Acessibilidade / Reportar erro

DOR LOMBAR E CERVICAL EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS

RESUMO

Objetivo:

Analisar a prevalência de dor lombar e cervical em estudantes de Educação Física (EF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e os fatores comportamentais e posturais associados.

Métodos:

O desenho do estudo é observacional com delineamento descritivo analítico. Estudantes de EF de ambos os sexos e saudáveis participaram do estudo e responderam o Back Pain and Body Postural Evaluation Instrument for Adults. Os dados foram analisados no software SPSS (21.0) por meio de estatística descritiva, cálculo das razões de prevalência e intervalos de confiança de 95%. O nível de significância adotado foi de 0,05.

Resultados:

Noventa e dois estudantes de EF responderam ao questionário, 45 (48,9%) eram do sexo feminino e 47 (51,1%) do sexo masculino. A prevalência de dor lombar foi de 76,1%, e de dor cervical foi 58,7%. Não houve associação com a maioria dos fatores comportamentais e posturais avaliados.

Conclusões:

A prevalência de dor lombar e cervical em estudantes de EF da UFRGS é elevada e essas dores não estão associadas com os fatores investigados. Nível de Evidência II: Estudo prospectivo de menor qualidade.

Descritores:
Medição da Dor; Postura; Estudantes; Epidemiologia

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br