Acessibilidade / Reportar erro

Sangramento gastrointestinal em pacientes com COVID-19: uma revisão integrativa

RESUMO

Introdução:

em 2020 o mundo sofreu um grande impacto com a pandemia pela doença COVID-19, em especial pela alta transmissibilidade do vírus. É uma doença que predomina com manifestações respiratórias, porém existe um acometimento do trato gastrointestinal, causando desde sintomas leves a mais graves. Destacando o sangramento gastrointestinal, é um sintoma decorrente do acometimento do vírus SARS-CoV-2 descrito por diversos relatos e séries de casos.

Métodos:

por meio de uma revisão integrativa da literatura, de caráter qualitativo, foram selecionados trabalhos que correspondessem aos critérios de elegibilidade, totalizando 16 artigos incluídos nesta revisão.

Resultados:

dos pacientes que manifestaram sintomas gastrointestinais associados a doença, foram identificadas comorbidades e manifestações clínicas em comum, além de terapias utilizadas como tratamento da infecção, que foram fatores predisponentes para o desenvolvimento de sangramentos gastrointestinais.

Conclusão:

a presença de sangramento gastrointestinal em pacientes com COVID-19 é um dado firmado na literatura, uma vez que os mecanismos fisiopatológicos da doença afetam diretamente o TGI. O reconhecimento precoce dos sintomas e a suspeita do acometimento gastrointestinal permite um melhor manejo dos pacientes e das complicações.

Palavras-chave:
COVID-19; Hemorragia Gastrointestinal; Endoscopia Gastrointestinal; Terapêutica

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br