Acessibilidade / Reportar erro

Análise do nível de integração da cadeia de suprimentos de uma indústria de alimentos do oeste de Santa Catarina

RESUMO

Objetivo:

o estudo tem por objetivo analisar o nível de integração da cadeia de suprimentos de uma indústria de alimentos localizada na região Oeste de Santa Catarina.

Metodologia:

trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se a metodologia AGA (Avaliação de Grau de Aderência) de Lambert e Cooper (2000), adaptada por Simon (2005Simon, A. T. (2005). Uma Metodologia para avaliação do grau de aderência das empresas a um modelo conceitual de Gestão da Cadeia de Suprimentos, 2005. 253 f. (Tese de Doutorado em Engenharia de Produção). Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep, Santa Bárbara d’Oeste, SP, Brasil.; 2014)Simon, A. T., Satolo, E. G., Scheidl; H. A, & Di Sério, L. C. (2014). Business process in supply chain integration in sugar and ethanol industry. Business Process Management Journal, 20(2), 272-289..

Descobertas:

os resultados demonstram que a empresa focal apresenta Grau de Aderência nível “A”, indicando alto poder de influência e atuação na gestão da cadeia, tanto para a incorporação de inovações que visam práticas sustentáveis, quanto monitoração de processos organizacionais mais responsáveis, processos e relacionamentos de toda cadeia de suprimentos. Este alto nível de integração pode estar associado ao elevado nível de verticalização da cadeia, coordenada pela empresa focal.

Limitação da pesquisa:

os resultados obtidos só podem ser aplicados para a empresa focal, não podendo ser generalizados a todas as empresas. Além disso, outras métricas de avaliação e ou variáveis endógenas não contempladas nesse estudo podem exercer influência nos resultados alcançados.

Originalidade/valor:

a originalidade do estudo converge com a carência de estudos que abordam a aplicação de metodologias de avaliação do grau de interação na cadeia de suprimentos no seguimento industrial alimentício. Dessa forma, espera-se que os resultados do estudo possam ser utilizados como instrumento de análises e reflexos acerca do nível de integração das cadeias de suprimentos, bem como para identificar potenciais barreiras de implementação de práticas de gestão da cadeia de suprimentos.

Palavras-chave
Gestão da cadeia de suprimentos; Integração da cadeia de suprimentos; Processos de negócios

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br