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BBR. Brazilian Business Review, Volume: 21, Número: 1, Publicado: 2024
  • O Contágio da Crise do Subprime nos Índices Setoriais do Mercado Acionário Brasileiro: Uma Abordagem dos Modelos de Volatilidade Condicional Multivariados Artigo

    Ferreira, Douglas Marcos; Mattos, Leonardo Bornacki de

    Resumo em Português:

    Resumo As oscilações no mercado financeiro durante a crise do subprime ocasionaram a elevação da volatilidade e queda dos preços dos ativos, além de elevar o grau dos movimentos comuns entre os mercados. Este trabalho analisou o efeito contágio da crise financeira internacional sobre os índices do mercado de ações do Brasil, a partir do estudo do padrão das covariâncias estimadas entre os índices do mercado acionário brasileiro e americano. A análise empírica foi baseada nos modelos multivariados GARCH-BEKK. Os resultados mostraram que a estrutura das covariâncias estimadas, entre os anos de 2007 e 2010, indicou claras evidências de contágio nos índices considerados. No período da crise financeira internacional, houve uma elevação da covariância entre os índices dos mercados norte-americano e brasileiro. Os Índices Imobiliário e Financeiro apresentaram os maiores contágios entre todos analisados, refletindo as perdas das indústrias de construção civil, somadas à escassez de crédito interno e externo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Oscillations within the financial market during the subprime crisis caused an increase in volatility and a fall in asset prices, in addition to increasing the degree of normal market movements. This study analyzed the contagion effect of the international financial crisis on the Brazilian stock market indices upon studying the estimated covariance patterns between the Brazilian and American stock market indices. The empirical analysis was based on the multivariate BEKK-GARCH models. The results showed that the estimation of the covariance structure between 2007 and 2010 had clear evidence of contagion in the indices investigated: Electricity (IEE), Telecommunications (ITEL), Consumption (ICON), Industrial Sector (INDX), Real Estate (IMOB), and Financial (IFNC). During the period of the international financial crisis, there was an increase in the covariance between the American and Brazilian market indices. The IMOB and IFNC indices showed the highest contagions among all the ones analyzed, reflecting the losses of the civil construction industry along with internal and external credit scarcity.
  • Gerenciamento de Riscos e Inovação Colaborativa: Interveniência da Intensidade de Comunicação Artigo

    Mannes, Silvana; Beuren, Ilse Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo investiga a influência do gerenciamento de riscos na inovação colaborativa e a interveniência da intensidade de comunicação em cooperativas agropecuárias. Uma survey foi realizada com gestores de cooperativas agropecuárias brasileiras listadas na Organização das Cooperativas do Brasil, e na amostra das 103 respostas válidas aplicou-se a técnica de modelagem de equações estruturais. Os resultados mostram que o gerenciamento de riscos influencia positivamente a inovação colaborativa e a intensidade de comunicação, e que a intensidade de comunicação influencia positivamente a inovação colaborativa. Ainda, foi observado efeito mediador da intensidade de comunicação na relação entre gerenciamento de riscos e inovação colaborativa. Implicações teóricas decorrem da observação da interveniência da intensidade de comunicação nessa relação, principalmente por fornecer insights para aprofundar pesquisas nessa direção. Também implicações práticas advêm da constatação da interveniência da intensidade da comunicação nessa relação, como alertas aos gestores dessas organizações sobre a relevância de alinhar a comunicação e o gerenciamento de riscos ao propósito da inovação colaborativa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study investigates the influence of risk management on collaborative innovation and the intervention of communication intensity in agricultural cooperatives. A survey was conducted with managers of Brazilian agricultural cooperatives listed in the Organization of Cooperatives of Brazil. The structural equation modeling technique was applied to a sample of 103 valid answers. The results show that risk management positively influences collaborative innovation and communication intensity, and that communication intensity positively influences collaborative innovation. Furthermore, a mediating effect of communication intensity was observed in the relationship between risk management and collaborative innovation. Theoretical implications arise from the observation of the intervention of communication intensity in this relationship, mainly by providing insights to expand research in this direction. Practical implications also arise from observing the intervention of communication intensity in this relationship, such as alerts to the managers of these organizations about the relevance of aligning communication and risk management to the purpose of collaborative innovation.
  • Contabilidade Pública Gerencial: Uma Análise da Informação de Custos à Luz da Percepção dos Gestores Públicos Article

    Cardoso, Giuliano Passos; Rodrigues, Evaldo César Cavalcante

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo tem como objetivo investigar a utilidade da informação de custos no governo federal brasileiro, mediante observação e análise empírica da percepção dos gestores públicos, principais usuários da informação. Os dados coletados junto a gestores de distintas entidades do Governo Federal foram tratados mediante metodologia Multicriteria Decision Aid (MCDA), a fim de evidenciar a percepção dos entrevistados sobre propósitos, condições e mecanismos de acesso da informação. Os resultados demonstraram amplo reconhecimento dos gestores sobre a utilidade da informação, desencadeando a discussão de que a vasta normatização, a busca por melhorias nos padrões contábeis e os avanços tecnológicos não são suficientes para que práticas inovadoras de gestão de custos sejam bem-sucedidas nas organizações públicas. As reflexões indicam a necessidade de alinhamento entre informações geradas pelo sistema de custos e seus usuários, ou seja, entre contadores de custos e gestores de custos, para que a institucionalização do sistema não se traduza em mero formalismo da burocracia do setor público.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to investigate the usefulness of cost information in the Brazilian federal government, through observation and empirical analysis of the perception of public managers, who are the main users of this information. The data collected from managers of different government entities were treated using the Multicriteria Decision Aid (MCDA) methodology, in order to highlight the interviewees' perception of the purposes, conditions, and mechanisms of access to information. The results showed broad recognition by managers about the usefulness of information, triggering a discussion that puts forward that the vast standardization, the search for improvements in accounting standards, and technological advances are not enough for innovative cost management practices to be successful in public organizations. These reflections indicate the need for alignment between information generated by the cost system and its users, that is, between cost accountants and cost managers, so that the institutionalization of the system does not become a mere formalism of the public sector bureaucracy.
  • Diversificação e Desempenho em Cooperativas de Crédito: uma Abordagem Não Linear Artigo

    Vieira, Laís Karlina; Bressan, Valéria Gama Fully

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo verificou a existência de uma relação não linear entre a diversificação e o desempenho das cooperativas de crédito brasileiras ao analisar dados em painel de 455 cooperativas de crédito no período de junho de 2012 a dezembro de 2019. Por meio de três modelos de regressão, estimados pelo Método dos Momentos Generalizado Sistêmico, identificou-se que a diversificação possui uma relação não linear com o desempenho, na forma de U. Esse resultado demonstra a existência de um ponto mínimo para a diversificação, a partir do qual aumentos na diversificação de produtos financeiros proporcionariam efeitos positivos no desempenho. Este estudo se destaca por trazer um modelo curvilíneo para a diversificação em cooperativas de crédito. Tal achado facilita o entendimento de qual nível de diversificação é benéfico para o desempenho das cooperativas, além de poder favorecer a formação de estratégias e análises de implementação de novos produtos financeiros nas cooperativas de crédito.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study verified the existence of a non-linear relationship between diversification and the performance of Brazilian credit unions by analyzing panel data from 455 credit unions from June 2012 to December 2019. Through three regression models, estimated by the Systemic Generalized Method of Moments, it was identified that diversification has a non-linear U-shaped relationship with performance. This result demonstrates the existence of a minimum point for diversification, from which increases in diversification of financial products would provide positive effects on performance. This study stands out for bringing a curvilinear model for diversification in credit unions. This finding facilitates the understanding of which level of diversification is beneficial for the performance of credit unions, in addition to favoring the formation of strategies and analysis of the implementation of new financial products in credit unions.
  • Inteligência Artificial Aplicada para Avaliação da Percepção da Qualidade da Logística do E-Commerce: O Caso do Rio de Janeiro Artigo

    Sucena, Marcelo Prado; Cury, Marcus Vinicius Quintella

    Resumo em Português:

    RESUMO É fato que com a pandemia da COVID-19 ocorreram muitas mudanças de mercado, em parte, impulsionadas pelas novas necessidades dos consumidores. No âmbito do comércio eletrônico, as mudanças aconteceram em paralelo com o aumento rápido de demanda, impactando diretamente na qualidade do serviço logístico prestado. É nesse contexto que este artigo busca desenvolver uma forma de avaliar a qualidade da logística do e-commerce, baseando-se na percepção do cliente final ao final do ciclo do pedido. Para tanto, objetiva-se desenvolver um modelo matemático, baseando-se nos preceitos da inteligência artificial, que possa interpretar expressões qualitativas, capturadas por intermédio de questionário, transformando-as em valores quantitativos, passíveis de análise no mundo real. Tais valores formam índices parciais e o IQLE (Índice da Qualidade da Logística do E-commerce). Após o processamento de 180 registros, observou-se que dos sete atributos analisados, três deles redundaram em nota abaixo de 5,0, denotando certa preocupação, mas oportunidade de melhora e desenvolvimento de soluções mercadológicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The COVID-19 pandemic imposed many market changes, driven partially by new consumer needs. In the electronic commerce field, changes occurred in parallel to an upsurge in demand, directly impacting logistics service quality. Within that context, this paper seeks a way of assessing the quality of e-commerce logistics, based on end-customer perceptions at the close of the purchasing cycle. The objective is thus to develop a mathematical model based on the artificial intelligence precepts that can interpret qualitative expressions captured through a questionnaire. Such values form partial indexes and the E-Commerce Logistics Quality Index (IQLE). After processing 180 records, it was noted that three of the seven analyzed attributes scored below 5.0, denoting some concern, but also opening up opportunities for improvement and the development of marketing solutions.
  • Consumo sustentável e teorias da prática: conectando elementos do compartilhamento de roupas Artigo

    Costa, Márcia R. Cavalcante; Silva, Minelle E.; Duarte, Marcia de Freitas

    Resumo em Português:

    Resumo As mudanças nos estilos de vida e nos padrões de consumo de roupas, que vêm sendo debatidas como caminhos para uma sociedade mais sustentável, definem o compartilhamento como uma das estratégias do slow fashion para promover o consumo consciente. Por meio das teorias da prática, esta pesquisa explora materiais, competências e significados que compõem a prática. Assim, buscou-se identificar como se configuram os elementos e a dinâmica do compartilhamento de roupas. Utilizando um estudo de caso qualitativo, os dados foram coletados por meio de observações, entrevistas semiestruturadas (individuais e em grupo) e grupo focal, realizados com praticantes (consumidores) e provedores (fornecedores) de uma loja colaborativa. Os resultados revelaram que: (a) para os praticantes, a prática do compartilhamento significa exclusividade, economia e consumo sustentável; (b) para os provedores, a prática está atrelada ao consumo consciente como oportunidade de negócios mais sustentáveis, inclusive financeiramente; e (c) diversos materiais orientam a prática do compartilhamento de roupas. Os elementos do compartilhamento de roupas são semelhantes entre praticantes e provedores, portanto indicam a eficácia da prática, além de buscar um consumo sustentável. A pesquisa, então, contribui para o desenvolvimento de pesquisas sobre consumo sustentável, uma vez que identifica práticas de gestão voltadas ao consumo colaborativo de vestuário.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Changes in lifestyles and clothing consumption patterns as paths to a sustainable society defines sharing as one of the strategies of slow fashion. Through practice theories, this research explores materials, competences and meanings that make up the practice. Thus, we sought to identify how the elements and the dynamics of clothing sharing are configured. Using a qualitative case study, data were collected through observations, semi-structured interviews (individual and group), and a focus group carried out with practitioners and providers of a collaborative store. Our results revealed that: (a) for practitioners, the practice of sharing means exclusivity, economy, and sustainable consumption; (b) for providers, the practice is linked to a conscious consumption as an opportunity for more sustainable business, including financially (c) and different materials guide the practice of sharing clothes. The elements of clothing sharing are similar between practitioners and providers; therefore, they indicate the effectiveness of the practice, in addition to pursuing sustainable consumption. The research then contributes to the development of research on sustainable consumption once it identifies management practices aimed at the collaborative consumption of clothing.
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