Acessibilidade / Reportar erro
Brazilian Journalism Research, Volume: 17, Número: 1, Publicado: 2021
  • O JORNALISMO NA ECONOMIA DA ATENÇÃO: a relação entre plataformas digitais e organizações jornalísticas Article

    RAMÍREZ, DIEGO GARCÍA

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo analisa a relação entre organizações jornalísticas e plataformas digitais como Facebook e Google. Com base na economia da atenção e no conceito de audiência-mercadoria, expõe-se como, no atual mercado da atenção, as empresas do Vale do Silício conquistaram uma posição dominante na distribuição de conteúdos informativos, captando a atenção dos consumidores e, portanto, a venda de audiência-mercadoria. A situação tem afetado o modelo de negócios das empresas jornalísticas que baseiam suas receitas na publicidade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente artículo analiza la relación entre organizaciones periodísticas y plataformas digitales como Facebook y Google. A partir de la economía de la atención y el concepto de audiencia-mercancía, se expone cómo en el actual mercado de la atención las compañías de Silicon Valley han adquirido una posición central y dominante en la distribución de contenidos informativos, capturando la atención de los usuarios y, por ende, la venta de audiencia-mercancía. Esta situación ha afectado el modelo de negocio de las organizaciones periodísticas que basan sus ingresos en la publicidad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyzes the relationship between news organizations and the digital platforms Facebook and Google, based on the attention economy and the concept of audience commodity. The article explains the way these organizations currently compete in the attention market. It sets out how the Silicon Valley companies have acquired a central and dominant position in the distribution of informative content by capturing the attention of users, and, therefore, the sale of the audience as a commodity. This situation has affected the advertising-revenue-based business model of news organizations.
  • ORIGEM E PESO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO INDEXADOS NO GOOGLE NEWS. UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DAS EDIÇÕES DO BRASIL, COLÔMBIA E MÉXICO Article

    COBOS, TANIA LUCÍA

    Resumo em Português:

    RESUMO O Google News é um serviço controverso de agregação de notícias de propriedade do Google. Ao analisar 3.738.375 notícias adicionadas nas edições Brasil, Colômbia e México, de janeiro a março de 2015, foram identificados 2.246 meios de comunicação. Nessas edições, específicas de seus países, grandes mídias, populares e tradicionais como G1 (sob Globo.com), Terra Brasil, El Universal, ElTiempo.com e Caracol Radio apresentaram as maiores taxas de agregação de notícias em suas respectivas edições de cada país. Isso significava que eles tinham maior visibilidade e maior probabilidade de receber tráfego deles, acima dos outros meios de comunicação indexados.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Google News es un servicio de agregación de noticias controvertido propiedad de Google. Al analizar 3.738.375 noticias agregadas en las ediciones de Brasil, Colombia y México, de enero a marzo de 2015, se identificaron 2.246 medios. En estas ediciones, específicas de sus países, grandes medios, populares y tradicionales como G1 (bajo Globo.com), Terra Brasil, El Universal, ElTiempo.com y Caracol Radio presentaron las tasas más altas de agregación de noticias en su respectiva edición por país. Esto significaba que eran más visibles y más propensos a recibir tráfico de éste, por encima de otros medios noticiosos indexados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Google News is a controversial news aggregation service owned by Google. By analyzing 3,738,375 news stories added in the Brazil, Colombia, and Mexico editions from January to March of 2015, 2,246 news media outlets were identified. In these editions, specific to their countries, large, popular, and traditional news media such as G1 (under Globo.com), Terra Brasil, El Universal, ElTiempo.com, and Caracol Radio had the highest rates of news aggregation in their respective country edition. This meant that they had greater visibility as well as a higher probability of receiving traffic from it, above the other indexed news media outlets.
  • A ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO DA CIPER E DO IDL-REPORTEROS: consequências da mudança de plataforma, do Facebook para o Twitter Article

    REQUEJO-ALEMÁN, JOSÉ LUIS; LUGO-OCANDO, JAIRO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho examina por que as organizações de jornalismo investigativo sem fins lucrativos, CIPER e IDL-Reporteros, mudam do Facebook para o Twitter como uma estratégia de conteúdo para atingir públicos mais amplos e obter maior influência na sociedade. Para realizar este estudo, triangulamos a análise de dados secundários juntamente com a análise de conteúdo de suas contas de mídia social e conduzimos entrevistas detalhadas com seus gerentes. Nosso trabalho identificou uma transição significativa do Facebook para o Twitter, com a última rede dando a eles maior visibilidade, alcance e mais do que esperávamos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este trabajo examina por qué las organizaciones de periodismo de investigación sin ánimo de lucro, como CIPER e IDL-Reporteros, cambian de Facebook a Twitter como una estrategia de contenido para llegar a un público más amplio y obtener una mayor influencia en la sociedad. Para realizar este estudio, triangulamos el análisis secundario de datos junto con el análisis de contenido de sus cuentas de redes sociales y realizamos entrevistas detalladas con los responsables de su gestión. Nuestro trabajo identificó una transición significativa de Facebook a Twitter, consiguiendo mayor visibilidad, alcance y más de lo que esperábamos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work examines why non-profit investigative journalism organizations, CIPER and IDL-Reporteros, switched from Facebook to Twitter as a strategy to reach wider audiences and gain greater influence in society. To undertake this study, we triangulated secondary data analysis together with a content analysis of their social media accounts and conducted in-depth interviews with their managers. Our work has identified a significant transition from Facebook to Twitter, with the latter social networking service giving the two organizations greater visibility and reach than we expected.
  • MOVIMENTOS INDÍGENAS DO EQUADOR: entre a ação coletiva e a ação conjuntiva Article

    LÓPEZ, ALEX HERNÁN MULLO; MERA, JOHANA MARIBEL BALSECA; LÓPEZ, RICARDO FRANCISO UREÑA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa o impacto da ação conetiva dos movimentos indígenas através do estudo do conteúdo gerado na web 2.0 das organizações e da imprensa do Equador durante o protesto social de outubro de 2019, como consequência das medidas econômicas implementadas pelo governo do presidente Lenin Moreno. Ela utiliza técnicas de pesquisa qualitativa, tais como fichas de observação, entrevistas, análise textual de KhosraviNik e a análise (axiológica) do conteúdo. Se chega à conclusão que a ação conjuntiva descoloniza a opinião dominante da mídia hegemônica e gera uma solidariedade discursiva que reforça a ação coletiva.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo analiza el impacto de la acción conectiva de los movimientos indígenas mediante el estudio de los contenidos generados en la web 2.0 de las organizaciones y la prensa de Ecuador durante la protesta social de octubre 2019, consecuencia de las medidas económicas implementadas por el gobierno del presidente Lenín Moreno. Para ello utiliza técnicas de investigación cualitativa como fichas de observación, entrevistas, el análisis textual de KhosraviNik y el análisis de contenido (axiológico). Se concluye que la acción conectiva descoloniza la opinión dominante de los medios hegemónicos y genera solidaridad discursiva que refuerza la acción colectiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyzes the impact of the connective action of indigenous movements by studying the content generated in the web 2.0 of organizations and the press in Ecuador during the social protest of October 2019, as a consequence of the economic measures implemented by the government of President Lenin Moreno. For this purpose, qualitative research techniques such as observation sheets, interviews, KhosraviNik’s textual analysis, and (axiological) content analysis were used. It is concluded that connective action decolonizes the dominant opinion of the hegemonic media and generates discursive solidarity that reinforces collective action.
  • MÍDIA, REPORTAGENS SOBRE TERRORISMO E LIÇÕES DE SUSTENTAÇÃO DA CONSCIÊNCIA: a cobertura dos jornais nigerianos sobre o sequestro das garotas Chibok Article

    AJAKAIYE, OLANREWAJU O. P.; NWOZOR, AGAPTUS; OJEKA, JOHN DEAN; ALEYOMI, MICHAEL B.; OWOEYE, GBENGA; OJEKA-JOHN, RACHAEL; OKIDU, ONJEFU

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo investigou como os jornais nigerianos contribuíram para sensibilizar e manter a atenção do público sobre a questão das estudantes que foram sequestradas pelo grupo Boko Haram em Chibok, no nordeste da Nigéria. O estudo analisou o direcionamento/ponto de vista, a frequência e proeminência das notícias, artigos de destaque, editoriais, reportagens especiais, artigos interpretativos e análises de notícias sobre o sequestro nas publicações dos três principais jornais nigerianos. Usando técnica analítica de conteúdo, o estudo identificou que, no período investigado, não houve um dia em que a pauta do sequestro não tenha recebido atenção da imprensa. O estudo descobriu também que a imprensa cumpriu sua responsabilidade social corporativa ao estabelecer e manter a consciência pública sobre a injustiça e desumanidade do sequestro. Além disso, uma conexão foi estabelecida entre a cruzada incessante montada por organizações não governamentais, especialmente o movimento #BringBackOurGirls, pela libertação das meninas, e sustentou o interesse público proporcionado pela imprensa e a eventual ação governamental que culminou com a libertação de 164 das 276 garotas inicialmente sequestradas. Portanto, este estudo recomenda a continuidade da visibilidade proporcionada pela mídia no seu papel de cruzada social para assegurar que Chiboks e outros raptados sejam resgatados dos seus sequestradores do Boko Haram.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este estudio se investiga cómo los periódicos nigerianos contribuyeron a sensibilizar y mantener la atención pública sobre la cuestión de las niñas secuestradas por el grupo Boko Haram en Chibok, al noreste de Nigeria. El estudio analizó la dirección/orientación, frecuencia y prominencia de las noticias, artículos de fondo, editoriales, informes especiales, artículos interpretativos y análisis periodísticos sobre el secuestro, publicados en tres importantes periódicos nigerianos. Mediante el uso de la técnica del análisis de contenido, el estudio llegó a la conclusión de que no había ningún día en el período investigado en que el asunto de las niñas Chibok secuestradas no recibiera atención en la prensa. También se encontró que la prensa cumplió con su responsabilidad social corporativa al establecer y mantener la conciencia pública sobre la injusticia y la falta de humanidad del secuestro. Además, se estableció una conexión entre la implacable cruzada montada por organizaciones no gubernamentales, especialmente el movimiento #BringBackOurGirls, por la liberación de las niñas secuestradas, el interés público sostenido proporcionado por la prensa, y la eventual acción gubernamental que culminó en la liberación de 164 de las 276 niñas inicialmente secuestradas. Por lo tanto, en este estudio se recomienda que los medios de comunicación continúen otorgando publicidad, en su rol público de luchadores sociales, para garantizar que los restantes Chibok y otros secuestrados sean rescatados de sus secuestradores de Boko Haram.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study investigated how Nigerian newspapers contributed to sensitizing and sustaining public attention on the issue of the schoolgirls that were abducted by the Boko Haram group in Chibok, northeastern Nigeria. The study analyzed the direction/slant, frequency, and prominence of news stories, feature articles, editorials, special reports, interpretative articles, and news analysis on the abduction as published in three major Nigerian newspapers. Using the content analytical technique, the study found that there was no day in the period under investigation that the issue of the abducted Chibok girls did not get attention in the press. The study also found that the press discharged its corporate social responsibility by setting and sustaining public consciousness on the injustice and inhumanity of the abduction. Furthermore, a connection was established between the unrelenting crusade mounted by non-governmental organizations, especially the #BringBackOurGirls movement, for the release of the abducted girls, sustained public interest provided by the Press, and the eventual government action that culminated in the release of 164 out of the 276 girls initially abducted. This study, therefore, recommends continued publicity by the media in its role as a social crusader to ensure that the remaining Chibok and other abductees are rescued from their Boko Haram abductors.
  • EXTENSIDADE DE VÍTIMAS E INTENSIDADE PERCEPTIVA DA COVID-19 EM EXPERIÊNCIAS VISUAIS DO THE NEW YORK TIMES E DA FOLHA DE S.PAULO Article

    CAETANO, KATI

    Resumo em Português:

    RESUMO Propõe-se neste artigo examinar o processo de conversão de dados, considerados objetivos e quantificáveis, em formas discursivas visuais e sincréticas voltadas a mobilizar experienciações dos sentidos veiculados. Para além de tornar visível o invisível, discute o modo de se dar a ver o indizível, pela análise da sobredeterminação do efeito de intensidade, proximidade e presença aos conteúdos noticiosos. Para tanto, trabalha com empíricos de práticas infográficas circuladas pelos jornais The New York Times (NYT) e Folha de S.Paulo sobre a pandemia covid-19, porque nesse domínio os dados objetificados em fluxos de números e cifras atuam sob a forma do parecer verdadeiro e, no período, a infografia tornou-se recorrente em todas as mídias como mecanismo eficaz de compreensão dos fatos. A metodologia de abordagem dos empíricos ancora-se na perspectiva da semiótica tensiva que fornece fundamentos teóricos para estudo da dimensão sensível dos processos interacionais.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este artículo se propone examinar el proceso de conversión de datos, considerado objetivo y cuantificable, en formas discursivas visuales y sincréticas dirigidas a movilizar experiencias de los sentidos transmitidos. Además de visibilizar loinvisible, lo que se proponeaquí es abordar la forma de visibilizar lo indecible, analizando la sobre determinación del efecto de intensidad, proximidad y presencia a los contenidos informativos. Para ello, trabaja con prácticas empíricas de infografías que circulanen los diarios The New York Times (NYT) y Folha de S.Paulo sobre la pandemia covid-19, puesen este dominio los datos objetivados enflujos de números y cifras actúan como un parecer verdadero y, enel período, la infografía se convirtió en recurrenteen todos los medios como mecanismo eficaz de comprensión de los hechos. La metodología del enfoque empírico se ancla en la perspectiva de la semiótica tensivaque ofrece fundamentos teóricos para estudiar la dimensión sensible de los procesos interaccionales.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article examines the objective and quantifiable data conversion in visual and syncretic discursive forms aimed at mobilizing experiences of the conveyed senses. In addition to making the invisible visible, what is proposed here is to make the unspeakable visible by analyzing the overdetermination of the effect of intensity, proximity, and presence on news content. To achieve this goal this paper uses empirical data obtained from infographics printed in The New York Times (NYT) and Folha de S.Paulo newspapers on the covid-19 pandemic. This was chosen because the objective data in numbers and figures affect how true opinion is shaped and the infographics were recurrently employed (during our research period) by all media as an effective mechanism for understanding the facts. The empirical methodology is anchored in the perspective of tension semiotics that provides theoretical foundations for studying the sensitive dimension of interactional processes.
  • PESQUISANDO A INFLUÊNCIA DOS TEXTOS MIDIÁTICOS “CRIOLIZADOS” RELACIONADOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SOBRE OS RECEPTORES Article

    POLUMYSNA, OLGA; KURYLIAK, VALENTYNA

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa é dedicada à investigação da influência que os textos midiáticos “criolizados” relacionados às pessoas com deficiência exercem sobre os receptores, com ênfase nos componentes biológicos, sociopsicológicos e midiáticos. A própria definição do autor da noção de “texto midiático criolizado” foi sugerida com base em um estudo abrangente dos artigos que tratam do tema da “criolização”. A principal tarefa da criação de textos mediáticos “criolizados” foi descrita nos seus componentes verbais e icônicos e na tentativa de ter uma influência emocional positiva sobre os leitores. A pesquisa revelou o seguinte: dentro do bloco biológico, os pesquisados entre 16 e 19 anos estão mais distantes das pessoas com deficiências, percebendo-as com certa repulsa, enquanto os pesquisados entre 20 e 23 anos tendem a ser mais tolerantes. De acordo com a análise do bloco sociopsicológico, os pesquisados compreendem que pessoas com deficiência têm todo o direito a serem membros produtivos da sociedade; contudo, elas não estão preparadas para a comunicação e colaboração diretas. Apesar disso, a análise dos resultados dos bloqueios mediáticos mostrou uma tendência positiva nas atitudes em relação às pessoas com deficiência devido aos conteúdos jornalísticos, que combinam imagens e textos. Assim, a utilização de textos mediáticos “criolizados” promove uma tendência positiva e mudanças na melhoria das atitudes das pessoas sem deficiência em relação às pessoas com deficiência na Ucrânia.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Esta investigación está dedicada al estudio de la influencia que ejercen en los receptores los textos mediáticos creolizados relativos a las personas con discapacidad; con énfasis en los componentes biológicos, sociopsicológicos y mediáticos. La definición del autor de la noción de “texto mediático creolizado” se propone sobre la base de un estudio comprensivo de los artículos que tratan el tema de la “creolización”. Se describe la principal tarea en la creación de textos mediáticos creolizados, considerando sus componentes verbales e icónicos, así como el intento de ejercer una influencia emocional positiva en los lectores. La encuesta reveló lo siguiente: dentro del bloque biológico, los encuestados de 16 a 19 años están más distantes de las personas con discapacidad, percibiéndolas con cierto disgusto, mientras que los encuestados de 20 a 23 años tienden a ser más tolerantes. Según el análisis del bloque sociopsicológico, los encuestados entienden que las personas con discapacidad tienen todo el derecho a ser miembros productivos de la sociedad; sin embargo, consideran que no están preparadas para la comunicación y la colaboración directas. Por otro lado, el análisis de los resultados de los medios de comunicación mostró una tendencia positiva en las actitudes hacia las personas con discapacidad, debido a que los textos periodísticos combinan imágenes y texto. Por lo tanto, el uso de textos mediáticos creolizados promueve una tendencia positiva y cambios en la mejora de las actitudes de las personas sin discapacidad con respecto a las personas con discapacidad en Ucrania.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research is dedicated to the investigation of the influence that the creolized media texts about persons with disabilities exert on the recipients, with an emphasis on the biological, socio-psychological, and media components. The author’s definition of the notion of “creolized media text” was suggested based on a comprehensive study of the papers dealing with the topic of “creolization”. The main task of creating creolized media texts was described, in their verbal and iconic components and attempt to have a positive emotional influence on the readers. The survey revealed the following: within the biological block, the respondents aged from 16 to 19 are more distant from persons with disabilities, perceiving them with a certain disgust, while the respondents aged from 20 to 23 tend to be more tolerant. According to the analysis of the socio-psychological block, the respondents understand that persons with disabilities have every right to be productive members of society; however, they are not ready for direct communication and collaboration. Nevertheless, the analysis of the media block results showed a positive tendency in attitudes toward persons with disabilities owing to journalistic texts, which combine images and text. Therefore, the use of creolized media texts promotes a positive tendency and changes in improving the attitudes of persons without disabilities regarding persons with disabilities in Ukraine.
Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) Secretaria da SBPJor, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília(UnB)., ICC Norte, Subsolo, Sala ASS 633 - cep: 70910-900, Brasília - DF / Brasil - Brasília - DF - Brazil
E-mail: sbpjor.dir.adm@gmail.com