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Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), Volume: 67, Publicado: 2023
  • CONHECIMENTO, CRIATIVIDADE E PRODUTIVIDADE SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO Artigo Original

    FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica; CEZARIO, Maria Maura

    Resumo em Português:

    RESUMO Discutimos, neste artigo, as noções de conhecimento, criatividade e produtividade linguísticos tal como são concebidas na Linguística Funcional e na Gramática de Construções, fazendo também uma revisão, embora mais breve, desses conceitos na Gramática Gerativa. Nesse sentido, revisitamos a postura que diferentes linguistas adotam em relação a essas noções, confrontando-as e ressaltando suas divergências. Relacionamos cada uma das concepções aos pressupostos teóricos específicos de cada modelo de análise, apontando, ainda, o desenvolvimento que tais noções tiveram ao longo do tempo, resultado do próprio desenvolvimento da Linguística como ciência. Caracterizamos a construção e suas propriedades e, sob o enquadre de modelos construcionistas, relacionamos a criatividade e a produtividade à propriedade de esquematicidade das construções. Por fim, baseadas na Linguística Funcional Centrada no Uso, examinamos a construção transitiva e as construções VAdjADV e VAdj-mente do português do Brasil, para ilustrar a atuação da criatividade e da produtividade e de fatores comunicativos e cognitivos que motivam novos usos dessas construções.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, we discuss the notions of linguistic knowledge, creativity, and productivity as they are conceived in Functional Linguistics and in Construction Grammar, also reviewing, more briefly, these concepts in Generative Grammar. In this sense, we revisit the posture that different linguists adopt in relation to these notions, confronting them and highlighting their divergences. We relate each of the concepts to the specific theoretical assumptions of each model of analysis, also pointing out the evolution that such notions have gone through over time, which results from the development of Linguistics as a science. We characterize the construction and its properties, and under the framework of constructionist models, we relate creativity and productivity to the property of schematicity. Finally, based on Usage-based Functional Linguistics, we examine the transitive and the VAdjADV e VAdj-mente constructions of Brazilian Portuguese to illustrate the role of creativity and productivity and communicative and cognitive factors that motivate new uses of these constructions.
  • A COORDENAÇÃO ADVERSATIVA SUBSTITUTIVA NÃO X, MAS Y: UMA ANÁLISE DISCURSIVO-FUNCIONAL PARA O APAGAMENTO SINTÁTICO Artigo Original

    GALVÃO PASSETTI, Gabriel Henrique; PEZATTI, Erotilde Goreti

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo investiga, sob a perspectiva da Gramática Discursivo-Funcional, a coordenação adversativa substitutiva, em que o segundo membro coordenado – e, às vezes, o primeiro também – é expresso por sintagma ou palavra, como em cê num dá tanto valor ao ídolo, mas à música dele. Essas estruturas têm recebido pouca atenção por parte de estudos funcionalistas, com exceção da Semântica Argumentativa (ANSCOMBRE; DUCROT, 1977; VOGT; DUCROT, 1980). De acordo com a teoria aqui adotada, nessas expressões, há dois Atos Discursivos relacionados, tendo o segundo membro da coordenação molde de conteúdo Tético com um Subato. Semanticamente, ambos os membros constituem Conteúdos Proposicionais e, em última instância, predicações, em que o segundo membro apresenta molde de predicação Identificacional, Classificacional ou Relacional, formulados numa interação entre os componentes Gramatical e Contextual. Assim, o segundo membro da coordenação é expresso por um único sintagma ou palavra, que introduz a informação nova (focal), considerada pelo Falante importante para atualizar a informação pragmática do Ouvinte. Advogamos, em consonância com o modelo teórico adotado, que não há apagamento de constituintes da predicação no segundo membro, mas que o fenômeno é resultado de uma discrepância (mismatch) entre os níveis pragmático e semântico na gramática do português.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT ANSCOMBRE; DUCROT, 1977 VOGT; DUCROT, 1980
  • A ALTERNÂNCIA DE VERBOS COM ARGUMENTO MOTIVADOR NO PB: UM TIPO DE FATORAÇÃO DE ARGUMENTO Artigo Original

    MEIRELLES, Letícia Lucinda

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, analisamos um tipo de alternância que nos permite expressar um constituinte complexo, que originalmente ocupa a posição de objeto, em duas posições sintáticas distintas, como ocorre no par de sentenças: os alunos admiram o brilhantismo do professor/os alunos admiram o professor pelo (seu) brilhantismo. Para a análise desse fenômeno, utilizamos a proposta de papéis temáticos enquanto propriedades semânticas discretas de Cançado (2005) e Cançado and Amaral (2016). Propomos que a alternância analisada decorre da fatoração do argumento verbal complexo, sendo determinada por restrições semânticas de nível nominal e verbal. No primeiro nível, os argumentos complexos passíveis de serem fatorados devem denotar uma relação de posse, como no sintagma o brilhantismo do professor, ou uma relação entre um nome eventivo e seu agente, como no sintagma nominal a excelente atuação do artista em o público aplaudiu a excelente atuação do artista/o público aplaudiu o artista pela (sua) excelente atuação. No nível verbal, os verbos que realizam essa alternância podem ser agrupados em uma classe coarse-grained (LEVIN, 2010), pois todos atribuem as propriedades semânticas estativo, objeto de referência e objeto motivador para o seu argumento complexo passível de ser fatorado. Por fim, propomos que a alternância em questão é motivada por fatores pragmáticos relacionados à estrutura informacional dos enunciados analisados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper, we analyze a type of alternation that allows to express the complex constituent, which is originally in the object position, in two different syntactic positions, such as in the sentences: os alunos admiram o brilhantismo do professor [students admire the teacher’s brilliance]/os alunos admiram o professor pelo brilhantismo [students admire the teacher for his brilliance]. For the analysis of this phenomenon, we used the proposal of thematic papers as a cluster of discrete semantic properties of Cançado (2005) and Cançado and Amaral (2016)). We propose that the analyzed alternation results from the factoring of the complex verb argument, being determined by semantic restrictions of nominal and verbal level. At the first level, the complex arguments which can be factored must denote a possession relationship, as in the phrase o brilhantismo do professor [the brilliance of the teacher] or the relationship between an eventive name and its agent, such as the nominal phrase a excelente atuação do artista [the excellent performance of the artist] in the alternation o público aplaudiu a excelente atuação do artista [the audience applauded the excellent performance of the artist]/o público aplaudiu o artista por sua excelente atuação [the audience applauded the artist for his excellent performance]. At the verbal level, the verbs that perform this alternation can be grouped into a coarse-grained class (LEVIN, 2010), as they all attribute the semantic properties estativo [estative], objeto de referência [reference object] and objeto motivador [motivating object] to their complex argument, which can be factored. Finally, we propose that the alternation is motivated by pragmatic factors related to the informational structure of the analyzed statements.
  • OS NÍVEIS DA LINGUAGEM: A TEORIA LINGUÍSTICA DE EUGENIO COSERIU Artigo Original

    Marra, Daniel

    Resumo em Português:

    RESUMO Desde seus primeiros escritos de linguística geral, o linguista romeno Eugenio Coseriu, como o seu contemporâneo Noam Chomsky, ou mesmo Ferdinand de Saussure antes deles, delineou o conceito de conhecimento linguístico. Sua busca pelo refinamento desse conceito o levou a elaborar suas famosas distinções dos níveis da linguagem, que figuram entre suas contribuições mais importantes para a teoria linguística. Além de detalhar tais distinções, este artigo discute a visão do autor sobre a natureza, o conteúdo e a estrutura do conhecimento linguístico. Apresenta ainda algumas circunstâncias externas e internas a sua teoria que explicariam o desconhecimento generalizado de suas ideias no âmbito da linguística geral contemporânea, especialmente no mundo anglófono, diante de reivindicações recentes de que as contribuições originais de Coseriu poderiam ter dado um rumo diferente à linguística se meio século atrás o seu trabalho tivesse recebido a devida atenção. Finalmente, discute se Coseriu é um gênio negligenciado da linguística do século XX como frequentemente argumentam ex-alunos e devotos de sua teoria.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT From his very early writings on general linguistics onwards, the Romanian linguist Eugenio Coseriu, like his own contemporary Noam Chomsky and Ferdinand de Saussure before them, delineated the concept of linguistic knowledge . His pursuit of this concept led him to elaborate his famous distinctions of the levels of language , which came to be one of his most important contributions to linguistic theory. In addition to detailing such distinctions, this article discusses the author’s view of the nature, content and structure of linguistic knowledge. It also presents some external and internal circumstances to his theory that could explain the widespread ignorance of Coseriu’s ideas in the realm of contemporary general linguistics, especially in the English-speaking world, before recent claims that Coseriu’s original contributions could have given linguistics a different direction if half a century ago his work had received proper attention. Finally, this paper addresses the question whether Coseriu is a neglected genius of twentieth century linguistics as it is frequently argued by his former students and devotees.
  • DECLARAÇÕES ENQUADRADAS DE CORPOS “VADIOS”: LEITURA DE UM ARQUIVO DE REPRESSÃO POLICIAL À PROSTITUIÇÃO DE TRAVESTIS Artigo Original

    PALMA, Daniela

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo propõe a leitura de um arquivo policial de repressão à prostituição de travestis na década de 1970, na cidade de São Paulo. O objetivo é analisar nos documentos de polícia jogos de estratégias de enquadramentos de corpos para a fabricação de indivíduos criminosos, na moldura do discurso penal sobre a contravenção da vadiagem. O corpus da pesquisa é formado por 316 termos de declaração lavrados pela Polícia Civil de São Paulo, textos de criminologia, leis e um manual de polícia, reunidos por meio da pesquisa documental. Uma base de referências multidisciplinares (linguísticas, históricas, jurídicas e filosóficas) fundamenta a leitura articulada dos materiais do corpus. As análises focam na construção do argumento penal, nas instâncias de enunciação e na observação de elementos formais que apontam para a criminalização das travestis por meio da mobilização de um aparato de linguagem para descrever física e moralmente seus corpos. As estratégias discursivas são interpretadas neste estudo como tecnologias de um poder pastoral, conforme a compreensão de Michel Foucault, que atua sobre a circulação de corpos no espaço urbano, no contexto em questão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article examines a police file on repression of travesti prostitution in the 1970s in the city of São Paulo. The aim is to use police documents to analyze the strategy of having framing bodies to manufacture criminals, in the frame of the penal discourse on the vagrancy misdemeanor. The research corpus is 316 affidavits issued by the Civil Police of São Paulo, criminological texts, laws, and a police manual, gathered through documentary research. A multidisciplinary reference base (linguistic, historical, legal, and philosophical) is the basis for the integrated reading of the corpus materials. The analyses focus on the construction of the penal argument, the instances of enunciation, and the observation of formal elements that point to the criminalization of cross-dressing prostitutes by mobilizing a language apparatus to physically and morally describe their bodies. The discursive strategies are interpreted in this study as technologies of a pastoral power that acts on the circulation of bodies in urban spaces in the context in question, following Michel Foucault’s understanding.
  • VÍRGULAS EM TEXTOS DE ALUNOS DE 11 A 15 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO LONGITUDINAL Artigo Original

    TENANI, Luciani; CARVALHO, Tainan

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, objetivamos analisar presenças e ausências de vírgulas em uma amostra longitudinal de textos do gênero relato escritos por alunos de 11 a 15 anos do Ensino Fundamental II de uma escola no interior do estado de São Paulo. Partimos da hipótese de que a vírgula é empregada não só em razão de fronteiras sintáticas, mas também prosódicas. Os constituintes prosódicos são formados a partir de informações sintáticas e fonológicas, segundo princípios definidos no modelo teórico da Fonologia Prosódica. A caracterização de presenças convencionais e de ausências não convencionais das vírgulas foi feita a partir da identificação de fronteiras sintáticas em que deveriam ou poderiam ser colocadas vírgulas, tomando-se como referência uma gramática da língua portuguesa. Os resultados apontaram que a presença convencional da vírgula aumentou durante os anos de escolarização, como esperado. Porém, as taxas de presença e de ausência da vírgula se alteraram a depender do tipo de estrutura sintática e de haver fronteira de frase entoacional. As presenças da vírgula ocorreram em posições que predominantemente coincidiram com fronteiras de frase entoacional que também eram fronteiras sintáticas de orações. Já as ausências da vírgula ocorreram sistematicamente em posições que não apresentaram coincidência entre fronteiras sintáticas e prosódicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, we investigate the presence and the absence of commas in a longitudinal sample of texts of the genre report written by 11 to 15 years-old students from a school in the countryside of São Paulo State. Our hypothesis is that the comma is used when syntactic boundaries match the prosodic ones. The prosodic constituents are formed from syntactic and phonological information, according to principles defined in the Prosodic Phonology theoretical approach. The characterization of the conventional commas and the non-conventional absences of commas was made from the identification of syntactic boundaries in which they should or could be placed, taking as reference a Brazilian Portuguese grammar. The results were that the conventional comma increases during the years of schooling, as expected. However, the presence and absence of comma rates changed depending on the type of syntactic structure and on the occurrence of intonational phrase boundaries. Comma occurred predominantly in positions where intonation phrase boundaries match major syntactic boundaries, as a sentence boundary. In turn, the comma systematically does not occur in positions where the syntactic and prosodic boundaries do not match.
  • FORMAS SONORAS E SENTIDOS NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: A ESCUTA COMO OCUPAÇÃO DE LUGAR ENUNCIATIVO Artigo Original

    SILVA, Carmen Luci da Costa; CHACON, Lourenço

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo se inspira na reflexão de Barthes (1976) sobre escuta , em diálogo com a linguística proposta por Émile Benveniste e suas releituras, que consideram a perspectiva desse linguista como enunciativo-antropológica (DESSONS, 2006; FLORES, 2013). A integração dessas vozes teóricas possibilitou a formulação das seguintes questões: (1) como a criança, em suas vocalizações iniciais, preenche seu lugar enunciativo de escuta nas relações interlocutivas com o outro? (2) como, nesse lugar enunciativo de escuta, a criança circunscreve a relação entre formas fônicas e o sentido, em seu duplo aspecto, sistêmico e discursivo? Metodologicamente, o estudo vale-se de fatos longitudinais de linguagem de uma criança nos seus primeiros onze meses de vida, com a seleção de cenas enunciativas. Por meio da análise, chegou-se aos seguintes resultados: indícios da criança ocupando seu lugar de escuta de si e do outro por meio de um chamado à voz do outro, pela alternância entre produção de som e pausas na autoescuta, pelo modo como declara a sua posição de locutor-ouvinte e pela implantação de um interlocutor principal nas inversibilidades enunciativas de emissões e de escutas. Esse lugar enunciativo preenchido traz indícios de sentidos discursivos e embriões de sentidos sistêmicos às formas fônicas nas emissões.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT DESSONS, 2006 FLORES, 2013
  • MODA E LINGUAGEM VISUAL: UMA ANÁLISE SEMIÓTICO-SOCIAL DA ROUPA FEMININA EM FOTOGRAFIAS DA DÉCADA DE 1920 Artigo Original

    ALBUQUERQUE, Simone Ferreira de; PIO, Gláucia Castro Aguiar; GOMES, Francisco Wellington Borges

    Resumo em Português:

    RESUMO A moda possibilita compreender os desdobramentos socioculturais de uma determinada sociedade. Pode ser vista como uma manifestação cultural e como uma forma de linguagem, possibilitando ser analisada por meio da semiótica. Assim, o objetivo deste estudo é analisar as formas de representação utilizadas para construir significados identitários a partir da observação da roupa feminina presente nas fotografias da década de 1920, por meio da Semiótica Social, ao identificar e refletir sobre a mensagem transmitida visualmente pelas roupas, estabelecendo uma relação entre a mensagem transmitida pela imagem com a construção social do corpo feminino e o contexto histórico e sociocultural dos anos de 1920. Metodologicamente o estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica fundamentada em estudiosos das áreas da semiótica e da moda como Natividade e Pimenta (2009) e Bonadio (2007), seguida da análise das imagens quanto aos seus significados representacionais, interacionais e composicionais, justificando-se por ser a visualidade e a moda áreas de análise ainda carentes de estudos, mas também pela relevância do estudo da moda e da linguagem visual para diversas áreas do saber. Os resultados sugerem que a roupa pode transmitir mensagens e informações dentro de um contexto sociocultural, sendo, portanto, uma manifestação de um sistema não verbal de comunicação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Natividade and Pimenta (2009) Bonadio (2007)
  • CLASSES DE PALAVRAS E DURAÇÃO DE PAUSAS PREENCHIDAS EM PACIENTES COM ESQUIZOFRENIA Artigo Original

    COSTA, José Carlos; SILVA, Luis Filipe Lima e

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste trabalho é comparar a duração e distribuição de pausas preenchidas, que possuem um segmento vocalizado, em relação a classes de palavras de pacientes com esquizofrenia e pessoas sem essa condição. As hipóteses deste trabalho são: I) existe diferença significativa na duração de pausas preenchidas entre pacientes e não pacientes II) existe diferença significativa entre a duração de pausas diante de certas classes de palavras entre os dois grupos. Metodologicamente, são comparadas 112 pausas preenchidas, extraídas de 13 áudios do C-ORAL-ESQ (Rocha, 2019), corpus representativo da fala de pacientes com esquizofrenia e 11 áudios do C-ORAL-BRASIL I (Raso; Mello, 2012), corpus representativo do português brasileiro falado informal. Para classificar as classes de palavras, foi utilizado um etiquetador do tipo brill tagger treinado no Mac-Morpho (Aluísio et al., 2003) com 92,24% de acurácia e adaptado para dados orais por meio de normalização ortográfica em linguagem Python. Os resultados mostram que há diferença estatística significativa (p = 0,003) entre a duração de pausas preenchidas entre pacientes e não pacientes. Em relação às classes de palavras, foi observado que os pacientes realizam pausas preenchidas maiores na maioria das classes de palavras, exceto em advérbios, mas há diferença relevante apenas entre pausas diante de pronomes pessoais (p = 0,007).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Rocha, 2019 Raso; Mello, 2012
  • VARIAÇÃO E MUDANÇA NA HISTÓRIA DAS VOGAIS MÉDIAS TÔNICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA INTERPRETAÇÃO DAS RIMAS DA POESIA DO PASSADO Artigo Original

    FONTE, Juliana Simões; MASSINI-CAGLIARI, Gladis

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é obter pistas sobre a pronúncia das vogais médias tônicas no português dos séculos XIII, XV, XVI e XVII, a partir da observação das rimas da poesia de então. Serviram de corpora para esta pesquisa as Cantigas de Santa Maria de Afonso X, o Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, Os Lusíadas de Camões e os sonetos do poeta luso-brasileiro Gregório de Matos. A metodologia adotada neste estudo consiste, essencialmente, no mapeamento e análise de todas as rimas, nos corpora referidos, envolvendo vogais médias, na sílaba acentuada. Levando-se em consideração o fato de que a escrita antiga, como a atual, dispunha de apenas dois grafemas para representar os quatro fonemas referentes às vogais médias tônicas da língua portuguesa, foram avaliadas e comparadas, neste trabalho, as possibilidades e impossibilidades de rima entre vogais médias representadas por grafemas idênticos. Os resultados da pesquisa sugerem que havia intensa variação fonética na pronúncia das vogais médias tônicas da língua portuguesa, entre os séculos XV e XVII (pelo menos), e que, em alguns casos, essa variação resultou em mudança, no decorrer da história da língua.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research aims to investigate the pronunciation of the stressed mid vowels in Portuguese of the 13th, 15th, 16th and 17th centuries, through the observation of the rhymes of the poetry from that period. The corpora comprise the Cantigas de Santa Maria by Alfonso X, the Cancioneiro Geral by Garcia de Resende, Os Lusíadas by Camões and the sonnets by Gregório de Matos. Knowing that the ancient writing, like the present, had only two graphemes to represent phonemes concerning stressed mid vowels of Portuguese, the possibilities and impossibilities of rhyme between mid vowels represented by identical graphemes were evaluated in this work. The results of this research suggest that there was constant phonetic variation in the speech of the stressed mid vowels of the Portuguese language, between the 15th and 17th centuries (at least), and that, in some cases, this variation resulted in a change, throughout the history of the language.
  • O SAGRADO COMO CONCEITO SOCIOLINGUÍSTICO: APONTAMENTOS ENTRE DURKHEIM E SAUSSURE Artigo Original

    SANTOS, James Washington Alves dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como objeto de estudo a contribuição de Émile Durkheim, pela Sociologia e Ferdinand de Saussure, pela Linguística e a Etnologia, na definição dos objetos de estudo conhecidos como fatos sociais e fatos linguísticos (respectivamente). Mais que o lançamento de objetos de estudos, alicerçados na promoção de recortes epistemológicos e científicos, Durkheim e Saussure fundamentam suas teorias também em bases cronológicas e espaciais, preferindo a sincronia à diacronia e o retorno a uma zona espacial/temporal mais condizente com o movimento conjuntural. Além disso, através da exposição teórica buscamos mostrar o fato de que sem a definição dos fatos sociais, não teríamos a base para o estudo dos fatos linguísticos. Isto não apenas aproxima os fatos sociais dos fatos linguísticos, como também possibilita pensarmos o campo científico como um campo teoricamente relacional e passível de entendimento via uma situação empírica, através do conceito de sagrado e sua análise em consonância com a realidade social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The object of this article is to study the contribution of Émile Durkheim, in sociology, and Ferdinand de Saussure, in linguistics and ethnology, in the definition of the objects of study known as social facts and linguistic facts (respectively). More than just launching of objects of studies, based on the promotion of epistemological and scientific cut-outs, Durkheim and Saussure also based their theories on chronological and spatial bases, preferring synchrony to diachrony and returning to spatial/temporal zone more in line with the conjunctural movement. In addition, through the theoretical exposition we have tried to show the fact that without the definition of social facts, we would not have the basis for the study of linguistic facts. This not only brings social facts closer to linguistic facts, but also makes it possible to think of the scientific field as a theoretically relational field that can be understood via an empirical situation, through the concept of the sacred and its analysis in line with social reality.
  • SOBRE AS INTERTEXTUALIDADES EM AMBIENTES DIGITAIS: O USO DE HASHTAGS Artigo Original

    LIMA-NETO, Vicente de; CARVALHO, Ana Paula Lima de

    Resumo em Português:

    RESUMO Desde o seu surgimento na década de 1990, as hashtags têm sido usadas com diferentes funções discursivas na internet e se tornado uma marca importante nesse ambiente. Neste trabalho, discutimos como elas, funcionando como um link, podem estabelecer relações intertextuais tanto em ambientes digitais quanto não digitais. Defendemos, à luz de Carvalho (2018), a hashtag como um diálogo marcado entre textos, ou seja, uma ocorrência intertextual por meio da qual um texto alude a um conjunto de textos, uma vez que, ao evocá-la, o usuário estabelece uma relação tangível com um conjunto inespecífico de textos. Para isso, analisamos três hashtags, sendo duas em ambiente digital, o Twitter, e uma em espaço não digital, as ruas da cidade de Fortaleza. À luz dos estudos da Linguística de Texto (Cavalcante et al, 2019), buscamos mostrar que, mesmo nascidas e pensadas no âmbito digital, as hashtags mantêm sua vitalidade em espaços não digitais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Carvalho (2018)
  • COMPREENDENDO O “INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA” (ILF) ATRAVÉS DA “SUPERAÇÃO POR INCORPORAÇÃO” (AUFHEBUNG): ESCLARECIMENTOS SOBRE AS CRÍTICAS MARXISTAS DE O’REGAN EM RELAÇÃO AO ILF Artigo Original

    LIMA, Jane Helen Gomes de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este é um artigo analítico que se enquadra em uma disputa específica e controversa enfrentada pelos estudiosos do Inglês como Língua Franca (ILF) que ainda reverbera em estudos no campo da Linguística Aplicada. O ILF, como área, foi questionado durante seu desenvolvimento e suas maiores críticas parecem derivar de uma postura marxista. Nesse cenário, a partir de quatro artigos que retratam os ataques e defesas publicados na revista Applied Linguistics entre os anos de 2014 e 2015, este trabalho objetiva analisar essas publicações, elucidando alguns de seus pontos de divergência para, posteriormente, apresentar uma compreensão sobre ILF superada por uma postura epistemológica marxista, com potencial de responder algumas das críticas que O’Regan dirige ao campo. A postura epistemológica marxista deste estudo deriva de sua filiação à abordagem histórico-cultural de Vigotski para o desenvolvimento humano embasado no materialismo histórico-dialético. Nesse sentido, este artigo tenta fazer um movimento dialético de aufhebung, propondo superar por incorporação (abolir, preservar e transcender) alguns aspectos que ainda possibilitam tais críticas ao ILF, ao mesmo tempo em que apresenta, dialeticamente, o ILF como um conceito científico vigotskiano para, então, tentar responder a algumas das críticas recebidas de O’Regan.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This is an analytical paper that fits within a specific and controversial dispute faced by English as a Lingua Franca (ELF) scholars, which still reverberates in studies, within the field of Applied Linguistics. The ELF field has been questioned during its development; the fiercest criticisms seem to have derived from a Marxist stance. In this scenario, departing from four significant articles depicting the ‘attacks and defenses’ published in the Applied Linguistics journal between the years of 2014 and 2015, this paper aims to analyze these publications elucidating some of the points of disagreement that the authors present to subsequently put forward a different understanding on ELF, one sublated by a Marxist epistemological stance, capable of answering to some of O’Regan’s criticisms addressed towards this field. The Marxist epistemological stance of this study derives from its affiliation with Vygotsky’s Cultural-Historical approach to human development based on dialectical and historical materialism. In this vein, this paper attempts a dialectical movement of aufhebung proposing to abolish, preserve and transcend some aspects of ELF still open to such criticism, while dialectically proposing ELF as a Vygotskian scientific concept and then, endeavoring to answer to some of O’Regan’s criticisms.
  • VARIAÇÃO DIATÓPICA DOS FRASEOLOGISMOS DO FUTEBOL BRASILEIRO ABRIR O PLACAR E TIME DA CASA Artigo Original

    SALVADOR, Carlene Ferreira Nunes; RAZKY, Abdelhak

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem por objetivo descrever e cartografar a variação diatópica apurada nos pares de fraseologismos do futebol brasileiro abrir o placar e time da casa. Para tanto, o aporte teórico adotado está circunscrito à escola francesa de estudos fraseológicos a partir de Mejri (1997, 2009, 2012), o qual aponta propriedades básicas de reconhecimento dessas estruturas: polilexicalidade, fixidez, congruência, frequência, previsibilidade e idiomaticidade. No que concerne ao fenômeno da variação diatópica, adota-se a concepção de Coseriu (1980), Chambers e Trudgill (1980), assim como Razky e Guedes (2015) no que diz respeito à questão de agrupamento linguístico, além de Corpas Pastor (1996) e Garcia-Page (2008) no tratamento da variação fraseológica. A amostra considerada inclui textos escritos publicados no período de 2008 a 2015, sobre futebol, extraídos da coluna Caderno de Esportes de cinco jornais eletrônicos brasileiros. Os resultados mostram duas variantes para time da casa e seis para abrir o placar. A análise aponta para uma configuração diatópica dos fraseologismos selecionados com uso característico de linguagem figurada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present paper aims at describing and mapping the diatopic variation found in the pairs of phraseologisms of Brazilian soccer — abrir o placar (open the score) e time da casa (home team). The theoretical framework adopted is limited to the French school of phraseological studies based on Mejri (1997, 2009, 2012), who points out basic properties of recognition of these structures: polylexicality, fixity, congruence, frequency, predictability and idiomaticity. Regarding the phenomenon of diatopic variation, we adopt the conception of Coseriu (1980), Chambers and Trudgill (1980), as well as Razky and Guedes (2015) regarding the issue of linguistic grouping, in addition to Corpas Pastor (1996) and Garcia-Page (2008) in the treatment of phraseological variation. The sample considered includes soccer written texts published in the period from 2008 to 2015 and extracted from the column Caderno de Esportes of five Brazilian electronic newspapers. The results show two variants for time de casa and six for abrir o placar. The analysis points to a diatopic configuration of the selected phraseologisms with a characteristic use of figurative language.
  • METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUAS: A APRENDIZAGEM POR INTERAÇÃO EM MEIO REMOTO Artigo Original

    SILVA, Carolina Morais Ribeiro da; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de

    Resumo em Português:

    RESUMO A pandemia do coronavírus intensificou o uso criativo de recursos tecnológicos que promovam a comunicação dinâmica entre os aprendizes de forma significativa. Este estudo investigou a contribuição das metodologias ativas nas aulas remotas de língua inglesa para a interação entre aprendizes de nível básico. Com base nesse objetivo, analisamos os recursos que promovem o desenvolvimento linguístico dos alunos por meio da interação em ambientes virtuais, tendo, por referencial teórico, estudos sobre metodologias ativas, aprendizagem, interação e ensino de línguas estrangeiras e teoria sociocultural. Os dados foram gerados por meio de questionários respondidos pelos estudantes, das interações no Google Classroom e do diário de observação da docente sobre as interações síncronas no Google Meet e analisados à luz da teoria fundamentada nos dados. Ao contrastar os instrumentos, obtivemos três categorias globais que emergiram da comparação e contraste entre eles: flexibilidade, autonomia e interação. As categorias mostraram que tarefas criativas desenvolvidas por meio de metodologias ativas, como a produção de vídeo, atividades autônomas como o acesso prévio a videoaulas e tarefas flexíveis como as atividades disponíveis nos fóruns semanais, permitiram aos aprendizes identificar possíveis erros no que concerne ao uso da língua inglesa e ajudar os colegas, resolvendo problemas de forma colaborativa. Os resultados confirmam as contribuições de metodologias ativas no ambiente on-line.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The coronavirus pandemic has intensified the creative use of technological resources that significantly promote dynamic communication among learners. This study investigated the contribution of active methodologies in remote English language classes for the interaction between basic level learners. Based on this goal, we analyzed the resources that promote the linguistic development of students through interaction in virtual environments, based on studies on active methodologies on learning, interaction and teaching of foreign languages and sociocultural theory. Data were generated from an online questionnaire applied to students, interactions in the Google Classroom environment, and the field observation journal of synchronous interactions in Google Meet and were analyzed in the light of grounded theory. By contrasting the instruments, we obtained three global categories that emerged from the comparison and contrast between them: flexibility, autonomy, and interaction. The categories showed that creative tasks developed through active methodologies, such as video production, autonomous activities such as prior access to video classes and flexible tasks such as the activities available in the weekly forums, allowed learners to identify possible errors regarding the use of the language and collaborate with colleagues, solving problems collaboratively and answering questions. The results confirm the contributions of active methodologies in the online environment.
  • LINGUAGEM INCLUSIVA EM CONTEXTO DIDÁTICO-DIGITAL: UMA ANÁLISE DE IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS EM VIDEOAULA E COMENTÁRIOS ON-LINE Artigo Original

    SILVA, Williany Miranda da; LAURENTINO, João Vitor Bezerra

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo objetiva identificar e analisar ideologia linguística subjacente ao tratamento teórico concedido à linguagem inclusiva em contexto didático-digital (videoaula e comentários on-line) de Língua Portuguesa, a partir de perspectivas teóricas da Linguística Antropológica (Irvine; Gal, 2000; Kroskrity, 2004), de teorias queer (Butler, 2003; Pinto, 2014) e da Linguística (Câmara Jr., 1970; Castilho; Elias, 2015). A justificativa desse estudo está no enfoque em contextos didático-digitais de larga audiência, enquanto espaços para difusão e embate de ideologias linguísticas que regulam publicamente a língua, tornando relevante a discussão empreendida. O contexto didático-digital pesquisado se dá pela publicação de videoaulas sobre linguagem inclusiva através do canal Português com Letícia, no YouTube. Considerando que os objetos empíricos estão inseridos na virtualidade com registros textuais e audiovisuais, a investigação é documental sob inspiração netnográfica. Os resultados apontam a existência de confronto entre ideologias linguísticas, uma em favor da linguagem inclusiva, outra apoiada numa perspectiva conservadora para o tratamento da língua. O embate entre ambas é tensionado por uma ordem prescritivista que anula variedades possíveis nos usos linguísticos para fins comunicativos e inclusivos, tomando como base percepções enraizadas e naturalizadas na mentalidade do senso do comum, desde a formulação dos ideais do colonialismo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to identify and analyze linguistic ideology underlying the theoretical treatment granted to inclusive language in a didactic-digital context (video class and online comments) of Portuguese Language, from theoretical perspectives of Anthropological Linguistics (Irvine; Gal, 2000; Kroskrity, 2004), queer theories (Butler, 1999; Pinto, 2014) and Linguistics (Câmara Jr., 1970; Castilho; Elias, 2015). The justification of this study lies in the focus on didactic-digital contexts of wide audience as spaces for diffusion and clash of linguistic ideologies that publicly regulate the language, making relevant the discussion undertaken. The specific didactic-digital context we researched is video lesson publications about inclusive language in the YouTube channel “Português com Letícia” channel. Considering that our empirical objects are inserted into the virtual world with written and audiovisual registers, the investigation method is documentary and netnography. The results indicate that there is a confrontation between linguistic ideologies, one in favor of inclusive language, and the other defends a conservative perspective of language. The clash between both ideologies is strained by a prescriptive order that voids possible variables of language usage for communicative and inclusive purposes, based on anchored and naturalized perceptions of common sense, since the formulation of colonialism ideals.
  • SINAIS DE PONTUAÇÃO NA FALA: CONSTRUCIONALIZAÇÕES Artigo Original

    KLEPPA, Lou-Ann; BASSO, Renato Miguel

    Resumo em Português:

    RESUMO Nesse texto, discutimos algumas expressões da oralidade relativamente estáveis em língua portuguesa que apresentam sinais de pontuação em sua construção. Como os sinais de pontuação são sinais gráficos (visuais) típicos da escrita, analisamos as funções que os sinais de pontuação assumem tanto na escrita como nas construções em que são usados na oralidade. Como referencial teórico, recorremos principalmente a Nunberg (1990), Dahlet (1995, 1998, 2002, 2006b, 2006a) e Bredel (2020) que oferecem sistematizações compatíveis entre si dos sinais de pontuação, e recorremos a Traugott & Trousdale (2021) para entender o processo de construcionalização em que os sinais se envolvem na oralidade. Diferentemente dos processos de construcionalização geralmente encontrados na literatura, nosso objeto de análise é de natureza tipográfica e não morfológica. Percebemos que apenas sete (dos onze) sinais de pontuação ganham expressão na oralidade e que esses sinais se distribuem em diferentes gradiências de lexicalização: os sinais finalizadores (ponto, interrogação, exclamação e reticências) recebem valor referencial na oralidade, ao passo que vírgula, aspas e parênteses permanecem com valor metalinguístico — sendo que os sinais duplos podem ser gestualizados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper, we discuss some relatively stable expressions in spoken Portuguese that contain punctuation marks. As punctuation marks are graphic (visual) signs typical of writing, we analyze the functions that punctuation marks play both in writing and in speech. As a theoretical framework, we base our analyses mainly on Nunberg (1990), Dahlet (1995, 1998, 2002, 2006b, 2006a) and Bredel (2020) who offer mutually compatible systematization of punctuation marks, and Traugott and Trousdale (2021) in order to understand the constructionalization process that involves these signs in speech. Since our object of analysis are typographical signs and not words, we found no parallel examples of constructionalizations in the literature. We noticed that only seven (of the eleven) punctuation marks generally considered in Brazilian Portuguese gain expression in orality and that these punctuation marks are distributed in different gradients of lexicalization: the ending signs (period, question mark, exclamation and ellipsis) receive referential value in orality, while comma, quotes and parentheses remain with metalinguistic value – and the double signs can be gestured.
  • O ‘NEC’ ESTRUTURADOR DISCURSIVO DO LATIM PERMANECEU COMO ‘NEM’ EM PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO Artigo Original

    GOMES, Ana Paula Quadros

    Resumo em Português:

    RESUMO O português hodierno não apresenta partícula negadora especializada em quantificadores nominais (D-quantificadores) (*‘Não cada cachorro late’) (Souza, 2017). Entretanto, é frequente a combinação do universal ‘todo’ com a partícula ‘nem’, derivada do Latim ‘nec’ (‘Nem todo cachorro late’). Aparentemente, ‘nem todo’ gera a negação do quantificador (¬∀). Porém, ‘nem todo’ está restrito ao fronteamento da sentença (*‘Eu não vi nem todo cachorro correr’) ou após constituintes topicalizados (‘À minha aula, nem todo aluno veio’) (Peres, 2013). Neste trabalho, conforme Gianollo (2020), ‘nem’ seguido de ‘todo’ será analisado como uma partícula estruturante do discurso. ‘Nem’ contém uma camada aditiva, sobre outra negativa. A camada aditiva liga a informação nova trazida pela sentença iniciada por ‘nem todo’ a uma informação do contexto previamente estabelecido. A camada negativa rejeita a pressuposição de maximalidade disparada pelo universal, instruindo os falantes a corrigirem suas expectativas sobre a aplicação da predicação sentencial ao domínio nominal completo quantificado por ‘todo’. O exame da distribuição de ‘nem todo’ em português brasileiro contemporâneo e sua presença do século XV ao XXI indicam que a função de ‘nec’ como partícula discursiva estruturante não se extinguiu em seus sucessores nas românicas, contra Gianollo (2020).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Contemporary Portuguese does not have a direct negator for D-quantifiers (*‘Não cada cachorro late’ ‘Not every dog barks’) (Souza, 2017); but a combination of ‘todo’ with ‘nem’, derived from Latin’s ‘nec’ (‘Nem todo cachorro late’/ ‘Not all dogs bark’), apparently yields a universal negation reading (¬∀). However, ‘nem’ is restrained to the very beginning of the sentence (*‘Eu não vi nem todo cachorro correr’ ‘I didn’t see every dog run’), or follows a topic (‘À minha aula, nem todo aluno veio’ ‘To my class, not every student came’) (Peres 2013). Following Gianollo (2020), ‘nem todo’ is analyzed as a discourse structuring particle. ‘Nem’ contains an additive layer over a negation component. It denies the maximization presupposition triggered by the universal quantifier, linking the new information given by the pronounced sentence to previously established contextual information. ‘Nem todo’ instructs the conversation participants to correct their common ground expectations about the participation of the entire nominal domain in the situation. By ‘nem’s distribution in Brazilian Portuguese today and its presence from the XV century to the XXI century, ‘nec’ as a discourse structuring particle did not disappear in romance languages, contrary to Gianollo (2020).
  • A NOÇÃO DE “CONTEXTO” NA OBRA DE MIKHAIL BAKHTIN E DO CÍRCULO Artigo Original

    GRILLO, Sheila Vieira de Camargo

    Resumo em Português:

    RESUMO O propósito deste artigo é de caráter epistemológico, ao analisar a noção de contexto nas obras de Bakhtin, Medviédev e Volóchinov. Para evidenciar a atualidade da proposta, o ponto de partida são as teorizações recentes do contexto, desenvolvidas na semântica interpretativa de François Rastier e na análise do discurso crítica (ADC) de Teun van Dijk. A noção de contexto se revelou presente nos trabalhos filosóficos de Mikhail Bakhtin, no método sociológico de Bakhtin, Medviédev e Volóchinov e, por fim, na teoria do romance, bem como na metalinguística desenvolvidas por Bakhtin. Em todas essas fases, a análise apontou para a centralidade e a complexidade da noção de contexto na teoria da linguagem elaborada nos textos do Círculo de Bakhtin, nos quais apresenta três dimensões principais: o contexto ético-valorativo, o contexto extraverbal e o contexto verbal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this paper is epistemological. We aim at analyzing the notion of context in theories by Bakhtin, Medviédev and Volóchinov. In order to demonstrate the present relevance of such purpose, we start by commenting on recent theorizations about context, developed in François Rastier’s interpretative semantics and in Teun van Dijk’s critical discourse analysis (CDA). The notion of context was discussed in Mikhail Bakhtin’s philosophical works, in Bakhtin, Medviédev and Volóchinov’s sociological method, as well as in Bakhtin’s theory of the novel and metalinguistics. In all these stages, the findings pointed to the centrality and complexity of the notion of context in the theory of language elaborated in the Bakhtin Circle texts, which present three main dimensions: the ethical-valuative context, the extraverbal context and the verbal context.
  • O MUNDO É COMO É? RESISTÊNCIAS E (RE)EXISTÊNCIAS POR MEIO DOS ESTUDOS DO DISCURSO Resenha

    FIGUEIREDO, Débora de Carvalho; MIRANDA, José Augusto Simões de
  • UMA INTRODUÇÃO A BAKHTIN, É POSSÍVEL?: A CONSTRUÇÃO DA PERSPECTIVA DIALÓGICA NAS TRAMAS ENTRE LINGUAGEM E EDUCAÇÃO Review

    GONÇALVES, Jean Carlos
  • PROCESSOS FÔNICOS NA PRODUÇÃO DE SENTIDO: A FONOLOGIA NA VIRADA PRAGMÁTICA Resenha

    Oliveira Jr, Miguel
  • UMA TRAJETÓRIA ENTRE PALAVRAS: ENTREVISTA COM GRAÇA RIO-TORTO Entrevista

    LOPES, Mailson
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