Acessibilidade / Reportar erro

As representações sociais dos professores de enfermagem e a dimensão ética: uma tentativa de articulação

RESUMOS DE TESES E DISSERTAÇÕES

As representações sociais dos professores de enfermagem e a dimensão ética: uma tentativa de articulação

Mauro A. P. D. Silva

Enfermeiro. Departamento de Enfermagem da UFSP. Disciplina de Ética Aplicada à Enfermagem

Professor orientador: Antonio Carlos Caruso Ronca

SILVA, Mauro A. P. D. da. As Representações Sociais dos Professores de Enfermagem e a Dimensão Ética: Uma tentativa de Articulação. Tese de Doutorado em Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

O presente estudo procurou buscar, a partir dos depoimentos dos professores de enfermagem, as representações sociais sobre: as concepções a respeito do enfermeiro; a sua formação, o seu trabalho, as associações profissionais e o seu entendimento sobre ética. Buscamos também entender, como se articulam as representações sociais apresentadas pelos profissionais com a dimensão ética existente. O estudo foi desenvolvido em duas escolas públicas do Estado de São Paulo, com treze docentes de enfermagem. Em uma primeira etapa do trabalho, o autor, enfermeiro, se situou frente ao contexto da enfermagem; na segunda, um breve relato sobre a história da formação do enfermeiro no Brasil; na terceira, reflexões sobre o significado dos conceitos de representação social; na quarta, algumas sínteses sobre os entendimentos de ética e, finalmente, foram apresentadas reflexões e conclusões sobre aspectos considerados relevantes. A análise dos depoimentos indicam, entre outras, as seguintes tendências: • os professores de enfermagem estudados aparentaram dificuldades na identificação do papel profissional do enfermeiro; • as atividades profissionais dos enfermeiros dividem-se, basicamente, em assistenciais e administrativas; • os professores identificam a enfermagem como uma profissão submissa com falta de reconhecimento social, e intelectual. • a ética é associada às normalizações efetuadas pelo código de ética profissional; • o ensino de ética é ministrado de forma superficial e insuficiente; • a falta de ética é assinalada, fundamentalmente, como as transgressões ao código de ética profissional. Repensar o ensino de ética nas escolas de enfermagem, bem como incorporá-lo às relações práticas do exercício profissional, é uma necessidade premente a fim de que a ética possa auxiliar na melhoria qualitativa da assistência de saúde.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1995
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br