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UNIVERSIDADE PARA ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA: DA PREPARAÇÃO ÀS BARREIRAS SOCIOCOGNITIVAS

UNIVERSITY FOR PUBLIC AND PRIVATE SCHOOL STUDENTS: FROM PREPARATION TO SOCIO-COGNITIVE BARRIERS

UNIVERSIDAD PARA ESTUDIANTES DE ESCUELAS PÚBLICAS Y PRIVADAS: DE LA PREPARACIÓN A LAS BARRERAS SOCIOCOGNITIVAS

RESUMO

Este artigo estuda a implicação pessoal e as representações sociais acerca da universidade para estudantes do Ensino Médio de escola pública e privada da cidade do Rio de Janeiro. A partir do instrumento com evocações livres e itens de Likert, foram realizados cálculos dos índices das evocações que sustentam a existência de representações sociais estruturadas. Na análise prototípica, futuro, estudo e responsabilidade aparecem como prováveis elementos centrais partilhados pelos subgrupos, porém termos que traduzem uma preparação para a universidade são exclusivos dos estudantes de escola particular. O pensamento social dos estudantes de escola pública cria um distanciamento sociocognitivo da universidade, com potencial de produzir uma barreira. Ao comparar esses subgrupos, a escala de implicação pessoal mostra diferença significativa na valorização da universidade pela família e pelos amigos.

Palavras-chave
Palavras-chaveRepresentações sociais; Implicação pessoal; Universidade; Ensino Médio

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