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Editorial

O segundo volume de 2014 é composto por 35 contribuições científicas, sendo 25 artigos originais, 6 artigos de revisão de literatura, 2 relatos de casos, 1 carta ao Editor e 1 texto de opinião nas áreas da audiologia, linguagem, saúde coletiva, motricidade orofacial, disfagia e voz.

Quanto aos artigos originais, Alvarenga, Manoel, Zucki, Jacob-Corteletti, Lopes e Feniman apresentam a primeira contribuição sobre a Avaliação audiológica em crianças com baixo nível de exposição cumulativa ao chumbo. A segunda contribuição é de Weich, Tochetto e Seligman, sobre os Limiares auditivos tonais, emissões otoacústicas e sistema olivococlear medial de ex-usuários de drogas. Gai, Kuns e Bramatti escrevem a terceira contribuição sobre a Relação da perda auditiva induzida por ruído e o uso de tabaco em trabalhadores de uma indústria alimentícia. A quarta contribuição é de Fontoura, Gonçalves, LacerdaIII e Coifman sobre os Efeitos do ruído na audição de trabalhadores de lavanderia hospitalar.

Fridlin, Pereira e Perez apresentam a quinta contribuição sobre a Correlação entre dados coletados na anamnese e distúrbio do processamento auditivo. Comparação das formas de aplicação papel e caneta e eletrônica do Índice de Stress Parental Versão Reduzida (PSI-SF) é a sexta contribuição de autoria de Aiello, Silva e Ferrari. Pereira, Costa, Pomilio, Costa, Rodrigues e Sartorato apresentam a sétima contribuição sobre a Investigação etiológica da deficiência auditiva em neonatos identificados em um Programa de Triagem Auditiva Neonatal Universal. O tema Habilidades de manipulação do aparelho de amplificação sonora open fit por deficientes auditivos idosos é a oitava contribuição apresentado por Paschoal, Oliveira e Blasca.

O estudo intitulado Relação entre ausência do reflexo do músculo estapédio e presença de distúrbios do processamento auditivo (central) é a nona contribuição dos autores Leles, Pacheco, Castro, Reis, Mathias, Coelho e Marangoni. Ferreira, Silva e Queiroga apresentam a décima contribuição intitulada A aprendizagem da escrita e a escolaridade materna.

A décima primeira contribuição é de Lamônica, Paiva, Message, Lozano e Ferraz sobre a Comparação das Habilidades auditivas e visuais em paralíticos cerebrais diplégicos. A décima segunda contribuição de Silva e Crenitte discorre sobre a Caracterização de escolares com diagnóstico de dislexia. Prevalência dos fatores intrínsecos e extrínsecos do processo de aprendizagem em crianças com epilepsia é a décima terceira contribuição de Moura, Batista, Cobe, Ferreira, Melo e Maia. O estudo intitulado Comunicação e transtornos do espectro do autismo: análise do conhecimento de professores em fases de pré e pós-intervenção é a décima quarta contribuição de Misquiatti, Brito, Ceron, Carboni e Olivati. Melo, Mota, Mezzomo, Brasil, Lovatto e Arzeno apresentam o décimo quinto estudo sobre a Caracterização acústica da sonoridade dos fones plosivos do português brasileiro.

A décima sexta contribuição de Carlesso, Souza e Moraes é sobre a Análise da Relação entre Depressão Materna e Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil. O estudo intitulado Atuação fonoaudiológica na equoterapia é a décima sétima contribuição de autoria de Vale, Nishimori e Nemr. Santana, Fernandes, Brasileiro e Abreu apresentam a décima oitava contribuição sobre os Critérios para avaliação clínica fonoaudiológica do paciente traqueostomizado no leito hospitalar e internamento domiciliar.

Os autores Witwytzkyj, Cordeiro e Coelho apresentam a décima nona contribuição sobre a Análise clínica das propostas de classificação do frênulo da língua por índice e porcentagem. A vigésima contribuição é sobre o Fluxo aéreo adaptado e coeficientes fônicos de futuros profissionais da voz de autoria de Christmann, Scherer, Hoffmann e Cielo. O tema Qualidade de vida relacionada à voz: impacto de uma ação fonoaudiológica com professores de autoria de Ribas, Penteado e Gracía-Zapata é a vigésima primeira contribuição.

A vigésima segunda contribuição é sobre Autopercepção e qualidade vocal de estudantes de jornalismo dos autores Santos, Pereira, Marcolino e Dassiê-Leite. O artigo Requisitos para utilização de cybertutor com agentes comunitários de saúde dos autores Daza, Berretin-Felix e Machado é a vigésima terceira contribuição. Carrascoza, Possobon, Ambrosano, Júnior e Moraes apresentam a vigésima quarta contribuição intitulada Fatores determinantes do uso de chupeta entre crianças participantes de programa de incentivo ao aleitamento materno. Correlação entre a capacidade vital lenta e o tempo máximo de fonação em adultos saudáveis é a vigésima quinta contribuição dos autores Lima, Palmeira, Costa, Mesquita, Andrade e Júnior.

A vigésima sexta contribuição é um texto de opinião de Silva e Canto intitulada Integração Odontologia-Fonoaudiologia: A Importância da Formação de Equipes Multidisciplinares.

O artigo de revisão de literatura intitulado Interferência do tratamento medicamentoso imediato e tardio na Doença de Parkinson no gerenciamento da disfagia de autoria de Gerszt, Baltar, Santos e Oda é a vigésima sétima contribuição. A vigésima oitava contribuição é sobre a Relação entre disfagia e tipos clínicos na doença de Parkinson de autoria de Monteiro, Coriolano, Belo e Lins. O distúrbio de voz relacionado ao trabalho do professor e a legislação atual é a vigésima nona contribuição de Ferracciu e Almeida. Processamento auditivo e afasia: uma revisão sistemática de Nascimento, Muniz e Costa é a trigésima contribuição. Educação em saúde com vistas à triagem neonatal e audição: uma revisão integrativa é a trigésima primeira contribuição de autoria Barbosa e Griz. A trigésima segunda contribuição é de Lopes e Lima intitulada Prosódia e transtornos da linguagem: levantamento das publicações em periódicos indexados entre 1979 e 2009.

A trigésima terceira contribuição é uma carta ao editor de autoria de Oliveira e Scivoletto Intitulado Relação entre abstinência de maconha e fluência da fala em um adolescente com gagueira: implicações para o tratamento fonoaudiológico e psiquiátrico.

A vigésima quarta contribuição é um relato de caso de autoria de Gubiani e Keske-Soares intitulado Evolução fonológica de crianças com desvio fonológico submetidas a diferentes abordagens terapêuticas. Trabalho com a linguagem e envelhecimento: uma busca por ressignificações de histórias de vida é a vigésima quinta contribuição de Lourenço, Massi e Lima.

Finalizo este editorial agradecendo aos autores por suas importantes contribuições e anunciando a vocês que fiquem atentos as normas de submissão de artigos científicos, pois a partir de junho de 2014 a Revista CEFAC passará por novas mudanças objetivando a manutenção da qualidade dos artigos publicados na versão bilíngue.

Boa leitura!

Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Mar-Apr 2014
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