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Revista de Administração da UFSM, Volume: 15, Número: 2, Publicado: 2022
  • TRAÇOS SOMBRIOS DE PERSONALIDADE E O USO DE FONTES DE ORIENTAÇÃO NO TRABALHO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE OS ESTADOS UNIDOS E O BRASIL Articles

    Athayde, André Luiz Mendes; Torres, Claudio Vaz; Thomason, Stephanie J.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi testar correlações estatisticamente significantes entre traços sombrios de personalidade e o uso de fontes de orientação por colaboradores ao lidarem com diferentes situações no trabalho, comparando-se os Estados Unidos e o Brasil. Metodologia: 220 colaboradores de uma universidade brasileira e 166 colaboradores de uma universidade americana preencheram um questionário papel-e-caneta composto por duas escalas previamente validadas. Baseando-se na revisão teórica sobre os construtos, 10 hipóteses foram levantadas para serem empiricamente testadas por meio de testes de correlação de Pearson (r). Resultados: O traço sombrio de personalidade Maquiavelianismo correlacionou-se positivamente com o uso de Regras Informais e negativamente com o uso de Regras Formais e Procedimentos na amostra americana. Ademais, o traço sombrio de personalidade Psicopatia correlacionou-se negativamente com o uso de Regras Formais e Procedimentos na amostra brasileira. Implicações práticas: Os achados apresentam implicações para administradores e profissionais de recursos humanos, os quais podem se beneficiar do conhecimento concernente à correlação entre traços sombrios de personalidade e a atitude de colaboradores de se respaldarem em fontes de orientação no trabalho, em especial no que diz respeito a processos de recrutamento e seleção. Limitação: Embora a pesquisa tenha se restringido a correlações, elaborou base robusta para investigações de causalidade. Originalidade: A investigação envolveu dois países com uma abordagem transcultural. Em um cenário internacional e multicultural, torna-se estratégico investigar mais profundamente as especificidades de construtos relacionados ao trabalho em diferentes nações, visando a práticas de gestão eficazes e contextualizadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The objective of this research was to statistically test significant correlations between dark personality traits and employee’s use of sources of guidance when dealing with different events at work, comparing the United States and Brazil. Methodology: 220 employees from a Brazilian university and 166 employees from an American university filled out a paper-and-pencil questionnaire comprised of two previously-validated scales. Based on the theoretical review about the constructs, 10 hypotheses were raised to be empirically tested through Pearson correlation (r) tests. Findings: The dark personality trait Machiavellianism was positively correlated with the use of Informal Rules and negatively correlated with the use of Formal Rules and Procedures as a guidance source at work in the American sample. In addition, the dark personality trait Psychopathy was negatively correlated with the use of Formal Rules and Procedures as a guidance source at work in the Brazilian sample. Practical implications: The findings have implications for administrators and human resource professionals, who can benefit from knowledge about correlations between dark personality traits and employee’s attitude of relying on sources of guidance at work, especially when it comes to recruiting and selecting processes. Limitations: Although the research was restricted to correlations, it elaborated a robust ground for causality investigations. Originality: The investigation involved two countries with a cross-cultural approach. In an international and multicultural scenario, it becomes strategic to deeper investigate specificities of work-related constructs in different nations, aiming at effective and contextualized management practices.
  • EVOLUÇÃO DO GRAU DE EFICIÊNCIA DO MERCADO DE MOEDAS CRIPTOGRÁFICAS DE 2014 A 2020: UMA ANÁLISE BASEADA EM SEUS COMPONENTES FRACTAIS Articles

    Abreu, Daniel Pereira Alves de; Coaguila, Robert Aldo Iquiapaza; Camargos, Marcos Antônio de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este estudo visa analisar a evolução da eficiência do mercado criptoativos com base em aspectos fractais da série histórica de preços de 15 criptomoedas e um índice de referência desenvolvido para este mercado (CRIX). Metodologia: As análises propostas partem do índice de eficiência proposto por Kristoufek e Vosvrda (2013), que captura os vieses de memória de longo e curto prazo, bem como a autocorrelação de primeira ordem. O banco de dados cobre o período de 02/08/2014 a 31/12/2020. Usando a análise de quebra estrutural para séries temporais, foi possível dividir a amostra em cinco períodos de análise, e o índice de eficiência foi calculado para cada um deles. Resultados: Foi identificada a existência de oscilações entre os índices de eficiência ao longo dos períodos analisados, verificando uma maior ineficiência em momentos de ascensão do mercado. Além disso, pode-se observar que, em geral, este mercado vem ganhando eficiência ao longo dos anos, embora ainda não tenha alcançado a ausência de ineficiência. Esta conclusão corrobora os estudos sobre a adaptação da eficiência do mercado com base em seus investidores e agentes. Finalmente, pode-se caracterizar o cenário atual como uma bolha especulativa, o que, devido à presença do efeito de manada, permite a existência de arbitragem. Originalidade: Pesquisas nesta área ainda são recentes, pois se trata de um novo segmento financeiro, portanto existem várias dúvidas e lacunas na literatura. Neste sentido, a adoção de uma abordagem longitudinal para identificar a evolução da eficiência deste mercado não só é interessante como também é uma abordagem pouco explorada pela literatura.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: This study aims to analyze the evolution of the cryptocurrency market efficiency based on fractal aspects of the historical price series of 15 cryptocurrencies and a benchmark developed for this market (CRIX). Methodology: The proposed analyses start from the efficiency index proposed by Kristoufek and Vosvrda (2013), which captures long-and short-term memory biases as well as first-order autocorrelation. The database covers the period from 08/02/2014 to 12/31/2020. Using structural breakout analysis for time series, it was possible to divide the sample into five periods of analysis, and the efficiency index was calculated for each one. Findings: It was identified the existence of oscillations between the efficiency indexes over the analyzed periods, verifying a greater inefficiency at times of market upswing. In addition, it can be seen that in general this market has been gaining efficiency over the years, although it has not yet reached the absence of inefficiency. This conclusion corroborates studies on the adaptation of market efficiency based on its investors and agents. Finally, one can characterize the current scenario as a speculative bubble, which, due to the presence of the herd effect, enables the existence of arbitrage. Originality: The research in this area is still recent, as it is a new financial segment, so there are several doubts and gaps in the literature. In this sense, the adoption of a longitudinal approach to identify the evolution of efficiency of this market is not only interesting but it is also an approach little explored by the literature.
  • QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: UMA AVALIAÇÃO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EM UMA GRANDE UNIVERSIDADE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Articles

    Silva, Alexandre Mendes da; Gôuvea, Maria Aparecida; Semensato, Bárbara Ilze; Lhamas, Fernando Antonio de Melo Pereira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar a qualidade percebida pelos estudantes do curso de graduação presencial em Administração em uma universidade privada situada no município de São Paulo, com o uso de uma nova escala desenvolvida a partir das competências esperadas na formação dos futuros administradores. Design/Metodologia/Abordagem: um questionário de 46 itens foi desenvolvido e testado, com técnicas estatísticas multivariadas (análise fatorial exploratória e alfa de Cronbach). No total, 629 alunos participaram do estudo. Resultados: o estudo identificouquatro blocos de competências: gerenciais, resolução de problemas, proatividade, comunicação e criatividade e técnicas. Na avaliação global da qualidade dos serviços educacionais a instituição conseguiu 76,19%, o que indica que o curso de administração ministrado pela instituição pode ser considerado deboa qualidade. O trabalho entrega um instrumento e uma metodologia de avaliação que podem ser utilizados para a melhoria dos cursos de administração no País. Originalidade: o estudo é relevante ao avaliar a qualidade da educação superior a partir de uma nova escala baseada nas competências requeridas para o exercício da profissão de administrador definidas pela Resolução nº 4 de 13 de julho de 2005.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to assess the quality perceived by students in the on-site undergraduate course in administration at a private university located in the city of São Paulo, using a new scale developed from the skills expected in the training of future administrators. Design/Methodology/Approach: a 46-item questionnaire was developed and tested, with multivariate statistical techniques (exploratory factor analysis and Cronbach’s alpha). In total, 629 students participated in the study. Results: the study identified four blocks of competences: managerial skills, problem solving, proactivity, communication, and creativity and techniques. In the global assessment of the quality of educational services, the institution achieved 76.19%, which indicates that the Administration course offered by the institution can be considered of good quality. The work delivers an instrument and an evaluation methodology that can be used to improve administration courses in the country. Originality/value: the study is relevant when assessing the quality of higher education from a new scale based on the skills required to exercise the profession of an administrator defined by Resolution No. 4 of July 13th, 2005.
  • AVALIAÇÃO DA TOLERÂNCIA AO RISCO EM INVESTIMENTOS EM ATIVOS REAIS: UMA VALIDAÇÃO DE ESCALA NO BRASIL Articles

    Paula, Lucas Davi Fernandes Lopes de; Silva, Luzia Cecília de Souza; Nobre, Fábio Chaves; Nobre, Liana Holanda Nepomuceno

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo - A tolerância ao risco, entendida como a disposição de aceitar uma certa quantidade de risco percebida em um cenário incerto, tem sido amplamente estudada no âmbito das finanças pessoais. Esta pesquisa tem como objetivo validar uma escala de tolerância ao risco de investimento ao lidar com ativos reais, em um contexto empresarial. Desenho/metodologia/abordagem - Foi realizada uma pesquisa com 150 gestores, diretores e empresários que tomam decisões de investimento em ativos reais nos setores de comércio, indústria e serviços. Foi realizada análise fatorial exploratória para detectar a dimensionalidade do construto Tolerância ao Risco. Resultados - A tolerância ao risco em investimentos em ativos reais é um construto composto por duas dimensões, o primeiro fator está relacionado à familiaridade do tomador de decisão com a empresa e seus investimentos, e foi denominado conforto e segurança, seguindo a dimensão original de pessoal pesquisa financeira. A segunda dimensão refere-se à imprevisibilidade e à complexidade dos investimentos arriscados em ativos reais, e foi denominada “efeito caixa preta”. O último fator, no entanto, não atingiu os padrões de confiabilidade e necessita de mais pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose - Risk tolerance, understood as the willingness of accepting a certain amount of risk which was perceived in an uncertain scenario, has been broadly studied under the framework of personal financial. This research aims to validate a scale for investment risk tolerance when dealing with real assets, in a business context. Design/methodology/approach - A survey was performed with 150 managers, directors, and entrepreneurs who make investment decisions regarding real assets in the commerce, industry, and service sectors. Exploratory factorial analysis was performed was applied to detect the dimensionality of Risk Tolerance construct. Findings - Risk Tolerance in real assets investments is a construct composed by two dimensions, the first factor is related to the familiarity of the decision-maker with the company and its investments, and it was denominated comfort and security, following the original dimension from personal finance research. The second dimension refers to the unpredictability and the complexity of risky investments in real assets, and it was denominated ‘black box effect’. The last factor, however, did not achieve the standards of reliability and it need further research.
  • INFLUÊNCIA DO CAPITAL INTELECTUAL E DA CAPACIDADE DE ABSORÇÃO INDIVIDUAL NO DESEMPENHO DA INOVAÇÃO Articles

    Agostineto, Raquel Crestani; Soares, Thiago Coelho; Mazon, Gisele; Soares, Sandro Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar a existência de uma relação entre capital intelectual, capacidade de absorção individual e o desempenho em inovação dos servidores técnico-administrativos do Instituto Federal de Santa Catarina. Metodologia: Utilizou-se como instrumento de coleta de dados questionários autoaplicáveis, aplicados ao corpo técnico-administrativo da instituição, resultando em uma amostra de 314 respondentes. Na análise dos dados, foi utilizada a modelagem de equações estruturais. A estrutura final de análise quantitativa resultou em 28 variáveis, distribuídas entre os construtos propostos pela pesquisa. Relevância: a relevância do estudo reside no fato de os indivíduos desempenharem um papel na criação, transferência e absorção do conhecimento, portanto, fatores no nível individual representam um antecedente para o desempenho; portanto, no momento em que a codificação do conhecimento ocorre ou se expande, por meio da assimilação, aquisição, transformação e aplicação, ocorre também uma contribuição direta para o aumento da eficácia organizacional. Resultados: Os resultados mostraram que capital humano, capital estrutural e capital relacional influenciam a capacidade de absorção individual, na perspectiva do corpo técnico-administrativo da instituição, sendo a relação mais relevante a do capital humano. Originalidade/Contribuição teórica: As respostas indicaram que o desempenho da inovação - analisado a partir da criação e implementação de ideias - é influenciado pela capacidade de absorção individual. Portanto, por meio dos resultados obtidos, foram propostas contribuições para a gestão que possam contribuir para a influência entre os construtos e, consequentemente, para o desempenho individual e organizacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The objective of this research was to identify the existence of a relationship between intellectual capital, individual absorptive capacity and the innovation performance of the Federal Institute of Santa Catarina’s technical-administrative civil servants. Methodology: Self-administered questionnaires were used as a data collection instrument, applied to the institution’s technical-administrative staff, resulting in a sample of 314 respondents. In the data analysis, structural equation modeling was used. The final quantitative analysis structure resulted in 28 variables, distributed among the constructs proposed by the research. Relevance: the relevance of the study lies in the fact that individuals play a role in the creation, transfer and absorption of knowledge, thus factors at the individual level represent an antecedent for performance; therefore, at the time when the codification of knowledge occurs or expands, through assimilation, acquisition, transformation and application, a direct contribution to increasing organizational effectiveness also occurs. Results: The results showed that human capital, structural capital and relational capital influence the individual absorptive capacity, from the perspective of the institution’s technical-administrative staff, with the most relevant relationship being that of human capital. Originality/Theoretical contribution: The responses indicated that the innovation performance - analyzed based on the creation and implementation of ideas - is influenced by the individual absorptive capacity. Therefore, through the results obtained, contributions to management were proposed that could contribute to the influence between the constructs, and consequently, to the individual and organizational performance.
  • FATORES DETERMINANTES DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM EMPREENDEDORES E POTENCIAIS EMPREENDEDORES DO ESTADO DO ACRE Articles

    Brito, Bárbara Alessandra Vieira de; Kuniyoshi, Márcio Shoiti; Cappellozza, Alexandre; Vieira, Almir Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo - Analisar, sob a ótica da Teoria do Comportamento Planejado, os fatores determinantes da intenção empreendedora de empreendedores e potenciais empreendedores do Acre. Design / metodologia / abordagem - A pesquisa abrangeu egressos do Seminário Empretec (SEBRAE), utilizando a metodologia quantitativa de Modelagem em Equações Estruturais pelos Mínimos Quadrados Parciais (Partial Least Square Structural Equation Modeling - PLS-SEM). Resultados - Constatou-se que a Atitude Face ao Comportamento é o construto que mais influencia positivamente a Intenção Empreendedora, seguida dos construtos Normas Subjetivas e Percepção de Controle. Limitações / implicações da pesquisa As limitações acerca do estudo realizado dizem respeito à população, pois o rol de participantes contempla apenas egressos do Seminário Empretec, como também ao fato de não ter sido considerado se os indivíduos estavam temporalmente próximos ao evento desencadeador. Implicações práticas - Destaca-se a importância que alguns preditores têm sobre a intenção empreendedora. Merece registro também o estímulo ao empreendedorismo para fortalecer a economia, direcionando as ações e políticas voltadas à criação e ao desenvolvimento de empresas do estado do Acre. Originalidade / relevância - Em termos de contexto local (estado do Acre), a pesquisa é inédita; e, por ser a intenção empreendedora considerada como a primeira etapa no processo de descoberta e exploração de oportunidades, é parte fundamental para compreensão do empreendedorismo e da intenção empreendedora.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives - this article aimed to analyze, from the perspective of the Theory of Planned Behavior, the determining factors of the entrepreneurial intention of entrepreneurs and potential entrepreneurs of Acre. Design / Methodology / Approach - The research covered graduates of the Empretec Seminar (SEBRAE), using the quantitative methodology of Structural Equation Modeling by Partial Least Square Structural Equation Modeling (PLS-SEM). Results - Results showed that Attitude Towards Behavior is the construct that most positively influences the entrepreneurial intention, followed by the constructs of the subjective norms and the perception of control. Limitations / implications of the research The limitations of the study are related to the population because the list of participants includes only graduates of the Empretec Seminar, as well as the fact that it was not considered whether the individuals were temporally close to the triggering event. Practical implications - Entrepreneurial intention is considered as the first step in the process of discovering and exploiting opportunities, which makes it a fundamental part of the understanding of entrepreneurship. The study contributes in diminishing the gap of theoretical and empirical studies on this subject in the Brazilian scenario. Originality / value - The hypothesis that the need for achievement positively influences the entrepreneurial intention has not been accepted, which can occur due to the fact that the psychological characteristics of the entrepreneurs can undergo changes as the entrepreneur moves away from the motivating event of entrepreneurship.
  • HORA DA DR: PARATEXTUALIZAÇÃO FÂNICA DA ÚLTIMA TEMPORADA DE GAME OF THRONES Articles

    Moura, Bruno Melo; Souza-Leão, André Luiz Maranhão de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Os significados dos produtos de mídia jazem na interpretação de seu conteúdo. Como consumidores produtivos, os fãs os ressignificam. Nesse processo, produzem novos textos sobre esses produtos, conhecidos como paratextos. A pesquisa tem o objetivo de compreender como paratextos de fãs (re)produzem discursos para significar (para)textos de produtos de mídia. Para tanto, nos debruçamos na paratextualização de fãs de Game of Thrones (GoT), um fenômeno econômico e cultural com enorme repercussão nas mídias sociais. Desenho/metodologia/abordagem: Através de uma Arqueologia Foucaultiana coletamos e analisamos os comentários postados pelos fãs de GoT sobre os vídeos promocionais publicados no canal oficial da série televisiva no YouTube. Resultados: A produção paratextual dos fãs apresenta diferentes posicionamentos sobre o produto cultural consumido: uma homenagem pública destacando seu legado cultural a partir de sentimentos de nostalgia e frustração com a conclusão de sua trama. Concluímos que esses paratextos funcionaram como um acerto de contas para os fãs da série de TV. De maneira mais ampla, é possível interpretar que os paratextos são conteúdos de marketing que permitem que os fãs atuem como prossumidores dos produtos midiáticos, da indústria do entretenimento e da cultura dos fãs. Originalidade/valor: O estudo apresenta como o consumo produtivo dos fãs é materializado através da (re)produção de paratextos que tanto estabelecem a ressonância de objetos midiáticos na cultura dos fãs, quanto os leva a assumir o papel de coautores dos textos que consomem. Esse papel reforça como os fãs devem ser compreendidos como consumidores podem agir de forma liberta em relação às ações de marketing. Mais que isso, implica que os paratextos podem ser produzidos de modo a estimular a produção discursiva que funciona como atuação prossumidora de fãs.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The meaning of media products lies on the way their content is interpreted, since fans reframe them as productive consumers. They produce new texts - known as paratexts - about these products throughout this process. The aim of the current research is to investigate how fans’ paratexts (re)produce discourses to re-signify media products’ (para)texts. In order to do so, we analyzed the fan paratextualization of Game of Thrones (GoT), which was an economic and cultural phenomenon that has significantly echoed in social media. Design/methodology/approach: Based on the Foucauldian Archeology, we collected and analyzed comments posted by GoT fans in promotional videos published in the TV series’ official YouTube channel. Findings: Fans’ paratextual production has evidenced different positions about the cultural product consumed by them. Among them, one finds a public tribute highlighting its cultural legacy, which was based on feelings such as nostalgia and frustration with the way its plot was concluded. Thus, it is possible saying that these paratexts worked as reckoning for fans of this TV series. In broader terms, it is possible interpreting paratexts as the marketing content enabling fans to act as prosumers towards media products, the entertainment industry and fans’ culture. Originality/value: The current study investigates how fans’ productive consumption takes place through paratext (re)production to establish the echo of media objects in fans’ culture and to enable them to play the role of co-authors of texts consumed by themselves. This role reinforces that fans should be understood as consumers who can act freely, without taking into consideration marketing actions. Moreover, it implies that paratexts can be produced to boost the discursive production, which works as fans’ prosumer performance.
  • A INFLUÊNCIA DA AUTOEFICÁCIA NA EFICÁCIA DO TREINAMENTO EM ORGANIZAÇÕES COOPERATIVAS. Articles

    Goulart, Eliane Lourenço; Weymer, Alex Sandro Quadros; Moreira, Vilmar Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre a eficácia do treinamento no trabalho e autoeficácia em organizações cooperativas. Referencial teórico Considerando sua complexidade e as lacunas conceituais sobre o tema, optou-se por realizar uma análise da relação entre uma variável da dimensão afetiva (autoeficácia), e uma variável de desempenho (eficácia do treinamento). Desenho/metodologia/abordagem A pesquisa foi realizada na forma de survey e os dados foram obtidos por meio de questionários aplicados a funcionários de cooperativas paranaenses que participaram de ações de treinamento e desenvolvimento. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, análise fatorial e modelagem de equações estruturais. Resultados A confirmação da hipótese geral evidenciou uma relação positiva entre autoeficácia e eficácia do treinamento, demonstrando que, para as organizações cooperativas, investir no desenvolvimento de pessoas com alta eficácia resulta em aprendizado e melhora o resultado de seu trabalho. Implicações práticas A principal contribuição prática deste estudo está na importância da dimensão afetiva no processo de desenvolvimento individual, à medida que as crenças individuais sobre os benefícios da aprendizagem, possibilitam o desenvolvimento de novas competências que influenciam no desempenho no trabalho. Originalidade/valor Os resultados indicam a necessidade de estudos mais aprofundados sobre indicadores afetivos de treinamento e seu impacto no trabalho, notadamente em relação à autoeficácia, pela sua capacidade de modificar comportamentos e gerar ações concretas por meio da crença do indivíduo sobre o que ele é capaz de alcançar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This research aims to analyze the relationship between the effectiveness of training at work and self-efficacy in cooperative organizations. Theoretical framework Considering its complexity and the conceptual gaps regarding the topic, it was decided to conduct an analysis of the relationship between a variable of the affective dimension (self-efficacy), and a performance variable (training effectiveness). Design/methodology/approach The research was conducted in the form of a survey and the data were obtained through questionnaires applied to employees from cooperatives in Paraná State who participated in acts of training and development. The data were analyzed using descriptive statistics, factor analysis and structural equation modeling. Findings The confirmation of the general hypothesis evidenced a positive relationship between self-efficacy and training effectiveness, demonstrating that, for cooperative organizations, investing in the development of people with high-efficacy results in learning and improves the outcome of their work. Practical implications The main practical contribution of this study lies in the importance of the affective dimension in the individual development process, as individual beliefs about the benefits of learning enable the development of new skills that influence work performance. Originality/value The results indicate the need for more in-depth studies of affective indicators of training and its impact on work, notably in relation to self-efficacy, through its capacity for modifying behavior and generating concrete actions through an individual’s belief regarding what he is capable of achieving.
  • SATISFAÇÃO NO TRABALHO E RETENÇÃO DE PROFISSIONAIS EM ORGANIZAÇÕES DE TI PÚBLICAS E PRIVADAS Articles

    Steil, Andrea Valéria; Bello, Janine da Silva Alves; Cuffa, Denise de; Freitas, Aline Ferreira de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Examinar a relação da satisfação global no trabalho, assim como das dimensões da satisfação (satisfação com a natureza do trabalho, satisfação com os colegas, satisfação com a chefia, satisfação com o salário, satisfação com as promoções), com a retenção de profissionais de TI em organizações de TI públicas e privadas. Design/metodologia/abordagem: Participaram da pesquisa 252 profissionais (139 de organizações públicas e 113 de organizações privadas) de organizações localizadas no estado de Santa Catarina, Brasil. Os dados foram coletados por meio de survey e analisados por meio do teste estatístico de Spearman. Resultados: Não houve relação positiva entre a medida global de satisfação dos profissionais de TI e das dimensões satisfação com colegas, satisfação com a chefia, satisfação com a natureza do trabalho e satisfação com as promoções e a sua retenção. Apenas a satisfação com o salário apresentou relação positiva com a retenção dos profissionais nas organizações de TI públicas e privadas. Implicações práticas: Os resultados encontrados geram insumos para o estabelecimento de políticas de retenção dos profissionais de TI, especialmente relacionadas ao salário. Originalidade/valor: Este estudo investigou não apenas a medida global de satisfação com o trabalho, mas também as suas dimensões. O estudo demonstra, de forma inédita, que a medida global de satisfação com o trabalho não retém profissionais de TI em organizações de TI públicas e privadas e que estratégias de retenção precisam focar especialmente na satisfação desses profissionais com o seu salário.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Examine the relationship between global job satisfaction, as well as the dimensions of satisfaction (satisfaction with the nature of work, colleagues, leadership, salary and promotions), with the retention of IT professionals in public and private IT institutions. Design/methodology/approach: Data were collected from 252 professionals from IT institutions (139 from public institutions and 113 from private institutions) located in the state of Santa Catarina, Brazil. Data were collected using a survey and analyzed via Spearman’s rank correlation coefficient. Findings: There was no positive correlation between the measures of global satisfaction nor the satisfaction with the nature of work, colleagues, leadership and promotions with retention of professionals. Only the satisfaction with salary showed positive correlation with retention of IT professionals in public and private IT institutions. Practical implications: These results set the ground for the establishment of policies aimed at retaining IT professionals, especially related to salary. Originality/value: This study investigates not only the global measurement of satisfaction but also its dimensions. The study shows for the first time that global job satisfaction isn’t retaining professionals in public not private IT organizations, and that retention strategies need to focus especially on salary satisfaction of these professionals.
  • EMPREENDEDORES “PÓS” PANDEMIA: CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO DA INOVAÇÃO Articles

    Mota, Teresa Lenice Nogueira da Gama; Galdino, Sarah Monteiro; Grangeiro Filho, José Wellington Alves; Martins, Quitéria Livia Farias; Leal, Francisco Davi Pinheiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Esta pesquisa objetivou conhecer a prática da gestão da inovação no comércio varejista de Sobral, Ceará, visando oferecer uma contribuição para a sustentabilidade desses empreendimentos, que representam mais de 50% do PIB do município e vem sofrendo as consequências da pandemia do COVID-19, além de estimular novas frentes de pesquisa na área de inovação no comércio varejista. Design / metodologia / abordagem Trabalhou-se com uma investigação de campo através de respondentes não identificados, utilizando-se de questionário semiestruturado, com as categorias teóricas de criatividade, inovação e gestão do conhecimento, para analisar o processo de gestão da inovação. Trata-se de um trabalho que utilizou método qualitativo, com objetivos descritivos, sendo a análise dos dados feita através da análise de conteúdo. Resultados Os resultados mostram que já existe um clima favorável à gestão da inovação no segmento empresarial do comércio varejista de Sobral. No entanto, observa-se que é necessário organizar a governança do segmento e estimular a criatividade e a gestão do conhecimento como fatores de inovação. A transferência de tecnologia, através da parceria universidade-empresa, precisará ser induzida para que os impactos e as transformações competitivas para o setor se completem. Originalidade / valor Considera-se a pesquisa relevante uma vez que o tema da gestão da inovação no comércio varejista é relativamente novo na área científica, podendo orientar pesquisas futuras em outros municípios, além de aprofundar os elementos que viabilizarão a aproximação universidade-empresa como fator de competitividade, principais limitações do trabalho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective This research’s aim was to understand the practice of innovative management in the retail trade of the city of Sobral, Ceará, so as to provide a contribution to such enterprises’ sustainability, representing more than 50% of the municipality’s GDP and which have been suffering the consequences of the COVID-19 pandemic, as well as stimulating new research fronts for the retail trade’s areas of innovation. Design / methodology / approach A field investigation was carried out through unidentified respondents by using a semi-structured questionnaire and working with theoretical creativity categories, innovation and knowledge management, so as to analyze the innovative management process. This work made use of the qualitative method with descriptive goals, and the analysis of data was done by narrative synthesis means. Results - The results show that there is already a favorable climate for innovation management in the retail trade business segment of Sobral. However, it is observed that it is necessary to organize the segment governance and stimulate creativity and knowledge management as innovation factors. Technology transfer, through the university-business partnership, will need to be induced for the impacts and competitive transformations for the sector to be completed. Originality / value - The research is considered relevant since the theme of innovation management in retail trade is relatively new in the scientific area, seeing that it is able to guide future research in other municipalities, as well as deepening the elements which enable a university-company approach such as the competitiveness factor which constitute the main limitations of this work.
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