Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 70, Publicado: 2023
  • O escritor-intelectual Seção Tema Livre

    de Santa, Everton Vinicius

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto teve como objetivo discutir algumas inquietações sobre o processo de espetacularização do escritor-intelectual das letras, envolvido, cada vez mais, pelos recursos multimediáticos. Por vezes, os escritores-intelectuais das letras operam em favor de veículos de comunicação em que se procura disseminar sua obra crítica e teórica, ao mesmo tempo que buscam se colocar em evidência, ainda que inconscientemente, como forma de resistência aos tempos de polarização como o que vivemos. No cenário da sociedade digital contemporânea, há um novo (outro) papel assumido pelo escritor-intelectual das letras que tem dialogado com outro público, fora da academia, e cujas percepções sobre a literatura e a sociedade do presente têm permeado seus escritos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este texto tiene como objetivo discutir algunas inquietudes sobre el proceso de espectacularización del escritor-intelectual de las Letras, cada vez más involucrados por los recursos multimedia. En ocasiones, los escritores intelectuales de las Letras operan a favor de vehículos de comunicación en los que buscan difundir su trabajo crítico y teórico, al mismo tiempo que buscan ponerse en evidencia, aunque sea inconscientemente, como una forma de resistencia a tiempos de polarización, como los que vivimos. En el escenario de la sociedad digital contemporánea, hay un nuevo (otro) rol que asume el escritor intelectual literario que ha venido dialogando con otro público, fuera de la academia, y cuyas percepciones sobre la literatura y la sociedad del presente han permeado sus escritos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This text aimed to discuss some concerns about the process of spectacularization of the literary-intellectual writer, increasingly involved by multimedia resources. At times, intellectual writers of Letters operate in favor of communication vehicles in which they seek to disseminate their critical and theoretical work, while at the same time seeking to place themselves in evidence, albeit unconsciously, as a form of resistance to times of polarization such as the ones we live in today. In the scenario of contemporary digital society, there is a new (another) role assumed by the literary intellectual writer who has been dialoguing with another public, outside the academy, and whose perceptions about literature and the society of the present have permeated his writings.
  • Poesia em tempos de crise: uma leitura de Golpe: antologia-manifesto Seção Tema Livre

    de Paula, Marcelo Ferraz

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo parte da hipótese de que o panorama da poesia brasileira vem passando por transformações relevantes nos últimos anos, devidas, principalmente, ao impacto da crise política, econômica e social que marcou o passado recente do país. Eventos históricos como as jornadas de junho, em 2013, o conturbado processo de deposição de Dilma Rousseff, em 2016, e o triunfo eleitoral da extrema-direita, em 2018, tiveram ressonâncias no campo cultural, trazendo para a produção poética um anseio de participação ativa no debate público — interesse que parecia mitigado nas décadas anteriores. A discussão desse fenômeno particulariza-se neste trabalho por meio de uma leitura panorâmica da coletânea Golpe: antologia-manifesto, buscando considerar marcas relevantes da obra, como o trabalho coletivo, a ausência de um programa estético norteador e o caráter eminentemente testemunhal dos poemas do livro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo examina la hipótesis de que el panorama de la poesía brasileña viene experimentando transformaciones relevantes en los últimos años, principalmente debido al impacto de la crisis política, económica y social que marcó el pasado reciente del país. Acontecimientos históricos como las Jornadas de Junio, en 2013, el convulso proceso de destitución de Dilma Rousseff, en 2016, y el triunfo electoral de la extrema derecha, en 2018, tuvieron resonancias en el campo cultural, trayendo a la producción poética un deseo de participación en el debate público — un interés que parecía mitigado en décadas anteriores. La discusión de este fenómeno se particulariza en este trabajo a través de una lectura panorámica de Golpe: antología-manifiesto, buscando considerar marcas relevantes de la obra, como el trabajo colectivo, la ausencia de un programa estético orientador y el carácter eminentemente testimonial de los poemas del libro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article is based on the hypothesis that the panorama of Brazilian poetry has been undergoing relevant transformations in recent years, mainly due to the impact of the political, economic, and social crisis that marked the country’s recent past. Historical events such as the June Days, in 2013, the troubled process of Dilma Rousseff’s deposition, in 2016, and the electoral triumph of the far right, in 2018, had resonances in the cultural field, bringing to poetic production a desire of public participation — an interest that seemed mitigated in previous decades. The discussion of this phenomenon is particularized in this work through a panoramic reading of the collection Golpe: antologia-manifesto, seeking to consider relevant marks of the work, such as collective work, the absence of a guiding aesthetic program and the eminently testimonial marks of the poems in the book.
  • Revisitando a nós mesmos: os caminhos da ancestralidade e temporalidade na construção de uma literatura afrofuturista Seção Tema Livre

    Tszesnioski, Roberta Reis Bahia; Queluz, Gilson Leandro

    Resumo em Português:

    Resumo A escritora Luciene Marcelino Ernesto, mais conhecida como Lu Ain-Zaila, é, com Fábio Kabral, precursora da literatura afrofuturista no Brasil. Suas obras transitam pela ficção científica, mitologia e fantasia, mesclando-as com a vida da população preta no contexto urbano brasileiro. O afrofuturismo é um conceito, um movimento literário, cultural, estético e político que surge a partir do encontro entre tecnologia e ficção especulativa, tendo concebido a possibilidade um futuro negro. Esse movimento propõe-se a redirecionar nosso olhar para a História numa perspectiva afrocêntrica, em que mulheres e homens negros são protagonistas de suas narrativas, expressões, manifestações. Neste artigo, analisamos o conto “Ode à Laudelina” presente no livro Sankofia: breves histórias sobre afrofuturismo (Ernesto, 2018). Tal conto versa sobre universo das empregadas domésticas, mostrando a forma como esta força de trabalho foi explorada, sendo fruto de uma sociedade escravocrata e que buscou manter esta lógica ainda nos tempos atuais. Contudo, essas mulheres, com conhecimento e acesso aos seus direitos, conseguem se desvencilhar das amarras desse trabalho que buscou aliená-las. Outrossim, destacamos nesse conto o empoderamento da mulher negra, que se efetivará por meio da apresentação estética das personagens. Tais abordagens podem ser vistas sob a perspectiva do afrofuturismo, uma vez que tal movimento transita entre os tempos passado, presente e futuro, dialogando com a ideia de ancestralidade, o que é demonstrado no conto.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La escritora Luciene Marcelino Ernesto, más conocida como Lu Ain-Zaila, es, junto con Fábio Kabral, precursora de la literatura afrofuturista en Brasil. Sus narrativas se basan en la ciencia ficción, la mitología y la fantasía, mezclándolas con la vida de la población negra en el contexto urbano brasileño. El afrofuturismo es un concepto, un movimiento literario, cultural, estético y político que surge del encuentro entre la tecnología y la ficción especulativa, habiéndose concebido la posibilidad de un futuro negro. Ese movimiento propone redirigir nuestra mirada a la Historia desde una perspectiva afrocéntrica, donde hombres y mujeres negros sean protagonistas de sus narrativas, expresiones, manifestaciones. En este artículo analizaremos el cuento “Ode à Laudelina”, presente en el libro Sankofia: relatos breves sobre el afrofuturismo (Ernesto, 2018). Tal relato trata sobre el universo de las sirvientas domésticas, mostrando cómo esta mano de obra fue explotada, siendo el resultado de una sociedad esclavista que buscó mantener esa lógica aún hoy. Sin embargo, estas mujeres, con conocimiento y acceso a sus derechos, logran liberarse de las ataduras de este trabajo que pretendía alienarlas. Además, también destacamos en esta historia el empoderamiento de la mujer negra, que se concretará a través de la presentación estética de los personajes. Dichos planteamientos pueden ser vistos desde la perspectiva del afrofuturismo, ya que tal movimiento transita entre el pasado, el presente y el futuro, dialogando con la idea de ascendencia, que será demostrada en el cuento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The writer Luciene Marcelino Ernesto, known as Lu Ain-Zaila is, along with Fábio Kabral, a precursor of Afrofuturist literature in Brazil. Their narratives are based on science fiction, mythology, and fantasy, intertwining them with the lives of the black population in the Brazilian urban context. Afrofuturism is a concept, a literary, cultural, aesthetic, and political movement that arises from the encounter between technology and speculative fiction, having conceived the possibility of a black future. This movement proposes to redirect our gaze to History from an Afrocentric perspective, where black men and women are protagonists of their narratives, expressions, manifestations. This article brought an analysis on the short story “Ode à Laudelina”, from the book Sankofia: brief stories about Afrofuturism (Ernesto, 2018). This short story deals with the universe of maids, showing how this workforce was exploited as a result of a slave-owning society which sought to maintain this logic even today. However, these women, with knowledge and access to their rights, are able to break free from the shackles of this work that sought to alienate them. Furthermore, the story of black women empowerment is also highlighted, which is effected through the aesthetic presentation of the characters. Such approaches can be seen from the perspective of Afrofuturism, since such a movement transits between the past, present, and future, dialoguing with the idea of ancestry, which is demonstrated in the short story.
  • Marcadas pela resistência: os casos das livrarias Jinkings (PA) e Palmarinca (RS) Seção Tema Livre

    Mollo, Lúcia Tormin

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo teve como objetivo analisar o papel de duas livrarias que funcionaram durante a ditadura militar brasileira (1964–1985) e se tornaram pontos de resistência contra o regime autoritário. A Jinkings foi criada por Raimundo Jinkings, em Belém (PA), em 1965, e fechou 45 anos mais tarde. O livreiro era um sindicalista ativo e conhecido no meio político pela sua posição de esquerda e transferiu esse capital simbólico para a livraria. Longe dali, a cerca de quatro mil quilômetros, Rui Gonçalves abriu a Palmarinca, que funcionou entre 1972 e 2020, em Porto Alegre (RS). O local marcou a história da cidade como um espaço onde se encontravam obras marxistas indisponíveis em outras livrarias da região. Era frequentado por estudantes, professores e políticos que compartilhavam das mesmas convicções políticas. O estudo mostrou como cada livraria se utilizou de um “repertório”, conceito entendido com base no pensamento de Itamar Even-Zohar, para manter o comércio de livros sem prejudicar a sua identificação política, além de atuar como fator ativo de oposição contra o regime militar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo pretende analizar el papel de dos librerías que funcionaron durante la dictadura militar brasileña (1964-1985) y se convirtieron en puntos de resistencia contra el régimen autoritario. Jinkins fue fundada por Raimundo Jinkings en Belém, Pará, en 1965, y cerró 45 años después. El librero era un sindicalista activo y conocido en los círculos políticos por su postura de izquierdas, y transfirió este capital simbólico a la librería. Lejos, a unos cuatro mil kilómetros de distancia, en Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Rui Gonçalves abrió Palmarinca, que funcionó entre 1972 y 2020. La librería marcó la historia de la ciudad como espacio donde se podían encontrar obras marxistas no disponibles en otras librerías de la región, además de ser frecuentado por estudiantes, profesores y políticos que compartían las mismas convicciones políticas. El estudio mostró cómo cada librería hacía uso de un “repertorio”, concepto de Itamar Even-Zohar, para mantener el comercio de libros sin dañar su identificación política, además de actuar como factor activo de oposición contra el régimen militar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this article was to analyze the role of two bookstores that operated during the Brazilian military dictatorship (1964-1985) and became points of resistance against the authoritarian regime. Jinkins was created by Raimundo Jinkings, in Belém, Pará, in 1965, and closed 45 years later. The bookseller was already an active unionist and known in the political scene for his leftist stance, and he transferred this symbolic capital to the bookstore. In Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Rui Gonçalves opened Palmarinca, which operated from 1972 to 2020. The bookstore marked the history of the city as a space where readers could find Marxist works unavailable in other stores in the region. It was frequented by students, professors, and politicians who shared the same political convictions. The study showed how each bookstore used a “repertoire” — a concept of Itamar Even-Zohar — to maintain the commerce of books without damaging its political identification, in addition to serving as an active factor of opposition against the military regime.
  • Crítica literária negra: o estado da questão Seção Tema Livre

    Santos, James Rios de Oliveira; Vale, Rosiney Aparecida Lopes do

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo é fruto das reflexões balizadas no âmbito dos estudos da literatura afro-brasileira e de seus quantos e possíveis desdobramentos. A produção e a circulação de romances, contos, poesias e crônicas com temáticas negras são uma realidade cada vez mais visível no campo literário brasileiro; e têm ensejado, numa relação de causa e efeito, a produção crítica sobre essa nova vertente da literatura brasileira. Objetivou-se, com este estudo, apresentar, ainda que de forma sumária, o estado da questão de uma crítica que tem ocupado, especificamente, de um corpus literário afro-centrado. Na mesma direção, intenta-se, ainda, demonstrar o modo como ela foi e tem sido gestada num fecundo e complexo campo de reflexões e tensões situadas, sobretudo, na esfera universitária. Para tanto, são evocadas, nesta discussão, as considerações críticas de Regina Dalcastagnè (2008; 2012), Conceição Evaristo (2009), Luiz Silva (2010), David Brookshaw (2012), Thomas Bonicci (2012), Eduardo de Assis Duarte (2014), entre outros pesquisadores que se debruçam sobre o assunto. O estudo conclui que a crítica literária negra é uma realidade no campo literário nacional que tem trazido contributos significativos para uma leitura conjecturada das produções afro-brasileiras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo es el resultado de reflexiones basadas en estudios de la literatura afrobrasileña y sus múltiples y posibles desarrollos. La producción y circulación de novelas, cuentos, poesías y crónicas de temática negra son una realidad cada vez más visible en el campo literario brasileño; y han dado lugar, en una relación de causa y efecto, a la producción crítica sobre este nuevo aspecto de la literatura brasileña. El objetivo de este estudio fue presentar, aunque de forma resumida, el estado de la cuestión de una crítica que se ha centrado específicamente en un corpus literario afrocentrado. En la misma dirección, también se pretende evidenciar la forma en que se gestó y se ha gestionado en un campo fértil y complejo de reflexiones y tensiones situado, sobre todo, en el ámbito universitario. Para ello, esta discusión evoca las consideraciones críticas de Regina Dalcastagnè (2008; 2012), Conceição Evaristo (2009), Luiz Silva (2010), David Brookshaw (2012), Thomas Bonicci (2012), Eduardo de Assis Duarte (2014), entre otros investigadores que estudian el tema. El estudio concluye que la crítica literaria negra es una realidad en el campo literario nacional que ha traído aportes significativos para una lectura conjeturada de las producciones afrobrasileñas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is the result of reflections based on studies of Afro-Brazilian literature and its many and possible developments. The production and circulation of novels, short stories, poetry, and chronicles with black themes are an increasingly visible reality in the Brazilian literary field; and have given rise, in a cause-and-effect relationship, to critical production on this new aspect of Brazilian literature. The objective of this study was to present, albeit in a summary form, the state of the question of a critique that has specifically focused on an Afro-centered literary corpus. In the same direction, it is also intended to demonstrate the way in which it was and has been managed in a fertile and complex field of reflections and tensions located, above all, in the university sphere. To this end, this discussion evokes the critical considerations of Regina Dalcastagnè (2008; 2012), Conceição Evaristo (2009), Luiz Silva (2010), David Brookshaw (2012), Thomas Bonicci (2012), Eduardo de Assis Duarte (2014), among other researchers who study the subject. The study concludes that black literary criticism is a reality in the national literary field that has brought significant contributions to a conjectured reading of Afro-Brazilian productions.
  • Toda via,: os cortes de Michele Santos — a mulher, periferia, a poesia Seção Tema Livre

    Ireno, Rafael da Cruz

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo lê o livro Toda via, (2015), de Michele Santos, em três movimentos essencialmente: em primeiro lugar, faz a apresentação da coleção de poemas que marca a estreia da escritora e agente cultural do extremo da zona sul de São Paulo, ressaltando as principais linhas de força de sua escrita. Em seguida, tentamos compreender seu estilo em diálogo com as questões da literatura periférica. Na última parte, realizamos uma análise interpretativa dos poemas, na qual observamos os recursos estéticos usados para, entre outras coisas, refletir a linguagem e seus limites, o que se liga intrinsicamente, no caso de Michele Santos, a ter consciência de ser mulher no mundo a partir da periferia.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo pretende leer el libro Toda via, (2015) de Michele Santos, en tres movimientos esencialmente: en primer lugar, la presentación del libro que marca el debut de esta escritora e importante agente cultural de la zona extremo sur de São Paulo, destacando las principales líneas de su escritura. A continuación, tratamos de comprender su estilo en diálogo con las cuestiones de la literatura periférica. En la última parte, se realizó un análisis interpretativo de los poemas, en el que queremos observar los recursos estéticos utilizados, entre otras cosas, para reflejar el lenguaje y sus límites, lo cual está intrínsecamente ligado, en el caso de Michele Santos, a tener conciencia de ser mujer en el mundo desde la periferia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article intended to read the book Toda via, (2015) by Michele Santos, in three acts: the first one is the presentation of a collection of poems, which marks the debut of the writer and important cultural agent of the extreme south zone of São Paulo, highlighting the main lines of her writing. Next, we will try to understand her style in dialogue with the issues of peripheral literature. In the last part, an interpretative analysis of the poems will be performed, which was aimed to observe the aesthetic resources used by this poet, to, among other things, reflect on language and its limits, which is intrinsically linked, in the case of Michele Santos, to having the awareness of being a woman in the world from the periphery.
  • Devir-terra na literatura de ficção visionária de Jota Mombaça Seção Tema Livre

    Viana, Wes; Lima, Ana Maria Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Partimos do território contestado da literatura brasileira contemporânea (Dalcastagnè, 2012), caracterizado por um apagamento histórico de mulheres escritoras, principalmente mulheres negras, para abordar um agravante nessas discussões: a invisibilidade de escritoras trans, travestis e não binárias na contemporaneidade da literatura brasileira. Diante desse problema, o nosso objetivo é cartografar o devir-terra na literatura de ficção visionária de Jota Mombaça (2021). E, para isso, dividimos este artigo em três momentos. No primeiro, apresentamos o conceito “ficção visionária”, da escritora Walidah Imarisha (2016). No segundo, apresentamos o conceito “mundo ordenado”, da escritora Denise Ferreira da Silva (2019). E no terceiro momento, analisamos o movimento de transição à terra, da escritora Jota Mombaça, a partir de dois capítulos do livro Não vão nos matar agora (Mombaça, 2021). Essa análise está entrelaçada com o conceito de “devir”, no texto “A literatura e a vida” (Deleuze, 1997). Baseada nessas discussões, a nossa hipótese é que a literatura de ficção visionária de Jota Mombaça anuncia às minorias que virão uma revolução molecular, com vista à descolonização do mundo colonial, capitalista e neoliberal; o fim do mundo como conhecemos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Partimos del territorio disputado de la literatura brasileña contemporánea (Dalcastagnè, 2012), caracterizado por un borrado histórico de escritoras, principalmente negras, para abordar un factor agravante de estas discusiones: la invisibilidad de las escritoras trans, travestis y no binarias en la literatura brasileña contemporánea. Frente a esta problemática, nuestro objetivo es mapear el devenir-tierra en la literatura de ficción visionaria de Jota Mombaça (2021). Y, para ello, hemos dividido este artículo en tres momentos. En el primero, presentamos el concepto “ficción visionaria”, de la escritora Walidah Imarisha (2016). En el segundo, presentamos el concepto “mundo ordenado”, de la escritora Denise Ferreira da Silva (2019). Y en el tercer momento, analizamos el movimiento de transición a la tierra, de la escritora Jota Mombaça, a partir de dos capítulos del libro Ahora no nos matarán (Mombaça, 2021). Este análisis se entrelaza con el concepto de “devenir”, en el texto Literatura y vida (Deleuze, 1997). A partir de estas discusiones, nuestra hipótesis es que la literatura de ficción visionaria de Jota Mombaça anuncia a las minorías que llegará una revolución molecular, con miras a la descolonización del mundo colonial, capitalista y neoliberal, el fin del mundo tal como lo conocemos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We start from the contested territory of contemporary Brazilian literature (Dalcastagnè, 2012), characterized by a historical erasure of women writers, mainly black women, to address an aggravating factor in these discussions: the invisibility of trans, travestis and non-binary writers in contemporary Brazilian literature. Faced with this problem, our objective is to map the becoming-earth in the visionary fiction literature of Jota Mombaça (2021). And, to this end, we have divided this article into three moments. In the first, we present the concept “visionary fiction”, by writer Walidah Imarisha (2016). In the second, we present the concept “ordered world”, by writer Denise Ferreira da Silva (2019). And in the third moment, we analyze the movement of transition to the ground, by the writer Jota Mombaça, based on two chapters of the book They won’t kill us now (Mombaça, 2021). This analysis is intertwined with the concept of “becoming”, in the text Literature and Life (Deleuze, 1997). Based on these discussions, our hypothesis is that Jota Mombaça’s visionary fiction literature announces to minorities that a molecular revolution will come, with a view to the decolonization of the colonial, capitalist and neoliberal world, the end of the world as we know it.
  • O amor lésbico e o silêncio na poesia de Mar Becker Seção Tema Livre

    Finguermann e Fernandes, Sofia

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo propôs uma investigação de dois poemas que compõem a seção “Lesbos”, da obra A mulher submersa (2020), de Mar Becker. Com base em uma análise do plano de expressão, do plano de conteúdo e de suas intersecções, buscamos observar os efeitos de sentido desses textos a fim de refletir sobre o protagonismo lésbico na literatura brasileira contemporânea de autoria feminina. Para trazer o amor lésbico para o centro dos estudos literários, objetivamos valorizar produções que trabalhem na literatura brasileira o protagonismo da mulher lésbica e uma representação livre de censuras, tabus ou estereótipos. Enfatizamos especialmente a ressignificação do silêncio: ainda que, historicamente, mulheres tenham amado umas às outras em silêncio por coerções sociais, Becker trabalha esse silêncio como aquele que só se faz possível no conforto entre duas iguais que se reconhecem; enquanto um amor que não precisa de estatuto, de jurisdição nem do amparo do discurso dominante para legitimá-lo; que sobrevive mesmo que o tentem empurrar para os rodapés da história; que se faz compreender sem precisar explicá-lo. Conforme a autora (Becker, 2020), “depende de tantas palavras o amor de um homem/por uma mulher/mas uma mulher ama a outra em silêncio”.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio propone una investigación de dos poemas que componen la sección “Lesbos”, de la obra A mulher submersa (2020), de Mar Becker. A partir del análisis del plano de expresión, del plano de contenido y de sus intersecciones, buscamos observar los efectos de sentido de estos textos, para reflexionar sobre el protagonismo lésbico en la literatura brasileña contemporánea de autoría femenina. Para llevar el amor lésbico al centro de los estudios literarios, pretendemos valorar las producciones que trabajan el protagonismo de la mujer lesbiana en la literatura brasileña y una representación libre de censura, tabúes o estereotipos. Destacamos, en particular, la resignificación del silencio: si bien, históricamente, las mujeres se han amado en silencio debido a la coacción social, Becker trabaja este silencio como uno que sólo es posible en la comodidad entre dos iguales que se reconocen; como un amor que no necesita estatus, jurisdicción o el apoyo del discurso dominante para legitimarse; que sobrevive aunque intenten empujarlo a las notas a pie de página de la historia; que se hace entender sin necesidad de explicarlo. Según el autor (Becker, 2020), “depende de tantas palabras el amor de un hombre/por una mujer/pero una mujer ama a otra en silencio”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper proposes an investigation of two poems that make up the section “Lesbos”, from the work A mulher submersa (2020), by Mar Becker. From an analysis of the expression plane, content plane and their intersections, the effects of meaning of these texts are observed, to reflect on lesbian protagonism in contemporary Brazilian literature of female authorship. To bring the lesbian love to the center of literary studies, this study aimed to value productions that focus on the role of lesbian women in Brazilian literature and a representation free of censorship, taboos or stereotypes. The re-signification of silence, in particular, is emphasized: even though, historically, women have loved each other in silence due to social coercion, Becker works this silence as one that is only possible in the comfort between two equals who recognize each other; as a love that does not need status, jurisdiction or the support of the dominant discourse to legitimize it; that survives even if they try to push it to the footnotes of history; that can be understood without the need for explanations. According to the author (Becker, 2020, translated by the author), “the love of a man/for a woman depends on so many words/but a woman loves another in silence”.
  • Entre poéticas e escrevivências para a infância: o projeto literário negro-feminino na cena literária brasileira contemporânea Seção Tema Livre

    Sousa, Rayron Lennon Costa; Carvalho, Diógenes Buenos Aires de

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo busca ressaltar a importância da literatura infantil negro-brasileira de autoria feminina, destacando sua poética insubmissa. Para tanto, fez-se necessário investigar a autoria e como ela apresenta suas obras do ponto de vista da crítica social. Assim, compreendeu-se que os projetos literários de Kiusam de Oliveira e Cidinha da Silva se fazem extremamente necessários para uma educação antirracista e antissexista, o que se dá em diálogo com as epistemologias decoloniais que centralizam o/a negro/a na cena literária como protagonista. Com base em um trabalho com as questões étnico-raciais e de autoria atravessadas pela interseccionalidade entre raça, classe e gênero, Kuami e O mundo no black power de Tayó contribuem para uma guinada subjetiva capaz de demonstrar as potencialidades dessa literatura.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo busca resaltar la importancia de la literatura infantil negra-brasileña de autoría femenina, destacando su poética insumisa. Así, fue necesario investigar la autoría y cómo se presentan sus obras desde el punto de vista de la crítica social. Así, se entendió que los proyectos literarios de Kiusam de Oliveira y Cidinha da Silva son necesarios para una educación antirracista y antisexista, que ocurre en diálogo con las epistemologías decoloniales que centran la persona negra como protagonista en la escena literaria. A partir de un trabajo con cuestiones étnico-raciales y de autoría atravesada por la interseccionalidad entre raza, clase y género, Kuami y O mundo no black power de Tayó contribuyen para a un giro subjetivo capaz de demostrar el potencial de esta literatura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article seeks to emphasize the importance of black-Brazilian children’s literature by female authorship, highlighting its unsubmissive poetics. Therefore, it was necessary to investigate authorship and how it presents its works from the point of view of social criticism. It was understood that the literary projects of Kiusam de Oliveira and Cidinha da Silva are extremely necessary for an anti-racist and anti-sexist education, which takes place in dialogue with the decolonial epistemologies that centralize black people in the literary scene, as protagonist. Based on a work with ethnic-racial issues and authorship crossed by the intersectionality between race, class, and gender, Kuami and O mundo no black power de Tayó contribute to a subjective shift capable of demonstrating the potential of this type of literature.
  • Comovida como o diabo: a poesia )im(publicável de Juliana Sankofa Seção Tema Livre

    Dutra, Paulo

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta uma leitura da poesia da autora afro-brasileira Juliana Sankofa (2019) concentrando-se em seu ebook Comovida como o diabo. Como ferramenta principal de análise emprega-se o conceito de “Signifying” desenvolvido por Henry Louis Gates Jr. a partir das práticas vernaculares afro-americanas. Demonstra-se, assim, como dita poesia, que não goza de prestígio nos, e acesso aos, círculos privilegiados do mercado editorial, além de apresentar conexões específicas com a produção poética na diáspora africana, dialoga com a questão e situação afrodescendente dentro da sociedade e do cânone literário brasileiro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo presenta una lectura de la poesía de la autora afrobrasileña Juliana Sankofa (2019), centrándose en su libro electrónico Comovida como o diabo. Como principal herramienta de análisis se utiliza el concepto de “Signifying” desarrollado por Henry Louis Gates Jr., basado en las prácticas vernáculas afroamericanas. Se demuestra cómo dicha poesía, que no goza de prestigio ni acceso a los círculos privilegiados del mercado editorial, además de presentar conexiones específicas con la producción poética de la diáspora africana, dialoga con la problemática y la situación de los afrodescendientes dentro de la sociedad y del canon literario brasileño.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article introduces a reading of the poetry of the Afro-Brazilian author Juliana Sankofa (2019), whose works do not have access to privileged circles of the mainstream publishers. Focusing on her self-published e-book Comovida como o diabo and applying the concept of “Signifying” developed by Henry Louis Gates Jr. based on Afro-American vernacular practices as the main analytical tool, I demonstrate how such poetry not only dialogues with the issue and situation of Afro-descendants within society and the Brazilian literary canon but also presents specific connections with poetic production in the African diaspora.
  • Me escreve, eu preciso. Resenha de Amor mais que maiúsculo: cartas da Luiz Augusto, de Ana Cristina Cesar Resenha

    Lopez, Talissa Ancona; Siscar, Marcos

    Resumo em Português:

    Resumo Esta resenha de Amor mais que maiúsculo: cartas a Luiz Augusto busca traçar e discorrer sobre três aspectos da escrita epistolar de Ana Cristina Cesar que fazem eco à sua poesia: o plurilinguismo, o amor à resposta e a metalinguagem. Nas cartas contidas nessa edição (Companhia das Letras, 2022), podemos ver não apenas a correspondência da jovem Ana, mas também desenhos de sua escrita e de seu estilo que passam a tomar forma. Trata-se de uma leitura que privilegia o aspecto da escrita ao invés do conteúdo biográfico presente nas cartas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta reseña de Amor mais que maiúsculo -- cartas a Luiz Augusto busca rastrear y discutir tres aspectos de la escritura epistolar de Ana Cristina Cesar que hacen eco de su poesía: el plurilingüismo, el amor a la respuesta y el metalenguaje. En las cartas contenidas en esta edición (Companhia das Letras, 2022), podemos ver no solo la correspondencia de la joven Ana, sino también dibujos de su escritura y estilo que comienzan a tomar forma. Es una lectura que privilegia el aspecto de escritura más que el contenido biográfico presente en las cartas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This review of Amor mais que maiúsculo -- cartas a Luiz Augusto seeks to trace and discuss three aspects of Ana Cristina Cesar's epistolary writing that echo her poetry: plurilingualism, love of response, and metalanguage. In the letters in this edition (Companhia das Letras, 2022), one can see not only the correspondence of a young Ana, but also drafts of her writing and style that begin to take shape. It is a reading that favors the aspect of writing rather than the biographical content present in the letters.
  • Diorama, de Carol Bensimon Resenhas

    Dusse, Fernanda
  • ERRATA Errata

Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com