Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 16/02/2024)

Sobre o periódico

 

Breve Histórico

 

Quando o Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ desenvolveu o projeto de lançar um periódico que lhe fosse vinculado, seu objetivo foi o de atender a uma demanda da comunidade científica da área, que usualmente só dispunha de veículos limitados a abordagens específicas, tanto para publicar quanto para ler. O periódico Ágora: estudos em teoria psicanalítica passou a ocupar um lugar de destaque na divulgação do saber, situando-se para além dos confrontos institucionais e distanciando-se de quaisquer especificidades identitárias das sociedades de formação da área da psicanálise. Sua proposta foi pioneira na área, configurando-se como um fórum de discussão de pesquisas sobre os temas e problemas mais relevantes da Psicanálise contemporânea, pretendendo com isso, colocar o leitor em contato com a produção de ponta nesta área.

Além disso, possibilitou a interação efetiva da psicanálise com vários campos, dando privilégio àqueles ligados a outras subáreas da Psicologia e a áreas afins do conhecimento tais como Sociologia, Antropologia, Epistemologia, Ética e Linguística. Ofereceu-se um espaço aberto para o debate pluralista, respeitando as diversas tendências que integram os campos de conhecimento que o periódico abrange.

Ágora: estudos em teoria psicanalítica é considerada, tanto no meio acadêmico quanto na comunidade psicanalítica nacional e internacional, um periódico de excelência. Isto pode ser constatado pelo número crescente de pesquisadores internacionais que procuram publicar seus artigos e/ou conferências em nossos volumes. A demanda vem crescendo a cada ano, demanda que procuramos atender levando em conta a necessidade de uma avaliação criteriosa.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta 

 

Em consonância com os Critérios da Ciência Aberta e de acordo com o modelo Open Science Green,  utilizamos o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta e com isso , o periódico ÁGORA: estudos em teoria psicanalítica atenderá aos seguintes critérios:

1. O periódico aceita manuscritos disponibilizados como preprints, excluindo trabalhos que não sejam inéditos ou publicados em outros veículos;

2. O periódico recomenda que os/as autores/as depositem os dados que envolveram a pesquisa em Repositórios Abertos (SciELO Data, SciELO Preprints). 

3. O periódico também recomenda que os dados adjacentes dos manuscritos (dados numéricos, códigos de aplicativos computacionais, documentos e outros conteúdos) sejam enviados na seção Outros Anexos, para que possam ser integralmente avaliados no processo de peer and blind review;

4. O periódico divulgará, em cada volume:

  • o nome do Editor responsável;
  • a lista de Pareceristas responsáveis pela Avaliação dos manuscritos – identificados com seu respectivo ORCID – bem como, quando necessário e de comum acordo, a abertura de identidades entre o autor e os pareceristas; e
  • os pareceres do Manuscrito. Para tanto, autores/as e pareceristas deverão, obrigatoriamente, aceitar os termos e condições acima mencionadas. 
 

 

Ética na Publicação

 

O periódico Ágora: estudos em teoria psicanalítica não tolera a difusão de qualquer material que possa promover preconceito ou segregação. 

Quanto à ética referente à autoria e avaliação dos manuscritos, o periódico está em consonância com os padrões éticos preditos pela publicação do Comitê de Ética em Publicação (COPE)

Os editores e a equipe editorial têm como responsabilidade a coibição de qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio. Os autores que enviam artigos para o periódico declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Adotamos ainda o Guia SciELO de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica e os “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas” recomendados pelo COPE, DOAJ, OASPA e WAME. 

 

 

Foco e Escopo

 

Ágora: estudos em teoria psicanalítica é uma publicação de fluxo contínuo especializada na área da psicanálise que busca oferecer um espaço aberto para o debate pluralista. Configuram-se como áreas de interesse para publicação temas do campo da psicanálise e de áreas afins das Ciências Humanas e Sociais. O periódico publica apenas manuscritos inéditos.

 

 

Fontes de Indexação

   

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico: Ágora (Rio de Janeiro)
  • Título abreviado: Ágora (Rio J.) 
  • Publicação de: Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ        
  • Periodicidade: Quadrimestral 
  • Modalidade de publicação: Publicação contínua 
  • Ano de criação do periódico: 1997
 

 

Websites e Mídias Sociais

 

Site: https://teopsic.psicologia.ufrj.br/revista-agora/

Facebook: https://www.facebook.com/revistaagoraufrj

 

 

POLÍTICA EDITORIAL

 

Preprints

Como incentivo à política de difusão do conhecimento científico preconizada pelas boas práticas da Ciência Aberta, o periódico Ágora: estudos em teoria psicanalítica aceita avaliar manuscritos submetidos aos servidores preprints, de forma a tornar não apenas mais ágeis, mas também públicas, plurais e democraticamente acessíveis as discussões científicas em curso. 

 

Processo de avaliação por pares

1. Inicialmente, o trabalho será apreciado pelo Editor, que enviará ao(s) autor(es) carta ou e-mail comunicando o início do processo editorial, desde que o material encaminhado esteja de acordo com as normas estabelecidas pelo periódico.

2. Em seguida, o manuscrito será enviado para dois pareceristas anônimos que terão o prazo de 20 (vinte) dias para apreciação do material, que poderá ser: 

i) rejeitado; 
ii) recomendado para publicação com reformulações; 
iii) aceito para publicação sem modificações. 

3. Caso haja discordância entre os pareceres quanto à publicação, o trabalho será encaminhado a um terceiro consultor ad hoc que terá prazo de 20 (vinte) dias para apreciação do material.  

4. Os pareceres serão enviados ao(s) autor(es) para que se justifique o resultado da avaliação ou para que sejam realizadas modificações no texto, devendo o(s) autor(es), neste caso, devolver o trabalho reformulado no prazo máximo de 20 (vinte) dias. 

5. O trabalho será reenviado aos pareceristas, que deverão se pronunciar com relação à revisão efetuada. 

6. Caberá à Comissão Editorial a decisão final quanto à publicação. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pela Comissão Editorial para atender aos critérios e normas operacionais do periódico. 

7. Solicita-se aos pareceristas que levem em conta a inserção do artigo avaliado na área de abrangência do periódico, bem como a organização, o conteúdo e a redação do trabalho, conforme roteiro abaixo:

Organização do trabalho
Adequação do título
Clareza e concisão do resumo
Pertinência das palavras-chave
Inserção na área de abrangência do periódico

Conteúdo
Delimitação e definição do foco do trabalho
Explicitação das premissas do trabalho
Consistência do desenvolvimento da questão
Conclusões decorrentes da argumentação apresentada
Adequação da bibliografia ao problema abordado

Redação
Gramática/ortografia
Clareza na expressão das ideias
Citações apresentadas corretamente
Apresentação, organização e tamanho do artigo
Acordo com as "normas de publicação"

Julgamento final
Favorável à publicação sem modificações
Favorável à publicação com modificações
Desfavorável à publicação
 

8. O parecer será enviado para o autor, sendo importante que traga uma justificativa detalhada, destacando as modificações e sugestões necessárias, com indicação das passagens e sua localização (número da página) no artigo. No caso de parecer desfavorável, solicitamos que explicite os motivos.

O periódico, atendendo às recomendações e políticas da Ciência Aberta, passa a adotar em sua política editorial a abertura do processo de peer review em comum acordo com o parecerista. Dessa forma, há duas possibilidades de abertura dos processos avaliativos:  a possibilidade de diálogo direto entre autor e pareceristas com abertura ou não de identidade e, ainda, a possibilidade de publicar os pareceres de aprovação de artigos com ou sem a identificação dos pareceristas, desde que de comum acordo entre as partes. 
 

Dados abertos

O periódico Ágora: estudos em teoria psicanalítica tem como missão a difusão da psicanálise e suas conexões, promovendo, para isso, acesso às publicações de forma imediata e gratuita. 

O periódico recomenda que os/as autores/as depositem os dados que envolveram a pesquisa em Repositórios Abertos (SciELO Data).

 

Cobrança de Taxas

O periódico Ágora: estudos em teoria psicanalítica não realiza cobrança de taxas referentes a submissão, parecer, revisão ou publicação. No caso de avaliação e subsequente aprovação de manuscritos em espanhol ou francês, os mesmos deverão ser traduzidos para a língua inglesa e os custos envolvidos serão arcados pelos próprios autores. Os autores de afiliação brasileira que desejarem publicar na língua inglesa deverão manter a versão em português (publicação bilíngue) e também arcarão com os custos da tradução.

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

Ética e más condutas

O periódico Ágora: estudos em teoria psicanalítica tem como diretriz a certificação de originalidade dos manuscritos submetidos. O plágio em suas diversas modalidades (plágio direto, indireto, consentido e autoplágio) não será tolerado, já que fere os direitos autorais assegurados por lei. Para coibir essa prática, os manuscritos submetidos serão submetidos a programa de detecção de plágio (iThenticate). Em casos de detecção de plágio, os editores tomarão as devidas providências éticas e legais em consonância com as orientações do Comitê de Ética Editorial – COPE e, em todos os casos suspeitos, o processo de avaliação do manuscrito será imediatamente suspenso. 

Erratas 

O periódico Ágora assume a responsabilidade pela editoração final dos artigos publicados. Caso sejam detectados erros tipográficos, na grafia do nome dos(as) autores(as) ou no título dos artigos, a edição subsequente do periódico apresentará a errata com as devidas retificações. 

Retratação

É de inteira responsabilidade dos(as) autores(as) a abordagem metodológica adotada e a escolha do referencial teórico, bem como as conclusões apresentadas. Caso os(as) autores(as) identifiquem a necessidade de retificação, deverão entrar em contato com os editores por e-mail, que deliberarão sobre a pertinência de uma retratação. Se os editores confirmarem as alegações, eles podem considerar solicitar aos autores a correção de erros ou enganos pontuais, ou podem considerar publicar uma retratação, baseando-se nas diretrizes do COPE e do Council of Science Editors para a correção de artigos.

 

Política sobre Conflito de Interesses

Conflitos de interesse ocorrem quando fatores de ordem pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira influenciam, da parte dos autores, a submissão dos manuscritos e, da parte dos pareceristas e revisores, a apreciação dos trabalhos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.

Os Autores, Revisores e Pareceristas deverão comunicar os editores se possuem qualquer tipo de conflito que interfira na justa apreciação do manuscrito submetido. 

Considerando ainda política de conflito de interesses, os editores e membros ad hoc do periódico estão submetidos à regra geral de interstício de 24 (meses) entre a publicação de artigos. 

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

O periódico Ágora: estudos em teoria psicanalítica está em processo de implementação do software iThenticate com vistas a rastrear possíveis plágios na submissão de manuscritos. Cabe advertir que o periódico apenas aceita material inédito e que o não-cumprimento dessa exigência implicará a suspensão da publicação da(s) parte(s) autora(s) no periódico. 

 

Questões de Sexo e Gênero

A equipe editorial do periódico Ágora: estudos em teoria psicanalítica, bem como os autores e autoras que nele publicam, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, o periódico observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

Comitê de Ética

Os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa. 

 

Direitos Autorais

Autores de artigos publicados pela Ágora: estudos em teoria psicanalítica mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença do Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite a reutilização e distribuição dos artigos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Preserva-se, assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. O periódico permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, ficando seu depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação no periódico, por meio da licença CC-BY.

 

Propriedade Intelectual e Termos de uso

Responsabilidade do site: pequenas alterações no texto poderão ser feitas pela Comissão Editorial para atender aos critérios e normas operacionais do periódico.

Responsabilidade do autor: afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de inteira e exclusiva responsabilidade dos autores.

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY (CC-BY). 

Política de Acesso Aberto – O periódico é publicado sob o modelo de Acesso Aberto e é, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar para fins educacionais.  

O periódico encoraja os autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website do periódico. 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento 

O periódico Ágora: estudos em teoria psicanalítica conta com os seguintes apoios: 

Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 

Programa de Apoio à Pós-graduação - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

 


 

Corpo Editorial

 

Editores-Chefes

   

 

Comissão executiva

   

 

Comissão Editorial

   

 

Conselho Científico

   

 

Produção editorial

 

Projeto gráfico e diagramação 

  • João Bosco Carvalho, Belo Horizonte, MG, Brasil. e-mail: jbosco1951@gmail.com
  • Serifas editoração eletrônica, Belo Horizonte, MG, Brasil. 

Padronização de textos 

Secretário executivo

 

 


Instruções aos autores

 

 

1. O periódico publica artigos, resenhas e entrevistas. Todo material deve ser inédito e não pode estar submetido a avaliação simultânea em outros periódicos. Configuram-se como áreas de interesse para publicação temas do campo da psicanálise e de áreas afins das Ciências Humanas e Sociais. Os originais serão aceitos para avaliação desde que não tenham sido publicados anteriormente, devendo ser acompanhados de carta ao Editor Responsável solicitando publicação.

2. Serão aceitos para publicação somente artigos que tenham como autor pelo menos 1 (um) doutor. Haverá exceção a essa regra no caso de autores que tenham notório saber, sendo a Comissão Editorial responsável por encaminhar os artigos destes autores para avaliação dos pareceristas.

3. Apenas serão avaliados manuscritos de autores e/ou coautores que não tenham artigo, resenha ou entrevista publicados no periódico nos últimos 26 (vinte e seis) meses (período de interstício). Os manuscritos  ao periódico em prazo inferior ao referido serão automaticamente rejeitados. 

4. Dado o aumento no número de envio simultâneo de múltiplos manuscritos de mesmo autor e/ou coautor, o periódico passa a adotar como critério a submissão e a avaliação de apenas 01 (um) manuscrito de autor e/ou coautor por vez. O(s) autor(es) e/ou coautor(es) deverá(ão) aguardar a conclusão do processo de avaliação antes da submissão de novo material. Cabe lembrar que, no caso de aprovação para publicação, exige-se intervalo de 26 (vinte e seis meses) antes da submissão de novo manuscrito.

5. Dado o aumento no número de co-autores por artigo em muitos manuscritos endereçados a Ágora: estudos em Teoria Psicanalítica, o número máximo de autores está limitado a 3 (três).

6. É critério decisivo de aprovação a qualidade da redação do artigo, o que inclui: gramática e ortografia, clareza na expressão das ideias, citações apresentadas de acordo com as normas do periódico, apresentação, organização e tamanho do artigo.

7. Todos os manuscritos devem estar em conformidade com as normas mais recentes da ABNT. Manuscritos enviados fora desse padrão de referência não serão considerados. 

8. O periódico aceita avaliar manuscritos nos seguintes idiomas: português, espanhol, inglês e francês. Quando aprovados, os artigos escritos por autores de afiliação estrangeira, deverão ser traduzidos para a língua inglesa e os custos envolvidos serão arcados pelos próprios autores. Os autores de afiliação brasileira que desejarem publicar na língua inglesa, deverão manter a versão em português (publicação bilíngue) e também arcarão com os custos da tradução.

9. Todo(s) o(s) autor(es) do manuscrito deverão informar o número ORCID e o e-mail do primeiro autor, caso o trabalho seja em coautoria. 

10. Identificar no formulário de submissão a contribuição singular de cada autor, sendo de responsabilidade coletiva a revisão final do manuscrito. O periódico Ágora: estudos em teoria psicanalítica adota a taxonomia CRediT para representar a informação sobre a contribuição individual dos/as autores/as.

 

 

Preparação do Manuscrito

 

1. A submissão do trabalho deverá ser feita exclusivamente através de formulário online

2. Os originais serão aceitos para avaliação desde que não tenham sido publicados anteriormente e o(s) autor(es) e/ou coautor(es) não tenham material publicado pelo periódico nos últimos 24 meses.

3. O manuscrito deve vir acompanhado de carta ao Editor Responsável solicitando publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas.

4. O material deve ser acompanhado também de uma declaração do(s) autore(s) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:

“Eu, __________, declaro que o material (especificar se artigo, resenha ou entrevista) intitulado __________, apresentado para publicação no periódico Ágora: estudos em Teoria Psicanalítica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original”. 

5. O número máximo de autores do manuscrito está limitado a 3 (três). 

6. Deve constar no manuscrito o endereço completo, afiliação completa, telefone, e-mail, currículo e ORCID do(s) autor(es). 

7. A afiliação completa deverá seguir o seguinte modelo: instituição/faculdade/ departamento/cidade/estado/país). 

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

1. Fonte: o texto deverá ser digitado em fonte Times New Roman, corpo 12, formato letter, espaço 1,5 cm.

2. Tamanho: O número máximo de caracteres com espaço (incluindo texto completo, notas e bibliografia) é 40 mil e o mínimo é 28 mil.

3. Folha de rosto: Título em português; nome do autor, seguido de créditos acadêmicos e profissionais (em 3 linhas no máximo); endereço postal e eletrônico do autor; número de telefone/fax.

4. Folha de resumo: resumo em português (máximo de 100 palavras - aproximadamente 580 caracteres com espaço); palavras-chave em português (no mínimo três e no máximo cinco palavras); título em inglês, compatível com o título em português; abstract, em inglês, compatível com o texto do resumo; keywords, em inglês, compatíveis com as palavras-chave.

5. Notas: As notas, utilizadas caso sejam indispensáveis, deverão ser indicadas por algarismos arábicos ao longo do texto e digitadas em página separada, intitulada "Notas", sem a utilização de programa automático do Word.

 

 

Ativos Digitais

 

As ilustrações devem ser limitadas ao mínimo indispensável e devem ser inseridas no próprio manuscrito. É de responsabilidade do(s) autor(es) a qualidade de resolução e inteligibilidade da imagem. As mesmas poderão sofrer alterações de tamanho no processo final de diagramação do periódico do periódico. 

 

 

Citações e Referências

 

A referência a autores deverá ser feita no corpo do texto, somente mencionando o sobrenome, acrescido do ano da obra.

Ex.: (GREEN, 1982)

Em caso de autores cujo ano do texto ou da obra é importante, colocar o ano em que foi escrito o texto ou a obra seguido do ano da edição utilizada.

Ex.: (FREUD, 1915/1974)

Caso haja coincidência de datas de um texto ou obra, distinguir com letra (1915a, 1915b), respeitando a ordem de entrada no artigo. Em caso de compilação de textos de um mesmo autor em uma obra, colocar o ano do texto seguido do ano da edição da obra utilizada.

Ex: (LACAN, 1946/1966)

Caso haja vários autores, todos deverão ser citados, usando-se "e" ou "&".

Ex: (PRIGOGINE & STENGERS, 1984)

Em caso de citações textuais, entre aspas, deverá ser indicada a página.

Ex: "É que o saber não é feito para compreender, ele é feito para cortar." (FOUCAULT, 1984, p. 28)

Citações textuais com menos de três linhas, entre aspas, deverão ser mantidas no corpo do texto.

Citações textuais com mais de três linhas deverão aparecer em destaque, observando um espaço do tabulador, espaço simples, e digitadas em Times New Roman, corpo 10.

As referências bibliográficas devem aparecer no final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome. A lista se guiará pela ordem cronológica dos textos, ou seja, as obras de um mesmo autor devem ser listadas segundo o ano de publicação das mesmas. Devem obedecer à seguinte ordem de itens:

Livro - sobrenome em caixas altas, iniciais do autor, ano da edição - antecedido, se for o caso, pelo ano em que foi escrito - entre parênteses, título em itálico, cidade, editora.

Ex: FOUCAULT, M. (1984) Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal.

LACAN, J. (1959-1960/1988) O Seminário livro 7, A ética da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Citação de Freud - sobrenome em caixa alta, iniciais do autor, ano em que foi escrito e ano da edição entre parênteses, título da edição utilizada em itálico, cidade, editora. Em seguida, o título do artigo entre aspas, volume e páginas.

Ex.: FREUD, S. (1975) The standard edition of the complete psychological works. Londres: Hogarth Press.

(1900) "The Interpretation of dreams", v.IV e V, p.1-734.

(1915) "Repression", v.XIV, p.141-158.

Artigo de livro - sobrenome em caixa alta, iniciais do autor, ano da edição entre parênteses, título do artigo entre aspas, seguido de in (sem itálico) e do nome do coordenador, título do livro em itálico, cidade, editora.

Ex.: ANDRADE, R. (1995) "A teoria das pulsões no romantismo alemão", in MOURA, A. H. (org.). As pulsões. São Paulo: Escuta/Educ.

Capítulo ou parte de livro - sobrenome em caixa alta, iniciais do autor, ano da edição entre parênteses, título da parte entre aspas, seguido de in e do título do livro em itálico, cidade, editora.

Ex: LACAN, J. (1946/1966) "Propos sur la causalité psychique", in Écrits. Paris: Seuil.

Artigo de revista - sobrenome em caixa alta, iniciais do autor, ano da edição entre parênteses, título do artigo (sem aspas), nome da revista em itálico, volume (v.), número (n.), cidade, editora, páginas (usar p. para o singular e o plural).

Ex.: SAFRA, G. (2000) Uma nova modalidade psicopatológica na pós-modernidade: os espectrais. Psychê, ano IV, n.6. São Paulo: Unimarco, p.45-51.

Dissertações e teses - sobrenome em caixa alta, iniciais do autor, ano de defesa, título entre aspas, tipo de trabalho, programa, instituição, cidade.

Ex.: VIDAL, P.E.V. (2005) "Declinando o declínio do pai". Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Artigo publicado em revista eletrônica - sobrenome em caixa alta, iniciais do autor, ano de publicação entre parênteses, título do artigo, nome da revista em itálico, volume (v.), número (n.), endereço eletrônico e data da consulta.

Ex.: DI MATTEO, V. (2005) Fenomenologia do espírito e psicanálise: aproximações. Revista Eletrônica Estudos Hegelianos, ano II, n.2. Disponível em: http://www.hegelbrasil.org. Acesso em: 10 mar 2006.

 

 

Declaração de Financiamento

 

Espera-se do(s) autor(es) a indicação das fontes de apoio para o trabalho, incluindo nomes de patrocinadores, número de contrato (se houver), juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes.

 

 

Informações Adicionais: Público Alvo

  Tratando-se de um periódico especializada na área da psicanálise, o público alvo são os profissionais e pesquisadores deste campo do saber. Neste sentido, cabe a consideração sobre a importância fundamental de um periódico especializado nesta área no meio acadêmico. Ágora - estudos em teoria psicanalítica teve um papel precursor ao procurar circunscrever os limites do conhecimento psicanalítico na área acadêmica e indicar claramente a necessidade de um estudo aprofundado da teoria psicanalítica. Neste contexto, o projeto de um periódico que se caracterizou como veículo para a divulgação da produção que vem sendo realizada nos vários Programas teve uma importância capital. O mesmo ocorre com relação à produção de autores estrangeiros, dado que o Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica mantém acordos formais e informais com diversos Programas no exterior - notadamente Espanha, Argentina e França. Tais laços são estreitados, ainda, através da pesquisa realizada por vários doutorandos nestes Programas.

 

 

 

Contato

  Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Instituto de Psicologia 
Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica 
Campus Praia Vermelha
Av. Pasteur, 250 - Pavilhão Nilton Campos - Urca
CEP: 22290-240, Rio de Janeiro - RJ – Brasil
Telefone: (21) 3938-5343
E-mail: revistaagoraufrj@gmail.com
 

 

Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Instituto de Psicologia UFRJ, Campus Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250 - Pavilhão Nilton Campos - Urca, 22290-240 Rio de Janeiro RJ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistaagoraufrj@gmail.com