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A imagem da enfermeira e do enfermeiro percebida por alunos ingressantes no curso de graduação

Resumos

Estudo realizado com o objetivo geral de verificar a imagem da(o) enfermeira(o) percebida pelos alunos ingressantes no Curso de Graduação em Enfermagem de Duas Escolas da Cidade de São Paulo. Utilizou-se na metodologia o Diferencial Semântico de Osgood, validado por Lane no Brasil, além de um questionário que possibilitou uma melhor caracterização da imagem percebida pelos estudantes. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos atribuíram significados diferentes para as palavras enfermeira e enfermeiro, somente para um dos fatores estudados (Agilidade), além de considerarem a imagem profissional como positiva, qualificada principalmente por características humanitárias e de competência.


The objetive of this approach is to verify the nurse's image perceived by primary students to nursing graduation course from two São Paulo Nursing Schools. The authors used the Osgood Semantic Differential modified and validated by LANE in Brazil. They used a questionary for better characterization of the perceived image. The data demonstrated that the students attributed different meanings to the words: male nurse and female nurse for one factor (Agility) only, and considered the professional image as positive with humanitarian and competence characterise


A imagem da enfermeira e do enfermeiro percebida por alunos ingressantes no curso de graduação

Vera Lúcia Conceição de Gouveia SantosI; Aidê Ferreira FerrazII; Maria José D'Elboux DiogoIII; Regina Mareia Cardoso de SouzaI

IAuxiliar de Ensino da Disciplina Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da USP

IIAuxiliar de Ensino da Disiciplina Fundamentos de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

IIIAuxiliar de Ensino da Disciplina Enfermagem Médico-Cirúrgica da UNICAMP

RESUMO

Estudo realizado com o objetivo geral de verificar a imagem da(o) enfermeira(o) percebida pelos alunos ingressantes no Curso de Graduação em Enfermagem de Duas Escolas da Cidade de São Paulo. Utilizou-se na metodologia o Diferencial Semântico de Osgood, validado por Lane no Brasil, além de um questionário que possibilitou uma melhor caracterização da imagem percebida pelos estudantes. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos atribuíram significados diferentes para as palavras enfermeira e enfermeiro, somente para um dos fatores estudados (Agilidade), além de considerarem a imagem profissional como positiva, qualificada principalmente por características humanitárias e de competência.

ABSTRACT

The objetive of this approach is to verify the nurse's image perceived by primary students to nursing graduation course from two São Paulo Nursing Schools. The authors used the Osgood Semantic Differential modified and validated by LANE in Brazil. They used a questionary for better characterization of the perceived image. The data demonstrated that the students attributed different meanings to the words: male nurse and female nurse for one factor (Agility) only, and considered the professional image as positive with humanitarian and competence characterise.

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7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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  • 1 ALMEIDA, M.C.P. & ROCHA, J. S. Y. O saber de Enfermagem e sua dimensão prática. São Paulo, Cortez, 1988.p.37-39.
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  • 12 HORTA, W.A. & KAMNEBLEY, Z. M. Avaliação da dor em pacientes submetidos à cirurgia da tireóide pela aplicação do método da Escala Diferencial Semântica de Osgood. Rev. Bras. Enf, Brasília 28(2): 43-53, abr./ju. 1975.
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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1988
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