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AÇÕES AFIRMATIVAS E TRANSFORMAÇÕES NO CAMPO INTELECTUAL: UMA REFLEXÃO

AFFIRMATIVE ACTIONS AND TRANSFORMATIONS IN THE INTELLECTUAL FIELD: A REFLECTION

ACCIONES AFIRMATIVAS Y TRANSFORMACIONES EN EL CAMPO INTELECTUAL: UNA REFLEXIÓN

RESUMO

Ações afirmativas, na forma de cotas raciais, são utilizadas no Brasil há quase duas décadas, sobretudo no Ensino Superior. Este trabalho analisa uma das potencialidades pouco mencionadas dessas medidas: o adensamento das discussões sobre relações raciais e a formação de uma nova geração de intelectuais negros. A partir da periodização de 1950 até 1970, de 1980 até 2000 e de 2000 até o momento atual, foram analisados, com base em pesquisa bibliográfica e documental, processos e diálogos intergeracionais que levaram à formação de novos sujeitos negros, considerados em seu vínculo com o campo acadêmico, especificamente com as ciências sociais brasileiras (cuja literatura subsidiou este trabalho), assim como suas novas “narrativas de enfrentamento”, agenda de demandas e formas de organização.

Palavras-chave
Ação afirmativa; Intelectuais negros; Relações raciais; Ensino Superior

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