Acessibilidade / Reportar erro

ESCOLHA DO DESTINO TURÍSTICO DO SEGMENTO LGBT+: RELAÇÃO ENTRE AS MOTIVAÇÕES PSICOLÓGICAS E A IMAGEM DO DESTINO

RESUMO

Objetivo:

o estudo se debruçou na identificação da relação entre as motivações psicológicas e da imagem do destino na escolha do destino turístico do segmento LGBT+.

Design/ Metodologia/ Abordagem:

A pesquisa foi operacionalizada por meio de uma survey com um total de 239 respondentes. sendo destes. 89 autodefinidos LGBT+. Para a análise de dados foram utilizadas análises estatísticas univariadas e bivariadas.

Resultados:

(1) ambos os públicos valorizam o lazer como principal motivação psicológica para a escolha do destino turístico; (2) as infraestruturas e o ambiente socioeconômico e a imagem afetiva são as dimensões mais importantes da imagem do destino; (3) as motivações psicológicas aumentam a avaliação da imagem de destino de turistas autodefinidos LGBT +; (4) não houve diferença significativa entre a escolha do destino turístico entre heterossexuais e o público LGBT +.

Originalidade:

estudos anteriores focam em análises de consumo de destinos turísticos de LGBT+, mas não a compreensão das principais motivações psicológicas e sua associação com a imagem do destino, tampouco, verificam se de fato há diferenças entre o público LGBT+ e heterossexuais. Este estudo respondeu esta lacuna.

Palavras-chave:
Turismo; Diversidade; Motivações para viagem; Países emergentes

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br