Acessibilidade / Reportar erro

Práticas do clima organizacional na capacidade absortiva: uma análise a partir da indústria têxtil

RESUMO

Finalidade:

O presente artigo tem como objetivo analisar a influência do clima organizacional na capacidade absortiva.

Desenho / metodologia / abordagem:

A pesquisa caracteriza-se como descritiva e quantitativa. O método empregado é o survey, aplicada por intermédio da plataforma virtual google forms. A amostra foi composta por 172 respondentes de cinco unidades fabris de uma indústria têxtil, sendo coletada por acessibilidade e conveniência. Utilizou-se a análise de regressão múltipla para o tratamento e análise dos dados.

Constatações:

A pesquisa evidenciou que o que as hipóteses H1a, H1c e H1d confirmaram que um clima organizacional favorável influencia a capacidade absortiva por intermédio da gestão propícia dos relacionamentos internos, da efetiva liderança e da renomada imagem organizacional. Em contrapartida, a hipótese H1b foi rejeitada, devido ao clima organizacional não ter demonstrado no teste confirmatório interferência na capacidade absortiva através do desenvolvimento pessoal.

Originalidade/relevância:

A relevância e contribuição deste estudo no aspecto científico estão relacionadas ao preenchimento de uma lacuna observada na análise e avaliação da capacidade de absorção, por meio das práticas de gestão do clima organizacional, inter-relacionando-se com os temas.

Implicações práticas:

O estudo permite aos gestores de organizações compreenderem quais práticas de gestão do clima organizacional devem ser priorizadas na capacidade absortiva, contribuindo assim com a criação de ambiente propício para a transferência de conhecimento, ou seja, combinação do conhecimento prévio com o conhecimento novo.

Palavras-chave:
Práticas do clima organizacional; Capacidade absortiva; Indústria têxtil; Conhecimento; Ambiente organizacional

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br