Acessibilidade / Reportar erro

Publicações científicas

EDITORIAL

Publicações científicas

Merisa M. Garrido, TCBC

Diretora de Publicações do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

É muito agradável e estimulante às atividades científicas do Colégio Brasileiro de Cirurgiões o número crescente de trabalhos que chegam para publicação na sua Revista. Não há dúvida de que além dos Anais do Congresso, e dos vários exemplares de Clínica Brasileira de Cirurgia (quatro a cada ano), a Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões vem cumprindo sua finalidade: divulgar a produção científica de seus membros. Este fato é relevante por seu aspecto educativo, atualizador de conhecimentos e, de certo modo, representa a memória científica de nossa entidade.

Na qualidade de Diretor Responsável, aprendo a cada instante e recebo muito mais do que dou. É uma experiência enriquecedora.

O cargo requer que sejam estabelecidos princípios dos quais não são permitidas concessões, em benefício da qualidade da revista e do prestígio da entidade.

Vale lembrar que todos os trabalhos são avaliados pelo Conselho Redatorial, que emite pareceres desconhecendo a autoria dos artigos, de modo a agir, com imparcialidade, na aprovação dos mesmos e aprimoramento do texto.

Para a volumosa quantidade de trabalhos recebidos, só temos a lamentar que, por impossibilidade financeira, ainda não nos seja possível dispor de publicação mensal, fato que se traduz no retardo da divulgação dos trabalhos.

A missão do Conselho Redatorial, não obstante seja honrosa, é cansativa, demanda disponibilidade de tempo; daí a renovação periódica para melhor distribuir o ônus que a tarefa representa.

Quanto aos autores, ao menos um deve ser Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e estar em dia com suas obrigações. É imprescindível que as instruções aos colaboradores sejam rigorosamente obedecidas, pois em qualquer periódico científico o cumprimento das normas editoriais visa dar feitio uniforme à Revista. Isto já é consenso. Somente serão aceitos artigos inéditos, e, doravante, será exigida declaração de originalidade. O texto científico deve ser conciso; deve também conter informações importantes, e o Abstract não pode ser mero apêndice escrito em inglês, mas uma entidade autônoma que contenha a síntese dos objetivos, métodos e resultados do trabalho. As referências, feitas por ordem de citação, são limitadas, evitando-se inclusões desnecessárias, mas prestigiando-se a literatura nacional; pela Internet, os autores podem obter informações, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, das publicações referentes ao tema, feitas na nossa Revista. Estas citações, na maioria das vezes, são dos últimos cinco anos, pelo constante avanço tecnológico de nossa profissão. Contudo, cabe não olvidar os trabalhos clássicos; é bom fazer-se consulta aos mais experientes na temática estudada para não incorrer em falhas graves, tais como julgar-se o idealizador desta ou daquela técnica já publicada há mais de vinte anos, ou, no mínimo, autor do primeiro trabalho nacional sobre o assunto.

O zelo pela correção das informações científicas fornecidas é dever dos autores, mas, mesmo assim, é necessário o exercício contínuo da análise dos artigos que nos são confiados, a fim de que a Revista prossiga melhorando cada vez mais os seus padrões, despertando o interesse tanto dos autores quanto dos leitores.

O Prêmio "Oscar Alves", conferido ao melhor trabalho publicado no ano anterior, e entregue durante a Cerimônia Comemorativa da fundação do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, tem a finalidade de estimular este crescimento.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jul 2010
  • Data do Fascículo
    Ago 1998
Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br