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Cadernos CEDES, Volume: 44, Número: 122, Publicado: 2024
  • TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL DE MULHERES Apresentação

    Fialho, Lia Machado Fiuza; Oliva, Manuel Francisco Romero; Ponce, Hugo Heredia
  • A RELEVÂNCIA SOCIAL E POLÍTICA DA HISTÓRIA DAS MULHERES NO BRASIL Artigos | Trajetórias E Experiências De Formação Educacional De Mulheres

    Santos, Saionara Bonfim; Vieira, Cristina Maria Coimbra; Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo discute a relevância social e política da história das mulheres e a diversidade das mulheres brasileiras, suas histórias e os feminismos plurais vigentes. A história das mulheres deve ser visibilizada, pois estas sempre contribuíram para as sociedades, contudo quais histórias das mulheres têm sido contadas? Chimamanda Ngozi Adichie (2009) fala do “perigo de uma história única”, que reforça preconceitos, esvaziando sentidos, valores e lutas. Uma única história desumaniza os sujeitos, se negativa e parcial. Importa refletir como as mulheres vêm atuando na história e que desafios persistem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article debates the social and political relevance of women’s history, as well as the diversity of Brazilian women, their stories, and the current plural feminisms. The women’s history must be visible because the women have always contributed to societies. However, what women’s stories have been told? Chimamanda Ngozi Adichie (2009) talks about the “danger of a single story,” that may reinforce prejudices, emptying senses, values, and struggles. A single story dehumanizes the subjects if it is negative and partial. It is important to reflect on how women have been acting in history and what challenges persist.
  • MULHERES RETRATADAS EM PAPEL E PENA: EDUCAÇÃO E COTIDIANO FEMININO NO SÉCULO XIX Artigos | Trajetórias E Experiências De Formação Educacional De Mulheres

    Vasconcelos, Maria Celi Chaves; Patroclo, Luciana Borges

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo analisa quatro cartas escritas por Leonarda da Silva Velho, dama da Imperatriz Teresa Cristina, para sua filha, Mariana Velho de Avellar, Viscondessa de Ubá, e uma carta escrita para o seu filho, José Maria Velho da Silva. As missivas abrangem o recorte temporal de 1864 a 1869. Tomadas como arquivos pessoais, as escritas da intimidade são examinadas naquilo que podem depreender de aspectos do cotidiano feminino do século XIX, no que tange à gestão da casa, à educação dos filhos e das filhas, às alusões ao casamento, às relações familiares com os núcleos parentais, à abordagem da escravização doméstica, entre outros aspectos observáveis dos assuntos tratados entre os missivistas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article analyzes four letters written by Leonarda da Silva Velho, lady of Empress Teresa Cristina, to her daughter, Mariana Velho de Avellar, Viscountess of Ubá, and one letter written to her son, José Maria Velho da Silva. The missives cover the time frame between 1864 and 1869. Taken as personal archives, the intimate writings are examined considering that they can infer based on aspects of female daily life in the 19th century about house management, children’s education, allusions to marriage, family relationships with the parental nuclei, approach to domestic enslavement, among other observable aspects of the matters discussed between letter writers.
  • CATHARINA MOURA E OS DIREITOS DA MULHER: UM DISCURSO EM MUITAS VOZES Artigos | Trajetórias E Experiências De Formação Educacional De Mulheres

    Nunes, Maria Lúcia da Silva; Machado, Charliton José dos Santos; Lacet, Juliana Lemos

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo propõe uma análise indiciária para identificar e problematizar as leituras que inspiraram Catharina Moura na produção do texto “Os direitos da mulher”, inicialmente apresentado em conferência no ano de 1913 na cidade da Parahyba do Norte (PB) e, posteriormente, com modificações, submetido à banca de congregação da Faculdade de Direito do Recife em 1921, referente ao prêmio de 1912, intitulado “Documentos relativos ao prêmio escolar de 1912”.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article proposes an indicative analysis to identify and problematize the readings that inspired Catharina Moura in the production of the text “Women’s rights”. Initially, it was presented at a congress in 1913 in the city of Parahyba do Norte (PB), Brazil, and, later, with modifications, submitted to the board of Congregation of Law School of Recife in 1921, referring to the 1912 award, entitled “Documents related to the school award of 1912”.
  • ENTRE LITERATURA E EDUCAÇÃO: AS TRAJETÓRIAS INTERTEXTUAIS DAS ESCRITORAS LINDANOR CELINA E MARIA LÚCIA MEDEIROS Artigos | Trajetórias E Experiências De Formação Educacional De Mulheres

    Alves, Laura Maria Silva Araújo; Conceição, Lília Batista da; Nery, Guthemberg Felipe Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo traz uma análise dialógica intertextual da trajetória de vida, da obra e do pensamento das professoras e escritoras bragantinas Lindanor Celina e Maria Lúcia Medeiros. Ambas estrearam na literatura da Amazônia paraense com prosas ficcionais dando destaque às personagens femininas transgressoras e insubmissas. São seus livros: Estradas do tempo-foi (1971) e o romance Menina que vem de Itaiara (1996), de Lindanor Celina, e a coletânea de contos Zeus ou a menina e os óculos (1988), de Maria Lúcia Medeiros. Em termos metodológicos, esta pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo documental. Assim, entende-se que há aproximação intertextual nas trajetórias de educação, formação feminina e infância das referidas escritoras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents an intertextual dialogical analysis of the trajectories of life, work and thought of teachers and writers Lindanor Celina and Maria Lúcia Medeiros, from Bragança (PA), Brazil. Both debuted in the literature of the Amazon in Pará with fictional prose highlighting the transgressive and insubmissive female characters. Their books are Estradas do tempo-foi (1971) and the novel Menina que vem de Itaiara (1996), by Lindanor Celina, and the collection of tales Zeus ou a menina e os óculos (1988), by Maria Lúcia Medeiros. In methodological terms, this research has a qualitative, documentary approach. Thus, it is understood that there is an intertextual approach in the writers’ trajectories of education, female training, and childhood.
  • BIOGRAFIA DE ALBA DE MESQUITA FROTA E A EDUCAÇÃO DAS MOÇAS NO CURSO NORMAL NO INÍCIO DO SÉCULO XX Artigos | Trajetórias E Experiências De Formação Educacional De Mulheres

    Fialho, Lia Machado Fiuza; Stascxak, Francinalda Machado; Bravo, Susana Gavilanes; Gabriel, Gilvete de Lima

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo trata da história da educação feminina cearense com ênfase na formação para o magistério no curso normal na cidade de Fortaleza. Objetivou compreender a formação para o magistério no início do século XX no Colégio da Imaculada Conceição com base na biografia da educadora Alba de Mesquita Frota. Constatou que a biografada usufruiu boa formação no Colégio da Imaculada Conceição, privilégio concedido às moças da elite econômica. Suas práticas renderam-lhe certa proeminência, pois a mulher foi homenageada com a denominação da primeira pré-escola cearense.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article deals with the history of female education in Ceará, Brazil, with emphasis on training for teaching in the normal course in the city of Fortaleza. The aim was to understand the formation for the magisterium at the beginning of the 20th century at the Colégio da Imaculada Conceição based on the educator Alba de Mesquita Frota’s biography. It was found that the biographer enjoyed good training in the Colégio da Imaculada Conceição, privilege granted to the girls of the economic elite. Her practices earned her some prominence, as she was honored with the denomination of the first preschool from Ceará.
  • QUITÉRIA BINGA, OU A CACICA DO NORDESTE: FORMAÇÃO, EXPERIÊNCIA E AÇÃO POLÍTICA DE UMA LIDERANÇA PANKARARU (1939–2009) Artigos | Trajetórias E Experiências De Formação Educacional De Mulheres

    Barreto, Raylane Andreza Dias Navarro; Alves, Joanna Maria Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é desvelar os processos (auto)formativos e as atuações da líder indígena Quitéria Binga (1939–2009), do povo indígena pankararu, de Pernambuco, que tem um histórico de lutas pela terra e pelo direito à vida. Assim, este trabalho, matizado pela relação entre biografia e história, tem cunho bibliográfico e documental. A investigação revelou não somente as opressões direcionadas aos povos indígenas, mas também como Quitéria Binga, por causa das suas ações, forjadas em circunstâncias de privações, medo e violência, foi considerada a cacica do nordeste.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this article is to reveal the (self)formative processes and actions of the indigenous leader Quitéria Binga (1939-2009), from the Pankararu indigenous people, from Pernambuco, who has a background of struggles for land and the right to life. Thus, this work, colored by the relationship between biography and history, has a bibliographic and documentary nature. The investigation revealed not only the oppression directed at indigenous peoples, but also how Quitéria Binga, because of her actions, forged in circumstances of deprivation, fear, and violence, was considered the chief of the northeast.
  • A TRAJETÓRIA DA PROFESSORA MARIA LUIZA RODRIGUES NA RESERVA INDÍGENA DE DOURADOS, MT (1951–1961) Artigos | Trajetórias E Experiências De Formação Educacional De Mulheres

    Peres, Cristiane Pereira; Furtado, Alessandra Cristina

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo descreve a trajetória da professora Maria Luiza Rodrigues no exercício da docência na Reserva Indígena de Dourados, com ênfase no seu papel como professora e na sua atuação com as etnias Kaiowá, Guarani e Terena, no período de 1951 a 1961. Para o desenvolvimento dessa descrição, recorreu-se principalmente aos documentos provenientes do arquivo pessoal da professora, como a cartilha Kuatiañe’e moñe’?kuaarã: o papel que fala, entre outros.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article describes the teacher Maria Luiza Rodrigues’ trajectory in teaching in the Dourados Indigenous Reserve, with emphasis on this woman’s role as a teacher and on her work with the Kaiowá, Guarani, and Terena ethnic groups, in the period from 1951 to 1961. To develop this description, we mainly used documents from the teacher’s personal archive, such as the booklet Kuatiañe’e moñe’?kuaarã: the paper that speaks, among others.
  • MULHERES GESTORAS UNIVERSITÁRIAS: PERFIL E ENFRENTAMENTOS (2010–2020) Artigos | Trajetórias E Experiências De Formação Educacional De Mulheres

    Corrêa, Rosa Lydia Teixeira; Oliveira, Marlene de

    Resumo em Português:

    RESUMO O trabalho analisou elementos de perfil profissional e aspectos da trajetória de mulheres gestoras universitárias de instituições de ensino superior na Ibero-América – Brasil, Argentina, Espanha, México e Peru – entre 2010 e 2020. A pesquisa tem abordagem qualitativa, é situada na história da educação recente e foi realizada por meio de entrevistas. Os dados coletados foram analisados segundo categorias em Laurence Bardin (2016). Os resultados indicaram gestoras com formação em nível de pós-doutorado para as funções de decanas e coordenadoras de área. Constataram-se enfrentamentos, sem indicação de modos de combatê-los.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The work analyzed elements of the professional profile and aspects of the trajectory of women university managers of higher education institutions in Ibero-America–Brazil, Argentina, Spain, Mexico, and Peru–, between 2010 and 2020. The investigation has a qualitative approach, is located in the recent history of education, and it was carried out through interviews. The collected data was analyzed according to categories in Laurence Bardin (2016). The results indicated managers with post-doctoral training for the functions of deans and area coordinators. Confrontations were found, with no indication of ways to combat them.
  • FORMACIÓN INICIAL DE LAS DOCENTES Y LOS DOCENTES Y BIOGRAFÍAS DE MUJERES EN LIBROS ILUSTRADOS DE NO FICCIÓN Artículos | Trayectorias Y Experiencias De La Formación Educativa De Las Mujeres

    Claudio, Carmen Romero; Ponce, Hugo Heredia; Oliva, Manuel Francisco Romero

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Esta investigación pretende incidir en la formación inicial para una “Igualdad de género” (ODS 5) a partir de libros ilustrados de no ficción (LINF) y biografías femeninas. Se encuadra en el paradigma cualitativo, una investigación educativa participativa en el grado en Educación Primaria, Universidad de Cádiz (España). Los LINF de biografías se convierten en la base para la promoción de la lectura y el reconocimiento de la mujer desde la justicia social, educativa y curricular. Los resultados y conclusiones se proyectan en dos cartografías de LINF que abogan por la igualdad y su visibilización.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research aims to influence the initial training for “Gender Equality” (SDG 5) from illustrated non-fiction books (LINF) and female biographies. It is framed in the qualitative paradigm, a participatory educational research in the degree in Primary Education, University of Cadiz (Spain). The LINF of biographies become the basis for the promotion of reading and the recognition of women from a social, educational and curricular justice perspective. The results and conclusions are projected in two LINF cartographies that advocate for equality and its visibility.
  • EDUCACIÓN LITERARIA Y PERSPECTIVA DE GÉNERO - TALLER #MENOSMUSAS DE LECTURA Y CREATIVIDAD LITERARIA Artículos | Trayectorias Y Experiencias De La Formación Educativa De Las Mujeres

    Collantes, Milagrosa Parrado; Blanco, Belén Mateos; Ramos, Eva Álvarez

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El taller tiene como objetivo compartir la lectura de microrrelatos escritos por mujeres. Los participantes (n=63) corresponden a distintos grupos de Educación Secundaria Obligatoria y Bachillerato de la provincia de Cádiz (España). El método se basa en la selección de un corpus de textos con una temática desde una perspectiva de género, la tertulia y la escritura creativa. Los resultados indican la necesidad de apostar por proyectos literarios desde una perspectiva de género, así como la incentivación de la escritura creativa en el alumnado como medio de expresión compartido.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of the workshop is to share the reading of micro-stories written by women. The participants (n=63) correspond to different groups of Compulsory Secondary Education and Baccalaureate in the province of Cadiz (Spain). The method is based on the selection of a corpus of texts with a gender perspective, discussion and creative writing. The results indicate the need to support literary projects from a gender perspective, as well as the encouragement of creative writing among students as a shared means of expression.
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