alternative scenario, showing the potential of using the approaches based on analytical models with abandonment for Call Center analysis.
  • Os desafios da gestão de projetos em pequenas e médias empresas: uma revisão de literatura apoiada em softwares de bibliometria e análise de conteúdo Original Article

    de Almeida Parizotto, Letícia; Tonso, Aldo; de Carvalho, Marly Monteiro

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste artigo é elaborar um panorama da literatura sobre Gestão de Projetos (GP) em Pequenas e Médias Empresas (PMEs) através da análise da evolução das publicações e principais temáticas entre 1996 e 2016 para motivar futuras pesquisas que auxiliem PMEs a usarem práticas de Gestão de Projetos de forma mais eficiente. O estudo foi conduzido por bibliometria associada à análise de conteúdo das publicações coletadas nas bases Web of Science e Scopus e no periódico International Journal of Project Management. Para tanto, os softwares VOSviewer, Nvivo, Minitab e Excel foram utilizados nas análises. A varredura de 235 publicações sobre Gestão de Projetos em PMEs permitiu traçar um panorama da literatura. Ademais, quatro categorias temáticas se destacaram: Práticas de Gestão de Projeto, Sistemas de Planejamento e Controle, Colaboração e Gestão de Conhecimento. Como características da gestão de projetos em PMEs, observa-se a necessidade de uma metodologia mais leve, flexível e orientada a pessoas. Adicionalmente, os resultados apontam que os principais desafios envolvem a falta de recursos e pessoal qualificado, além da alta rotatividade. Entretanto, superando essas questões, a GP pode beneficiar o crescimento e a inovação em PMEs. Portanto, o estudo apresenta um quadro conceitual de benefícios e desafios da gestão de projetos em PMEs, reduzindo a lacuna de pesquisa no tema. Além disso, são apresentadas recomendações para pesquisas futuras, principalmente no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The purpose of this paper is to design an overview about Project Management (PM) in Small and Medium-Sized Enterprises (SMEs) by analysing the evolution of publications and the main topics since 1996 to 2016 to motivate future research that helps SMEs to apply PM practices more efficiently. This study performed bibliometrics associated with content analysis of publications collected in scientific bases Web of Science and Scopus and in the periodic International Journal of Project Management. For that, the software VOSviewer, Nvivo, Minitab, and Excel were used in the analyses. The scan of 235 papers about Project Management in SMEs supported a literature overview. Furthermore, four thematic categories are highlighted: Project Management Practices, Planning and Control Systems, Collaboration, and Knowledge Management. Moreover, it was observed that SMEs requires a lighter PM methodology, focused on people and flexible. Besides that, the results show that the main challenges involve a lack of resources and qualified people and the high turnover. However, overcoming these issues, PM can benefit growth and innovation in SMEs. Therefore, this study presents a conceptual framework of benefits and challenges in Project Management in SMEs, reducing the research gap. Furthermore, recommendations for future research, mainly in Brazil, are given.
Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br