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Evasão: um estudo preliminar

Resumos

Pesquisa qualitativa de análise de conteúdo cujo objetivo maior foi identificar causas que culminaram em evasão, que é da ordem de 30% na UFRJ. Os entrevistados eram maciçamente provenientes de escolas públicas, e com renda situada entre 1 e 5 salários mínimos. A informação acerca da profissão no 2º grau é imprecisa e quase que nula. Verificou-se que os fatores de maior incidência para o trancamento do curso foram excessiva carga horária, problemas de saúde, financeiros e familiares, rigidez disciplinar da faculdade, pouca autonomia profissional e engano na escolha da profissão. A Câmara de Orientação Acadêmica é desconhecida pela maioria, sendo o ciclo básico o período de maior ocorrência de trancamentos de matrícula.


This is a qualitative research whose principal aim was to identify reasons that culminate on evasion who is about thirty per cent at Federal University of Rio de Janeiro. We verified major incidence facts for living university caused by excessives hours classes, health financial familiary troubles, low professional autonomy and profissional choice made as a mistake.


Evasão: um estudo preliminar* * Prêmio Noracy Pedrosa Moreira - 2º lugar - 41º Congresso Brasileiro de Enfermagem - Florianópolis, SC. 1 CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras * Além destes fatores, muitos endereços e telefones não eram mais verdadeiros e alguns estudantes haviam mudado de Estado. 1 Participação da Mulher na Força de Trabalho.

Cristina Maria Loyola Miranda; Jussara Sauthier

Professora Adjunta da Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ

RESUMO

Pesquisa qualitativa de análise de conteúdo cujo objetivo maior foi identificar causas que culminaram em evasão, que é da ordem de 30% na UFRJ. Os entrevistados eram maciçamente provenientes de escolas públicas, e com renda situada entre 1 e 5 salários mínimos. A informação acerca da profissão no 2º grau é imprecisa e quase que nula. Verificou-se que os fatores de maior incidência para o trancamento do curso foram excessiva carga horária, problemas de saúde, financeiros e familiares, rigidez disciplinar da faculdade, pouca autonomia profissional e engano na escolha da profissão. A Câmara de Orientação Acadêmica é desconhecida pela maioria, sendo o ciclo básico o período de maior ocorrência de trancamentos de matrícula.

ABSTRACT

This is a qualitative research whose principal aim was to identify reasons that culminate on evasion who is about thirty per cent at Federal University of Rio de Janeiro. We verified major incidence facts for living university caused by excessives hours classes, health financial familiary troubles, low professional autonomy and profissional choice made as a mistake.

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ANEXO - ROTEIRO DE ENTREVISTA

ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY/UFRJ CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA

ROTEIRO DE ENTREVISTA

1) IDENTIFICAÇÃO Nome: Profissão: Pai: Mãe: Marido: Idade: Est. Civil: Nº de filhos: Naturalidade: Renda familiar: Casa própria: Endereço: Telefone: 1ºGrau (em Escola particuar/pública) 2º Grau (em Escola particular/pública)

2) OPÇÃO PELA ENFERMAGEM

- Como obteve a primeira informação sobre Enfermagem?

- A Enfermagem foi sua primeira opção?

- Alguém da famflia trabalha em Enfermagem?

- Por que sua escolha inicial incidiu na Enfermagem?

- Como você via o profissional Enfermeiro no 2º grau?

- Já teve experiência de hospital? Qual?

- Como sua famflia reagiu frente à opção por Enfermagem?

- Pretendia trabalhar em hospital ou comunidade?

- Você sabe quanto ganha um enfermeiro?

3) EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO CICLO PRÉ-PROFISSIONAL, BÁSICO:

- Como você percebeu o trabalho da Câmara de Orientação Acadêmica?

- Experiências com outros estudantes.

- Trabalhava à noite / dia?

- Qual atividade?

- Como se sustentava?

- A valiação do conteúdo teórico das disciplinas do básico.

- Avaliação das estratégias de ensino/aprendizagem.

- Grau de dificuldade para acompanhamento.

- Acervo da biblioteca

- Adquiriu livros técnicos?

- Relacionamento com professores do básico da EEAN.

- Como você julgava os critérios de avaliação?

- O que você diz da vida universitária fora da EEAN (festa, gincanas, encontros, semana de debates científicos, transporte)?

4) EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NOS PCIs

- A valiação dás PCIs cursados

- Grau de dificuldade

- Avaliação no PCI (obj./subj.)

- Relação com os professores

- Mudança ou não quanto a imagem do enfermeiro

5) TRANCAMENTO

- Coincidência com incidente crítico

- Procurou a COA durante o curso?

- Motivo principal do trancamento (profissionais, vocacionais, familiares, sociais, afetivos, etc.)

- Pensa em voltar?

- Reações dos familiares frente ao trancamento (motivo da reação)

- Está fazendo algum curso no momento? Qual? Está satisfeito?

  • 1 ALBUQUERQUE, J. A. Guilhon. Instituição e Poder. Rio de Janeiro, Graal, 1980.
  • 2 ALMEIDA, Maria Cecília Puntel de. O saber da enfermagem e sua dimensão prática. São Paulo, Cortez, 1986.
  • 3 ANAIS do Seminário "Prática de Enfermagem e o Currículo de Graduação". Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 1985.
  • 4 BAPTISTA, Suely de S. O Avesso da Convivência - o Estudante no Ciclo Básico da UFRJ. Tese de Docência Livre, UERJ, 1989 (cópia xerográfica).
  • 5 BORDENAVE, Juan Diáz e PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de Ensino/Aprendizagem. RJ, Vozes, 1986.
  • 6 FERREIRA-SANTOS, Célia Almeida. A Enfermagem co mo profissão: estudo num hospital-escola. São Paulo, Pioneira, Ed. da Universidade São Paulo, 1973.
  • 7 GOFFMAN, Irving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis, Vozes, 1975.
  • 8 LEVIN, M. L. e outros. Educação e Desigualdade no Brasil. RJ, Vozes, 1984.
  • 9 LOYOLA, Cristina Maria Douat. Os dóceis corpos do hospital - as enfermeiras e o poder institucional na estrutura hospitalar. Rio de Janeiro, UFRJ, 2a. ed., 1987.
  • 10 MELO, Cristina Maria Meira de. Divisão social do trabalho e enfermagem. São Paulo, Cortez, 1986.
  • 11 MIRANDA, Cristina Maria Loyola e SAUTHIER, Jussara. O ensino de enfermagem e os campos de prática. Anais do Encontro Regional sobre Ensino Superior de Enfermagem da Região Sudeste. Universidade de São Paulo, 1987.
  • 12 NAKAMAE, Djair Daniel. Bases para o encaminhamento da questão do ensino de enfermagem. Universidade de São Paulo, 1986.
  • 13 NUNES, E. O (Org). A aventura sociológica. Rio de Janeiro, Zahar, 1978.
  • 14 SAVIANI, Berneval. Ensino público e algumas falas sobre universidade. São Paulo, Cortez, Autores associados, 1986.
  • 15 SILVA, Graciette Borges da. A enfermagem profissional: análise crítica. São Paulo, Cortez, 1986.
  • *
    Prêmio Noracy Pedrosa Moreira - 2º lugar - 41º Congresso Brasileiro de Enfermagem - Florianópolis, SC.
    1 CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras
    * Além destes fatores, muitos endereços e telefones não eram mais verdadeiros e alguns estudantes haviam mudado de Estado.
    1 Participação da Mulher na Força de Trabalho.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      26 Fev 2015
    • Data do Fascículo
      Dez 1989
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