Acessibilidade / Reportar erro

Análise da correlação entre fatores socioeconômicos, sanitários, demográficos e óbitos por homicídio - Bahia, Brasil, 2013-2015

RESUMO

Objetivo:

Analisar a associação entre fatores socioeconômicos, sanitários e demográficos e os homicídios na Bahia, no triênio de 2013-2015.

Métodos:

Estudo ecológico, usando dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade e Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais. A variável dependente é a taxa de homicídio corrigida, e as variáveis explicativas foram categorizadas em quatro eixos. Utilizaram-se modelos de regressão binomial negativa simples e múltipla.

Resultados:

Houve associação positiva entre homicídio e Índice de Economia e Finanças (IEF), Índice de Desenvolvimento Humano, Índice de Gini, densidade demográfica, taxa de morte por intervenção legal (TxILe). As variáveis Índice de Educação (INE), taxa de óbito de intenção indeterminada (TxInd) e proporção de causas mal definidas (CMD) apresentaram associação negativa com a taxa de homicídio.

Conclusão:

As especificidades dos contextos comunitários bem como os fatores socioeconômicos municipais mais amplos interferem diretamente nas condições de vida e alteram o risco de morrer por homicídio.

Descritores:
Homicídio; Mortalidade; Análise de Regressão; Fatores Socioeconômicos; Fatores Epidemiológicos

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br