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Dementia & Neuropsychologia, Volume: 15, Número: 3, Publicado: 2021
  • Cidade amiga do idoso: perspectivas futuras para as cidades brasileiras Views & Reviews

    Lopes, Patricia de Oliveira; Silva, Simone Rezende da; Silva, Tathianni Cristini da; Fragoso, Yara Dadalti; Zanesco, Angelina

    Resumo em Português:

    RESUMO A população mundial está envelhecendo rapidamente, e nem todas as cidades estão preparadas para lidar com as necessidades dessa população. As cidades devem desenvolver estratégias para os idosos, incluindo aspectos de saúde, nutrição, defesa do consumidor, habitação, transporte, meio ambiente, assistência social, renda, emprego, segurança e educação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) possui um programa denominado “cidade amiga dos idosos”, cujos objetivos são preparar as cidades para o envelhecimento da população e minimizar os custos desse processo proporcionando a inserção ativa dos idosos na vida socioeconômica das cidades. A certificação (selo) de cidade amiga dos idosos pela OMS. A maioria da população idosa vive nos espaços urbanos, o que isso representa um desafio e um ambiente de oportunidades para as cidades. Um desafio, pois ao envelhecer ocorre uma maior demanda pelos cuidados em saúde e instituições de longa permanência. Por outro lado, a população idosa apresenta um potencial de ambiente de negócios específicos para essa faixa etária, como os setores de alimentação, educação, e setores de entretenimento. No Brasil, a população idosa responde por cerca de 20% do consumo nacional. Apenas 16 cidades brasileiras receberam esse selo de certificação internacional para atender aos requisitos estipulados pela OMS. No estado de São Paulo, apenas duas cidades foram qualificadas para a obtenção do selo. Portanto, os objetivos do presente artigo são a) fornecer um breve histórico desse importante programa da OMS; b) despertar nos gestores das cidades a vontade de desenvolver iniciativas efetivas para que as cidades estejam preparadas para um rápido envelhecimento populacional, que tenha potencial para contribuir com a sociedade em suas diferentes capacidades.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The world population is aging fast and not all cities are prepared to cope with the needs of the elderly people. Cities need to develop strategies for senior citizens including the aspects of health, nutrition, consumer protection, housing, transportation, environment, social welfare, income, employment, safety, and education. The World Health Organization (WHO) created a program dedicated to older adults called the age-friendly city. This program is about creating the environment and opportunities that enable older people to be and do what they value throughout their lives. Most of the elderly population lives in urban spaces, and aging represents a challenge as well as opportunities to the cities all over the world. Recently, only 16 Brazilian cities have received the seal of international certification by meeting the requirements stipulated by the WHO. In the State of Sao Paulo, only two cities have been qualified for this seal. Therefore, the aims of this article are (a) to provide a brief history of this important initiative taken by the WHO and (b) to urge the decision-makers of Brazilian municipalities to develop effective initiatives for their cities to be prepared for this demographic modification.
  • Declínio da memória episódica relacionado à idade e o papel da beta-amiloide: uma revisão sistemática Original Article

    Souto, Jandirlly Julianna; Silva, Gabriella Medeiros; Almeida, Natalia Leandro; Shoshina, Irina Ivanovna; Santos, Natanael Antonio; Fernandes, Thiago Paiva

    Resumo em Português:

    RESUMO O envelhecimento tem sido associado a um declínio funcional da memória episódica (ME). Algo ainda sem resposta é se o declínio da ME ocorre mesmo no envelhecimento saudável e se esse declínio pode estar relacionado à deposição de Aβ no hipocampo. Objetivo: Nosso objetivo principal foi investigar os dados sobre a relação entre a memória episódica e a deposição de Aβ no envelhecimento saudável. Métodos: Nós buscamos nas bases de dados Cochrane, MEDLINE, Scopus, Web of Science e nas listas de referências dos estudos dos últimos 10 anos. A busca inicial nas bases de dados identificou 517 estudos. Após a triagem de título, resumos, palavras-chave e referências, 56 estudos atenderam aos critérios de inclusão. Resultados: O resultado geral revelou que o aumento de Aβ estava relacionado ao menor volume do hipocampo e pior desempenho em testes de ME. Em resumo, os resultados da presente revisão sistemática revelaram que altos níveis de Aβ podem estar relacionados ao declínio de ME e conversão progressiva para a Doença de Alzheimer. Conclusões: Aqui, discutimos os pontos fortes e as limitações dos testes e técnicas para investigar a deposição ME e Aβ, bem como questões metodológicas e direções futuras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Aging has been associated with the functional decline of episodic memory (EM). Unanswered questions are whether the decline of EM occurs even during healthy aging and whether this decline is related to amyloid-β (Aβ) deposition in the hippocampus. Objective: The main purpose of this study was to investigate data on the relationship between the age-related EM decline and Aβ deposition. Methods: We searched the Cochrane, MEDLINE, Scopus, and Web of Science databases and reference lists of retrieved articles that were published in the past 10 years. The initial literature search identified 517 studies. After screening the title, abstract, key words, and reference lists, 56 studies met the inclusion criteria. Results: The overall results revealed that increases in Aβ are related to lower hippocampal volume and worse performance on EM tests. The results of this systematic review revealed that high levels of Aβ may be related to EM deficits and the progression to Alzheimer’s disease. Conclusions: We discussed the strengths and pitfalls of various tests and techniques used for investigating EM and Aβ deposition, methodological issues, and potential directions for future research.
  • Déficits no processamento emocional na doença de Alzheimer: uma revisão sistemática Original Article

    Silva, Rogeria Cristina Rangel da; Carvalho, Raquel Luíza Santos de; Dourado, Marcia Cristina Nascimento

    Resumo em Português:

    RESUMO O processamento emocional é a habilidade de indivíduos inferirem informação emocional. Não há consenso sobre como a doença de Alzheimer (DA) afeta o processamento emocional. Objetivo: Este artigo visa revisar sistematicamente o impacto da DA no processamento emocional. Métodos: Realizamos uma pesquisa com base no Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados eletrônicas MEDLINE (Pubmed) e Science Citation Index (ISI). Os seguintes descritores foram utilizados no processo de revisão: processamento emocional ou emoção, cognição ou funções cognitivas e doença de Alzheimer. A revisão sistemática foi registrada no Registro Prospectivo Internacional de Revisões Sistemáticas (PROSPERO), sob o número CRD42018115891. Resultados: Foram identificados 425 artigos, 19 dos quais atendiam aos critérios de inclusão. Os estímulos visuais emocionais foram os mais utilizados entre os estudos. A maioria dos estudos usou tarefas de nomeação emocional, discriminação, identificação e correspondência. Os resultados foram contraditórios. Muitos estudos relataram que indivíduos com DA apresentavam comprometimento em tarefas de percepção emocional, outros resultados apontam para habilidades preservadas. A relação entre o processamento emocional e a cognição também não está clara. Alguns estudos sugerem que o desempenho cognitivo geral afeta o desempenho nas tarefas de percepção emocional na DA, outros estudos demonstraram déficits no reconhecimento da emoção, independentemente do desempenho cognitivo. Conclusões: Os estudos são escassos, apresentam resultados contraditórios e relatam comprometimento no processamento emocional em relação à cognição. Além disso, análises de correlação entre processamento emocional e funcionamento cognitivo não conseguiram revelar relações claras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Emotional processing involves the ability of the individual to infer emotional information. There is no consensus about how Alzheimer’s disease (AD) affects emotional processing. Objective: Our aim is to systematically review the impact of AD on emotion processing. Methods: We conducted a search based on the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). The literature search was performed using the electronic databases MEDLINE (PubMed) and Science Citation Index (Institute for Scientific Information [ISI]). The following descriptors were used in the review process: emotion or emotional processing, cognition or cognitive functions, and Alzheimer disease or Alzheimer’s disease. This systematic review was recorded in the International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO) under the number CRD42018115891. Results: We identified 425 articles, 19 of which met our criteria. Visual emotional stimuli were the most used among studies. Most studies used tasks of emotional naming, discrimination, identification, and correspondence. The results were contradictory. Many studies reported that individuals with AD were impaired on emotional perception tasks, while other results reported preserved skills. The relationship between emotional processing and cognition is also unclear. Some studies suggested that general cognitive performance affects performance in emotional perception tasks among people with AD, but other studies have shown deficits in recognizing emotion, regardless of cognitive performance. Conclusions: Studies are scarce, present contradictory results, and report impairment in emotional processing in relation to cognition. Moreover, the analyses of the correlation between emotion processing and cognitive functioning failed to reveal clear relationships.
  • Dados normativos populacionais para três instrumentos de triagem cognitiva para idosos na áfrica subsaariana Original Article

    Gray, William Keith; Paddick, Stella-Maria; Ogunniyi, Adesola; Olakehinde, Olaide; Dotchin, Catherine; Kissima, John; Urasa, Sarah; Kisoli, Aloyce; Rogathi, Jane; Mushi, Declare; Adebiyi, Akindele; Haule, Irene; Robinson, Louise; Walker, Richard

    Resumo em Português:

    RESUMO Na África Subsaariana (ASS), a triagem cognitiva é complicada por fatores culturais e educacionais, além dos valores normativos existentes poderem não ser aplicáveis. O rastreio cognitivo Identification of Dementia in Elderly Africans (IDEA) é uma medida para níveis baixos de alfabetização com boa acurácia diagnóstica para demência. Objetivo: Relatar os valores normativos para a IDEA e outras medidas simples (fluência verbal categórica, a lista de 10 palavras do Consortium to Establish a Registry for Alzheimer’s Disease (CERAD) em idosos residentes na comunidade, representativos da ASS. Métodos: Indivíduos com idade ≥60 residentes em 12 comunidades representativas em Kilimanjaro, Tanzânia e indivíduos com idade ≥65 anos residentes em três comunidades na área governamental de Akinyele, Estado de Oyo, Nigéria, foram submetidos à triagem cognitiva. Os dados normativos foram gerados por faixas etárias, sexo e escolaridade. Resultados: Um total de 3.011 pessoas na Tanzânia (57,3% mulheres, 26,4% sem educação) e 1.117 na Nigéria (60,3% mulheres, 64,5% sem educação) foram examinadas. Os indivíduos com idade mais alta, menor escolaridade e mulheres obtiveram escores mais baixos. Os valores do percentil 50 para a IDEA foram 13 (60–64 anos) vs. 8/9 (85+ anos), 10–11 para analfabetos vs. 13 com educação primária e 11/12 em mulheres vs. 13 em homens. Os valores normativos para a evocação tardia da lista de 10 palavras e a fluência verbal categórica variaram com a educação (evocação tardia 2,8 (SD 1,7) para os sem educação, vs. 4,2 (SD 1,2) para com educação secundária; fluência verbal 9,2 (DP 4,8) para os sem educação vs. 12,2 (SD 4.3) para os com ensino médio, substancialmente inferior aos valores publicados em países de alta renda. Conclusões: Os valores de corte para testes de triagem cognitiva comumente usados devem ser ajustados para se adequar aos valores normativos locais, particularmente em níveis baixos de educação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In sub-Saharan Africa (SSA),cognitive screening is complicated by both cultural and educational factors, and the existing normative values may not be applicable. The Identification of Dementia in Elderly Africans (IDEA) cognitive screen is a low-literacy measure with good diagnostic accuracy for dementia. Objective: The aim of this study is to report normative values for IDEA and other simple measures [i.e., categorical verbal fluency, the Consortium to Establish a Registry for Alzheimer’s Disease (CERAD) 10-word list] in representative community-dwelling older adults in SSA. Methods: Individuals aged ≥60 years resident in 12 representative villages in Kilimanjaro, Tanzania and individuals aged ≥65 years resident within three communities in Akinyele Local Government Area, Oyo State, Nigeria underwent cognitive screening. The normative data were generated by the categories of age, sex, and education. Results: A total of 3,011 people in Tanzania (i.e., 57.3% females and 26.4% uneducated) and 1,117 in Nigeria (i.e., 60.3% females and 64.5% uneducated) were screened. Individuals with higher age, lower education, and female gender obtained lower scores. The 50th decile values for IDEA were 13 (60–64 years) vs. 8/9 (above 85 years), 10–11 uneducated vs. 13 primary educated, and 11/12 in females vs. 13 in males. The normative values for 10-word list delayed recall and categorical verbal fluency varied with education [i.e., delayed recall mean 2.8 [standard deviation (SD) 1.7] uneducated vs. 4.2 (SD 1.2) secondary educated; verbal fluency mean 9.2 (SD 4.8) uneducated vs. 12.2 (SD 4.3) secondary educated], substantially lower than published high-income country values. Conclusions: The cut-off values for commonly used cognitive screening items should be adjusted to suit local normative values, particularly where there are lower levels of education.
  • Sintomas depressivos podem estar associados a declínio na memória semântica em idosos Original Article

    Faoro, Mariana; Hamdan, Amer Cavalheiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Sintomas depressivos estão associados ao declínio da memória episódica, mas sua relação com a memória semântica permanece obscura. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar a relação dos sintomas depressivos à memória semântica em idosos que vivem na comunidade. A amostra foi composta de dois grupos: clínico (com sintomas depressivos) e controle. Método: Foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário de Avaliação Geral, Montreal Cognitive Assessment-Basic (MoCA-B), Wechsler Abbreviate Scale of Intelligence (WASI), Geriatric Depression Scale-30 (GDS-30), Beck Depression Inventory-II (BDI-II), Teste de Nomeação de Boston (TNB), Vocabulário, Fluência Verbal (Frutas e Animais) e Bateria Breve de Rastreio Cognitivo. Resultados: Os resultados evidenciaram diferença significativa entre os grupos apenas no BNT. Foi observada uma correlação significativa entre TNB e GDS-30. Os participantes com sintomas de depressão grave tiveram um desempenho pior no BNT, quando comparados aos indivíduos com sintomas leves. Conclusão: Esses resultados apoiam a hipótese de que os sintomas depressivos em idosos podem afetar a memória semântica e aumentam com a gravidade dos sintomas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Depressive symptoms are associated with a decline of episodic memory, but the relationship with semantic memory remains unclear. Objective: The aim of the study was to analyze the relationship of depressive symptoms with the semantic memory in a community-based sample of elderly adults. The sample comprised two groups, namely, clinical (with depressive symptoms) and control. Methods: The following instruments were used General Evaluation Questionnaire, Montreal Cognitive Assessment-Basic, Wechsler Abbreviate Scale of Intelligence, Geriatric Depression Scale-30 (GDS-30), Beck Depression Inventory-II, Boston Nomination Test (BNT), vocabulary, verbal fluency test (fruits and animals), and Brief Cognitive Screening Battery. Results: The results showed a significant difference between groups only in BNT. A significant correlation was observed between the BNT and GDS-30. Participants with symptoms of severe depression performed poorly on BNT when compared with individuals with mild symptoms. Conclusion: These results support the hypothesis that depressive symptoms in elderly adults can affect semantic memory and may worsen with the severity of symptoms.
  • Queixa de memória, aspectos clínicos e a autoestima em pessoas adultas com epilepsia Original Article

    Tedrus, Glória Maria de Almeida Souza; Lange, Laura Annoni

    Resumo em Português:

    RESUMO Queixas de memória são frequentes em pessoas adultas com epilepsia (PCEs). Entretanto, os aspectos clínicos associados ainda não são totalmente compreendidos. Objetivo: Relacionar a ocorrência de queixas de memória em PCEs com aspectos clínicos e a autoestima. Métodos: Relacionar os dados do Memory Complaint Questionnaire (MAC-Q) com aspectos clínicos, a Roserberg Self-esteem Scale (SES), o MEEM e a BCB-Edu de 71 PCEs. Os dados foram comparados aos de 55 indivíduos normais (GC). Resultados: Queixa de memória (MAC-Q≥25) foi significativamente maior nos PCEs quando comparada a do GC [35 (49,3%) vs. 15 (27,2%); teste t de Student; p=0,012]. O desempenho cognitivo objetivo foi inferior nas PWEs. As queixas de memória foram associadas à menor escolaridade, presença de depressão e à SES, o MEEM, à memória incidental e o clock-drawing test nas PCEs. Conclusões: As queixas de memória foi mais frequente nas PCEs do que no GC, e houve relação com o déficit cognitivo, a escolaridade, a depressão e a baixa autoestima.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Memory complaints are common in adult people with epilepsy (PWEs). However, the associated clinical aspects are not yet fully understood. Objective: This study aims to relate the occurrence of memory complaints in PWEs with clinical aspects and self-esteem. Methods: To relate the data obtained from the Memory Complaint Questionnaire (MAC-Q) with clinical aspects, 71 PWEs were assessed using the Rosenberg Self-Esteem Scale (SES), the Mini Mental State Examination (MMSE), and the Brief Cognitive Battery-Edu. These data were compared with 55 individuals in a control group (CG). Results: Memory complaints (MAC-Q≥25) were significantly higher in PWEs, when compared with individuals in the CG [35 (49.3%) vs. 15 (27.2%); Student’s t-test; p=0.012]. Objective cognitive performance was lower in PWEs. Memory complaints were associated with a lower educational level, the presence of depression, SES, MMSE, incidental memory, and the clock-drawing test scores in PWEs. Conclusions: Memory complaints were more frequent in PWEs than in individuals in the CG, and there was a relationship with cognitive deficit, educational level, depression, and low self-esteem.
  • Fluência de leitura como medida do nível educacional Original Article

    Fernandez, Alberto Luis; Arriondo, Gabriel Jauregui

    Resumo em Português:

    RESUMO A educação exerce uma poderosa influência no desempenho em testes neuropsicológicos. Até o momento, o número de anos que uma pessoa frequenta a escola tem sido o método preferido para operacionalizar o nível educacional (NE). No entanto, a fluência de leitura (FL) surge como um método alternativo que pode informar a qualidade do ensino. Objetivo: comparar a influência do número de anos de estudo versus FL no desempenho cognitivo em uma amostra controle. Métodos: Administrou-se uma escala neuropsicológica juntamente com uma tarefa de FL a 56 participantes-controle com idades variáveis (17–87) e diferentes níveis de educação (3–19 anos de escolaridade formal). A escala mediu atenção, memória, linguagem, funções executivas e práxis construtiva. A tarefa de FL consistiu em um texto curto. A pontuação foi o número de palavras lidas corretamente por minuto. O r de Pearson foi usado para calcular correlações. Resultados: Os resultados mostraram que a FL tinha uma correlação mais elevada (0,53) do que anos de escola (0,38) com as pontuações da escala neuropsicológica. Conclusões: A fluência de leitura é uma tarefa prática, curta e de fácil aplicação em diferentes idiomas, que se destaca como uma ferramenta promissora para a avaliação do NE. Também é uma alternativa adequada à leitura de palavras irregulares como uma medida qualitativa de NE.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Education exerts a powerful influence on the performance on neuropsychological tests. Recently, the number of years that a person attends school has been the preferred method to operationalize educational level (EL). However, reading fluency (RF) has emerged as an alternative method that can define the quality of education. Objective: To compare the influence of the number of years of education with RF on the cognitive performance in a control sample. Methods: Fifty-six control participants with varying ages (17–87 years) and levels of education (3–19 years of formal schooling) were administered a neuropsychological scale along with an RF task. This scale measured attention, memory, language, executive functions, and constructional praxis. The RF task consisted of a short text. The score was the number of words read correctly per minute. Pearson’s r was used to compute correlations. Results: Results showed that RF had a higher correlation (0.53) than the years of schooling (0.38) with the scores of the neuropsychological scale. Conclusions: Reading fluency is a short, practical task that is easy to use in different languages and is a promising tool for EL assessment. It is also an adequate alternative to the reading of irregular words as a qualitative measure of EL.
  • padrões de atividades instrumentais de vida diária entre idosos da comunidade Original Article

    Sigrist, Antonia de Azevedo Falcão; Oliveira, Ana Claudia Becattini; Fichman, Helenice Charchat

    Resumo em Português:

    RESUMO A capacidade para realização das atividades instrumentais da vida diária (AIVDs) é um importante marcador no envelhecimento, uma vez que reflete o grau de independência para atuação no mundo real. No entanto, há uma escassez de estudos que se proponham a investigar os diferentes perfis de desempenho entre idosos. Objetivo: Investigar a heterogeneidade presente em idosos da comunidade, agrupando-os a partir de características e padrões observados através de uma avaliação objetiva baseada em desempenho. Métodos: Participantes foram selecionados conforme critérios de inclusão: ter fluência no Português; ter 60 ou mais anos; participar de forma regular no programa de casas de convivência do Rio de Janeiro e não possuir cuidador. A avaliação das AIVDs foi determinada pela versão total e breve do The University of California, San Diego Performance-Based Skills Assessment (UPSA) e pela escala AIVD de Lawton e Brody. A Bateria Breve de Rastreio Cognitivo e o Miniexame do Estado Mental foram utilizados para caracterização da amostra, além da Escala de Depressão Geriátrica. Um total de 61 idosos com idade média de 72,5 anos, predominantemente do sexo feminino (85,2%) e escolaridade média de 11,2 foram avaliados e agrupados de acordo com o seu desempenho no UPSA por meio de uma análise de cluster. Resultados: A análise revelou três padrões de agrupamento, subdividindo a amostra em subgrupos que se diferenciaram significativamente em termos de idade, escolaridade, cognição global e todas as atividades instrumentais avaliadas pelo UPSA — planejamento, finanças, comunicação, transporte e habilidades domésticas. Conclusões: O presente estudo foi capaz de identificar a heterogeneidade presente na população idosa entre os diferentes fatores que compõe as AIVDs por meio de uma avaliação baseada em desempenho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The ability to perform instrumental activities of daily living (IADLs) is an important marker within the aging process, as it reflects the level of independence to perform in the real world. However, there is a scarcity of studies that investigate the different performance profiles among older adults. Objective: To investigate the heterogeneity present in the community of elderly people, grouping them based on characteristics and patterns observed through an objective performance-based assessment. Methods: Participants were selected according to the following inclusion criteria: fluency in Portuguese, 360 years, regular participation in a social program offered by the government of Rio de Janeiro, and absence of a caregiver. The evaluation of IADLs was determined by the total and brief version of the University of California, San Diego Performance-Based Skills Assessment (UPSA) and the Lawton and Brody IADL scale. The Brief Cognitive Screening Battery and the Mini-Mental State Examination were used to characterize the sample, in addition to the Geriatric Depression Scale. A total of 61 elderly people with an average age of 72.5 years, predominantly females (85.2%), and average education of 11.2 were evaluated and grouped according to their performance at UPSA through clustering analysis. Results: The analysis revealed three grouping patterns, subdividing the sample into subgroups that differed significantly in terms of age, education, global cognition, and all instrumental activities assessed by UPSA — planning, finance, communication, transportation, and household chores. Conclusions: This study was able to identify the heterogeneity present between the elderly people in the different factors that compose the IADLs through a performance-based assessment.
  • A aplicabilidade da avalição da memória tátil como uma opção para as baterias visuais a verbais Original Article

    Arambula, Omar Gurrola; Padovani, Flavia Helena Pereira; Corrente, Jose Eduardo; Schelp, Andreas Batista; Sanches, Felipe Jacques; Amorim, Rogerio Martins; Schelp, Arthur Oscar

    Resumo em Português:

    RESUMO A aplicação de baterias baseadas em informações táteis para diagnóstico e acompanhamento de pacientes com doença de Alzheimer e outras demências não é muito difundida na prática clínica. Ao passo que a capacidade de reconhecimento tátil de objetos em crianças recebe bastante atenção dos pesquisadores, o mesmo não ocorre com indivíduos mais idosos. Existem ainda menos estudos abordando avaliação de memória episódica em pacientes idosos, com ou sem limitações sensoriais, como cegueira e surdez. O presente estudo propõe avaliar aplicabilidade de teste para avaliação de memória tátil em paciente com doença de Alzheimer. Objetivo: Aplicar em pacientes com doença de Alzheimer uma bateria baseada na percepção e reconhecimento táctil de objetos de uso cotidiano, avaliando a memória e reconhecimento tardio, comparado com testes visuais e verbais validados. Métodos: Foi avaliado o desempenho de baterias baseadas em informação táteis, visuais e verbais em 21 pacientes diagnosticados com a doença de Alzheimer. Resultados: Com a exceção da percepção tátil, foi demonstrada uma boa correlação entre as três modalidades de apresentação das informações a serem resgatadas tardiamente. Houve um desempenho aparentemente melhor do reconhecimento tátil quando comparado com apresentação de figuras impressas. Conclusões: A determinação da memória tátil em pacientes com doença de Alzheimer demonstrou ser aplicável como instrumento de avaliação dos distúrbios de memória presentes em portadores de doença de Alzheimer com comprometimento leve a moderado. As limitações do estudo, com reduzido tamanho da amostra, aponta para a necessidade de novos estudos com a devida validação, incluindo determinação de sensibilidade e especificidade, assim como pareamento, de acordo com sexo e idade com grupo controle.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The validity and applicability of tactile battery tests for the diagnosis and medical follow-up of patients with Alzheimer’s disease and other dementia syndromes do not have their usefulness well understood in clinical practice. While haptic abilities in older individuals receive less attention, in earlier stages of human life they are well focused on. There are even fewer studies on tactile memory, including episodic memory of demented individuals with or without sensorial limitations. The applicability of a new haptic memory battery was evaluated in patients with Alzheimer’s disease with mild or moderate commitment. Objective: The aim of this study is to apply a battery based on tactile perception, recognition, and recollection of everyday objects in patients with Alzheimer’s disease, testing tactile delayed recall memory discrimination and late recognition to compare validated visual and verbal tests. Methods: Tactile-, visual-, and verbal-based memory performance was registered in 21 patients diagnosed with Alzheimer’s disease. Results: Except for tactile identification, it showed that there was a close relationship between the three sensory modalities of memory, with an apparent better performance of tactile incidental memory and recognition compared with the test with pictures. Conclusions: The haptic evaluation of memory demonstrated applicability in the evaluation of memory dysfunction in patients with Alzheimer’s disease. Further studies are needed to establish the sensibility and specificity of the proposed test that had a small sample size and many limitations.
  • Depressão e empatia em profissionais de saúde de Instituições de Longa Permanência para Idosos Original Article

    Borges, Marina Miranda; Bomfim, Ana Julia de Lima; Chagas, Marcos Hortes Nisihara

    Resumo em Português:

    RESUMO A empatia é um importante fator na garantia da qualidade do cuidado prestado em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), e a depressão é um fator que prejudica a saúde do profissional e, consequentemente, esse cuidado. Dessa forma, é importante que se realizem estudos sobre a relação dessas variáveis nesse contexto. Objetivo: Verificar a relação entre empatia e sintomas depressivos em profissionais de saúde de ILPIs. Métodos: Estudo transversal, realizado em ILPIs no estado de São Paulo. A amostra final foi composta por 101 profissionais da saúde (cuidadores e técnicos de enfermagem), que participavam diretamente do cuidado de idosos institucionalizados. Os instrumentos utilizados foram: a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal (EMRI) para avaliar empatia e o Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9) para o diagnóstico de depressão. Para as análises, os participantes foram divididos em grupos com e sem depressão, de acordo com a pontuação do PHQ-9. Resultados: A prevalência de depressão entre os profissionais de saúde foi de 19,8%. Foram encontradas diferenças estatísticas significativas entre os grupos para a pontuação total do EMRI (p=0,029), para o domínio emocional (p=0,023) e angústia pessoal (p=0,009). Conclusões: Nossos achados apontam que a presença de depressão entre os profissionais de saúde de ILPIs está relacionada a maiores os níveis de empatia, principalmente no domínio emocional. Assim, pesquisas futuras que contribuam para entender como deve se dar o cuidado prestado com empatia, porém sem prejudicar a saúde do profissional, devem ser realizadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Empathy is an important factor to guarantee the quality of care provided in the long-term care institutions (LTCIs) for older adults, and depression is a factor that affects the health of the professional and, consequently, the care. Thus, it is important that studies are conducted on the relationship of these variables in this context. Objective: The aim of this study is to verify the relationship between empathy and depressive symptoms among health professionals working in the LTCIs. Methods: A cross-sectional study was carried out at LTCIs in the state of São Paulo, Brazil. The final sample was constituted by 101 health professionals (i.e., caregivers and nursing technicians) with direct participation in the care of institutionalized older adults. The instruments were used as follows: the Interpersonal Reactivity Index (IRI) to assess empathy and the Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9) for the diagnosis of depression. For the analyses, the patients were divided into groups with and without depression, according to the score of the PHQ-9. Results: The prevalence of depression among health professionals was 19.8%. Significant statistical differences were found between the groups for the total score of the IRI (p=0.029), for the emotional domain (p=0.023), and for the personal distress (p=0.009). Conclusions: The findings indicate that the presence of depression among health professionals at LTCIs is related to the higher levels of empathy, especially in the emotional domain. Thus, future studies that contribute to understanding how care must be provided with empathy, but without harming the health of the professional, should be carried out.
  • Treinamento de controle inibitório em idosos saudáveis com alta escolaridade Original Article

    Satler, Corina; Faria, Edison Tostes; Rabelo, Gabriel Neiva; Garcia, Ana; Tavares, Maria Clotilde Henriques

    Resumo em Português:

    RESUMO. O treinamento das funções executivas é considerado uma ferramenta promissora para retardar os efeitos naturais do envelhecimento na cognição. No entanto, ainda são poucos os estudos que propõem uma intervenção unimodal com foco no controle inibitório, e nenhum deles estudou o efeito desse tipo de intervenção em idosos. Objetivo: Investigar os benefícios do treinamento de controle inibitório em idosos saudáveis, comparando os dois momentos da avaliação: antes e depois do treinamento. Método: Um total de 27 participantes foi incluído após entrevista e verificação dos critérios de inclusão. O treinamento foi baseado no paradigma Stop-Signal e realizado em 21 sessões. Resultados: Os participantes tiveram um melhor desempenho após o treinamento, reduzindo a taxa de erro de alarme falso (nas tentativas stop), reduzindo a taxa de omissões e mostrando aumento na taxa de acerto e GoTR (nas tentativas go), no SSRT e mostrando uma diminuição significativa no nível de ansiedade. O treinamento não teve impacto significativo nas pontuações obtidas nos testes neuropsicológicos complementares. Conclusões: Esses resultados são consistentes com estudos anteriores que sustentam a viabilidade e eficácia da intervenção cognitiva para funções executivas em idosos, além de sugerirem um efeito positivo da intervenção, que pode estar relacionado à experiência de aprendizagem de uma tarefa nova e desafiadora.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Executive function training is considered a promising tool for delaying the natural effects of aging on cognition. However, there are still few studies that propose a unimodal intervention with a focus on inhibitory control, and none of them has studied the effect of this type of intervention on older adults (OA). Objective: The aim of this study is to investigate the benefits of inhibitory control training in healthy OA by comparing the two assessment time points, namely, before and after training. Methods: Twenty-seven participants were included after interview and checking the inclusion criteria. The training was based on the stop-signal paradigm and carried out in 21 sessions. Results: Participants performed better after training by reducing the false alarm error rate (i.e., for stop-signal trials), reducing omission error rate, showing an increase in hit rate, Go response time (i.e., for go-signal trials), stop-signal response time, and showing a decrease in the level of anxiety. The executive function training had no significant impact on the scores obtained in the complementary neuropsychological tests. Conclusions: These results are consistent with previous studies that support the viability and effectiveness of cognitive intervention for executive functions in OA and suggest a positive effect of the intervention, which may be related to the learning experience of a new and challenging task.
  • Alterações cognitivas e de equilíbrio devido ao uso de zolpidem em idosos: uma revisão sistemática Original Article

    Tavares, Guilherme; Kelmann, Gizela; Tustumi, Francisco; Tundisi, Catherine Nardini; Silveira, Bárbara Regina Bruço; Barbosa, Bruno Maximiliano Augusto Colombo; Winther, Diana Bragança; Boutros, Eduarda Conte; Villar, Gabriel dos Santos; Brunocilla, Giovanna; Lourenção, Gustavo Rodrigues Caldas; Ferreira, Jiulia Giovanna Aranha; Bernardo, Wanderley Marques

    Resumo em Português:

    RESUMO. Zolpidem é um dos agentes hipnóticos (não benzodiazepínicos) mais prescritos para o manejo dos distúrbios do sono. Recentemente, observou-se um aumento na demanda por esse medicamento, principalmente pela população idosa. Objetivo: Este estudo visa analisar o efeito agudo do zolpidem em relação às alterações cognitivas e de equilíbrio na população idosa. Métodos: Uma busca em quatro bases de informação científica virtual foi feita por dois pesquisadores independentes e incluiu ensaios clínicos randomizados. Os estudos avaliaram o uso de zolpidem em pacientes idosos. Alterações cognitivas e de equilíbrio foram analisadas. Resultados: Seis artigos foram incluídos. A média de idade entre os estudos foi de 69 anos. As seguintes posologias foram analisadas: 5; 6,25; 10; e 12,5 mg. Em relação às alterações cognitivas, comparando-se zolpidem com placebo, não há diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Entretanto, no desfecho alterações de equilíbrio, há diferença estatisticamente significativa entre intervenção e comparação, a favor do placebo. Conclusões: Zolpidem, mesmo em doses usuais (5 e 10 mg), mostrou aumentar o risco para alterações de equilíbrio, entretanto, isso não ocorre em relação às alterações cognitivas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Zolpidem is one of the most widely prescribed hypnotic (non-benzodiazepine) agents for sleep disorder. Recently, an increase in the demand for this drug has been observed, mainly in the elderly population. Objective: This study aims to analyze the acute effect of zolpidem on cognitive and balance dysfunctions in the elderly population. Methods: A study was conducted by two independent researchers in four virtual scientific information bases and included randomized controlled trials. The studies evaluated elderly patients using zolpidem. Cognitive and balance dysfunctions were analyzed. Results: Six articles were included. The mean age of the participants in the studies was 69 years. The following zolpidem dosages were evaluated: 5, 6.25, 10, and 12.5 mg. Comparing zolpidem and placebo, relating to the cognitive dysfunctions, there is no statistically significant difference between the groups. However, in relation to balance dysfunctions, there is a statistically significant difference between the intervention and the comparison, favoring placebo. Conclusions: Zolpidem, even in usual doses (5 mg and 10 mg), has shown to increase the risk for balance dysfunctions. However, this does not occur in relation to cognitive changes.
  • Heterogeneidade das habilidades de repetição na afasia progressiva primária variante logopênica Case Report

    Macoir, Joel; Martel-Sauvageau, Vicent; Bouvier, Liziane; Laforce, Robert; Monetta, Laura

    Resumo em Português:

    RESUMO. O diagnóstico diferencial da afasia progressiva primária (APP) é desafiador devido às sobreposições das manifestações clínicas das diferentes variantes da doença. Isso é particularmente verdadeiro para a variante logopênica do APP (APPlg), em que tal sobreposição foi relatada em relação à deficiências nas habilidades de repetição. No presente estudo, quatro indivíduos com APPlg foram submetidos à avaliações neuropsicológica e de linguagem. A influência de variáveis psicolinguísticas em seu desempenho de palavras, não-palavras e tarefas de repetição de frases também foi especificamente explorada. Certo nível de heterogeneidade foi encontrado nas funções cognitivas e na linguagem. Os quatro participantes apresentaram prejuízo na repetição de frases em que seu desempenho foi afetado negativamente pela reversibilidade semântica e complexidade sintática. O estudo apoia a heterogeneidade do APPlg no que diz respeito ao status cognitivo e linguístico dos participantes. Mostra também que a repetição de sentenças é influenciada não apenas pelo comprimento, mas também pela reversibilidade semântica e complexidade sintática, duas variáveis psicolinguísticas conhecidas por colocarem demandas adicionais na memória operacional fonológica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. The differential diagnosis of primary progressive aphasia (PPA) is challenging due to overlapping clinical manifestations of the different variants of the disease. This is particularly true for the logopenic variant of PPA (lvPPA), in which such overlap was reported with regard to impairments in repetition abilities. In this study, four individuals with lvPPA underwent standard neuropsychological and language assessments. The influence of psycholinguistic variables on their performance of in word, nonword and sentence repetition tasks was also specifically explored. Some level of heterogeneity was found in cognitive functions and in language. The four participants showed impairment in sentence repetition in which their performance was negatively affected by semantic reversibility and syntactic complexity. This study supports the heterogeneity of lvPPA with respect to the cognitive and linguistic status of participants. It also shows that sentence repetition is influenced not only by length, but also by semantic reversibility and syntactic complexity, two psycholinguistic variables known to place additional demands on phonological working memory.
  • Reabilitação neurológica em paciente com encefalite de Rasmussen crônica: um estudo de caso Case Report

    Sousa, Nariana Mattos Figueiredo; Ribeiro, Aidê Mascarenhas; Nunes, Daniela Lino de Macedo

    Resumo em Português:

    RESUMO A encefalite de Rasmussen representa uma doença rara, que consiste em uma reação inflamatória dos tecidos cerebrais, de modo crônico e lentamente progressivo. O objetivo deste estudo foi descrever o caso de uma paciente, submetida à hemisferectomia à esquerda, em março de 2019, em programa de reabilitação neurológica. Paciente do sexo feminino, 18 anos de idade, 4ª série do ensino fundamental, destra, que participou de programa de reabilitação neurológica interdisciplinar após hemisferectomia. Início das crises convulsivas aos 10 anos de idade, refratárias ao tratamento medicamentoso, com repercussão funcional. Foi submetida à hemisferectomia em março de 2019, com sete anos de doença em curso. Foi internada para programa de reabilitação, com equipe multiprofissional, em junho de 2020. Aplicou-se o questionário de qualidade de vida (WHOQOL-BREF), como medida de comparação antes e após o programa de reabilitação, além de medidas de participação nas atividades do programa. Os dados, apesar do pouco tempo da paciente em programa de reabilitação, mostram a importância da intervenção interdisciplinar, por meio do estabelecimento de objetivos realísticos e contextualizados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Rasmussen encephalitis is a rare disease consisting of a chronic, slowly progressive inflammatory reaction of brain tissues. The objective of this study was to describe the case of an 18-year-old female patient, studying on the fourth grade of elementary school, and right-handed, who underwent left hemispherectomy in a neurological rehabilitation program. Her seizures began at 10 years of age and were unresponsive to drug treatment, with functional repercussions. She underwent hemispherectomy in March 2019, with 7 years of ongoing disease, and was admitted for the rehabilitation program with a multidisciplinary team in June 2020. The quality-of-life questionnaire (WHOQOL-BREF) was applied as a comparison measure before and after the rehabilitation program, along with measures of participation on the program activities. Despite the patient’s short time in a rehabilitation program, data show the importance of an interdisciplinary intervention through the establishment of specific and contextualized objectives in chronic patients.
  • A barreira hematoencefálica e doenças viróticas Letter

    Pinheiros, Lucas Barbosa Pires; Aversi-Ferreira, Tales Alexandre
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