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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 25, Número: 3, Publicado: 2024
  • Medidas de impacto social para a inovação social: Desafios e caminhos Resources And Entrepreneurial Development

    Cunha, Jorge; Alves, Wellington; Araujo, Madalena

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Como avaliar o impacto social da inovação social surgiu como uma importante questão colocada por académicos, organizações e decisores de políticas nos últimos anos. Uma razão para isso é a crescente preocupação com o impacto social de diferentes tipos de organizações e práticas sociais, particularmente em resposta ao reconhecimento da urgência de desenvolver economias e sociedades mais inclusivas. Para encontrar uma resposta a esta pergunta, esta pesquisa procurou investigar o estado-da-arte em termos de medição do impacto da inovação social, com base na literatura científica e na literatura prática. Originalidade/valor: Esta pesquisa discute os desafios colocados pela medição do impacto das iniciativas de inovação social e como essas medições podem potencialmente mudar o processo de avaliação. A análise constata que as metodologias de mensuração da inovação social têm sido, principalmente, realizadas na Europa, onde essas iniciativas são amplamente abordadas. Design/metodologia/abordagem: Este artigo adotou uma abordagem de pesquisa qualitativa com base no método de scoping review. Este método é amplamente utilizado para identificar temas emergentes na literatura científica, visando identificar implicações para a pesquisa e tomada de decisão. A pesquisa foi desenvolvida com base em diferentes etapas, para obter informações sobre os indicadores de medição de impacto social, bem como sua contribuição geral para o avanço da inovação social. Resultados: Os resultados também confirmaram a falta de estruturas, metodologias e ferramentas de inovação social capazes de medir o impacto social das inovações sociais. Além disso, foi identificado um conjunto de barreiras neste campo, que podem ser usadas para melhor canalizar as próximas pesquisas académicas sobre o desenvolvimento de indicadores de impacto social para a inovação social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: How to evaluate the social impact of social innovation has emerged as an important question posed by academics, organizations, and policymakers in recent years. One reason for this is the increasing concern with the social impact of different types of organizations and social practices, particularly in response to a recognition of the urgency of developing more inclusive economies and societies. To find an answer to this question, this research seeks to investigate the state-of-the-art in terms of social innovation impact measurement, drawing on both scientific literature and practitioner literature. Originality/value: This research discusses the challenges posed by measuring the impact of social innovation initiatives and how these measurements may change the assessment process. The analysis finds that methodologies for measuring social innovation have mainly been undertaken in Europe, where these initiatives are largely addressed. Design/methodology/approach: This paper adopted a qualitative research approach based on the scoping review method. This method is widely used to identify emergent topics in scientific literature, aiming to identify implications for research and decision-making. The research was developed based on different steps to obtain information about the social impact measurement indicators and their overall contribution to the advancement of social innovation. Findings: The results also confirmed the lack of social innovation frameworks, methodologies, and tools capable of measuring the social impact of social innovations. Furthermore, a set of barriers in this field was identified, which can be used to channel better upcoming academic research on developing social impact indicators for social innovation.
  • Tecnologia blockchain: Desafios e oportunidades em finanças públicas Resources And Entrepreneurial Development

    Lopes, Dayani Cristina Ferreira; Castro, Andre Luís de; Russo, Leticia Xander

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este artigo tem como objetivo analisar as iniciativas pioneiras de finanças públicas baseadas na tecnologia blockchain, identificando o contexto brasileiro em meio ao internacional. Além disso, o estudo busca apresentar oportunidades de aplicações da tecnologia blockchain, bem como os desafios encontrados para a sua expansão. Originalidade/valor: Apesar de a tecnologia ser empregada e testada em diferentes áreas, ainda são poucos os estudos que abrangem o setor público, em especial as finanças públicas. No Brasil, em particular, o desenvolvimento dessas aplicações inovadoras é limitado. Design/metodologia/abordagem: A partir da unidade de análise: “iniciativas pioneiras de finanças públicas baseadas na tecnologia blockchain”, foram identificados e selecionados documentos públicos, como relatórios e sites oficiais de órgãos públicos, associações e instituições. Resultados: O emprego da tecnologia blockchain foi identificado em projetos governamentais relacionados a pesquisa, identidade, desenvolvimento econômico, serviços financeiros, entre outros. No Brasil, as iniciativas de blockchain têm sido lideradas pelos setores financeiros, tecnológicos e de educação/mídia. Uma das dificuldades na pesquisa foi encontrar aplicações da tecnologia nas finanças públicas. O número de projetos dessa categoria, envolvendo a blockchain e o setor público, é escasso, no Brasil e internacionalmente. No entanto, esse cenário tem dado indícios de mudanças. Apesar de reduzida, a participação do setor público tem aumentado nos últimos anos. Observa-se que a blockchain tem muito a oferecer ao setor de finanças públicas, mas há cautela e insegurança dos governos na introdução da tecnologia. Isso porque não há como saber se a tecnologia está desenvolvida o suficiente para suportar problemas críticos no sistema público ou quais problemas singulares poderiam originar-se dessa tecnologia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This article aims to analyze pioneering public finance initiatives based on blockchain technology, identifying the Brazilian context amid the international. Additionally, this study seeks to present opportunities for blockchain technology applications and the challenges encountered for their expansion. Originality/value: Few studies have covered the public sector, especially public finance, despite using and testing this technology in different areas. The development of these innovative applications is limited, particularly in Brazil. Design/methodology/approach: Public documents, such as reports and official websites of public agencies, associations, and institutions, were identified and selected from the unit of analysis “pioneering public finance initiatives based on blockchain technology.” Findings: Blockchain technology has been used in government projects related to research, identity, economic development, and financial services, among others. Blockchain initiatives have been led by Brazil’s financial, technology, and education/media sectors. Finding technology applications in public finance was one of the difficulties in the research. The number of projects in this category involving blockchain and the public sector is scarce in Brazil and internationally. However, this scenario has shown signs of change. Although reduced, public sector participation has increased in recent years. Blockchain has much to offer the public finance sector, but governments have been cautious and insecure about introducing the technology. It happens because of uncertainty about whether the technology is developed enough to withstand critical problems in the public system or what unique issues could arise from that technology.
  • Qual compra eu mereço? Compreendendo o autopresentear e as dimensões da compra Human And Social Management

    Victor, Caio; Gerhard, Felipe; Peñaloza, Verónica; Mota, Marcio de Oliveira; Freitas, Ana Augusta Ferreira

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo buscou comparar o comportamento de se autopresentear entre as dimensões de compra. Especificamente, buscou-se identificar que tipo de compra é preferível nesse fenômeno e como o momento antecessor pode regular e impulsionar a doação de presentes apropriados para si. Originalidade/valor: Este estudo se diferencia de pesquisas anteriores ao comparar, simultaneamente, as dimensões de compra (material-experiencial e ordinária-extraordinária) e os momentos antecessores à compra no ato de se autopresentear. Os achados apontam que a doação de possessões ordinárias é essencial para a realização da autocomunicação simbólica do consumidor que se autopresenteia. Design/metodologia/abordagem: Foram realizados dois estudos sequenciais de desenho experimental between-subject, com uma amostra não probabilística de 414 respondentes ao todo. Os dados foram analisados através da análise de variância (ANOVA one-way). Resultados: Os resultados evidenciaram que as compras materiais ordinárias conduziram uma maior atitude de autopresentear, apesar de a literatura indicar que as compras experienciais extraordinárias seriam preferíveis. Em sequência, o conceito de proporcionalidade indicou que, independentemente do momento antecessor à compra, os indivíduos buscam se autopresentear. Os consumidores regulam seu autopresentear com base no momento anterior vivido. Em eventos ordinários antecessores, os indivíduos buscam se recompensar com compras ordinárias, enquanto em eventos marcantes antecessores, os indivíduos buscam se recompensar com compras extraordinárias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study sought to compare the behavior of self-gifting among the purchase dimensions. Specifically, we sought to identify which type of purchase is preferable in this phenomenon and how the predecessor moment can regulate and boost the donation of appropriate gifts for themselves. Originality/value: This study differs from previous research by simultaneously comparing the purchase dimensions (material-experiential and ordinary-extraordinary) and the moments preceding the purchase in the act of self-gifting. The findings indicate that donating ordinary possessions is essential for realizing the symbolic self-communication of the consumer who gives himself. Design/methodology/approach: Two sequential experimental design studies between subjects were carried out, with a non-probabilistic sample of 414 respondents. Data were analyzed using analysis of variance (one-way ANOVA). Findings: The results showed that ordinary material purchases led to a greater attitude towards self-gift, even though the literature suggested that extraordinary experiential purchases were preferable. In sequence, the concept of proportionality indicates that individuals seek to give themselves a gift regardless of the moment before the purchase. Consumers regulate their self-gifting based on the previously lived moment. In ordinary predecessor events, individuals seek to reward themselves with ordinary purchases, while in landmark predecessor events, individuals seek to reward themselves with extraordinary purchases.
  • Influência dos valores humanos no comportamento de compra por impulso: Uma análise entre gêneros Human And Social Management

    Cunha, Michele Aparecida; Rosa, Arthur Antonio Silva; Fernandes, Renato Borges; Fagundes, André Francisco Alcântara; Moretti, Sergio Luiz do Amaral

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar a influência dos valores humanos no comportamento de compra por impulso e a diferença entre gêneros. Originalidade/valor: A pesquisa contribui para a compreensão da relação entre os valores priorizados pelo indivíduo e seu comportamento de compra impulsiva. Os resultados podem orientar profissionais e gestores de negócios na condução de suas estratégias de vendas e orientar pesquisadores a considerar os valores humanos em investigações de comportamento de compra, o que possibilita novas compreensões. Design/metodologia/abordagem: Um modelo com duas escalas, de compra impulsiva e de valores humanos, consolidadas no contexto brasileiro, foi aplicado resultando em 414 respostas, que foram analisadas por meio de modelagem de equações estruturais. Resultados: Os resultados demonstram que os valores humanos impactam no comportamento de compra impulsiva, indicando que os valores prazer, emoção e religiosidade têm relação positiva, e os valores saúde e conhecimento têm relação negativa. Amostras por gênero evidenciaram diferenças importantes, já que sobrevivência e emoção apresentaram maior influência positiva na compra impulsiva em homens; e as mulheres são mais influenciadas pelos valores prazer e emoção e apresentam relação negativa quanto ao valor afetividade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study aimed to analyze the influence of human values on impulse buying behavior and whether this influence differs between genders. Originality/value: The research contributes to the understanding of the relationship between the values individuals prioritize and their impulsive buying behavior. The results can offer guidance to professionals and business managers in conducting their sales strategies and to researchers when considering human values in investigations of buying behavior, enabling new understandings. Design/methodology/approach: A model with two scales, impulsive buying and human values, consolidated in the Brazilian context, was applied, resulting in 414 responses analyzed through structural equation modeling. Findings: The results demonstrated that human values affect impulsive buying behavior, indicating that the values of pleasure, emotion, and religiosity have a positive relationship, and the values of health and knowledge have a negative relationship. Samples by gender presented significant differences, as survival and emotion have a greater positive influence on impulsive buying in men, while women are more influenced by the pleasure and emotion values and have a negative relationship with the affectivity value.
  • Organizando capacidades e desempenho no contexto da sustentabilidade empresarial Knowledge, Strategy, And Innovation

    Hellvig, Juliana; Nobre, Farley Simon Mendes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Organizar os conceitos de capacidades e desempenho empresarial (DE), no contexto da sustentabilidade empresarial (SE). Originalidade/valor: Os conceitos de capacidades e de DE encontram-se fragmentados na literatura de SE. Por conseguinte, argumenta-se sobre a necessidade de realização de estudos mais aprofundados desses conceitos para a organização. Este artigo identifica e organiza categorias de capacidades e de DE que explicam habilidades organizacionais orientadas à SE. São apresentadas novas perspectivas sobre como as organizações podem usar melhor seus recursos para servir ao desenvolvimento sustentável. Design/metodologia/abordagem: Realizou-se, com apoio de técnicas de análise de conteúdo, ampla revisão integrativa sobre capacidades e DE no escopo da SE. Os conceitos foram categorizados em dois quadros de análise, sendo um sobre capacidades e outro sobre DE. Resultados: Fundamentando-se nos dois quadros de análise, primeiramente, identificaram-se nove capacidades principais que foram associadas às estratégias da Visão (da Empresa) Baseada em Recursos Naturais (VBRN), com a finalidade de classificá-las e analisá-las sob perspectivas intertemporais (de curto e longo prazos) e espaciais (nos ambientes interno e externo à organização). Em seguida, identificaram-se conceituações de DE com foco em um ou mais domínios (econômico, social e ambiental) da SE. Por fim, deduziram-se proposições, compreendendo-se discussões sobre como capacidades e DE podem ser constituídos na linha intertemporal e espacial, a fim de criar uma conexão mais benéfica entre negócios e sociedade, acomodando tensões e resolvendo grandes desafios da sociedade, a exemplo de pobreza e mudanças climáticas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Organize concepts of capabilities and business performance (BP) within the scope of business sustainability (BS). Originality/value: Concepts of capabilities and performance are fragmented in the BS literature. Therefore, we argue the need for more in-depth studies to organize them. This research identifies and organizes categories of capabilities and BP about BS-oriented organizations, bringing new perspectives on how organizations can better use their resources towards sustainable development. Design/methodology/approach: With the support of content analysis techniques, we conducted a broad integrative review of capabilities and performance in the scope of BS. Concepts were categorized into two analysis frameworks regarding capabilities and BP, respectively. Findings: Findings: Based on these two frameworks, first, nine core capabilities were identified and classified into the strategies of the Natural Resource-Based View (NRBV), in order to analyze them into time (short and long-term) and spatial (organization internal and external environments) perspectives. Following that, we identified conceptualizations for BP focusing on one or more BS domains (economic, social, and environmental). Finally, we deduced propositions, including discussions on how capabilities and BP can be constituted into intertemporal and spatial lines, to create a better connection between business and society, accommodating tensions and solving grand societal challenges, such as poverty and climate change.
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