Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 69, Publicado: 2023
  • Ocupando espaços: legitimação de escritoras brasileiras contemporâneas Dossiê: Ocupando Espaços: Legitimação De Escritoras Brasileiras Contemporâneas - Apresentação

    Rodrigues, Cecília Paiva Ximenes; Lira, Cristiane; Bezerra, Lígia
  • Perspectivas femininas contemporâneas sobre o autoritarismo da ditadura militar: tempo e espaço em Liniane Brum, Luciana Hidalgo e Maria Valéria Rezende Dossiê: Ocupando Espaços: Legitimação De Escritoras Brasileiras Contemporâneas - Artigo

    Andrade, Patrícia Helena Baialuna de

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tem como objetivo analisar a contribuição de escritas femininas na contemporaneidade para o escopo da literatura sobre a ditadura militar no Brasil. Por meio de uma breve análise de Antes do passado: o silêncio que vem do Araguaia (2012), de Liniane Haag Brum, Rio-Paris-Rio (2016), de Luciana Hidalgo, e Outros cantos (2016), de Maria Valéria Rezende, diferentes vertentes da contemporaneidade literária brasileira são discutidas em suas distintas formas de representar o período ditatorial. Apesar de tal diversidade de estilos, apontamos para os deslocamentos espaçotemporais na composição narrativa como ponto de convergência entre as três publicações, sua relação com a perspectiva narrativa (feminina) e sua compreensão do contexto histórico e social em questão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar la contribución de la escritura femenina contemporánea al ámbito de la literatura sobre la dictadura militar en Brasil. A través de un breve análisis de Antes do passado: o silêncio que vem do Araguaia (2012) de Liliane Haag Brum, Rio-Paris-Rio (2016) de Luciana Hidalgo y Outros cantos (2016) de Maria Valéria Rezende, se discute la literatura contemporánea brasileña en sus diferentes formas de representar el período dictatorial. A pesar de tal diversidad de estilos, señalamos los desplazamientos espaciotemporales en la composición narrativa como punto de convergencia entre las tres publicaciones, y su relación con la perspectiva narrativa (femenina) y su comprensión del contexto histórico y social en cuestión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to analyze the contribution of contemporary female writing to the scope of literature on the Brazilian military dictatorship. Through a brief analysis of Antes do passado: o silêncio que vem do Araguaia (2012) by Liliane Haag Brum, Rio-Paris-Rio (2016) by Luciana Hidalgo, and Outros cantos (2016) by Maria Valéria Rezende, different aspects of contemporary Brazilian literature are discussed in their distinctive ways of representing the dictatorial period. Despite such diversity of styles, the spatio-temporal displacements in the narrative composition are appointed as a point of convergence between the three publications, and their relationship with the (female) narrative perspectives and their understanding of the historical and social contexts in question.
  • Memórias que urgem nossa (re)existência: Eu sou macuxi e outras histórias de Julie Dorrico Dossiê: Ocupando Espaços: Legitimação De Escritoras Brasileiras Contemporâneas - Artigo

    Félix, Regina R.

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio examina o livro Eu sou macuxi e outras histórias de Julie Dorrico como uma auto-história de sobrevivência inserida nos atuais estudos literários dos povos originários que crescem a partir dos anos 1980 e 1990, propiciados pela resistência indígena que confronta o poder do Estado brasileiro, mais assiduamente desde os anos 1970. A ficção de Dorrico é também considerada no âmbito tanto da produção da forte tradição intelectual e filosófica indígena atual, progressivamente mais visível, presente e empoderada, como também de seus próprios artigos como pesquisadora e doutora em teoria literária. O ensaio mostra que a narrativa poética de seu livro toca em questões político-culturais ligadas aos campos de produção cultural e literário brasileiros, bem como demonstra afinidade com metodologias teóricas das pesquisas indígenas no território americano como um todo. Mostra que o trabalho intelectual de Dorrico é indissociável da prática de resistência política e, portanto, cultural e socialmente vital para todos os povos originários americanos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este ensayo examina el libro Eu sou macuxi e outras histórias de Julie Dorrico como auto-historia de sobrevivencia insertado en los estudios literarios actuales de indígenas que crecen a partir de las décadas de 1980 y 1990, propiciadas por la resistencia indígena que enfrenta el poder del Estado brasileño, más asiduamente desde la década de 1970. La ficción de Dorrico también se considera dentro del alcance tanto de la producción de fuertes tradiciones intelectuales y filosóficas indígenas actuales, cada vez más visibles, prΔesentes y empoderadas, como de sus propios artículos como investigadora y doctora en teoría literaria. El ensayo muestra que la narrativa poética de su libro toca cuestiones político-culturales vinculadas a los campos de la producción cultural y literaria brasileña, además de demostrar afinidad con metodologías teóricas de investigación indígena en el conjunto del territorio americano. Muestra que la obra intelectual de Dorrico es inseparable de la práctica de la resistencia política y, por tanto, cultural y socialmente vital para todos los pueblos originarios americanos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay examines the book Eu sou macuxi e outras histórias by Julie Dorrico as self-history of survival inserted into current literary studies of indigenous peoples which grew between the 1980s and 1990s, allowed by the indigenous resistance that confronted the power of the Brazilian State, more assiduously since the 1970s. Dorrico's fiction is also considered within the scope of both the production of strong current indigenous intellectual and philosophical traditions, progressively more visible, present, and empowered, as well as her own articles as a researcher and Ph.D. in literary theory. The essay shows that the poetic narrative of her book touches on political-cultural issues linked to the fields of Brazilian cultural and literary production, as well as demonstrates affinity with theoretical methodologies of indigenous research in the American territory as a whole. It shows that Dorrico's intellectual work is inseparable from the practice of political resistance and, therefore, culturally and socially vital for all American native peoples.
  • “Refazendo cabeças”: a valorização da negritude nos contos de Cristiane Sobral Dossiê: Ocupando Espaços: Legitimação De Escritoras Brasileiras Contemporâneas - Artigo

    Jones, Jordan B.

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta uma análise de quatro contos da autora negro-brasileira Cristiane Sobral: “Cauterização” (2009) e três contos publicados na coletânea Pretos em contos – volume 2 (2021). Ao longo do artigo, citamos trechos de uma entrevista que realizamos com Sobral em 2019 para iluminar sua obra e para apresentar a autora como modelo para processos colaborativos de escrita e de atuação no campo literário. Nesses contos, Sobral visa fomentar a valorização da negritude por leitores negros e não negros, muitas vezes por meio da representação de crises externas e internas pelas quais passam seus protagonistas. Nos textos podem ser vistas várias tentativas de “refazer a cabeça” dos leitores — isto é, de cultivar uma consciência negro-brasileira nas pessoas de variadas identidades raciais. Sobral mostra como isto será de benefício a toda a sociedade, e não apenas aos negro-brasileiros. Consideramos que, por meio desses textos, Sobral pretende provocar nos leitores uma crise de consciência e de identidade capaz de levá-los a uma nova compreensão de si, do mundo atual e dos mundos possíveis. Terminamos comentando a recepção das obras de Sobral e sua importância no movimento literário atual, no esforço de legitimar escritoras e mulheres negras no Brasil de hoje.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo presenta un análisis de cuatro cuentos de la autora negro-brasileña Cristiane Sobral: “Cauterização” (2009) y tres de sus cuentos publicados en la colección Pretos em contos – volume 2 (2021). A lo largo del artículo, citamos extractos de una entrevista que hicimos con Sobral en 2019 para iluminar su trabajo y presentar a Sobral como un modelo para los procesos colaborativos de escritura y actuación en el campo literario. En estos cuentos, Sobral pretende promover la valorización de la negritud por lectores negros y no negros, a menudo a través de la representación de las crisis externas e internas por las que pasan sus protagonistas. En estos textos, se pueden ver varios intentos de “rehacer las mentes” de los lectores – o sea, de cultivar una consciencia negro-brasileña en personas de variadas identidades raciales. Sobral muestra cómo esto beneficiará a la sociedad en su conjunto, no solo a los brasileños negros. Consideramos que, a través de estos textos, Sobral pretende provocar en los lectores una crisis de conciencia e identidad capaz de conducirlos a una nueva comprensión de sí mismos, del mundo actual y de los mundos posibles. Terminamos comentando la recepción de las obras de Sobral y su importancia en el movimiento literario actual en el esfuerzo por legitimar a las escritoras negras en Brasil hoy en día.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article undertakes an analysis of four short stories by black Brazilian author Cristiane Sobral: “Cauterização” (2009) and three short stories published in the collection Pretos em contos – volume 2 (2021). Throughout the article, we cite portions of our 2019 interview with Sobral to illuminate her work and to present her as a model for processes of collaborative writing and action in the field of literature. In the stories, Sobral aims to promote a deeper appreciation of blackness in the minds of black and non-black readers, often through portrayals of internal and external crises the protagonists go through. These texts contain many attempts to reconfigure the minds of readers—to cultivate a black Brazilian consciousness in people of various racial identities. Sobral shows how this will benefit all of society, and not just black Brazilians. The article argues that, through her texts, Sobral intends to provoke in readers a crisis of conscience and identity capable of moving them to new understandings of themselves, of the world today, and of possible worlds. The article ends by commenting on the reception of Sobral's works and her importance in the current literary movement, in efforts to legitimize black women and black women writers in modern-day Brazil.
  • Narrativas contestadas: representação feminina afro-brasileira em Maréia, de Miriam Alves Dossiê: Ocupando Espaços: Legitimação De Escritoras Brasileiras Contemporâneas - Artigo

    Schiffler, Michele Freire; Fernandes, Mônica Alves

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo objetiva discutir a representação da mulher na obra literária Maréia, de Miriam Alves (2019), como espaço de legitimação das narrativas femininas afro-brasileiras. Tal abordagem evidencia a ocupação de territórios contestados (Dalcastagnè, 2012a, 2021b) no cenário literário nacional como estratégia de representação e de resistência a narrativas hegemônicas quanto a comunidades afro-diaspóricas. Com base na construção de suas personagens femininas, Miriam Alves ocupa o território literário nacional inscrevendo sujeitos comprometidos ética e esteticamente com a ruptura de representações racistas e patriarcais. Nessa perspectiva, o conceito de interseccionalidade será acionado como episteme, segundo o que é proposto por Carla Akotirene (2019).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo se propone a discutir la representación de la mujer en la obra Maréia, de Miriam Alves (2019), como espacio de legitimación de las narrativas femeninas afrobrasileñas. El estudio destaca la ocupación de territorios en disputa (Dalcastagnè, 2012a, 2012b) en la escena literaria nacional como una estrategia de representación y resistencia a las narrativas hegemónicas sobre las comunidades afrodiaspóricas. Desde la construcción de sus personajes femeninos, Miriam Alves ocupa el territorio literario nacional inscribiendo sujetos ética y estéticamente comprometidos con la ruptura de representaciones racistas y patriarcales. En esta perspectiva, se utilizará como epistemología el concepto de interseccionalidad, según lo que plantea Carla Akotirene (2019).

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to discuss the women representation in Maréia, written by Miriam Alves (2019), as a space for legitimation of afro-brazilian female narratives. This approach highlights the occupation of contested territories (Dalcastagnè, 2012a, 2021b) in national literally scene as a strategy of representation and resistance in hegemonic narratives regarding afro-diasporic communities. From the construction of her female characters, Miriam Alves occupies the national literary territory inscribing subjects ethically and aesthetically committed to the rupture of racist and patriarchal representations. In this perspective, the concept of intersectionality will be used as an episteme, according to the propositions of Carla Akotirene (2019).
  • A escrita com o corpo todo de Laura Castro Dossiê: Ocupando Espaços: Legitimação De Escritoras Brasileiras Contemporâneas - Artigo

    Magalhães, Milena; Alencar, Rosana Nunes

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto trata da produção literária de Laura Castro, romancista, poeta, artista visual baiana, além de curadora e professora, cujas práticas artísticas perscrutam os modos de expansão do campo literário brasileiro. Esse alargamento situa-se tanto no que diz respeito à publicação e circulação do livro como no que se refere a uma literatura marcada pelo não pertencimento a um só gênero, fazendo da experimentação, da hibridização e do uso de suportes distintos os seus traços constituintes. Para tanto, em um primeiro momento, avalia como o “ajuntamento coletivo”, próprio de seu trabalho, institui circuitos de colaboração independentes. Em seguida, comenta os seus dois últimos livros, O armarinho (2018) e Inês: pequena antologia do passado (2020), para avaliar o seu trânsito (de suportes, gêneros, formas), em que os experimentos e as experiências intimistas do primeiro se consolidam em uma linguagem mais sintética que se abre para questões de herança, ancestralidade e apagamento do passado. Autores tão díspares como Derrida, Garramuño, Devulsky e Munanga ajudam a compor essa reflexão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este texto trata de la producción literaria de Laura Castro, romancista, poetisa, artista visual del estado de Bahia, además de crítica de arte y profesora, cuyas prácticas artísticas estudian los modos de expansión del campo literario brasileño. Esa ampliación se sitúa tanto en lo que se refiere a la publicación y circulación del libro, como también a una literatura marcada por la no pertenencia a un solo género, haciendo de la experimentación, de la hibridación y de la utilización de soportes distintos sus rasgos constituyentes. Para esto, en un primer momento, evalúa como la “reunión colectiva”, propia de su trabajo, instituye circuitos de colaboración independientes. En seguida, comenta sus dos últimos libros, O armarinho (2018) e Inês: pequena antologia do passado (2020), para evaluar su tráfico (de soportes, géneros, formas), en que las experimentaciones y las experiencias intimistas del primero se consolidan en un lenguaje más sintético que se abre para temas de herencia, ancestralidad y borradura del pasado. Autores tan diversos como Derrida, Garramuño, Devulsky y Munanga ayudan a componer esta reflexión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work is dedicated to the literary production of Laura Castro, a novelist, poet, visual artist from Bahia, Brazil, as well as a curator and a teacher, whose artistic practices scrutinize the modes of expansion of the Brazilian literary field. This enlargement takes place both with regards to the publication and circulation of the book and to a literature marked by not belonging to a single genre, making experimentation, hybridization, and the use of different supports its constituent traits. To do so, at first, this text assesses how the “collective gathering”, characteristic of the author's works, establishes independent collaboration circuits. Subsequently, it comments on Castro's last two books, O armarinho (2018) and Inês: pequena antologia do passado (2020), to assess their transit (of supports, genres, forms), in which the experiments and intimate experiences of the first are consolidated in a more synthetic language that opens up to questions of inheritance, of ancestry, and of erasure of the past. Authors as diverse as Derrida, Garramuño, Devulsky, and Munanga help develop this reflection.
  • Experiências decoloniais: Graça Graúna, Mel Duarte, Gabz e Stephanie Borges Dossiê: Ocupando Espaços: Legitimação De Escritoras Brasileiras Contemporâneas - Artigo

    Freitas, Karine Aragão dos Santos; Mendes, Talita Rosetti Souza

    Resumo em Português:

    Resumo Novos espaços de fala são novos espaços de escuta. Essa possibilidade de diálogo, associada à reconfiguração dos lugares cristalizados de fala (colonizador) e de escuta (colonizado), atravessa as discussões acerca do empoderamento de grupos que foram subalternizados em seus processos de autoafirmação, de autovalorização, de autorreconhecimento e de extravasamento de demandas sociais sufocadas. Ao percebermos o cenário contemporâneo como espaço de disputa, é importante que nos atentemos a que vozes têm sido silenciadas ao longo do tempo e ao que podemos fazer, a como podemos atuar para que elas se tornem verdadeiramente vocais, e não apenas visuais, não mais tratadas como objeto de estudo daqueles que, ao longo da história, dominaram o debate cultural para tentar explicar o mundo de um ponto de vista europeu, ou pretensamente europeu. Nesse sentido, a poesia indígena de Graça Graúna, caracterizada por sua indianidade e pela metáfora do corte-vínculo, e o poetry slam de Mel Duarte, Gabz e Stephanie Borges, repletos de escrevivências, de ancestralidades e de corporeidades, marcam a insurreição de um corpo — individual e coletivo — que busca a palavra como instrumento de luta e de empoderamento no caminho da decolonialidade. Para tais análises estéticas, serão utilizados poemas presentes nos livros Tear da palavra (2007), Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta (2019), As 29 poetas hoje (2021) e no canal do YouTube do Slam Grito.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los nuevos espacios de habla son nuevos espacios de escucha. Esta posibilidad de diálogo, asociada a la reconfiguración de los lugares cristalizados de la palabra (colonizador) y de la escucha (colonizado), atraviesa discusiones sobre el empoderamiento de los grupos que fueron subordinados, en sus procesos de autoafirmación, autovalorización, autorreconocimiento y desbordamiento de demandas sociales reprimidas. Cuando percibimos el escenario contemporáneo como un espacio de disputa, es importante que prestemos atención a qué voces han sido silenciadas a lo largo del tiempo y qué podemos hacer, cómo podemos actuar para que sean verdaderamente vocales y no solo visuales, no más tratado como objeto de estudio por quienes, a lo largo de la historia, han dominado el debate cultural para tratar de explicar el mundo desde un punto de vista europeo, o supuestamente europeo. En ese sentido, la poesía indígena de Graça Graúna, caracterizada por su indianidad y la metáfora de la ruptura de lazos, y la poesía slam de Mel Duarte, Gabz y Stephanie Borges, llena de escritos, ancestralidad y corporeidad marcan la insurrección de un cuerpo – individual y colectivo – que busca la palabra como instrumento de lucha y empoderamiento en el camino de la decolonialidad. Para tales análisis estéticos se utilizarán poemas de los libros Tear da Palavra (2007), Quieren callarnos: poemas para leer en voz alta (2019), Los 29 poetas hoy (2021) y el canal de youtube Slam Grito.

    Resumo em Inglês:

    Abstract New speech spaces are new listening spaces. Contemporary poetry is a poetic-political and democratic space, which has as its main concept freedom of expression and free dialogue as a tool for the construction of new horizons. This possibility of dialogue, associated with the reconfiguration of crystallized spaces of speech (colonizing) and listening (colonized), traverses discussions about the empowerment of subalternized groups in their processes of self-affirmation, self-valorization, self-recognition and voicing of suffocated social demands. By perceiving the contemporary scenario as a space of contention, it is important that we pay attention to which voices have been silenced over time and what we can do, how we can act so that they become truly vocal, and not just visual, no longer treated as an object of study of those who, throughout history, have dominated the cultural debate to try to explain the world from a European, or an allegedly European, point of view. In this sense, the indigenous poetry of Graça Graúna, characterized by its indigeneity and the cut-bond metaphor, and the poetry slam of Mel Duarte, Gabz and Stephanie Borges, full of writing-experiences, ancestral references and corporalities, mark the insurrection of a body — individual and collective — that seeks the word as an instrument of struggle and empowerment in the path of decoloniality. For such aesthetic analyses, we used poems from the books Tear da palavra (2007), Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta (2019), As 29 poetas hoje (2021) and Slam Grito's YouTube channel.
  • Inquietações teóricas, saídas poéticas: ferramentas barthesianas em algumas poetisas brasileiras contemporâneas Dossiê: Ocupando Espaços: Legitimação De Escritoras Brasileiras Contemporâneas - Artigo

    Vidal, Paloma

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo indaga em que medida a obra de Roland Barthes poderia ser um ponto de partida para abordar a literatura contemporânea, fazendo ressoar essa inquietação na leitura de três poetisas brasileiras — Leila Danziger, Aline Motta e Marília Garcia — que têm em comum abrirem espaço para sua poesia na fronteira entre o texto e a imagem. A aposta deste artigo é que o crítico e escritor francês, que viveu e escreveu na segunda metade do século XX, pode nos dar algumas ferramentas para ler de outro modo, teoricamente, com foco na prática de escrita e a partir da materialidade, do corpo e da subjetividade, elementos que estão no coração da poesia de algumas mulheres que estão escrevendo aqui e agora.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo indaga en qué medida la obra de Roland Barthes podría ser un punto de partida para abordar la literatura contemporánea, haciendo resonar esa inquietud en la lectura de tres poetas brasileñas — Leila Danziger, Aline Motta y Marília Garcia — que tienen en común abrir espacio para su poesía en la frontera entre el texto y la imagen. La apuesta de este artículo es que el crítico y escritor francés, que vivió y escribió en la segunda mitad del siglo XX, pueda darnos algunas herramientas para leer de otro modo, teóricamente, enfocándonos en la práctica de escritura y a partir de la materialidad, del cuerpo y de la subjetividad, elementos que están en el corazón de la poesía de algunas mujeres que escriben aquí y ahora.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article wondered to what extent the work of Roland Barthes could be a starting point to address contemporary literature and made this concern echo in the reading of three contemporary Brazilian poets — Leila Danziger, Aline Motta, and Marília Garcia — who have in common that they open a space for their poetry bordering text and image. The bet of this article is that the French critic and writer, who lived and wrote in the second half of the 20th Century, can give us some tools to read in a different way, theoretically, with a focus on the writing practice and based on materiality, the body and the subject, elements that are at the heart of the poetry of some women who are writing here and now.
  • A poesia das autoras negras do slam: escrever e viver Dossiê: Ocupando Espaços: Legitimação De Escritoras Brasileiras Contemporâneas - Artigo

    Kaimoti, Ana Paula Macedo Cartapatti

    Resumo em Português:

    Resumo No território contestado da literatura brasileira (Dalcastagnè, 2012), qual o espaço ocupado pela poesia slam? Mais ainda, nesse espaço possível, qual o lugar da autoria negra e feminina? Levantar essas questões implica considerar uma cena cultural que se organiza à margem do campo literário nacional, portanto significa abordar problemas ligados às relações de poder inerentes a uma sociedade historicamente desigual, como a brasileira, e ao papel que a produção poética pode adquirir nesse contexto. Diante disso, o objetivo geral deste artigo é refletir acerca das poetas negras do slam no contexto da literatura brasileira contemporânea, com base no impacto dessa produção literária nesse âmbito, como texto capaz de problematizar a cena da crítica literária nacional, além de apresentar a leitura e a análise do poema slam “O peso das palavras”, de Tawane Theodoro (2019b), à luz dessas questões.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el territorio disputado de la literatura brasileña (Dalcastagnè, 2012), ¿qué espacio ocupa la poesía slam? Además, en este espacio posible, ¿cuál es el lugar de la autoría negra y femenina? Plantear estas cuestiones implica considerar una escena literaria que se organiza fuera del campo literario brasileño, por lo tanto, significa abordar cuestiones relacionadas con las relaciones de poder inherentes a una sociedad históricamente desigual, como la brasileña, y el papel que la producción poética puede adquirir en este contexto. A partir de eso, el objetivo general de este artículo es reflexionar acerca de la poesía slam producida en Brasil por autoras negras en el contexto de la literatura brasileña contemporánea y sobre el impacto de esta producción literaria, como texto capaz de problematizar el escenario de la crítica literaria nacional, además de presentar la lectura y análisis del poema slam “O peso das palabras”, de Tawane Theodoro (2019b), a la luz de estos asuntos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract On the disputed territory of Brazilian literature (Dalcastagnè, 2012), what is the place occupied by slam poetry? Moreover, in this possible space, what is the position of black and female authorship? Addressing these questions implies considering a cultural scenario that is organized outside the national literary field; therefore, it means dealing with issues related to power relations inherent in a historically unequal society, as is the Brazilian one, and the role that poetic production can play in this context. Based on these questions, the general objective of this article is to reflect on the slam poetry produced in Brazil by black female authors in the context of contemporary Brazilian literature and on the impact of these poems as texts capable of problematizing the literary criticism scenario, besides presenting the reading and analysis of Tawane Theodoro (2019b)'s slam poetry “O peso das palavras”, in the light of this debate.
  • O desejo de ocupar e narrar em Notas sobre a fome de Helena Silvestre Dossiê: Ocupando Espaços: Legitimação De Escritoras Brasileiras Contemporâneas - Artigo

    Beal, Sophia; Prieto, Gustavo

    Resumo em Português:

    Resumo Notas sobre a fome (2019a), de Helena Silvestre, é uma coletânea de trinta e uma “notas” criativas (verbetes, cartas, poemas e um ensaio) inspiradas em sua experiência como ativista de movimentos por moradia em São Paulo. Silvestre, durante uma crise existencial, declara: “Eu precisava aprender a desejar”. A solução encontrada é continuar contando histórias; escutando as narrativas dos anciões, das crianças e das mulheres nas ocupações; e ouvindo e reinterpretando as teorias dos acadêmicos. Sua perspectiva de como viver em uma comunidade está enraizada em um desejo insaciável de novas estratégias para narrar e habitar a cidade. Em diálogo com a geografia lefebvriana, os estudos feministas e a crítica narrativa, argumentamos que as experiências de Silvestre com abordagens diferentes de contar histórias e de ocupar espaços frisam a importância da busca por novas formas de habitar e desejar comunitariamente em vez de reproduzir uma solução que mantenha o status quo. Consideramos, primeiro, as estratégias de Silvestre para narrar sua solidariedade, depois sua busca por soluções heterogêneas para narrar e ocupar, em seguida a importância das histórias para comunidades e, finalmente, as formas de narrar sobre corpos marginalizados como territórios simultaneamente de desigualdade estrutural e de devaneio.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Notas sobre a fome (2019a), de Helena Silvestre, es una colección de treinta y un “apuntes” creativos (verbos, cartas, poemas y un ensayo) inspirados en su experiencia como activista en movimientos de vivienda en San Pablo. Silvestre, en plena crisis existencial, declara: “Yo necesitaba aprender a desear”. La solución encontrada es seguir contando historias; escuchando las narrativas de ancianos, niños y mujeres en las ocupaciones; y oír y reinterpretar las teorías de los académicos. Su perspectiva sobre cómo vivir en comunidad tiene sus raíces en un deseo insaciable de nuevas estrategias para narrar y habitar la ciudad. En diálogo con la geografía lefebvriana, los estudios feministas y la crítica narrativa, argumentamos que las experiencias de Silvestre con diferentes enfoques de narración y ocupación de espacios enfatizan la importancia de buscar nuevas formas de habitar y desear comunalmente en lugar de reproducir una solución para mantener el statu quo. Consideramos, en primer lugar, las estrategias de Silvestre para narrar su solidaridad, luego su búsqueda de soluciones heterogéneas para narrar y ocupar, después la importancia de los relatos para las comunidades y, finalmente, las formas de narrar sobre los cuerpos marginados como territorios a la vez de desigualdad estructural y gozo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Helena Silvestre's Notas sobre a fome (2019a) is a collection of thirty-one creative “notes” (diary entries, letters, poems, and an essay) inspired by her experience as a housing activist in São Paulo, Brazil. During an existential crisis, Silvestre declares that she needs to learn to desire. The solution she finds is to keep telling stories; listening to the stories of children, women, and elderly people in the housing occupations where she lives; and listening to and reinterpreting academics’ theories. Her understanding of living in community is rooted in an insatiable desire for new strategies for narrating and inhabiting the city. In dialogue with Lefebvrian geography, feminist studies, and narrative criticism, we argue that Silvestre's experiments with different approaches to telling stories and occupying space underscore the importance of searching for new ways to inhabit and desire in community, as opposed to settling for solutions that maintain the status quo. This article first considers Silvestre's strategies for narrating her solidarity, then her search for heterogeneous solutions for narrating and occupying urban space, then the importance of storytelling for the creation of community, and finally ways of narrating about marginalized bodies as, simultaneously, sites of structural inequity and of joy.
  • Crescer consumindo na periferia: um olhar sobre o consumo em No país da infância, de Cris Lira Dossiê: Ocupando Espaços: Legitimação De Escritoras Brasileiras Contemporâneas - Artigo

    Bezerra, Lígia

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, que tem como foco uma análise da representação do consumo na periferia no livro de contos No país da infância (2019), da escritora brasileira Cris Lira, argumento que, por meio de uma perspectiva cotidiana, no sentido lefebvriano, que vê o cotidiano como algo “humilde e sólido”, as histórias de Lira refletem e ao mesmo tempo constroem experiências e narrativas afetivas e críticas do que significa/significou crescer na periferia brasileira nos anos 1980 e 90 diante das pressões da sociedade de consumo. Demonstro que Lira (2019), ao imaginar os usos de várias mercadorias, identifica o que Hans Ulrich Gumbrecht (2006) chama de “crises”, ou seja, pequenas interrupções do cotidiano que a experiência estética com bens de consumo pode produzir. Nessa perspectiva, No país da infância tece uma crítica esperançosa do cotidiano da sociedade de consumo, alinhando-se a autores como Marcus Vinícius Faustini (2009) em sua representação da periferia, conforme demonstro em outro trabalho (Bezerra, 2022).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo, el cual hace un análisis de la representación del consumo en la periferia en el libro de cuentos No país da infância (2019), de la escritora brasileña Cris Lira, argumento que, por medio de una perspectiva cotidiana, en el sentido lefebvriano, que define lo cotidiano como algo “humilde y sólido”, las historias de Lira reflejan e al mismo tiempo construyen experiencias y narrativas afectivas y críticas de lo que significa/significó crecer en la periferia brasileña en los años 1980 y 1990 frente a las presiones de la sociedad de consumo. Argumento que Lira, al imaginar los usos de varias marcancías, identifica lo que Hans Ulrich Gumbrecht (2006) llama de “crisis”, o sea, pequeñas interrupciones de lo cotidiano (302) que la experiencia estética con productos puede producir. A partir de esa perspectiva, No país da infância teje una crítica de esperanza de lo cotidiano en la sociedad de consumo, semejante a autores como Marcus Vinícius Faustini (2009) en su representación de la periferia, conforme argumento en otro trabajo (Bezerra, 2022).

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, which focuses on the representation of consumption in the periphery in the short story collection No país da infância (2019), by Brazilian writer Cris Lira, I argue that, through an approach to everyday life, in Henri Lefébrvre's sense, which frames the everyday as that which is “humble and solid,” Lira's stories reflect and at the same time create affective and critical experiences of what it means to grow up in the Brazilian periphery in the 1980s and 1990s in the face of the pressures of consumer culture. I argue that Lira, by imagining the uses of several commodities, identifies what Hans Ulrich Gumbrecht (2006) calls “crises,” that is, small interruptions of everyday life (302) that the aesthetic experience with commodities is capable of producing. From this perspective, No país da infância makes a hopeful critique of consumer society, aligning itself with writers such as Marcus Vinícius Faustini (2009) in their representation of the periphery, as I argue elsewhere (Bezerra, 2022).
  • Juçara Naccioli: Chão batido Dossiê: Ocupando Espaços: Legitimação De Escritoras Brasileiras Contemporâneas - Resenha

    Silva, Gisele Meire Tita Nazário da; Carbonieri, Divanize
  • Literatura negro-brasileira e a pedagogia da convivência Dossiê: Ocupando Espaços: Legitimação De Escritoras Brasileiras Contemporâneas - Entrevista

    Jones, Jordan B.
  • A poética do eu-nós: uma conversa com Julie Dorrico Dossiê: Ocupando Espaços: Legitimação De Escritoras Brasileiras Contemporâneas - Entrevista

    Dorrico, Julie; Rodrigues, Cecília
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com