Acessibilidade / Reportar erro

Desafio da qualidade e os impactos das transformações em organizações baianas

Quality; organizations; metodic; culture

Qualidade; organizações; retórica; cultura

CASES

Desafio da qualidade e os impactos das transformações em organizações baianas

Tânia FischerI; Florence HeberII; Ângela TeixeiraIII

IProfessora Titular e Coordenadora do Núcleo de PósGraduação em Administração (NPGA) da UFBA

IIProfessora Bolsista do NPGA/UFBA

IIICoordenadora de Cursos de Pós-Graduação do NPGA/UFBA

Palavras-chave: Qualidade, organizações, retórica, cultura.

Key words: Quality, organizations, metodic, culture.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTAR

ALDRICH, Howard. E. lncommensurable paradigms? Vitat Signs from Three Perspectives. In: REED, Michael, HUGHES, Michael (eds.). Rethinking organizations: new directions inorganization theory and analysis. London: sage Publications, 1992. . .

AUAIRE, Y. Cultures Organisationalles. Quebec: Gaeten Morin, 1988.

BELTRAN, A. S, RUFFAUT, M. Culture d'entreprise et histoire. Paris: Les Éditions d'Organisation, 1991. CAILLlES, A. Japan: confrontetion culturalle dans l'entreprise mixte. Paris: Méridiens, 1986. CICOUREL, A. Cognitiva sociology. Londres: Penguim 800ks, 1973.

CHANLAT, J. F. L'indlvidu dans l'organisation. Québec: éditions Eska, 1991.

DEAL, Terrence, KENNEDY, Alan. Corporate culture the rites and rituais of corpomte life. Massachusets: Addison­Wesley, 1982.

DEMING, W. E . Elementary principies of the statistical contrai of quality. Tóquio: Nippon Kagaku Gijutsu Remmei. 1951.

FROST, P. et al.. Refralming organizational culture. Londres: 8age, 1991.

HOFSTEDE G. Cultural conseauences; internationalle ditterences In work-related values. Beverfy-Hills: Sage, 1980;

________. Measuring organizational culture; a qualitativa anal quantitative study across twenty cases. Administrative 5cience Quarterly, v. 35, n.2, 1990 .

IRIBARNE, P. Cultures nationales et gestion: ce qui est universalet ce qui na l'est pas. Revue Française de Gestion, v. 64, n.4, Paris, 1987.

MACHADO DA SILVA, C; FONSECA, V. Estruturação da estrutura organiocional: o caso da uma empresa familiar. Organizações e Sociedade. Salvador: UFBA, 1993. .

MARTIN, J. Cultures In organizations. New York: Oxford Unlverslty Press, 1991.

MASLOW, A. H. Motivation and personality. New York: Harper and Bros., 1954.

RAELlN, J. Clash of cultures. Managers and professionale. Harilard Businesss SChool Press, 1986.

SACKMANN, S. Cultural knowledge in organizations. Londres: saga, 1991.

SAINSALlEU, R. L'Identité au travall. Paris: Presse de la Foundation Nationale des Sciences Polltiques, 1987. TELBOUKL, J. Gerenciando a dinâmica da qualidade. Rio de Janeiro: Quality mark, 1991.

Artigo recebido pela Redação da RAE em agosto/94, avaliado e aprovado para publicação em novembro/94.

1. PETERS, T. Rompendo as barreiras de Administração. Harbra: São Paulo, 1993.

2. ETTlGHOFER, D. L'entreprise virtuelle. Paris: Odil Jacob, 1992.

3. GUMESSON, E. Qualitative methods in management research. London: Saje,1992.

4. ABRANAVEL, H. et al. Cuentura organizacional. México: Fundo Empresarial Legis, 1992.

5. BROOKE, C. Simbols and shambles. Quality and Organizational Change. Anais do International Standing Conference of Organizational Symbolism. Barcelona, 1993.

6. Este trabalho é subproduto da pesquisa Tecnologias de Gestão Avançada em Qualidade: estudos de casos de organizações baianas, que vem sendo desenvolvida no NPGA/UFBA - Núcleo de Pós-Graduação em Administração, da Universidade Federal da Bahia. A pesquisa integra um consórcio formado por dez organizações baianas que implantaram Programas de Qualidade, cujos interesses atuais voltamse para estudos de tópicos relacionados à gestão empresarial avançada.

7. Holanda Ferreira, A. B. Novo dicionário da língua portuguesa. RJ: Nova Fronteira, 2.ed., 1986.

8. CHANLAT, A, BEDARD, R. Gestion: un atraíre de parole. L'individual dans l'organisation. Québec: Editions Eska, 1991.

9. LEMA1TRE, P. Controverse: à propos de recherche d'Henry Nitgberg sur le travail de manager. Revue Française de Gestion, n. 97, Paris, 1994.

10. JOHNSON, R. Leadership for the quality transformation. Quality Progress, EUA, Jan. 1993; CONGER, J. The charismatic leader. Londres: Jossey Bass, 1990.

11. ECLES, R., NORIA, N. Beyond the hipe. Boston: Harvard Business School Press, 1992.

12. GIROUX, H., LAN.DRY, S. Qualité Totale, Gestion, Ecole des Hautes Études Commerciales de Montréal, v. 18, n. 4, novo 1993.

13. JURAN, J. Controle da Qualidade. São Paulo: Makron Books, 1991.

14. Idem, ibidem.

15. SCHEIN, E. La cultura empresarial y el liderrazzo. Madri: Plaza e James, 1988; PETTIGREW, Q. The management of strategia change. Oxford: Basil Blackwele, 1987; WEICK, H.K. Organizational culture as source of high realiability. California Management Review, v. XXIX, n.2, 1987, ABRANAVEL, H. Op. cit.; OUCHI, W., TEORIEZ, Z. Como as empresas podem enfrentar o desafio japonês. São Paulo: Fundo Educativo, 1982; SHRIVASTA, P.lntegrating strategy formulation with organizational culture. The Journal of Business Strategy, v.5, 1985; MILLER, L. M. American spirit: visions of a new corporate culture. New York: William Morrow, 1984.

16. WILKINSON, A. et al. TOM and employee development. Human Resource Management Journal, v.2, n.11, 1992.

17. AKTOUF, O. Le simbolisme et la culture d'entreprise. Des abus conceptuelles, au leçons du terrain L'individu dans l'organisation. Québec: Éditions ESKA, 1991; FISCHER, 1, FRANÇA, G. Em nome de Deus, uma ordem na pólis. Organizações e Sociedade. Salvador: UFBA, 1993.

18. SCHNEIDER, L Fashionand fads in organizatorial theory. Paris: Egos Colloquium, 1993.

19. AKTOUF, O. Op. cit.

20.SCHEIN, E. H. Does Japanese management style have a message for American managers? Sloan Management Review, v. 23, n. 1,1981, p. 55-68.

21. JURAN, J. Op. cit.

22. MILLER, L. M. Op. cit.

23. Idem, ibidem.

24.SETHI, S. P., NAMIKI, N., SWANSON, C. L. The false promise of the Japanese miracle. MA: Pitman, 1984.

25. CORMACK, D. Excellence at work. London: Britisl1 Institute of Managerial Annual Lecture, 1991.

26. SMIRCICH, L. Concepts of culture and organizational analysis. Administrative Science Quarterly, v. 28, n. 3, 1983, p.339-58,

27. FISCHER, T, FRANÇA, G. Op. cit.

28. SAPIR, E. Cultura e personalidade. Anthropologie. Paris: Ed. de Minuit, 1967.

29. Idem, ibidem.

3D. GAGLlARDI, P. The creation and change of organizational cultures: a conceptual framework. Organization Studies, v. 7, n. 2, 1986, p117-34.

31.TURNER, B.Connoísseurship in the study of organizational cuttures. Doing research in organizations. Londres: Rontledges, 1988

32. GAGLlARDI, P. Op. cit.

  • ALDRICH, Howard. E. lncommensurable paradigms? Vitat Signs from Three Perspectives. In: REED, Michael, HUGHES, Michael (eds.). Rethinking organizations: new directions inorganization theory and analysis. London: sage Publications, 1992.
  • AUAIRE, Y. Cultures Organisationalles. Quebec: Gaeten Morin, 1988.
  • BELTRAN, A. S, RUFFAUT, M. Culture d'entreprise et histoire. Paris: Les Éditions d'Organisation, 1991.
  • CAILLlES, A. Japan: confrontetion culturalle dans l'entreprise mixte. Paris: Méridiens, 1986.
  • CICOUREL, A. Cognitiva sociology. Londres: Penguim 800ks, 1973.
  • CHANLAT, J. F. L'indlvidu dans l'organisation. Québec: éditions Eska, 1991.
  • DEAL, Terrence, KENNEDY, Alan. Corporate culture the rites and rituais of corpomte life. Massachusets: AddisonWesley, 1982.
  • DEMING, W. E . Elementary principies of the statistical contrai of quality. Tóquio: Nippon Kagaku Gijutsu Remmei. 1951.
  • FROST, P. et al.. Refralming organizational culture. Londres: 8age, 1991.
  • HOFSTEDE G. Cultural conseauences; internationalle ditterences In work-related values. Beverfy-Hills: Sage, 1980;
  • ________. Measuring organizational culture; a qualitativa anal quantitative study across twenty cases. Administrative 5cience Quarterly, v. 35, n.2, 1990 .
  • IRIBARNE, P. Cultures nationales et gestion: ce qui est universalet ce qui na l'est pas. Revue Française de Gestion, v. 64, n.4, Paris, 1987.
  • MACHADO DA SILVA, C; FONSECA, V. Estruturação da estrutura organiocional: o caso da uma empresa familiar. Organizações e Sociedade. Salvador: UFBA, 1993.
  • MARTIN, J. Cultures In organizations. New York: Oxford Unlverslty Press, 1991.
  • MASLOW, A. H. Motivation and personality. New York: Harper and Bros., 1954.
  • RAELlN, J. Clash of cultures. Managers and professionale. Harilard Businesss SChool Press, 1986.
  • SACKMANN, S. Cultural knowledge in organizations. Londres: saga, 1991.
  • SAINSALlEU, R. L'Identité au travall. Paris: Presse de la Foundation Nationale des Sciences Polltiques, 1987.
  • TELBOUKL, J. Gerenciando a dinâmica da qualidade. Rio de Janeiro: Quality mark, 1991.
  • 1. PETERS, T. Rompendo as barreiras de Administraçăo. Harbra: Săo Paulo, 1993.
  • 2. ETTlGHOFER, D. L'entreprise virtuelle. Paris: Odil Jacob, 1992.
  • 3. GUMESSON, E. Qualitative methods in management research. London: Saje,1992.
  • 4. ABRANAVEL, H. et al. Cuentura organizacional. México: Fundo Empresarial Legis, 1992.
  • 5. BROOKE, C. Simbols and shambles. Quality and Organizational Change. Anais do International Standing Conference of Organizational Symbolism. Barcelona, 1993.
  • 7. Holanda Ferreira, A. B. Novo dicionário da língua portuguesa. RJ: Nova Fronteira, 2.ed., 1986.
  • 8. CHANLAT, A, BEDARD, R. Gestion: un atraíre de parole. L'individual dans l'organisation. Québec: Editions Eska, 1991.
  • 9. LEMA1TRE, P. Controverse: à propos de recherche d'Henry Nitgberg sur le travail de manager. Revue Française de Gestion, n. 97, Paris, 1994.
  • 10. JOHNSON, R. Leadership for the quality transformation. Quality Progress, EUA, Jan. 1993;
  • CONGER, J. The charismatic leader. Londres: Jossey Bass, 1990.
  • 11. ECLES, R., NORIA, N. Beyond the hipe. Boston: Harvard Business School Press, 1992.
  • 12. GIROUX, H., LAN.DRY, S. Qualité Totale, Gestion, Ecole des Hautes Études Commerciales de Montréal, v. 18, n. 4, novo 1993.
  • 13. JURAN, J. Controle da Qualidade. Săo Paulo: Makron Books, 1991.
  • 15. SCHEIN, E. La cultura empresarial y el liderrazzo. Madri: Plaza e James, 1988;
  • PETTIGREW, Q. The management of strategia change. Oxford: Basil Blackwele, 1987;
  • WEICK, H.K. Organizational culture as source of high realiability. California Management Review, v. XXIX, n.2, 1987,
  • ABRANAVEL, H. Op. cit.; OUCHI, W., TEORIEZ, Z. Como as empresas podem enfrentar o desafio japonês. Săo Paulo: Fundo Educativo, 1982;
  • SHRIVASTA, P.lntegrating strategy formulation with organizational culture. The Journal of Business Strategy, v.5, 1985;
  • MILLER, L. M. American spirit: visions of a new corporate culture. New York: William Morrow, 1984.
  • 16. WILKINSON, A. et al. TOM and employee development. Human Resource Management Journal, v.2, n.11, 1992.
  • 17. AKTOUF, O. Le simbolisme et la culture d'entreprise. Des abus conceptuelles, au leçons du terrain L'individu dans l'organisation. Québec: Éditions ESKA, 1991;
  • FISCHER, 1, FRANÇA, G. Em nome de Deus, uma ordem na pólis. Organizações e Sociedade. Salvador: UFBA, 1993.
  • 18. SCHNEIDER, L Fashionand fads in organizatorial theory. Paris: Egos Colloquium, 1993.
  • 20.SCHEIN, E. H. Does Japanese management style have a message for American managers? Sloan Management Review, v. 23, n. 1,1981, p. 55-68.
  • 24.SETHI, S. P., NAMIKI, N., SWANSON, C. L. The false promise of the Japanese miracle. MA: Pitman, 1984.
  • 25. CORMACK, D. Excellence at work. London: Britisl1 Institute of Managerial Annual Lecture, 1991.
  • 26. SMIRCICH, L. Concepts of culture and organizational analysis. Administrative Science Quarterly, v. 28, n. 3, 1983, p.339-58,
  • 28. SAPIR, E. Cultura e personalidade. Anthropologie. Paris: Ed. de Minuit, 1967.
  • 3D. GAGLlARDI, P. The creation and change of organizational cultures: a conceptual framework. Organization Studies, v. 7, n. 2, 1986, p117-34.
  • 31.TURNER, B.Connoísseurship in the study of organizational cuttures. Doing research in organizations. Londres: Rontledges, 1988

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Jul 2012
  • Data do Fascículo
    Fev 1995

Histórico

  • Aceito
    Nov 1994
  • Recebido
    Ago 1994
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br