Acessibilidade / Reportar erro

REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO ENFRENTAMENTO À COVID-19* APOIO FINANCEIRO O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

HIGHLIGHTS

  1. Mudança na ambiência ocasionou dificuldade para efetivação da rotina.

  2. Modificações no dimensionamento de pessoas proporcionou troca de conhecimento.

  3. Suspensão dos grupos de reunião ocasionou distanciamento da comunidade.

  4. Reorganização do processo de trabalho alterou o fluxo de atendimento.

RESUMO

Objetivo:

avaliar o processo de trabalho dos profissionais de saúde na atenção primária no enfrentamento à Covid-19.

Método:

estudo qualitativo, que utilizou como base conceitual o processo de trabalho em saúde, e, como referencial metodológico, a pesquisa avaliativa. A coleta foi realizada com 23 profissionais de saúde, entre julho e setembro de 2021, nas unidades básicas de saúde em um município no noroeste do Paraná-Brasil. Para a análise organizaram-se os dados por meio do software MAXQDA, e cada segmento de dado foi organizado conforme os significados.

Resultados:

emergiram duas categorias, a saber: Dificuldades enfrentadas na reorganização da ambiência, atividades programáticas e dimensionamento dos profissionais da atenção primária à saúde; e Organização do fluxo de atendimento ao usuário com Covid-19 na atenção primária à saúde.

Conclusão:

este estudo reforça a indispensabilidade da avaliação do processo de trabalho para melhoria da assistência em saúde, principalmente em condições de emergência de saúde pública.

DESCRITORES:
Coronavírus; Atenção Primária à Saúde; Gestão em Saúde; Enfermagem; Pessoal de Saúde

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br