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MILITARIZAÇÃO DA GESTÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS: A EXCLUSÃO DA ATIVIDADE POLÍTICA DEMOCRÁTICA

MILITARIZATION OF THE MANAGEMENT OF PUBLIC SCHOOLS: THE EXCLUSION OF DEMOCRATIC POLITICAL ACTIVITY

MILITARIZACIÓN DE LA GESTIÓN DE LAS ESCUELAS PÚBLICAS: LA EXCLUSIÓN DE LA ACTIVIDAD POLÍTICA DEMOCRÁTICA

RESUMO

O presente artigo analisa novas demandas conservadoras articuladas nas políticas educacionais para a educação básica, focando no modo como essa articulação vem excluindo a atividade política democrática por meio de um discurso autoritário. Essa análise toma como referência a proposta do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, operando com a estratégia teórico-discursiva proposta por Laclau e Mouffe. São destacados na análise a lógica de gestão educacional defendida nesse Programa, como essa lógica é constituída e as razões pelas quais isso se dá. O artigo considera limitados os discursos firmados na normatividade e na afirmação de totalidades essencialistas para a contestação dessa nova dinâmica social suturada e com diferentes identidades políticas emergentes.

Palavras-chave
Militarização da educação; Gestão democrática; Teoria do discurso

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