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CoDAS, Volume: 35, Número: 3, Publicado: 2023
  • Relação entre sinais enunciativos de aquisição da linguagem e a avaliação de linguagem pela escala Bayley III aos 24 meses Artigo Original

    Oliveira, Luciéle Dias; Moraes, Anaelena Bragança de; Nunes, Sabrina Felin; Costa, Inaê; Souza, Ana Paula Ramos de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar a correlação entre resultados obtidos no Sinais Enunciativos de Aquisição da Linguagem (SEAL) e na Escala Bayley III e comparar bebês com e sem atraso na aquisição da linguagem aos 24 meses no desempenho obtido por ele e sua mãe no SEAL dos 3 aos 24 meses. Método A coleta do SEAL constou de filmagens de 45 bebês, realizadas nas faixas etárias de 3 a 24 meses em interação com suas mães, com duração de 15 minutos, que foram avaliados por duas fonoaudiólogas treinadas no uso do SEAL. Aos 24 meses, os 45 bebês foram avaliados pela Escala Bayley III e selecionado o item linguagem para classificá-los com e sem atraso. Sobre tais resultados realizaram-se as análises estatísticas com o teste de correlação de Pearson e o teste exato de Fisher. Resultados Obtiveram-se as médias de sinais no desenvolvimento típico que foi 18 sinais e, em casos de atraso, a média foi de 12 sinais. Na comparação da relação de presença e ausência dos sinais entre os grupos com e sem atraso na aquisição da linguagem, oito sinais do bebê e um da mãe diferiram estatisticamente na amostra. O fator materno apresentou-se tão importante quanto o infantil na compreensão do funcionamento de linguagem dos bebês na análise realizada com o SEAL nos casos de atraso. Conclusão Houve correlação significativa entre o desempenho no SEAL entre 3 e 24 meses e o desfecho de linguagem aos 24 meses avaliado pela Escala Bayley III nesta amostra.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the correlation between the results obtained on the SEAL and the Bayley III Scale and compare babies with and without delay in language acquisition at 24 months concerning the performance obtained by them and their mothers on the SEAL from 3 to 24 months. Methods The SEAL collection consists of 15-minute footages of 45 babies aged from 3 to 24 months old in interaction with their mothers, who were assessed by two trained speech therapists for the use of the SEAL. At 24 months, the 45 babies were assessed using the Bayley III Scale and the item language was selected to classify them with and without delay. These results were statistically analyzed through a Pearson’s correlation test and a Fisher's exact test. Results In average, eighteen signs of typical development as we obtained, while a mean of 12 delay signs were found. By comparing the presence and absence of signs between the groups with and without delay in language acquisition, eight signs from the baby and one from the mother differed statistically in the sample. The analysis using the SEAL for cases of delay showed that the maternal factor was as important as the infant factor to understand the babies’ language functioning. Conclusion There was a significant correlation between the SEAL performance from 3 to 24 months and the language outcome at 24 months assessed by the Bayley III Scale in this sample.
  • Telessaúde em Fonoaudiologia: aplicação de um programa de orientação e prevenção de alterações miofuncionais orofaciais durante a pandemia de COVID-19 Original Article

    Cabral, Amanda de Siqueira; Magalhães, Raíssa Gomes; Viana, Giovanna Régis; Araújo, Nataly Santana de; Silva, Stephanie Ribeiro; Picinato-Pirola, Melissa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar o efeito de um programa de orientação fonoaudiológica virtual, bem como prevenir alterações miofuncionais orofaciais. Método Participaram deste estudo 55 voluntários moradores do Distrito Federal com idade entre 18 e 50 anos, sendo 14 homens e 41 mulheres, com idade média de 28 anos. O programa de orientação proposto foi dividido em cinco etapas: 1) elaboração dos materiais a serem utilizados no programa de orientação; 2) preenchimento de questionário semiestruturado por meio da plataforma Google Forms; 3) aplicação do questionário pré-programa de orientação; 4) realização do programa de orientação fonoaudiológica; 5) preenchimento do questionário pós-programa de orientação. Para a análise dos resultados utilizou-se o teste estatístico McNemar considerando a frequência absoluta (N), possibilitando a comparação por meio de amostra pareada. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados Observou-se diferenças estatisticamente significativas em 10 das 19 questões propostas nos questionários pré e pós-programa de orientação, evidenciando o efeito da orientação proposta e aquisição de conhecimentos por parte dos voluntários. Além disso, os participantes demonstraram satisfação em relação ao programa e aos conteúdos disseminados. Conclusão O programa de orientação com enfoque na promoção da saúde e prevenção de alterações miofuncionais orofaciais aliado à telessaúde trouxe mudanças significativas para a realidade dos participantes, favorecendo a qualidade de vida desses indivíduos e tornando-os agentes transformadores de realidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To assess the effect of an virtual speech-language orientation program, as well as the prevention of orofacial myofunctional alterations. Methods Fifty-five volunteer residents aged between 18 and 50 years of age residents of Federal District participated in the study, 14 men and 41 women with an average of 28. The orientation program was divided into five stages (1) The preparation of material to be used in the orientation program, (2) The completion of a semi-structured questionnaire made available through Google Forms, (3) Completion of a pre-orientation program questionnaire, (4) utilization of the speech therapy orientation program, (5) Completion of the post-orientation program questionnaire. To analyze the results the McNemar statistical test was used considering the absolute frequency (N), enabling comparison through a paired sample. The significance level adopted was 5%. Results Statistically significant differences were seen in 10 of the 19 questions asked in the pre and post-orientation program questionnaires, proving the effect of the orientation program and improvement in participants’ knowledge. In addition the participants were satisfied with the program and the content. Conclusion The orientation program focused on health promotion and prevention of orofacial myofunctional alterations and combined with telehealth brought significant changes to the reality of the participants, favoring the quality of life of these individuals and changing their reality.
  • Assessment of mouth breathing by Speech-Language Pathologists: an international Delphi consensus Original Article

    Warnier, Morgane; Piron, Leonor; Morsomme, Dominique; Maillart, Christelle

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose mouth breathing (MB) has detrimental effects on children’s growth. Diagnosis of MB is possible through a multidisciplinary approach including Speech-Language Pathologist’s (SLP) assessment; however, SLPs currently have little to no defined selection criteria to determine the awake and habitual breathing pattern. This study aims at identifying relevant criteria for the assessment of the habitual and awake breathing pattern of preschool children, and developing a grid that would help SLPs diagnose MB in their clinical practice. Methods A three-rounded online international Delphi process was conducted to achieve a consensus on the relevant items and their interpretation. Agreement was established through a Content Validity Ratio calculation. Based on the agreed items, we developed a grid through a scoring function. Results Observing the child at rest (i.e., time spent with an open/closed mouth and position of the tongue/lips) was considered the most important criterion. The experts also considered that observing the breathing pattern while chewing (open/closed mouth) and after swallowing (i.e., air intake and open/ closed mouth just after swallowing) should provide relevant but secondary information in decision-making. We were able to establish a clinical grid based on those criteria. Conclusion The Delphi procedure provided content-valid criteria and conditions of observation for the myofunctional SLP assessment of the awake and habitual breathing pattern in preschoolers. A clinical validation of the developed prototype grid should be conducted in preschool children to explore its effectiveness in the diagnosis of MB.
  • Influência da transparência e da opacidade na ortografia de fonemas fricativos. Artigo Original

    Paschoal, Larissa; Chacon, Lourenço

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo (1) verificar em que medida a ocorrência de possíveis erros seria influenciada pelo tipo de relação (opaca/transparente) que os fonemas fricativos mantêm com os grafemas com que podem ser ortografados; (2) verificar, dentre esses dois tipos de relações, se os fonemas que apresentam relações grafêmicas comuns apresentam ou não diferenças entre si. Método Foram analisadas 750 produções textuais de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental (EF). Nessas produções, foi realizado o levantamento da frequência de acertos e de erros na ortografia de fonemas fricativos do Português Brasileiro (PB). Resultados Os erros ocorreram em maior número no grupo de fonemas com ortografia opaca quando comparados com o número de erros no grupo de fonemas com ortografia transparente. No primeiro grupo, os erros apresentaram comportamento não simétrico, já que variaram em função das possibilidades de grafemas para cada fonema. Já no segundo grupo, os erros apresentaram comportamento simétrico. Conclusão Dadas a simetria nos erros dos fonemas do primeiro grupo e a não simetria naqueles do segundo grupo, os resultados obtidos apontam para uma gradação na ocorrência de erros, que varia em função da transparência e do grau de opacidade nas relações entre fonemas e grafemas de uma mesma classe.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose (1) to verify to what extent the occurrence of possible errors is influenced by the relationship (opaque/transparent) between fricative phonemes and the graphemes with which they can be spelled; (2) verify the differences (if present or not) of relationship types among the phonemes that present common graphemic relationships. Methods We analyzed 750 textual productions from children in the first year of Elementary School (ES), and conducted a survey of the frequency of correct answers and errors in all fricative phonemes of Brazilian Portuguese (BP). Results The errors occurred in greater numbers in the group of phonemes with opaque spelling when compared with the number of errors in the group of phonemes with transparent spelling. In the first group, the errors showed a non-symmetrical behavior, since they varied according to the possibilities of graphemes for each phoneme. In the second group, the errors showed a symmetrical behavior. Conclusion Given the symmetry in the errors of the phonemes of the first group and the non-symmetry of those of the second group, our results point to a gradation in the occurrence of errors, which varies as a function of the transparency and degree of opacity in the relations between phonemes and graphemes of a same class.
  • Análise não linear pela reconstrução do espaço de fase de vozes saudáveis de idosos Artigo Original

    Fernandes, Luana Alves; Marino, Viviane Cristina de Castro; Spazzapan, Evelyn Alves; Galdino, Débora Godoy; Teles, Lídia Cristina da Silva; Montagnolli, Arlindo Neto; Kakuda, Debora Sayuri; Fabbron, Eliana Maria Gradin

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar medidas acústicas das vozes de idosos pela análise não linear e realizar a comparação entre os sexos. Método Participaram 29 idosos, falantes do Português Brasileiro, vocalmente saudáveis: 14 homens e 15 mulheres. Todas as vozes foram julgadas como vocalmente saudáveis por três fonoaudiólogas treinadas, por meio de avaliação perceptivo-auditiva. A análise acústica não linear foi realizada pela análise da Reconstrução de Espaço de Fase utilizando o programa Análise de Voz. Resultados Foi observado diferença significativa no parâmetro irregularidade (p=0,001) e espaçamento (p=0,005) entre os sexos, com resultados piores no grupo masculino. Enquanto 93% das vozes masculinas apresentaram graus 2 ou 3 de irregularidade, estes graus foram observados em 53% das vozes femininas. Em 78,6% das vozes masculinas foi observado espaçamento de médio a grande, fato observado somente em 26,7% das mulheres. Conclusão Os resultados da análise não linear, por meio da REF, com a utilização do protocolo CIE, em vozes de idosos, mostraram o melhor resultado quanto ao número de curvas (quatro ou mais). Em relação à irregularidade do traçado, nos homens, a maioria apresentou graus 2 e 3 e nas mulheres, a metade apresentou grau 1. Relativo ao espaçamento, 78,6% das vozes masculinas foi observado espaçamento de médio a grande, fato observado somente em 26,7% das mulheres. Houve diferença entre os sexos nos achados vocais de idosos pelo protocolo CIE com a análise de Reconstrução de Espaço de Fase, apontado piores resultados na irregularidade e espaçamento na população masculina, o que sugere maior aperiodicidade vocal em homens idosos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To compare the results of the non-linear acoustic analysis of elderly male and female voices, speakers of Brazilian Portuguese. Methods Recordings of 14 men and 15 women were used. The voices were consensually judged to be vocally healthy by three trained speech therapists. The non-linear acoustic analysis was performed by the Phase Space Reconstruction (PSR) analysis using the Voice Analysis program. Results A significant difference was observed in the parameter irregularity (p = 0.001) and spacing (p = 0.005), with worse results for the male group. While 93% of male voices presented degrees 2 or 3 of irregularity, these degrees were observed in 53% of female voices. In 78.6% of male voices, medium to large spacing was observed, a fact observed only in 26.7% of women. Conclusion The results of the non-linear analysis, through the Phase Space Reconstruction, using the CIS Protocol, in the voices of the elderly, showed the best result in terms of the number of curves (four or more). Regarding the irregularity of the tracing, in men, the majority presented grades 2 and 3 and in women, half presented grade 1. Regarding the spacing, 78.6% of the male voices had medium to large spacing, a fact observed only in 26.7% of women.There was a difference between the sexes in the vocal findings of the elderly by the CIS protocol with the PSR, pointing out worse results irregularity and spacing in the male population, which suggests greater vocal aperiodicity in elderly men.
  • Validação do Questionário “Conhecimento, Atitudes e Práticas” em populações de gestantes expostas a agrotóxicos Artigo Original

    Cassol, Karlla; Magni, Cristiana; Ribeiro, Vanessa Veis; Mondelli, Maria Fernanda Capoani Garcia; Lopes, Andrea Cintra

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo validar o questionário CAP em populações de gestantes expostas aos agrotóxicos no Estado do Paraná. Método participaram do estudo 382 gestantes, divididas em dois grupos: Expostas a Agrotóxicos (n=320) e Não Expostas (n=62). O processo de validação envolveu a validade de conteúdo, critério e constructo. As etapas da pesquisa foram desenvolvidas entre agosto/2018 a dezembro/2019 na região oeste e centro-oeste do Paraná. Resultados o instrumento demonstrou concordância aceitável na Validade de conteúdo por meio da avaliação de juízes; a Validade de critério por meio do critério estabelecido não apresentou associação; na análise da Validade de construto pela técnica de grupos conhecidos, demonstrou homogeneidade nas variáveis idade, nacionalidade e renda familiar. Conclusão a análise desenvolvida indicou que as propriedades psicométricas da validação da versão brasileira da escala são consistentes e adequadas, o que permite a recomendação da aplicação do instrumento em contexto nacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to validate the CAP questionnaire in populations of pregnant women exposed to pesticides in the State of Paraná. Methods 382 pregnant women participated in the study, divided into two groups: Exposed to Pesticides (n = 320) and Not Exposed (n = 62). The validation process involved the validity of content, criteria and construct. The research stages were developed between August / 2018 to December / 2019 in the western and central-western regions of Paraná. Results the instrument demonstrated an acceptable agreement on the content validity through the evaluation of judges; the criterion validity through the established criterion showed no association; in the analysis of construct validity using the technique of known groups, it demonstrated homogeneity in the variables age, nationality and family income. Conclusion the developed analysis indicated that the psychometric properties of the validation of the Brazilian version of the scale are consistent and adequate, which allows the recommendation of the application of the instrument in a national context.
  • Tradução e adaptação transcultural do Apraxia of Speech Rating Scale 3.5 para o português brasileiro Artigo Original

    Santos, Dhébora Heloísa Nascimento dos; Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa; Lopes, Leonardo Wanderley

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Apresentar a tradução e adaptação transcultural do Apraxia of Speech Rating Scale (ASRS) versão 3.5 para o português brasileiro. Método Estudo de validação restrito à tradução e adaptação transcultural. Foram realizadas as seguintes etapas: tradução e síntese das traduções; verificação da aplicabilidade da síntese da escala por juízes, recrutados para tal finalidade; análise da relevância e da viabilidade da escala, calculadas pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC) individual (IVC-I) e total (IVC-T). Foram selecionados 18 fonoaudiólogos, cujas respostas foram utilizadas para a análise de concordância (coeficientes de correlação intraclasse - CCI) e o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Por fim, a síntese da tradução foi equiparada quanto à equivalência semântica, idiomática, experiencial, conceitual, sintática, gramatical e operacional. Resultados O CCI variou entre 0,83 e 0,94. Seis itens obtiveram valores superiores a 0,9. Os demais itens apresentaram valores entre 0,8 e 0,9. O IVC-I e IVC-T apresentaram excelentes valores (IVC ≥ 0,78) para a relevância e viabilidade. Conclusão A versão brasileira do ASRS 3.5 apresenta equivalência semântica, idiomática, experiencial, conceitual e sintática/gramatical em relação ao original, dessa forma, está apta para as próximas etapas de validação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To present the translation into Brazilian Portuguese and cross-cultural adaptation of the Apraxia of Speech Rating Scale (ASRS) version 3.5. Methods Validation study restricted to translation and cross-cultural adaptation. The following steps were carried out: translation and synthesis of translations; verification of applicability of the scale synthesis by judges recruited for this purpose; analysis of the relevance and feasibility of the scale calculated by the Content Validity Index (CVI), individual (CVI-I) and total (CVI-T). Eighteen speech therapists were selected. Their answers were used for the analysis of agreement (intraclass correlation coefficients - ICC) and for the calculation of the Content Validity Index (CVI). Finally, the synthesis of the translation was matched in terms of semantic, idiomatic, experiential, conceptual, syntactic, grammatical, and operational equivalence. Results The ICC ranged between 0.83 and 0.94. Six items obtained values higher than 0.9. The other items presented values between 0.8 and 0.9. The CVI-I and CVI-T had excellent values (CVI ≥ 0.78) for relevance and feasibility. Conclusion The Brazilian version of the ASRS 3.5 presents semantic, idiomatic, experiential, conceptual, and syntactic/grammatical equivalence to the original document. Thus, it is ready for the next validation steps.
  • Roteiro de avaliação auditiva e do processamento auditivo central para pré-escolares Artigo Original

    Albuquerque, Isabelle Canevari de; Brocchi, Beatriz Servilha

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Construir um roteiro de avaliação para observação da audição e do processamento auditivo central em pré-escolares. Método Para elaboração do roteiro, primeiramente realizou-se uma busca nas bases de dados Scielo e biblioteca de uma universidade no estado de São Paulo, com as palavras chaves: “processamento auditivo central”, “audição e linguagem”, “distúrbios do processamento auditivo”, “processamento auditivo em pré-escolares”, “avaliação do vocabulário”, selecionando então quatorze artigos e dois livros. Foram estruturadas perguntas relacionadas ao desenvolvimento auditivo e um roteiro de avaliação do processamento auditivo central. Resultados O roteiro constitui-se de oito partes, sendo identificação e anamnese, dados maternos e de gestação, queixas, desenvolvimento auditivo, desenvolvimento de linguagem, desenvolvimento motor, Teste auditivo comportamental para avaliação do processamento auditivo central e avaliação audiológica comportamental. Conclusão O roteiro é de extrema importância visto que não há na literatura instrumentos de triagem de processamento auditivo em pré-escolares que investigue, de forma minuciosa, todo o processo que permeia o desenvolvimento auditivo e de linguagem de crianças de 43 a 47 meses.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To develop an assessment script to observe hearing and central auditory processing in preschool children. Methods To The script was prepared based on a search in the Scielo databases and in the library of a university in the state of São Paulo using the following keywords: “central auditory processing”, “hearing and language”, “auditory processing disorders”, “auditory processing in preschool children”, and “vocabulary assessment”, resulting in the selection of fourteen articles and two books. Then, questions related to auditory development and a script for assessing central auditory processing were prepared. Results The script consists of eight parts, namely: Identification and Anamnesis, Information about Mother and Pregnancy, Complaints, Auditory Development, Language Development, Motor Development, Simplified Auditory Processing Evaluation and Behavioral Audiological Assessment. Conclusion The script is essential, given the lack of screening instruments in the literature for central auditory processing in preschool children that thoroughly investigate the entire process that permeates the auditory and language development of children aged 43 to 47 months.
  • Tradução e adaptação transcultural do Noise Exposure Questionnaire (NEQ) para o português brasileiro Artigo Original

    Oliveira, Letícia Campos de; Rocha, Clayton Henrique; Matas, Carla Gentile; Paiva, Karina Mary de; Moreira, Renata Rodrigues; Samelli, Alessandra Giannella

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Traduzir e realizar a adaptação transcultural dos instrumentos Noise Exposure Questionnaire (NEQ) e 1-Minute Noise Screen (NEQ-S) para a versão em português brasileiro. Método O processo de tradução e adaptação transcultural seguiu procedimentos amplamente utilizados em pesquisas da área da saúde, compostos pelas seguintes etapas: tradução inicial, síntese das traduções, retrotradução, comitê de especialistas, pré-teste, e validação do conteúdo e aparência. Na etapa de pré-teste, participaram 60 trabalhadores, que responderam aos questionários e, posteriormente, os avaliaram quanto ao: entendimento, aparência, clareza e escrita. Para a verificação da confiabilidade, foi utilizado o teste kappa de Cohen e para a análise da consistência interna foi aplicado o coeficiente alfa de Cronbach. Resultados As versões traduzidas e adaptadas dos questionários NEQ e NEQ-S mostraram-se semelhantes em relação ao significado geral e referencial. Entretanto, algumas modificações e adaptações foram realizadas, para adequação à realidade brasileira. O teste kappa indicou concordância moderada e o coeficiente alfa de Cronbach, consistência interna substancial. Conclusão A tradução e a adaptação transcultural foram realizadas de acordo com a metodologia preconizada na literatura nacional e internacional, incluindo-se as equivalências necessárias para a manutenção da validade de face e conteúdo com o instrumento original. A disponibilização dos questionários NEQ e NEQ-S na versão da língua portuguesa brasileira abre novos campos de pesquisa para aprofundamento da quantificação de exposição anual ao ruído.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To translate and cross-culturally adapt the Noise Exposure Questionnaire (NEQ) and 1-Minute Noise Screen (NEQ-S) instruments to Brazilian Portuguese. Methods Procedures widely known in health research were used in the translation and cross-cultural adaptation process, comprising the following steps: initial translation, synthesis of translations, back-translation, expert committee, pretest, and content and layout validation. Altogether, 60 workers participated in the pretest by answering the questionnaires and then evaluating them in terms of understandability, layout, clarity, and writing. Reliability was verified with Cohen's kappa test, and the internal consistency was analyzed with Cronbach’s alpha coefficient. Results The translated and adapted versions of NEQ and NEQ-S were similar in terms of general and referential meanings. However, some modifications and adaptations were made to adapt them to the Brazilian reality. The kappa test indicated moderate agreement and Cronbach’s alpha coefficient, substantial internal consistency. Conclusion The translation and cross-cultural adaptation were carried out according to the methodology recommended in the national and international literature, performing the necessary equivalences to maintain the face and content validity with the original instrument. The availability of NEQ and NEQ-S in Brazilian Portuguese opens new fields of research to quantify yearly noise exposure more in-depth.
  • Utilização do biofeedback eletromiográfico na terapia fonoaudiológica para atenuar sinais de envelhecimento facial: relato de caso Relato De Caso

    Frazão, Yasmin Salles; Manzi, Silvia Bertacci; Krakauer, Lilian; Berretin-Felix, Giédre

    Resumo em Português:

    RESUMO A intervenção mioterápica em estética facial tem como meta atenuar rugas e sinais de envelhecimento facial. A relação entre contração exagerada dos músculos durante a mastigação, deglutição e comunicação oral e aparecimento de rugas faciais é preconizada na literatura fonoaudiológica neste campo de atuação. Este estudo teve por objetivo relatar o efeito da utilização do biofeedback eletromiográfico associado ao treinamento dos padrões de mastigação, deglutição e sorriso, durante intervenção fonoaudiológica direcionada à atenuação de rugas e sulcos faciais, em mulher de 55 anos de idade. O programa terapêutico incluiu exercícios isotônicos, isométricos e procedimentos clínicos para diminuir a contração dos músculos mímicos faciais, que não foram associados ao treinamento com biofeedback eletromiográfico. A coleta de sinais e o treinamento com o software Biotrainer foram realizados com o aparelho New Miotool Face (Miotec) em nove sessões realizadas semanalmente. Foram realizadas duas avaliações (antes e após as nove sessões), por meio do Protocolo MBGR (avaliação da mastigação, deglutição e sorriso) e de escalas validadas descritas na literatura (avaliação dos sinais de envelhecimento facial). No caso descrito, constatou-se o efeito adjuvante do biofeedback eletromiográfico no aprendizado dos padrões miofuncionais orofaciais treinados, como também, a melhoria das funções mastigação e deglutição e a diminuição dos sinais de envelhecimento facial. Porém, são necessárias pesquisas mais robustas que comprovem efeitos positivos do biofeedback eletromiográfico associado à terapia miofuncional direcionada a atenuar os sinais de envelhecimento facial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Myotherapy intervention in facial aesthetics aims to attenuate wrinkles and signs of facial aging. The relationship between accentuated muscle contraction during chewing, swallowing and speaking and the appearance of facial wrinkles has been suggested by speech-language pathology literature. This study aimed to report the effect of electromyographic biofeedback associated with training of chewing, swallowing, and smiling patterns, during speech therapy intervention aimed at reducing the signs of facial wrinkles and furrows, in a 55-year-old woman. The therapy also included isotonic and isometric exercises and clinical procedures to decrease the contraction of facial mimicry muscles, which were not associated with training using electromyographic biofeedback. Signal collection and training were performed using the Biotrainer software on the New Miotool Face by Miotec, over nine weekly sessions. Two assessments were performed (before and after the nine sessions), using the MBGR Protocol (assessment of chewing, swallowing, and smiling) and validated scales described in the literature (assessment of signs of facial aging). In the reported case, the usefulness of electromyographic biofeedback was verified for learning trained orofacial myofunctional patterns, as well as to improve chewing and swallowing functions and decrease signs of facial aging. However, further research is needed to demonstrate the positive effects of electromyographic biofeedback associated with myofunctional therapy aimed at attenuating the signs of facial aging.
  • Terapia fonoaudiológica intensiva com adultos que gaguejam: estudo preliminar Comunicações Breves

    Miranda, Amanda Caroline Pereira da Silva; Ninno, Camila Queiroz de Moraes Silveira Di; Britto, Denise Brandão de Oliveira e

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Comparar os resultados da fluência e da autopercepção do impacto da gagueira na vida de adultos que gaguejam, antes e depois de terapia fonoaudiológica intensiva. Método Trata-se de estudo descritivo longitudinal com coleta de dados antes e após terapia fonoaudiológica intensiva de quatro pacientes com gagueira. O programa de terapia intensiva constituiu-se em trinta encontros, de uma hora cada, realizados em cinco sessões individuais na semana. As amostras de fala coletadas antes e após a terapia foram analisadas por dois juízes especialistas em Fluência. A análise descritiva dos dados foi realizada por meio da distribuição de frequência das variáveis categóricas e análise das medidas de tendência central e de dispersão das variáveis contínuas. A verificação da concordância entre as análises realizadas pelos dois juízes foi realizada por meio do coeficiente de correlação intraclasse (CCI). Foi realizada também a análise de correlação pelo coeficiente de correlação de Spearman, entre as variáveis da amostra de fala e os escores do OASES-A. Resultados Houve redução do percentual de descontinuidade da fala e do percentual de disfluências gagas, aumentando o fluxo de palavras por minuto dos participantes. Na análise descritiva do OASES-A observou-se que em todas as partes do questionário, houve diminuição do grau de impacto da gagueira na vida dos participantes. Conclusão Verificou-se melhora de todas variáveis analisadas após terapia intensiva. Observou-se melhora na fluência da fala e redução do impacto da gagueira na vida dos participantes, sugerindo a relevância da proposta de terapia fonoaudiológica intensiva na gagueira.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To compare the results of fluency and self-perception of the impact of stuttering on the lives of adults who stutter, before and after undergoing intensive speech-language pathology therapy. Methods This is a descriptive and longitudinal study with data collection before and after intensive therapy in four patients who stutter. The intensive care program consisted of thirty one-hour sessions held in five individual sessions a week. Speech samples collected before and after therapy were analyzed by two fluency experts. Descriptive data analysis was performed through the frequency distribution of categorical variables and analysis of measures of central tendency and dispersion of continuous variables. The verification of agreement between the evaluations carried out by the two judges was performed using the intraclass correlation coefficient (ICC). Correlation analysis was also performed using Spearman's rank correlation coefficient between the variables in the speech sample and the OASES-A scores. Results There was a reduction of the percentage of stuttering disfluencies, increasing the flow of words per minute of the participants. The descriptive analysis of the OASES-A showed a decrease in the degree of impact of stuttering on the participants' lives in all parts of the questionnaire. Conclusion There was an improvement in all variables analyzed after intensive care, including an improvement in speech fluency and a reduction in the impact of stuttering on the participants' lives, which suggests the relevance of the intensive speech therapy proposal for stuttering.
  • Pontos de corte, sensibilidade e especificidade para rastreamento da fluência leitora em crianças Comunicações Breves

    Cogo-Moreira, Hugo; Molinari, Giovanna Lima; Carvalho, Carolina Alves Ferreira de; Kida, Adriana de Souza Batista; Lúcio, Patrícia Silva; Avila, Clara Regina Brandão de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo estabelecer pontos de corte para valores de velocidade e acurácia de leitura, a fim de obter valores mínimos para compreensão de textos, e permitir classificar alunos de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental, de acordo com bom ou pobre desempenho em leitura. Método foram analisados ​​147 protocolos de avaliação de leitura oral e compreensão textual de escolares de 3º a 5º ano com e sem dificuldades de leitura. A taxa de leitura oral de texto e os valores de acurácia foram analisados. Curvas ROC foram construídas e a sensibilidade e a especificidade, calculadas para cada parâmetro de fluência de leitura por ano escolar. Resultados A sensibilidade e a especificidade para medidas de taxa e acurácia na leitura de texto foram calculadas para o 3º, 4º e 5º anos. A taxa e a precisão sob a curva ROC não diferiram estatisticamente. Os valores do 2º ano foram estimados matematicamente. Conclusão Foram identificados os valores de corte esperados para escolares do 2º ao 5º ano, com recomendações de utilização da taxa de leitura de texto oral para procedimentos de rastreamento da compreensão leitora.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to establish cut-off point for reading speed and accuracy, to obtain minimum values for comprehending texts, and allow classifying students from 2nd to 5th grade of elementary school according to good or poor reading performance. Methods 147 assessment protocols for oral reading and text comprehension of students from 3rd to 5th grade of Elementary School with and without reading difficulties were analyzed. The oral text reading rate and accuracy values were analyzed. ROC curves were constructed, and sensitivity and specificity calculated for each reading fluency parameter, and each school grade. Results Sensitivity and specificity for measures of rate and accuracy in text reading were calculated for the 3rd, 4th, and 5th grades. Rate and precision under the ROC curve did not differ statistically. The values for the 2nd grade were mathematically estimated. Conclusion The cutoff values expected for students from 2nd to 3rd grade were identified, with recommendations for using the oral text reading rate for reading comprehension screening procedures
  • Efeitos dos exercícios de força da língua em adultos e idosos saudáveis: uma revisão integrativa de literatura Revisão Sistemática

    Silva, Juliana Oliveira; Giglio, Lucia Dantas; Trawitzki, Luciana Vitaliano Voi

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo resumir e discutir a produção científica dos efeitos dos exercícios de força da língua em adultos e idosos saudáveis. Estratégia de pesquisa foi realizada em dois bancos de dados online, PubMed e Web of Science. Critérios de seleção: foram considerados estudos que obtiveram evidências de intervenções com exercícios de força de língua em indivíduos saudáveis e acima de 18 anos de idade. Análise dos dados foram extraídos os dados objetivos do estudo, desenho, participantes, intervenções, assim como ganho em percentual da força de língua. Resultados foram incluídos 16 estudos. Houve um aumento da força da língua após o treino de fortalecimento em adultos e idosos saudáveis. Houve a manutenção dessa força após um período curto de destreino. Não foi possível comparar os resultados entre as faixas etárias, devido aos diferentes desenhos metodológicos. Notou-se que a abordagem de um protocolo de treinamento menos intenso se mostrou mais eficaz no ganho de força da língua em idosos. Conclusão Os treinamentos de força de língua demonstraram ser eficazes para o seu aumento em indivíduos saudáveis de diferentes faixas etárias. Os benefícios relatados aos idosos foram a reversão da perda progressiva de força e massa muscular causada pelo envelhecimento. Os achados devem ser interpretados com cautela, devido ao número de estudos em idosos e sua variabilidade metodológica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To summarize and discuss the scientific literature on the effects of tongue strengthening exercises on healthy adults and elderly people. Research strategies We searched two online databases, PubMed and Web of Science. Selection criteria Studies with evidence of interventions in tongues strengthening exercises in healthy individuals over 18 years of age. Data analysis Study objectives, design, participants, interventions, gain in the percentage of tongue strength. Results Sixteen studies were included. There was an increase in tongue strength after strengthening training in healthy adults and elderly people. This strength was maintained after a short period of detraining. We could not compare the results between age groups due to the different methodological designs. We found that the approach of a less intense training protocol was more effective in gaining tongue strength in the elderly. Conclusion Tongue strength training proved effective in increasing tongue strength in healthy individuals of different age groups. The benefits reported for the elderly corresponded to the reversal of the progressive loss of strength and muscle mass caused by aging. These findings must be interpreted with caution considering the number of studies on the elderly and their methodological variability.
  • Mapeamento das características das publicações da revista CoDAS na área de voz: uma revisão de escopo Revisão Crítica Ou Revisão De Escopo

    Chamun, Walter Williams Albrechet; Ribeiro, Vanessa Veis; Madazio, Glaucya; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Mapear e descrever as características das publicações da revista CoDAS na área da voz. Estratégia de pesquisa Foi realizada uma busca eletrônica na base de dados Scielo pelo descritor voz. Critérios de seleção Foram selecionados os estudos publicados na revista CoDAS, na área de voz. Análise dos dados Foram extraídos dados específicos por delineamento. Os dados foram sintetizados por análise descritiva, e analisados de forma narrativa. Resultados Foram mais frequentes estudos publicados em 2019, com delineamento transversal. Foram mais frequentes estudos com amostra na faixa etária de 18-59 anos. Nos estudos transversais, foi mais frequente a medida de resultado de autoavaliação vocal. Nos estudos de intervenção, a maioria foi de efeito imediato de uma sessão. Dentre os estudos de validação, foram mais frequentes os procedimentos de tradução e adaptação transcultural. Conclusão Houve aumento gradual de estudos em voz, porém, as características das publicações foram heterogêneas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To map and describe the characteristics present in the publications of the CoDAS journal in the voice segment. Research strategies The research was carried on the Scielo database using the descriptor voice. Selection criteria CoDAS publications in the field of voice. Data analysis Specific data collected according to delineation, summarized by descriptive analysis and analyzed in narrative format. Results Studies published in 2019 and with cross-sectional delineation were more frequent. The most frequent result in the cross-sectional studies was the vocal self-assessment. Most intervention studies were of immediate single-session-only effect. The most frequent procedures in the validation studies were translation and transcultural adaptation. Conclusion There was a gradual increase in the number of publications of voice studies, though these had heterogeneous characteristics.
  • ERRATA: Comparação da eficiência de diferentes instrumentos de autoavaliação para o rastreio da disfonia Errata

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