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Coexistência de marketing e operações e o sucesso da inovação

Resumo:

O presente estudo teve como objetivo investigar o impacto da coexistência de marketing e operações no desempenho em inovação de produtos, na indústria de embalagens plásticas flexíveis do Brasil. Para alcançar o objetivo proposto, o estudo ocorreu em duas etapas, uma exploratória e qualitativa e outra descritiva e quantitativa. Na primeira, foi definido e validado o construto para identificar o efeito da integração entre as funções na inovação e elaborado o instrumento de coleta de dados. Na segunda, procedeu-se a definição da população da pesquisa, a coleta de dados e a análise estatística dos resultados. Para mensurar a relação de coexistência entre marketing e operações, utilizou-se um construto teórico que investiga o nível de integração nas quatro fases do processo de desenvolvimento de novos produtos e o desempenho em inovação, considerando dimensões financeiras e não financeiras. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado e analisados estatisticamente por meio de regressão linear e correlações entre as variáveis. Os resultados evidenciaram que a integração entre as áreas tem impacto positivo e significativo no sucesso da inovação, indicando que os direcionadores para o alcance de um melhor desempenho encontram-se no compartilhamento de informações nos estágios iniciais e finais do processo de inovação em produtos. A verificação das percepções das duas áreas, isoladamente, indicou que a área de marketing não percebe a relação da integração entre as funções e a inovação, tornando-se essa uma das principais contribuições do estudo.

Palavras-chave:
Integração; Marketing; Operações; Desempenho em inovação

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