Acessibilidade / Reportar erro

Características das habilidades comunicativas em crianças pertencentes a famílias multiespécie

RESUMO

Objetivo

investigar as habilidades comunicativas em crianças pertencentes a famílias multiespécie, nas quais o cão é o animal de estimação.

Método

estudo do tipo exploratório, descritivo, transversal, de natureza qualitativa. Casuística: 34 sujeitos de ambos os sexos, na faixa etária entre três meses e quatro anos e cinco meses, pertencentes a famílias multiespécie. A pesquisa foi realizada na residência dos próprios sujeitos. Procedimento: os dados foram coletados por meio de observação e filmagem de uma situação de interação, na rotina familiar, durante 30 minutos, envolvendo a presença do cão. Análise dos resultados: os dados foram analisados por meio de categorias de análises de conteúdo quanto a elementos verbais e não verbais, privilegiando as condutas comunicativas na interação criança-cão-adulto interlocutor.

Resultados

evidenciou-se que o cão desempenhou papel de interlocutor durante as cenas de interação com efeitos nas funções comunicativas da criança.

Conclusão

os resultados dessa pesquisa apontam para possíveis benefícios no que se refere às habilidades comunicativas nas interações multiespécie e sugere pesquisas posteriores.

Descritores:
Linguagem; Desenvolvimento da Linguagem; Família; Cães; Vínculo Homem-Animal de Estimação

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br