Acessibilidade / Reportar erro

Gestão de risco na construção civil: a percepção dos construtores

RESUMO

Objetivo

– Este estudo busca compreender como os gestores da construção civil percebem a gestão de riscos em seus projetos e negócios a partir de um estudo de caso na cidade de Volta Redonda-RJ.

Método

– Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas. Os dados quantitativos primários foram analisados pela Lógica Paraconsistente e apresentados por meio de estatística descritiva.

Resultados

– Constatou-se que 87% da amostra não passou por nenhuma etapa do processo de gestão de riscos. Para aqueles que o fizeram, as etapas foram essencialmente intuitivas e informais. Além disso, observou-se uma distorção por parte dos gestores quanto ao entendimento do que é gestão de risco, para que serve e a diferença entre seus projetos e o próprio negócio.

Implicações práticas

– Apesar de não generalizáveis, os resultados da pesquisa mostram um alto apetite ao risco por parte dos construtores, mas baixa disponibilidade de absorção de seus efeitos.

Originalidade

– Estudos que aplicam Lógica Paraconsistente para entender a percepção dos construtores a respeito da importância da gestão de risco são escassos na literatura. Além disso, há pouca literatura sobre os aspectos de gestão desta indústria.

Palavras-chave:
Gerenciamento de risco; Gestão de negócios; Risco em projetos de construção

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br