Acessibilidade / Reportar erro

Os limites e possibilidades do jogo didático Kallipolis: o jogo dos governos

The limitations and possibilities of the didactic game Kallipolis: the governments’ game

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo apresentar as premissas e justificativas que embasam o processo de elaboração e teste do projeto Kallipolis: o jogo dos governos. O projeto consistiu no desenvolvimento de um jogo que tem como objetivo ilustrar e criar um ambiente no qual um estudante ou interessado em filosofia descubra e pense a partir das reflexões que Platão apresenta no oitavo livro d’A República. Em vista disso, primeiro discorremos brevemente sobre os fundamentos filosóficos que embasam a concepção do jogo, isto é, como pensamos os seus elementos a partir do livro VIII d’A República de Platão. Em seguida, explicamos a metodologia que propusemos para sua elaboração e testagem e, a partir do que foi observado no processo de realização dos testes, discutimos e apontamos algumas potencialidades e limitações do jogo em vista de seu uso pelo professor de Filosofia no Ensino Médio.

Palavras-chave:
Jogo; Platão; República; Educação

Universidade de Brasília / Imprensa da Universidade de Coimbra Universidade de Brasília / Imprensa da Universidade de Coimbra, Campus Darcy Ribeiro, Cátedra UNESCO Archai, CEP: 70910-900, Brasília, DF - Brasil, Tel.: 55-61-3107-7040 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: archai@unb.br