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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Volume: 14, Número: 1, Publicado: 2009
  • Editorial

    Dias Sobrinho, José
  • A avaliação institucional nas universidades federais e as comissões próprias de avaliação

    Peixoto, Maria do Carmo de Lacerda

    Resumo em Português:

    A autora analisa as possibilidades que a avaliação institucional, como instrumento para sua formulação de políticas visando aprimorar a gestão, oferece para as universidades federais. Tendo em vista as especificidades dessas instituições, busca avaliar os limites e as perspectivas que elas encontram na realização do modelo de avaliação institucional do SINAES, em que as Comissões Próprias de Avaliação - CPAs se constituem num organismo de grande importância. Por meio de dados qualitativos e quantitativos são analisados, principalmente, aspectos relativos à composição dessas comissões e ao lugar que elas ocupam na estrutura das universidades federais.

    Resumo em Inglês:

    The author analyzes the possibilities that institutional evaluation, as an instrument in the formulation of policies to improve the administrative procedures, offers to federal universities. Considering specific characteristics of these institutions, she evaluates their limits and perspectives in the institutional evaluation model of SINAES, of which the Internal Evaluation Committees (CPAs) are a very important part. Mainly aspects relative to the composition of these committees and their place in the structure of the federal universities are analyzed through the use of qualitative and quantitative data.
  • A universidade da modernidade nos tempos atuais

    Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar

    Resumo em Português:

    Analisamos neste artigo o surgimento da universidade denominada "moderna", as funções e papéis a ela atribuídos ou dela esperados, a crise desse modelo nos tempos atuais e alguns dos elementos que estão caracterizando a universidade contemporânea. A instituição que se constituiu como "universidade moderna" teve origem na organização da Universidade de Berlim, em 1808. Passados dois séculos, podemos afirmar que as formulações de Humboldt, bem como seus pressupostos mais gerais, são ainda tomadas como relevantes. No entanto, seus princípios têm sido negligenciados ou substituídos por outros menos nobres. Na atualidade, que podemos caracterizar como sendo um período denominado pós-moderno, discute-se um novo projeto para a universidade que possa lhe permitir continuar sendo uma importante instituição do tempo presente.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the emergence of the modern university, the roles attributed to or expected from it, the crisis of this model in current times and some of the elements that characterize the contemporary university. The institution that was constituted as the "modern university" has its origin in the organization of the University of Berlin, in 1808. After two centuries, we can affirm that the formulations of Humboldt, as well as its more general presuppositions, are still relevant. However, its principles have been neglected or substituted for less noble ones. Presently, a period which we can characterize as post-modern, a new project for the university has to be discussed in order for it to continue to be an important institution for our time.
  • Comparison of regulatory models of higher education in Europe: the Portuguese situation

    Bernardino, Pedro Rei; Marques, Rui Cunha

    Resumo em Português:

    A regulação do ensino superior em Portugal está a atravessar um periodo de crescimento de profundas alterações. O sistema de garantia de qualidade implementado anteriormente foi criticado desde o seu começo, levantando muitas dúvidas e frequentemente associado a várias fraquezas. A pressão colocada no governo Português para atingir padrões de garantia de qualidade em conformidade com os padrões Europeus é enorme e várias reformas e politicas mostram que o sistema do ensino superior em Portugal está em movimento. Este artigo compara vários modelos de regulação de outros países Europeus e analisa o modelo Português.

    Resumo em Inglês:

    The regulation of Portuguese Higher Education is now in a period of evolution and undergoing profound changes. The quality assurance system implemented was criticised from the beginning, raising many doubts, and was often associated with some weaknesses. The pressure put on the Portuguese government to meet quality assurance standards in the scope of European Higher Education is enormous and several reforms and policy developments show that Portugal's Higher Education system is on the move. This paper compares the regulatory models in other European countries and analyses the new Portuguese model.
  • A formação universitária no Brasil: concepções e influências

    Paula, Maria de Fátima de

    Resumo em Português:

    O texto trata da formação universitária no Brasil, trazendo um breve histórico da universidade no mundo e em nosso país. Aborda as concepções francesa, alemã e norte-americana de universidade e a sua influência sobre o caso brasileiro, trazendo reflexões sobre as políticas para o ensino superior que têm conseqüência sobre o processo de formação. Na parte final, traz um panorama da educação superior no Brasil, no contexto do neoliberalismo, enfocando aspectos críticos relacionados à formação universitária, na atualidade.

    Resumo em Inglês:

    The text discusses Brazilian higher education, with a brief history of the university in the world and in our country. It studies the French, German and North American concepts of University and their influence on the Brazilian model, analyzing the policies for higher education that affect the education process. The last part makes a survey of Brazilian higher education in the context of neo-liberalism, focusing on critical aspects related to undergraduate studies at the present time.
  • Las interacciones profesor-estudiantes: fundamento de la formación en las profesiones

    Gutiérrez de González, Consuelo; Vasco Uribe, Carlos Eduardo

    Resumo em Espanhol:

    Reconociendo los retos que en cuanto a la formación profesional enfrenta la universidad de hoy, en el presente ensayo se proponen las interacciones profesor-estudiantes como núcleo de la formación, cuyo estudio ha de aportar luces para una reconstrucción creativa y fructífera de los procesos educativos orientados a la generación de profesionales idóneos y con sentido ético y de identidad personal. Se parte de la tesis de que las interacciones formativas se configuran por dos determinantes: de un lado, por la lógica, estructura y dinámica internas de la profesión misma y sus relaciones con otras profesiones y, de otro, por las concepciones, intencionalidades y actos de los actores en su interacción cotidiana. La interacción, en este contexto, tiene como finalidad la formación profesional; de allí que se haga necesario recuperar el concepto de Bildung como depositario de una tradición que ha identificado y aún identifica el lugar de la universidad en la sociedad, pero no sólo como una formación "en cultura general" sino como una formación integral configurada desde la profesión específica en la cual se forma el estudiante. Luego de ello se pasa a fundamentar y describir una propuesta metodológica para el estudio de las interacciones educativas en las profesiones, que puede ser útil para la realización de análisis empíricos sobre el tema que sirvan a su vez de fundamentos para el diseño curricular y didáctico, así como para las construcciones pedagógicas en el marco de la formación profesional.

    Resumo em Inglês:

    Recognizing the challenges that higher education faces in today's university, the present article proposes teacher-student interactions as the nucleus of education, whose study will bring light to a creative and fruitful reconstruction of the educative processes oriented towards developing capable and ethical professionals with a sense of personal identity. It is based on the belief that the educational interactions are formed by two determinants: on one hand, by the internal logic, structure and dynamic of the profession and its relations with other professions and, on the other hand, by the concepts, intentions and actions of the actors in their daily interaction. The interaction, in this context, has the purpose of professional training; from there it is necessary to recover the concept of Bildung as a repository of a tradition that is identified as and also identifies the place of the university in society, not only as a "general knowledge" education, but also as a well rounded education, shaped from the specific major chosen by the student. As a result, a methodological proposal to study the educational interactions in the professions is made, a method that can also be useful to empirical analyses on the topic that serves as foundation both for the didactic and curricular design, as well as for the pedagogical constructions in the context of higher education.
  • Qualidade em educação superior: da diversidade de concepções a inexorável subjetividade conceitual

    Bertolin, Júlio C. G.

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda e analisa as diferentes concepções e entendimentos de qualidade no âmbito da educação superior. Inicialmente, o texto revisa as concepções de qualidade com base nas taxionomias apresentadas pelos mais destacados pesquisadores no assunto; em seguida, apresenta um conjunto de termos que mais recentemente vêm sendo identificados com visões de qualidade. Por fim, aborda-se a inexorável relatividade conceitual da qualidade na educação superior.

    Resumo em Inglês:

    This article approaches and analyzes the different concepts and understandings of quality in the scope of higher education. First, the text revises the definitions of quality based on the taxonomies presented by the most respected researchers on the subject; next, it presents a set of terms which have been identified recently with the idea of quality. Finally, the inexorable conceptual relativity of quality in higher education is discussed.
  • Avaliação, reflexão e pesquisa na formação inicial de professores/as

    Silva, Itamar Mendes da

    Resumo em Português:

    O presente artigo discute procedimentos de acolhimento da reflexão e da pesquisa, mediadas pela avaliação no processo de formação inicial de professores - primeiros anos do curso de pedagogia. Explicita a mudança no envolvimento dos alunos com a disciplina em que se desenvolveu o trabalho - História da Educação - e com a avaliação da aprendizagem. Constatou-se que a reflexão e a pesquisa constituem alternativas viáveis à aquisição de informações significativas, ao trabalho em equipe e, ainda, podem oferecer perspectivas promissoras à formação inicial de professores.

    Resumo em Inglês:

    The present article discusses procedures of reception of reflection and research mediated by evaluation in the process of teachers' initial education - first years of Pedagogy major. It points out changes in the involvement of students with the discipline where the work was developed - History of Education - and with learning evaluation. It was evidenced that reflection and research constitute viable alternatives to the acquisition of significant information and to team work, also offering promising perspectives for teachers' initial education.
  • Diagnóstico do desempenho na docência da graduação da UNISC

    Nunes, Ana Karin; Helfer, Carmen Lúcia de Lima

    Resumo em Português:

    Na perspectiva de aperfeiçoar o seu processo de auto-avaliação, a Subcomissão de Avaliação da Graduação da UNISC promoveu, no ano de 2006, o Diagnóstico do Desempenho Docente na Graduação. Os objetivos do trabalho foram: identificar o conceito do "bom professor" para a comunidade docente e discente, explicitando como este conceito está sendo vivenciado nas práticas diárias do curso, e subsidiar a revisão dos instrumentos de avaliação do desempenho docente da Universidade. Este trabalho traz os principais resultados do processo, que contou com a participação de estudantes e docentes.

    Resumo em Inglês:

    Hoping to improve its self-evaluation process, the Sub-Commission for Graduation Undergraduate Teacher'S Evaluation of UNISC carried out, in 2006, the Diagnosis of Teaching Performance at Undergraduate Couses Graduation. The goals of this work were: to identify the concept of "good teacher" to teaching and learning community, showing how this process has been experienced through daily course practice, and supply the review for instruments of teaching performance evaluation at the University. This work brings up the main results of the process, which relied on the participation of students and teachers.
  • Universidade comunitária e avaliação institucional: o caso das universidades comunitárias gaúchas

    Pinto, Rafael Ângelo Bunhi

    Resumo em Português:

    A década de 1980 marcou uma série de transformações na educação superior, dando início aos debates sobre um novo modelo de instituição de educação superior - a universidade comunitária - e, também, de uma cultura avaliativa em nosso país. Nas décadas seguintes, esse modelo de instituição buscou seu fortalecimento no país, mostrando suas características primordiais e suas diferenças em relação àquelas mantidas pelo poder público e, também, àquelas instituições estritamente privadas. Essas Instituições se desenvolveram em várias regiões, com ênfase no sul do país, onde criaram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - COMUNG. As Instituições participantes desse consórcio, dentre outras atividades, desenvolveram um mecanismo próprio de avaliação, que se preocupou com o (re)pensar de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. O objetivo desta pesquisa será buscar respostas ao entendimento da avaliação institucional pelas Universidades Comunitárias gaúchas e verificar como a questão da responsabilidade social se insere em seu processo de avaliação. Também, objetivará estudar os processos históricos e as necessidades de adaptações que se fizeram necessárias quando da criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.

    Resumo em Inglês:

    In the 1980s higher education experienced a series of transformations, commencing the debates about a new model of higher education institutions - the community university - and also of an evaluative culture in Brazil. During the following decades, this model of institution tried to strengthen its bases in the higher education scenario of the country, showing its primary characteristics and its differences from the public and the private branches of higher education. These universities were instituted in various regions of the country with emphasis in the southern region, where a Consortium of the Gaucho Community Universities (COMUNG) was created. They also developed their own mechanism of evaluation, with concerns about (re)thinking its teaching, research, extension and management methods. The purpose of this research is to achieve an understanding of the institutional evaluation system in community universities in southern Brazil and to verify how social responsibility is inserted in the evaluation process. It also studies the historical and cultural processes and the adaptations that were necessary when the National Higher Education Evaluation System (SINAES) was created.
  • O humanismo na formação do administrador: caso UFSC

    Buss, Ricardo Niehues; Reinert, José Nilson

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar a formação humanista oferecida aos estudantes do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comparando o currículo do ano de 1978, o primeiro currículo disponível, com o currículo do ano de 2006. Este trabalho é parte de uma dissertação de mestrado que objetivou conhecer a situação do Curso de Administração da UFSC perante o discurso do humanismo. A pesquisa teve caráter descritivo exploratório. Da análise realizada, conclui-se que o ensino humanista diminuiu de forma expressiva no Curso de Graduação em Administração da UFSC e que o mesmo apresenta características de formação especializada.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of the present study was to describe and analyze the humanistic education offered to the students of the Undergraduate Administration Program of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), comparing the first available curriculum, of 1978, to the curriculum of the year 2006 . This work is part of a master's thesis, that researched the situation of the Administration Program at UFSC within the discourse of humanism. This was a descriptive exploratory research. From the analysis, one can conclude that humanistic teaching significantly decreased in the Undergraduate Administration Program at UFSC and that it presents characteristics of specialized education.
  • Declaração da Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e no Caribe Documento

Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
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