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CoDAS, Volume: 35, Número: 4, Publicado: 2023
  • Desafios de aprendizagem nos cursos de graduação em Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional durante a pandemia de COVID-19 Original Article

    Samelli, Alessandra Giannella; Matas, Carla Gentile; Nakagawa, Naomi Kondo; Silva, Talita Naiara Rossi da; João, Silvia Maria Amado

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O COVID-19 impôs inúmeros desafios aos programas educacionais que tiveram que se adaptar rapidamente ao aprendizado remoto on-line (ARO) para garantir a continuidade da formação dos profissionais de saúde durante a pandemia. O objetivo do estudo foi avaliar a percepção de alunos e professores sobre o processo ensino-aprendizagem dos cursos de graduação em Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional de uma universidade pública brasileira. Métodos Foi utilizado um questionário eletrônico autoaplicável com questões de múltipla escolha em escala Likert de 1 a 5; quanto maior a pontuação, maior o nível de concordância/importância/satisfação. Resultados A maioria dos alunos de graduação e professores tinha experiência anterior no uso de tecnologias de informação e comunicação, e 85% afirmaram preferir o ensino presencial. Os alunos expressaram preferência por metodologias de aprendizagem mais ativas, com objetivos claros, conteúdo acessível e visualização de conceitos abstratos. Em relação aos benefícios e barreiras, algumas percepções semelhantes foram observadas entre alunos e professores com ARO favorecendo a gestão do tempo, benefícios no processo ensino-aprendizagem, satisfação e motivação com o conteúdo do curso e baixa frequência às atividades acadêmicas gerais por ausência ou dificuldade de acesso aos recursos tecnológicos. Conclusão O ARO pode ser uma modalidade alternativa de aprendizado quando as aulas presenciais não podem ser realizadas, como no caso da pandemia do COVID-19. Porém, o ARO é inadequado para substituir a aprendizagem presencial, embora possa complementar a educação presencial tradicional em um modelo híbrido, respeitando a natureza de cada programa na área da saúde que exige formação prática presencial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose COVID-19 posed numerous challenges to educational programs that had to quickly adapt to remote online learning (ROL) to ensure the continuity of health professional training over the pandemic. We aimed to assess the students' and professors' perceptions of the teaching-learning process in the Physical Therapy, Speech-Language-Hearing Sciences, and Occupational Therapy undergraduate programs at a Brazilian public university. Methods We used an electronic self-reported questionnaire with multiple-choice questions on a Likert scale ranged 1-5; higher the score, higher the level of agreement/importance/satisfaction. Results Most of undergraduate students and teachers had previous experience using information and communication technologies, and 85% stated their preference for in-person learning. Students expressed their appreciation for more active learning methodologies with clear objectives, accessible content, and visualization of abstract concepts. Regarding benefits and barriers, some similar perceptions were observed between students and teachers with ROL favoring time management, benefits in the teaching-learning process, satisfaction and motivation with the course content, and low attendance rates to general academic activities due to absent or poor access to technological resources. Conclusion ROL is an alternative learning mode when the in-person classes cannot be carried out, as in the case of the COVID-19 pandemic. ROL is believed to be unfit to replace in-person learning, although it can complement the traditional classroom-based education in a hybrid model, respecting the nature of each program in the field of health that requires in-person practical training.
  • Satisfação e qualidade de vida em usuários de implante coclear com longo tempo de privação sensorial Original Article

    Ledesma, Alleluia Lima Losno; Evangelista, Kétlim dos Santos; Alexandria, Driely Maria Leandro de; Sales, Jéssica da Silva; Caldas, Fernanda Ferreira; Bahmad Júnior, Fayez

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar o nível de satisfação de usuários de IC com longos períodos de privação auditiva, destacando os aspectos positivos e negativos do uso do dispositivo e avaliar a qualidade de vida desses indivíduos. Método Trata-se de uma pesquisa analítica, do tipo estudo observacional transversal. O estudo foi realizado com 24 pacientes de um instituto privado de Otorrinolaringologia. Foram aplicados três questionários: Satisfaction with Amplification in Daily Life (SADL), International Outcome Inventory- Implante Coclear (IOI - IC) para avaliar a satisfação com o implante coclear e WHOQOL-bref para avaliar a qualidade de vida. Os resultados nos grupos pré e pós-lingual foram comparados. Resultados O maior grau de satisfação foi relatado em relação à imagem pessoal, efeitos positivos e como os usuários se sentem em relação ao seu IC. O menor grau de satisfação ocorreu em relação ao custo-benefício do IC e ao ruído competitivo. Na avaliação do WHOQOL-bref, os maiores escores foram encontrados nos domínios físico, psicológico e relações sociais. Os grupos pré e pós-lingual não apresentaram diferença em relação aos escores alcançados. Conclusão Os participantes apresentaram alto nível de satisfação com o uso do implante coclear. Quanto maior o tempo de privação sensorial maior o grau de satisfação com o dispositivo. O uso do dispositivo eletrônico de IC reflete melhora na qualidade de vida do indivíduo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The aim of the study was to verify the level of satisfaction of CI users with long periods of hearing deprivation, highlighting the positive and negative aspects of the use of the device and their quality of life. Methods This is a analytical research, of the type observational cross-sectional study. The study was performed with 24 patients from a private Institute of Otorhinolaryngology. Three surveys were applied: Satisfaction with Amplification in Daily Life (SADL), International Outcome Inventory - Cochlear Implant (IOI - CI) to assess cochlear implant satisfaction and WHOQOL- bref to assess the quality of life. The results in the pre and post lingual groups were compared. Results The highest degree of satisfaction was reported with regard to personal image, positive effects, and how the users feel about their CI. The lowest degree of satisfaction was reported regarding the cost-benefit of the CI and the competitive noise. In the WHOQOL-bref assessment, the highest scores were found in physical, psychological and social relations domains. When comparing the results of the surveys, the pre and post-lingual groups showed no difference in relation to the achieved scores. Conclusion The participants had a high level of satisfaction with the use of cochlear implants. The longer the sensory deprivation time, the greater the degree of satisfaction with the device. The use of the CI electronic device reflects on the individual's quality of life.
  • Desempenho do diagrama de desvio fonatório no monitoramento da qualidade vocal pré e pós exercício vocal em indivíduos com Doença de Parkinson Artigo Original

    Lima, Hellen Vasconcelos Silva Leal de; Lopes, Leonardo Wanderley; Silva, Hilton Justino da; Vieira, Ana Cláudia de Carvalho; Cruz, Thalita Vitória Silva da; Gomes, Adriana de Oliveira Camargo; Lira, Zulina Souza de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar o desempenho do diagrama de desvio fonatório e de suas medidas no monitoramento da qualidade da voz, pré e pós exercício vocal, em indivíduos com Doença de Parkinson. Método Estudo retrospectivo e documental. Utilizou-se uma amostra de 30 sujeitos, sendo 50% do sexo masculino, com média de idade de 62,13 ± 9,05 anos. Foram analisados os resultados do diagrama de desvio fonatório, nos momentos pré e pós exercício vocal com a técnica de empuxo associada aos sons plosivos, considerando-se a área, densidade, forma e localização do diagrama nos quadrantes. Para fins de comparação, os parâmetros acústicos de jitter, shimmer, glottal to noise excitation ratio e resultados da análise perceptivo-auditiva, realizada em pesquisa anterior, também foram considerados, nos momentos pré e pós-técnica. Resultados A despeito de não ocorrer diferença na distribuição das amostras no diagrama, após realização da técnica vocal, foi identificada, na análise qualitativa visual, mudança no deslocamento do diagrama em direção à área de normalidade e houve associação entre o grau geral do desvio vocal da análise perceptivoauditiva e a área do diagrama. Houve melhora nos valores de shimmer, após a técnica vocal. Conclusão O deslocamento do diagrama de desvio fonatório em direção à área de normalidade corroborou os resultados em relação ao grau geral de disfonia avaliado pela análise perceptivoauditiva e os resultados de shimmer, após a técnica vocal empregada. Desse modo, o diagrama de desvio fonatório apresentou bom desempenho no monitoramento da qualidade vocal de indivíduos com Parkinson.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To assess the performance of the phonatory deviation diagram and its measurements in monitoring voice quality before and after voice exercise in individuals with Parkinson's Disease. Methods Retrospective and documentary study. A sample of 30 subjects was used, 50% male, with a mean age of 62.13 ± 9.05 years. The results of the phonatory deviation diagram were analyzed, in the moments before and after vocal exercise with the pushing technique associated with plosive sounds, considering the area, density, shape and location of the diagram in the quadrants. For comparison purposes, the acoustic parameters of jitter, shimmer, glottal to noise excitation ratio and results of the auditory-perceptual analysis, carried out in previous research, were also considered, in the pre- and post-technical moments. Results Despite the fact that there was no difference in the distribution of samples in the diagram, after performing the vocal technique, a change in the displacement of the diagram towards the area of normality was identified in the visual qualitative analysis, and there was an association between the general degree of vocal deviation in the analysis auditory perception and the area of the diagram. There was an improvement in the shimmer values after the vocal technique. Conclusion The displacement of the phonatory deviation diagram towards the area of normality corroborated the results in relation to the general degree of dysphonia, evaluated by the auditory-perceptual analysis and the shimmer results, after the vocal technique. Thus, the diagram shows good performance in monitoring voice quality of individuals with Parkinson’s.
  • Características das habilidades comunicativas em crianças pertencentes a famílias multiespécie Artigo Original

    Santa Helena, Ana Paula; Cunha, Maria Claudia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo investigar as habilidades comunicativas em crianças pertencentes a famílias multiespécie, nas quais o cão é o animal de estimação. Método estudo do tipo exploratório, descritivo, transversal, de natureza qualitativa. Casuística: 34 sujeitos de ambos os sexos, na faixa etária entre três meses e quatro anos e cinco meses, pertencentes a famílias multiespécie. A pesquisa foi realizada na residência dos próprios sujeitos. Procedimento: os dados foram coletados por meio de observação e filmagem de uma situação de interação, na rotina familiar, durante 30 minutos, envolvendo a presença do cão. Análise dos resultados: os dados foram analisados por meio de categorias de análises de conteúdo quanto a elementos verbais e não verbais, privilegiando as condutas comunicativas na interação criança-cão-adulto interlocutor. Resultados evidenciou-se que o cão desempenhou papel de interlocutor durante as cenas de interação com efeitos nas funções comunicativas da criança. Conclusão os resultados dessa pesquisa apontam para possíveis benefícios no que se refere às habilidades comunicativas nas interações multiespécie e sugere pesquisas posteriores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to investigate the communicative skills of children belonging to multispecies families whose pet is a dog. Methods this is an exploratory, descriptive, qualitative, cross-sectional study. Sample: 34 subjects of both sexes aged three aged 3 to 4 years and 5 months belonging to multispecies families. The study was conducted at the subjects’ own homes. Procedure: The data were collected through observation and filming of a 30-min interaction situation in the family routine involving the presence of the dog. Analysis of the results: The data were analyzed and content analysis categories were then established regarding the most relevant verbal and nonverbal elements, with emphasis on the child-dog-adult interlocutor communicative interactions. Results the results showed that the dog played the role of interlocutor during the interaction scenes, with effects on the child’s communicative functions. Conclusion the results of this study point to possible benefits to communicative skills in multispecies interactions. Further studies on this theme are suggested.
  • Atividades e participação de crianças com transtornos de linguagem em atendimento ambulatorial segundo a CIF Artigo Original

    Nogueira, Gabriela Damaris Ribeiro; Lemos, Stela Maris Aguiar; Britto, Denise Brandão de Oliveira e

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Identificar as principais categorias do componente Atividades e Participação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, bem como os possíveis qualificadores de Capacidade e Desempenho, e verificar suas associações com idade, sexo, escolaridade e diagnóstico fonoaudiológico em crianças atendidas em um ambulatório de linguagem oral. Método Trata-se de estudo observacional analítico e transversal, realizado com dados secundários de 32 prontuários de crianças com maioria do sexo masculino, média de idade de 41,03 meses, em ensino infantil e transtorno de linguagem associado a outras condições. Foi realizada a codificação das principais manifestações fonoaudiológicas segundo as categorias do componente Atividades e Participação pré-selecionadas e realizadas análises estatísticas descritivas e bivariadas e uso do teste Exato de Fisher com nível de significância de 5%. Resultados A análise descritiva das categorias pré-selecionadas permitiu verificar um número alto de respostas “Não informado”, com maior porcentagem em expressão vocal sem fala (d331) desempenho (93,8%), tomar decisões (d177) capacidade (90,6%), resolver problemas (d175) desempenho (65,6%) e capacidade (87,5%), recepção de mensagens orais (d310) desempenho (65,6%) e comer (d550) capacidade (65,6%). Dentre as 24 categorias selecionadas, 12 contemplaram conjuntamente os qualificadores de Desempenho e Capacidade. Houve associação com significância estatística entre as categorias (d175, d815 e d350) com dados sociodemográficos e diagnósticos fonoaudiológicos. Conclusão Foram identificadas dificuldades em categorias do componente Atividades e Participação e associações com significância estatística entre elas e os dados sociodemográficos e diagnósticos fonoaudiológicos, evidenciando impactos dos transtornos de linguagem oral nas atividades e participação de crianças atendidas em um serviço ambulatorial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To identify the main categories of the Activities and Participation component of the International Classification of Functioning, Disability, and Health and to verify the association with age, gender, education, and speech therapy diagnosis in children who are assisted by an oral language clinic. Methods This is an analytical and cross-sectional observational study, carried out with secondary data from 32 medical records of children with the majority male, mean age of 41.03 months, in early childhood education and language disorder associated with other conditions. The main speech-language pathology manifestations were coded according to the pre-selected categories of the Activities and Participation component, and descriptive and bivariate statistical analyzes were performed, and the Fisher's Exact test was used with a significance level of 5%. Results The descriptive analysis of the pre-selected categories allowed us to verify a high number of “Not informed” answers, with a higher percentage in vocal expression without speech (d331) performance (93.8%), making decisions (d177) ability (90.6%), problem solving (d175) performance (65.6%) and capacity (87.5%), reception of oral messages (d310) performance (65.6%) and eating (d550) capacity (65.6%). Among the 24 categories selected, 12 jointly contemplated the Qualifiers of Performance and Capacity. There was a statistically significant association between the three categories with sociodemographic data and speech therapy diagnoses. Conclusion Difficulties were identified in several categories of the Activities and Participation component and statistically significant associations between them and sociodemographic data and speech therapy diagnoses, showing the impacts of oral language disorders on the activities and participation of children assisted in an outpatient speech therapy service.
  • Aprendizagem e comportamento de crianças durante o fechamento das escolas devido à COVID-19: perspectivas dos pais e professores Artigo Original

    Castro, Greicyane Marcos de; Martins-Reis, Vanessa de Oliveira; Celeste, Letícia Correa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a associação entre a percepção dos cuidadores e professores acerca das mudanças impostas pelo isolamento social e o impacto na aprendizagem de estudantes. Método Trata-se de um estudo observacional analítico e longitudinal, com participação de 19 cuidadores (familiares) dos escolares do 2º ano do ensino fundamental de uma escola de financiamento público e seus respectivos professores. Os cuidadores foram submetidos a entrevistas por meio dos questionários: Questionário de Capacidades e Dificuldades, Inventário de Recursos do Ambiente Familiar e Questionário de monitoramento COVID-19 que verifica o comportamento dos escolares e famílias. A coleta aconteceu em dois momentos por ligação telefônica: o primeiro momento (M1) foi iniciado em junho de 2020, e o segundo, (M2) em dezembro de 2020. Os relatórios evolutivos elaborados pelos professores regentes foram recebidos em janeiro de 2021. Resultados Foi observada uma implicação negativa na mudança de rotina e um impacto na vida dos pais. Na percepção dos pais, questões significativas e negativas também estiveram presentes na saúde mental das crianças, como por exemplo, mudanças na rotina. Os relatórios de avaliação dos professores mostraram um padrão similar, com a grande maioria deles sem informação sobre o desempenho da aprendizagem. Conclusão: Este estudo apontou a importância de acompanhar escolares e famílias em período de distanciamento social, para que possa orientar e intervir juntamente com pais e professores

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the association between caregivers' and teachers' perceptions of the changes imposed by social isolation and the impact on students' learning. Methods This is an analytical observational and longitudinal study, with the participation of 19 caregivers (family members) of 2nd-grade students from a public financing school and their respective teachers. The caregivers were submitted to interviews by means of the questionnaires: Abilities and Difficulties Questionnaire, Family Environment Resources Inventory and COVID-19 monitoring questionnaire that checks the behavior of schoolchildren and families. The collection took place in two moments by telephone call: the first moment (M1) was started in June 2020, and the second, (M2) in December 2020. The progress reports prepared by the regular teachers were received in January 2021. Results A negative implication was observed in the change of routine and an impact on the parents' lives. In parents' perceptions, significant and negative issues were also present in children's mental health, such as changes in routine. Teacher evaluation reports showed a similar pattern, with the vast majority of them lacking information about learning performance. Conclusion This study pointed out the importance of accompanying schoolchildren and families in a period of social withdrawal, in order to guide and intervene together with parents and teachers.
  • Desempenho no Teste Dicótico de Sentenças em Adultos com queixa comunicativa Artigo Original

    Ferreira, Geise Corrêa; Schochat, Eliane; Freire, Katya Marcondes; Costa, Maristela Julio

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar o desempenho de adultos normo-ouvintes com queixa comunicativa no Teste Dicótico de Sentenças. Método Selecionou-se em banco de dados, 15 participantes normo-ouvintes com resultados normais no Teste Dicótico de Dígitos, idades entre 19 a 44 anos, destros, que referiram queixa comunicativa. O Teste de Dicótico de Sentenças foi aplicado por meio de dois protocolos compostos por quatro diferentes combinações de listas denominados de sequências 1 e 2, de acordo com a seguinte ordem: treino, etapa de atenção dividida, etapas de atenção direcionada à direita e à esquerda. Resultados Na sequência de aplicação 1, a média de desempenho na etapa de atenção dividida foi 84,67% na orelha direita e 60,67% na esquerda, com diferença estatística entre orelhas, com assimetria entre orelhas variando de -50% a 60%. Na etapa de atenção direcionada, a média de desempenho foi 99,33% na orelha direita e 98% na esquerda, sem diferença estatística. Na sequência de aplicação 2, houve tendência de melhores resultados, mais acentuada na orelha esquerda, sem significância estatística, mantendo elevadas a variação de desempenho e a assimetria entre orelhas. Verificou-se na comparação entre as sequências, na etapa de atenção dividida, que na orelha direita 40% dos indivíduos não variaram, 33% pioraram, 26,7% melhoraram; na orelha esquerda, 6,6% não variaram, 20% pioraram e 73,33% melhoraram. Na etapa de atenção direcionada houve estabilidade nos resultados. Conclusão Os adultos normo-ouvintes, com queixas comunicativas, apresentaram um perfil heterogêneo, especialmente na etapa de atenção dividida, com acentuada diferença entre as orelhas e variabilidade de respostas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the performance of normal-hearing adults with communication complaints in the Dichotic Sentences Test. Methods We selected from the database 15 normal-hearing participants with normal results in the Digits Dichotic Test, aged between 19 and 44 years, right-handed, who reported communicative complaints. The Dichotic Sentences Test was applied using two protocols consisting of four different combinations of lists called sequences 1 and 2, in the following order: training, divided attention step, right and left directed attention steps. Results In the first application sequence, the average performance in the divided attention step was 84.7% for the right ear and 60.67% for the left, with statistical difference between ears. The asymmetry between ears varied from -50% to 60%. In the directed attention step, the average performance was 99.33% for the right ear and 98% for the left, with no statistical difference. In the second application sequence, there was a tendency for better results, more pronounced for the left ear, with no statistical significance, with the performance variation and asymmetry between ears remaining high. In the comparison between the sequences, in the divided attention step, it was found that, for the right ear, 40% of the individuals did not vary, 33% performed worse, and 26.7% performed better; for the left ear, 6.6% did not vary, 20% performed worse, and 73.33% performed better. There was result stability in the directed attention step. Conclusion The normal-hearing adults with communication complaints presented a heterogeneous profile, especially in the divided attention step, with a marked difference between ears and response variability.
  • Desenvolvimento e validação do BATUTA: um teste para avaliação da percepção musical de pessoas com deficiência auditiva Artigo Original

    Simões, Pierangela Nota; Araújo, Cristiano Miranda de; Romanelli, Guilherme; Lüders, Débora

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Descrever o desenvolvimento e a validação de um teste de percepção musical, denominado BATUTA, destinado a avaliar a percepção musical de pessoas com deficiência auditiva, usuárias de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI). O BATUTA é um teste computadorizado composto por 35 subtestes divididos nos módulos ritmo, pitch e timbre para os quais os participantes devem responder se as amostras sonoras e/ou os trechos musicais apresentados, aos pares, são iguais ou diferentes. Método O processo de construção do BATUTA foi composto por quatro etapas: desenvolvimento do teste, submissão da versão inicial ao comitê de especialistas para validação de conteúdo; aplicação do piloto em 51 participantes com audição normal e reteste para validação da confiabilidade, fundamentadas em reconhecidas recomendações para elaboração e validação de instrumentos de avaliação. Diretrizes relacionadas à natureza das amostras sonoras utilizadas, aos atributos musicais avaliados, ao ambiente de testagem e ao tipo de resposta indicada para a finalidade do BATUTA foram amplamente investigadas, com o propósito de lhe conferir fidedignidade. Resultados Os índices de Validação de Conteúdo (IVC) e de concordância entre os especialistas, quando analisados juntamente com as recomendações do comitê, resultaram em correções e em novas gravações dos áudios para garantir o cumprimento do teste. Os escores da aplicação do teste piloto indicaram boa consistência interna e o reteste confirmou a confiabilidade do BATUTA. Conclusão Os resultados demonstraram a viabilidade do BATUTA para avaliar a percepção musical de pessoas com deficiência auditiva usuárias de AASI.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To describe the development and validation of a test, called BATUTA, that assesses the musical perception of people with hearing impairment that are hearing aid (HA) users. BATUTA is a computerized test with 35 subtests, divided into the rhythm, pitch, and timbre modules, and the participants must answer whether the sound samples and/or parts of the songs, presented in pairs, are the same or not. Methods The BATUTA creation process consisted of four stages: test development, submission to the expert committee for content validation; pilot application with 51 normal hearing participants and retest to validate reliability. The process was based on several recommendations for the development and validation of musical assessment instruments. A deep investigation of the guidelines related to sound samples used, musical attributes evaluated, testing environment and the most appropriate response method was undertaken to ensure dependability. Results The Content Validity Index (CVI) and expert agreement rates, when analyzed with the committee's recommendations, resulted in corrections and new audio recordings to ensure compliance to the test. The pilot test scores indicated internal consistency and the retest confirmed the reliability of BATUTA. Conclusion The results demonstrated the viability of BATUTA to assess the musical perception of people with hearing impairment that are HA users.
  • Risco de disfonia e qualidade vocal em estudantes de artes cênicas Artigo Original

    Ferrari, Eloisa Pinheiro; Simões-Zenari, Marcia; Master, Suely; Nemr, Katia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar a relação entre o risco de disfonia e a qualidade vocal em estudantes de graduação em Artes Cênicas. Método Estudo transversal observacional com 38 estudantes de graduação em Artes Cênicas. Foram aplicados protocolos de rastreio de risco de disfonia geral e específico para atores, e realizadas gravações da emissão sustentada da vogal /a/, fala espontânea e leitura de texto, usadas para análise perceptivo-auditiva, efetuada por três avaliadores, com o uso da escala GRBASI. Após testes de confiabilidade intra e interavaliadores chegou-se à classificação final do grau geral do desvio vocal para cada participante. Foram feitas comparações entre grupos que tinham ou não outra profissão/atividade com o uso da voz e os grupos formados a partir do grau geral. Resultados A maioria dos estudantes apresentou alto risco para disfonia. Todos apresentaram alteração vocal, com predominância de grau leve. Os estudantes que tinham outra profissão/atividade com uso da voz obtiveram maior pontuação no protocolo específico para atores, bem como na soma desse protocolo com o de rastreio geral. Não houve relação entre o grau de alteração vocal e o risco de disfonia. Os estudantes que ainda não atuavam profissionalmente apresentaram mais alterações vocais de grau moderado ou severo, e os que atuavam profissionalmente apresentaram com maior frequência alteração vocal de grau leve. Conclusão A maior parte dos estudantes apresentou alto risco para disfonia. Todos apresentaram alteração vocal, com predomínio de grau leve. Não houve relação entre o risco de disfonia e o grau de alteração vocal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyse the relationship between the risk of dysphonia and vocal quality in undergraduate performing arts students. Methods Observational cross-sectional study with 38 undergraduate students in Performing Arts. We applied screening protocols for general and specific risk of dysphonia for actors and made recordings of sustained emission of the vowel /a/, spontaneous speech and reading a text, used for perceptual analysis performed by three evaluators using the GRBASI scale. After intra and inter-rater reliability tests it was obtained final classification of the general degree of vocal deviation parameter for each participant. Comparisons were made considering groups that had or did not have other profession/activity with the use of voice, and the groups were formed from the general grade. Results Most students were at high risk for dysphonia. All had vocal alteration, with a predominance of mild degree. Students who had another profession/activity with voice use scored higher in the specific protocol for actors, and in the sum of this protocol with the general screening protocol. There was no relationship between the degree of vocal alteration and the risk of dysphonia. Students who did not yet work professionally had more moderate or severe vocal alterations, and those who did work professionally had a higher frequency of mild vocal alterations. Conclusion Most students were at high risk for dysphonia. All had vocal alteration, with a predominance of mild alteration. There was no relationship between the risk of dysphonia and the degree of vocal alteration.
  • Achados audiológicos de agricultores familiares paranaenses expostos a agrotóxicos Artigo Original

    Lobato, Diolen Conceição Barros; Alcarás, Patrícia Arruda de Souza; França, Denise Maria Vaz Romano; Gonçalves, Cláudia Giglio de Oliveira; Fuente, Adrian; Lacerda, Adriana Bender Moreira de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar as possíveis diferenças na audição de agricultores e suas famílias em comparação com população não exposta aos agrotóxicos. Método Estudo transversal, com 70 participantes (grupo pesquisa), com média de idade de 39,7 anos, de ambos os sexos, proprietários de pequenos estabelecimentos agrícolas vinculados a agricultura familiar e tempo de exposição médio aos agrotóxicos de 23,7 anos. Um grupo controle com 71 participantes de ambos os sexos, sem exposição a ruído e agentes químicos, com idade média de 39,5 anos, foi incluído para a comparação dos resultados. Na etapa 1, ambos os grupos foram submetidos a audiometria convencional e de altas frequências e imitanciometria. Na etapa 2, somente os normoouvintes foram submetidos as emissões otoacústicas evocadas e efeito de supressão das emissões otoacústicas transientes. Resultados Observou-se diferenças significativas entre os grupos para audiometria tonal convencional e de altas frequências, e no reflexo acústico. As frequências mais afetadas na audiometria tonal convencional foram 3 a 6kHz e na audiometria de altas frequências foram as frequências de 9.000 e 11.200 Hz. Nas emissões otoacusticas transientes, observou-se no efeito de supressão piores resultados no grupo de pesquisa. Conclusão Conclui-se que houve diferenças na audição dos agricultores familiares em comparação com o grupo controle. Os limiares auditivos convencionais estão relacionados em função do grupo, idade e gênero. O trabalho na agricultura está associado com o comprometimento na região basal da cóclea, à ausência de reflexo acústico, à redução da relação sinal/ruído das emissões otoacústicas transientes e à disfunção do sistema auditivo eferente olivococlear.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the possible differences among the hearing of farmers and their families when compared to the population not exposed to pesticides. Methods Cross-sectional study with 70 smallholder family farmers (research group), with the mean age of 39.7 years, of both sexes and a mean of 23.7 years of exposure to pesticides. We included a control group with 71 participants of both sexes with the mean age of 39.5 years, not exposed to either noise or chemical substances, to compare the results. In stage 1, both groups were submitted to conventional and high-frequency audiometry, and acoustic immittance. In stage 2, only people with normal hearing were submitted to the evoked otoacoustic emissions and suppression effect on transient otoacoustic emissions. Results Significant differences were observed between the groups in the conventional pure-tone and in the high-frequency audiometry, as well as in the acoustic reflex. The most affected frequencies in the conventional pure-tone audiometry ranged from 3 to 6 kHz and, in the high-frequency audiometry, from 9000 to 11200 Hz. As for the transient otoacoustic emissions, the worse suppression effect results were found in the research group. Conclusion There were differences among the hearing of family farmers and the control group. The conventional auditory thresholds are related to the group, age and sex. Farming is associated with impairments in the basal region of the cochlea, absence of acoustic reflex, reduced signal-to-noise ratio of the transient otoacoustic emissions, and dysfunction in the olivocochlear efferents of the auditory system.
  • Validação de conteúdo de protocolo de decanulação de pacientes adultos traqueostomizados Artigo Original

    Côrte, Margaret Mendonça Diniz da; Vicente, Laélia Cristina Caseiro; Friche, Amélia Augusta de Lima

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Realizar a validação de conteúdo de um protocolo de decanulação de pacientes adultos traqueostomizados. Método Para a validação de conteúdo do protocolo elaborado por fonoaudiólogas foi utilizada a técnica Delphi. Os 11 itens do protocolo foram julgados por peritos, por meio de rodadas via e-mail e foram classificados como adequados, parcialmente adequados ou inadequados, além de fornecerem comentários e sugestões sobre cada item. Foram convidados 30 fonoaudiólogos, 30 fisioterapeutas respiratórios e 30 médicos responsáveis pelo procedimento de traqueostomia e decanulação. O percentual de concordância adotado foi ≥ 80% e o processo foi interrompido quando obtido esse percentual em todos os itens. Resultados Ao final do processo, 24 profissionais participaram da terceira rodada, sendo 46% fonoaudiólogos, 29% fisioterapeutas e 25% médicos. Após as sugestões e comentários dos peritos, dois itens foram mantidos como estavam no protocolo inicial, sete foram reformulados, seis incluídos e dois excluídos. A versão final do protocolo incluiu: identificação, ausência de secreções abundantes, características da secreção, tosse eficaz, capacidade para remover secreções, tolera o balonete desinsuflado, aptidão no processo de decanulação, nível de consciência, troca de cânula para menor calibre, ausência de infecção vigente/ ativa, deglutição espontânea e eficaz de saliva, uso de válvula de fala, aptidão à oclusão da cânula, avaliação da aptidão para decanulação e exames objetivos. Conclusão Por meio da Técnica Delphi houve a validação do conteúdo do instrumento, ocorrendo mudanças substanciais. A próxima etapa de validação do instrumento é a obtenção de evidências de validade em relação a estrutura interna.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Perform content validation of a decannulation protocol for tracheostomized adult patients. Methods To validate the content of the protocol developed by speech therapists, the Delphi technique was used. The 11 items of the protocol were judged by experts through rounds via e-mail and were classified as adequate, partially adequate or inadequate, in addition to providing comments and suggestions on each item. 30 speech therapists, 30 respiratory physiotherapists and 30 physicians responsible for the tracheostomy and decannulation procedure were invited. The percentage of agreement adopted was ≥ 80% and the process was interrupted when this percentage was obtained in all items. Results At the end of the process, 24 professionals participated in the third round, being 46% speech therapists, 29% physiotherapists and 25% physicians. After the experts' suggestions and comments, two items were kept as they were in the initial protocol, seven were reformulated, six were included and two were excluded. The final version of the protocol included: identification, absence of abundant secretions, characteristics of the secretion, effective cough, ability to remove secretions, tolerate the deflated cuff, aptitude in the decannulation process, level of consciousness, change of cannula to a smaller caliber, absence of current/active infection, spontaneous and effective swallowing of saliva, use of a speech valve, aptitude for occlusion of the cannula, assessment of aptitude for decannulation and objective examinations. Conclusion Through the Delphi Technique, the content of the instrument was validated, with substantial changes occurring. The next stage of instrument validation is obtaining evidence of validity in relation to the internal structure.
  • Nota de passagem no perfil de extensão vocal de coristas: estudo preliminar de frequência e intensidade Comunicação Breve

    Cardoso, Nathália Suellen Valeriano; Brito, Tatiany Cíntia da Silva; Gomes, Adriana de Oliveira Camargo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar a nota de passagem no perfil de extensão vocal de coristas, pela identificação das frequências fundamentais e intensidades, tanto na mudança para o registro agudo quanto para o grave, comparando-as, por naipe. Método Participaram 67 coristas, com média de idade de 27,79 (±7,50) anos, dos naipes: soprano (n=20), contralto (n=17), tenor (n=15) e baixo (n=15). Para coleta e análise dos dados utilizou-se o software Vocalgrama (CTS Informática) no qual foi realizada a gravação da emissão da vogal /Ɛ/ em glissando ascendente e descendente, até às frequências mais grave e mais aguda, nas intensidades mais fraca e mais forte possíveis. Resultados Foram identificados os valores das frequências e respectivas intensidades das notas de passagem nas emissões ascendentes e descendentes fortes e fracas nos quatro naipes. Houve maior ocorrência de identificação de quebra nas vozes agudas, comparativamente às mais graves. Os valores médios das frequências encontradas foram correspondentes a notas diferentes das estabelecidas na literatura para todos os naipes. Conclusão As notas de passagem identificadas no perfil de extensão vocal de coristas, a partir de suas frequências e intensidades, obtiveram maior ocorrência nos naipes soprano e tenor, comparativamente ao contralto e baixo, nas mudanças para os registros graves e agudos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the passaggio in the voice range profile of choristers, by identifying the fundamental frequencies and intensities, both in the change to the high and low registers, comparing them, by voice types. Method 67 choristers participated, mean age of 27.79 (± 7.50) years old, of the following voice types: soprano (n = 20), alto (n = 17), tenor (n = 15) and bass (n = 15). For data collection and analysis, the Vocalgram software (CTS Informática) was used, which recorded the emission of the vowel / Ɛ / in ascending and descending glissando, up to the lowest and highest note in the weakest and strongest intensities possible. Results The values of frequencies and respective intensities of the passaggio were identified in ascending and descending, strong and weak emissions in all voice types. There was a higher occurrence of voice break in the high voices, compared to the low ones. The average values ​​of the frequencies found corresponded to different tones from those established in the literature for all voice types. Conclusion The passaggio identified in the vocal range profile of choristers, based on their frequencies and intensities were more frequent in soprano na tenor, compared to alto and bass, in changes to the low and high registers.
  • Avaliação da usabilidade do aplicativo Agente Escuta: uma pesquisa translacional Artigo Original

    Amorim, Alice Andrade Lopes; Alvarenga, Kátia de Freitas; Jacob, Lilian Cássia Bórnia; Araújo, Eliene Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar a usabilidade e satisfação dos usuários com a interface do aplicativo “Agente Escuta”, além de identificar problemas e possibilidades de melhorias. Método Estudo translacional exploratório descritivo, caracterizado por um teste de usabilidade com abordagem quanti-qualitativa, subdividido em três etapas: (I) avaliação prévia da usabilidade por 10 juízes, incluindo estudantes, profissionais da atenção primária, docentes e pesquisadores em Tecnologia da Informação e Fonoaudiologia; (II) avaliação do aplicativo pelo público-alvo, agentes comunitários de saúde de seis municípios potiguares; (III) Avaliação da satisfação dos agentes que utilizaram o aplicativo na rotina de trabalho. Utilizou-se o System Usability Scale e pelo Net Promoter Score, além de uma avaliação qualitativa das opiniões. Resultados A usabilidade foi avaliada como excelente pelos juízes, independentemente da categoria. Na avaliação pelos agentes comunitários de saúde, a usabilidade foi considerada boa e não houve efeito do município de origem. Constatou-se que a percepção dos juízes e do público-alvo foram distintas, com menor escore para os participantes da segunda etapa, no entanto, a maioria dariam publicidade positiva ao produto. A heurística com maior pontuação foi a facilidade de memorização e os participantes da terceira etapa mostraram-se interessados em continuar utilizando a ferramenta na prática, mesmo após o término do estudo. Conclusão O protótipo do Agente Escuta apresentou boa usabilidade e satisfação e foram identificados aspectos que poderão ser aprimorados em soluções futuras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate the usability and satisfaction of users with the interface of the ‘Agente Escuta’ application, in addition to identifying problems and possibilities for improvement. Methods Descriptive exploratory translational study, characterized by a usability test with a quantitative and qualitative approach, subdivided into three stages: (I) prior evaluation of usability by 10 judges, including students, primary care professionals, professors and researchers in Information Technology and Speech Therapy; (II) evaluation of the application by the target audience, that is, community health agents from six municipalities in Rio Grande do Norte; (III) evaluation of the satisfaction of the agents who used the application in their work routine. The System Usability Scale and the Net Promoter Score were used, in addition to a qualitative evaluation of the opinions. Results Usability was rated as excellent by judges, regardless of category. In the evaluation by community health agents, usability was considered good and there was no effect of the city of origin. It was found that the perception of the judges and the target audience were different, with a lower score for the participants in the second stage. However, most would give positive publicity to the product. The heuristic with the highest score was ease of memorization and participants in the third stage were interested in continuing to use the tool in practice, even after the end of the study. Conclusion The Agente Escuta prototype showed good usability and satisfaction and aspects that could be improved in future solutions were identified.
  • Programa de Implementação do Picture Exchange Communication System (PECS) para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo Artigo Original

    Tamanaha, Ana Carina; Olivatti, Dayane Oliveira Felicio; Silva, Simoni Camilo da; Vieira, Soraia Cunha Peixoto; Perissinoto, Jacy

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O objetivo deste estudo foi avaliar um programa de implementação do PECS em crianças com TEA em clínica-escola pertencente ao Sistema Único de Saúde - SUS. Método Trata-se de estudo longitudinal. Foram atendidas 22 crianças com TEA não falantes ou com verbalização mínima; sendo 17 do gênero masculino e 5 do feminino, na faixa etária de 6 a 12 anos. O programa foi constituído por 24 sessões de terapia fonoaudiológica individual com a presença do familiar e obedeceu às seis fases propostas originalmente pelo Manual de Treinamento do PECS. Resultados Todas as crianças atingiram apropriadamente as três primeiras fases. A fase IV foi alcançada por 82% delas; a fase V por 64%; e a fase VI por cerca de 19% da amostra. O índice de adesão das famílias foi de 96%. Conclusão Foi possível testar um programa de implementação do PECS em 24 sessões e verificar que as crianças puderam atingir fases de discriminação e construção de frases, além de demonstrarem ganho em seu repertório lexical e diminuição das atipias comportamentais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The aim of this study was to evaluate a program for implementing of the PECS in children with non-verbal ASD or with minimal verbalization in a school clinic belonging to the Unified Health System - SUS. Methods This is a longitudinal study. The sample consisted of 22 children with nonverbal ASD or with minimal verbalization; 17 boys and 5 girls, aged 6 to 12 years old. The program consisted of 24 sessions of individual speech language therapy with the presence of the family member and followed the six phases originally proposed by the PECS Training Manual. Results All children reached the first three phases. About 82% reached phase IV; 64% phase V and 19% phase VI. Family adherence was 96%. Conclusion It was possible to test a PECS implementation program in 24 sessions and verify that children were able to achieve phases of discrimination and sentence construction, besides demonstrating gain in their lexical repertoire and reduction of non-adaptative behaviors.
  • Desempenho auditivo de indivíduos com perda auditiva mínima em experiências complexas e realistas de comunicação Artigo Original

    Carmo, Luana Rodrigues do; Silva, Raquel Elpidio Pinheiro da; Zampronio, Cláudia Daniele Pelanda; Oliveira, Jerusa Roberta Massola de; Mondelli, Maria Fernanda Capoani Garcia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar o desempenho auditivo e expectativas quanto ao uso dos aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) dos participantes com perda auditiva mínima. Método Trata-se de uma pesquisa primária, observacional, longitudinal e prospectiva. Para isso, foram aplicados os questionários Speech Spatial Qualities Questionnaire e o Expected Consequences of Hearing Aid Ownership que buscam verificar o desempenho auditivo em situações complexas de escuta e a expectativa quanto ao uso de AASI, respectivamente. A amostra se deu por conveniência com indivíduos adultos de 53 a 72 anos. Resultados No desempenho auditivo, observaram-se maiores dificuldades em situações desfavoráveis como na fala e fala no ruído, seguidas por maior facilidade em localizar a fonte sonora, qualidade e naturalidade do som. Para as expectativas quanto ao uso do dispositivo de amplificação, as variáveis com valor de correlação significativa foram idade expectativa geral com o uso do AASI, e idade em relação aos seus aspectos positivos. Não houve associação estatisticamente significativa entre os scores de desempenho em situações complexas de escuta e as variáveis analisadas. Conclusão A perda auditiva mínima pode influenciar negativamente em situações comunicativas cotidianas, como também, a expectativa dos indivíduos com perda auditiva mínima quanto ao uso do AASI mostrou-se elevada. Além disso, o desempenho auditivo nos indivíduos desse estudo não apresentou correlações com idade, gênero e escolaridade da amostra.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze hearing performance and expectations regarding the use of hearing aids (HA) by participants with minimal hearing loss. Methods This research is a primary, observational, longitudinal and prospective study. Two questionnaires, the Speech Spatial Qualities Questionnaire (SSQ) and the Expected Consequences of Hearing Aid Ownership (ECHO), were used, respectively, to verify hearing performance in complex listening situations and expectations regarding the use of HA. The convenience sample consisted of adults aged 53 to 72. Results SSQ showed that, for hearing performance, greater difficulties were observed in unfavorable situations such as speech and speech-in-noise, followed by greater ease in locating the sound source and in the quality and naturalness of the sound. ECHO showed that, for the expectations regarding the use of the HA, the variables with significant correlation values were age x general expectation with HA and age x HA's positive aspects. No statistically significant association existed between performance scores in complex listening situations and the analyzed variables. Conclusion Minimal hearing loss can negatively influence everyday communicative situations, and the expectation of individuals with minimal hearing loss regarding the use of HA was shown to be high. In addition, the hearing performance of individuals in this study did not show correlations with the age, gender and education level of the sample.
  • Desarrollo y validación de una tarea experimental de Memoria Episódica verbal en español Artigo Original

    Urrutia, Gabriel Urrutia; Montenegro, Pedro García; Pagliarin, Karina Carlesso; Keske-Soares, Márcia

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Propósito Elaborar y validar una tarea experimental de memoria episódica verbal en español. Método Se elaboraron seis bloques de codificación: tres profundos y tres superficiales, cado uno con distintas demandas de esfuerzo cognitivo. Los bloques fueron revisados por cuatro jueces expertos y examinados en una aplicación piloto. Se evaluó la concordancia respecto a si la tarea permitía manipular combinadamente el nivel de procesamiento y el esfuerzo cognitivo durante la codificación incidental de palabras, así como la claridad de las instrucciones, ejemplos y dinámica de trabajo. Resultados Variables como la disponibilidad léxica, metría y fuerza de asociación fueron útiles para diferenciar el esfuerzo cognitivo entre cada bloque. Los jueces concordaron que los bloques de procesamiento admiten una manipulación combinada del nivel de procesamiento y esfuerzo cognitivo y que las instrucciones son precisas. Luego del pilotaje, los participantes concordaron que las instrucciones, ejemplos y forma de trabajo eran fácil de comprender y realizar. Conclusión Los resultados proporcionan evidencia de validez relacionada con el contenido para la tarea experimental propuesta, transformándose con ello en una alternativa viable de considerar en investigaciones orientadas a identificar factores ambientales que contribuyan a compensar los defectos que muestra la memoria episódica con la edad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To develop and validate an experimental verbal episodic memory task in Spanish. Methods Six encoding blocks were elaborated, three deep and three superficial, each one with different demands of cognitive effort. The blocks were reviewed by four expert judges and tested in a pilot application. The agreement was assessed on whether the task allowed combined processing level and cognitive effort to be manipulated during incidental encoding of words, as well as clarity of instructions, examples, and workflow. Results Variables such as lexical availability, metrics, and strength of association were useful to differentiate the cognitive effort between each block. The judges agreed that the processing blocks allowed a combined manipulation of the level of processing and cognitive effort and that the instructions are precise. After the pilot, the participants agreed that the instructions, examples, and way of working were easy to understand and perform. Conclusion The results provide evidence of validity related to the content for the proposed experimental task, thus becoming a viable alternative to consider in research aimed at identifying environmental factors that contribute to compensating the defects shown by episodic memory with age.
  • Abordagem quantitativa por ultrassonografia para análise do movimento do osso hioide durante a deglutição: revisão integrativa Revisão Sistemática

    Magalhães, Desiré Dominique Diniz de; Bandeira, Jayne de Freitas; Pernambuco, Leandro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Sintetizar o estado do conhecimento científico sobre quais medidas do movimento do osso hioide durante a deglutição são obtidas pela ultrassonografia e como extraí-las. Estratégia de pesquisa A pergunta PECO e as combinações de descritores e palavras-chave foram formuladas nas bases de dados eletrônicas Medline/PubMed, EMBASE, Web of Science, Scopus and Lilacs. Critérios de seleção Foram incluídos os artigos que utilizaram a ultrassonografia para analisar as medidas de movimento do osso hioide durante a deglutição, independentemente do idioma, ano de publicação ou presença de alteração na deglutição. Análise dos dados Os artigos incluídos foram analisados quanto: ano, local do estudo, desenho do estudo, população, tamanho da amostra, equipamento utilizado, posicionamento do transdutor, medidas obtidas, método de extração e confiabilidade das medidas. Resultados Vinte e seis artigos cumpriram os critérios de elegibilidade. A medida mais frequente foi a de amplitude máxima do movimento, seguida de tempo e velocidade. Houve grande variabilidade quanto à população de estudo, equipamentos utilizados, posicionamento do transdutor e método de extração das medidas, não sendo possível estabelecer padronização. O nível de confiabilidade foi investigado em apenas oito artigos. Conclusão Amplitude, tempo e velocidade são as medidas do movimento do osso hioide durante a deglutição que podem ser obtidas por ultrassonografia. Não há padronização dos métodos de extração dessas medidas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To synthesize the scientific knowledge on which measurements of hyoid bone movement during swallowing are obtained by ultrasonography and how to extract these measures. Research strategies The PECO question and combinations of descriptors and keywords were formulated in the electronic databases Medline/PubMed, EMBASE, Web of Science, Scopus and Lilacs. Selection criteria Articles that used ultrasonography to analyze measurements of hyoid bone movement during swallowing were included, regardless of language, year of publication, or presence of deglutition disorders. Data analysis The included articles were analyzed for: year, study site, study design, population, sample size, equipment used, transducer positioning, measurements obtained, method of extraction, and reliability of measurements. Results Twenty-six articles met the eligibility criteria. The most frequent measurement was hyoid movement maximum amplitude, followed by time and velocity. There was great variability in the study population, equipment used, positioning of the transducer and method of extraction of the measurements. Thus, it was not possible to find a standard model to extract the measures. The level of reliability was investigated in only eight articles. Conclusion Amplitude, time and velocity are the measures of hyoid bone movement during swallowing that can be obtained by ultrasonography. There is no standardization on how to extract these measurements.
  • Ocorrência de alterações nos potenciais evocados auditivos de fumantes: revisão sistemática da literatura Revisão Sistemática

    Potgurski, Dayane Stephanie; Ribeiro, Georgea Espindola; Silva, Daniela Polo Camargo da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a ocorrência de alterações nos exames de potencial evocado (PEA) auditivo em adultos fumantes normo-ouvintes. Estratégia de pesquisa Revisão sistemática da literatura de acordo com recomendações do PRISMA, buscando responder à pergunta: “Há alterações nos resultados do exame de PEA em adultos fumantes?”, estratégia PECOS. Pesquisa realizada nas bases de dados PubMed, Embase, CINAHL, LIVIVO, Scopus, Web of Science, LILACS e Scielo. Busca adicional da literatura cinzenta: Google Scholar e ProQuest e busca manual das referências dos estudos incluídos. Critérios de seleção Foram selecionados estudos com delineamento transversal, sem restrição do ano de publicação e idioma. Análise dos dados Primeiramente foram analisados os títulos e resumos de todos os estudos encontrados, seguido da leitura na íntegra dos estudos elegíveis. Resultados Foram obtidos 898 artigos, que após remoção dos duplicados e análise cega por três pesquisadores, foram selecionados oito trabalhos. Grande parte dos estudos encontrou uma associação entre tabagismo ativo e alterações nos testes eletrofisiológicos. Conclusão Adultos fumantes normo-ouvintes apresentam alterações nos exames de PEA de curta e longa latência. No potencial evocado auditivo de tronco encefálico, os principais componentes alterados foram o aumento das latências das ondas I e III e nos interpicos I - III e III - V, bem como diminuição da amplitude das ondas. No Mismatch Negativity, houve aumento significativo da amplitude da onda e da latência. No potencial de longa latência, P300, houve aumento das latências e redução das amplitudes nos componentes N1 (em Fz) e P3.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the occurrence of abnormal auditory evoked potentials (AEP) tests in adult smokers. Research strategies Systematic review of the literature according to the PRISMA guidelines, to answer the question: “Are there any changes in the AEP results in adult smokers?”, PECOS strategy. Research carried out on PubMed, Embase, CINAHL, LIVIVO, Scopus, Web of Science, LILACS and Scielo databases. Additional search of gray literature: Google Scholar and ProQuest hand searching of reference lists of the included studies. Selection criteria Cross-sectional studies were selected, without restriction on the year of publication and language. Data analysis First, the titles and abstracts of all the studies were analyzed, followed by the full reading of the eligible studies. Results 898 articles were collected, after the duplicate studies were removed and after blind analysis by three researchers, 8 studies of the observational type were selected. Most studies have found an association between active smoking and changes in electrophysiological tests. Conclusion Normal hearing adult smokers present alterations in short and long AEP. In the auditory brainstem response, the main altered components were the increase in waves latencies of I and III and in the interpeaks I - III and III - V, as well as a decrease in the amplitude of the waves. In Mismatch Negativity, there was a significant increase in wave amplitude and latency. In the long latency potential, P300, there was an increase in latencies and decreased amplitudes in the components N1 (in Fz) and P3.
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