Acessibilidade / Reportar erro

Transporte de cargas vivas e cadeias de suprimentos sustentáveis: uma revisão sistemática da literatura

RESUMO

Objetivo

– O objetivo do artigo é mapear como a literatura trata os procedimentos adotados na logística de transporte de animais vivos.

Desenho/metodologia/abordagem

– Foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura sobre logística de transporte de carga viva, considerando estudos publicados entre 2011 e 2021.

Achados

– Os resultados da Revisão indicam que as longas distâncias das rotas e os diferentes modos de transporte utilizados apresentam uma influência considerável no bem-estar dos animais. Portanto, há uma tendência internacional de redução de viagens longas e de atribuição de informações mais relevantes sobre a origem geográfica dos produtos.

Limitações/implicações da pesquisa

– Poucos estudos foram encontrados na base de dados Google Acadêmico. Sugere-se a realização de mais estudos para a ampliação de análises e discussões sobre o tema atual.

Implicações gerenciais

– É importante aos gestores que tenham o conhecimento sobre uma gestão eficiente e sustentável e que pode levar a maiores ganhos financeiros e não financeiros para os membros da cadeia de suprimentos. Além de que o cumprimento das normas para o tratamento adequado dos animais, garantindo o seu bem-estar, pode proporcionar produtos de qualidade superior.

Implicações sociais

– O transporte de carga viva representa uma atividade importante em diversas cadeias de suprimentos de alimentos e a sua gestão eficiente pode contribuir para a sustentabilidade dessas cadeias.

Originalidade/valor

– Os resultados ampliam o conhecimento disponível sobre logística de animais vivos, cuidados com o manejo de cada espécie, dificuldades, barreiras e aspectos positivos do transporte. A sustentabilidade é pouco mencionada nos estudos analisados, apresentando uma área importante para estudos futuros no que diz respeito à gestão sustentável da cadeia de suprimentos no transporte deste tipo de carga.

Palavras-chave:
Cargas vivas; Comércio internacional; Bem-estar animal; Sustentabilidade

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br