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A Teia dos Povos e a universidade: agroecologia, saberes tradicionais insurgentes e descolonização epistêmica

Resumo

A partir das relações entre a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Teia dos Povos - articulação de comunidades tradicionais e movimentos sociais do campo e da cidade -, o texto propõe reflexões sobre o encontro de saberes tradicionais e conhecimentos acadêmicos como referência pedagógica de uma educação descolonizadora, tanto na universidade pública como nos territórios da Teia. Por meio de encontros com estudantes, mutirões e jornadas, acompanhados a partir do método da pesquisa-ação, a Teia dos Povos permite-nos avançar na compreensão das relações possíveis entre a agroecologia e um projeto de educação decolonial. Essa proposta da Teia, que dialoga com o conceito de ecologia dos saberes e se integra à estratégia de transição agroecológica e construção da autonomia em suas comunidades, fornece-nos subsídios para discutir como os questionamentos estabelecidos no âmbito da ecologia política conectam-se à descolonização epistêmica no âmbito de uma estratégia de luta emancipatória.

Palavras-chave:
Teia dos Povos; agroecologia; ecologia política; descolonização epistêmica; Encontro de Saberes

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