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Valor estratégico dos projetos de tecnologia de informação

Resumos

As organizações têm buscado um uso cada vez mais intenso e amplo de Tecnologia de Informação, considerando-a uma poderosa ferramenta empresarial que representa investimento significativo e deve ter uma implementação bem-sucedida. Nesse ambiente, dois dos principais esforços organizacionais são a identificação do valor estratégico dessa tecnologia e uma gerência efetiva de seus projetos a fim de aumentar suas chances de sucesso. Este artigo tem como objetivo principal identificar os componentes de valor estratégico de Tecnologia de Informação e as variáveis e os fatores críticos de sucesso dos projetos dessa tecnologia. Sua contribuição é a consolidação da Estrutura de Análise de Valor Estratégico de Tecnologia de Informação e a identificação das Variáveis e dos Fatores Críticos de Sucesso de Projetos de Tecnologia de Informação.

Tecnologia de informação; valor estratégico de TI; projetos de TI; administração de TI; estratégia de TI


The organizations have used the Information Technology in a stronger and deeper way, considering it as a powerful tool which need huge investments and successful guaranties. This environment requires knowledge about Information Technology strategic value and an effective management of its projects. This article has as main objective to identify the components of Information Technology Strategic Value and the technological project variables and critical success factors. The contribution is the consolidation of the Information Technology Strategic Value Analysis Structure and the identification of the Information Technology Projects Variables and Critical Success Factors.

Information technology; IT strategic value; IT projects; IT management; IT strategy


GESTÃO DA INFORMAÇÃO

Valor estratégico dos projetos de tecnologia de informação

Alberto Luiz Albertin

Doutor em Administração pela FEA-USP e Professor do Departamento de Informática e de Métodos Quantitativos da FGV-EAESP. E-mail: albertin@fgvsp.br

RESUMO

As organizações têm buscado um uso cada vez mais intenso e amplo de Tecnologia de Informação, considerando-a uma poderosa ferramenta empresarial que representa investimento significativo e deve ter uma implementação bem-sucedida. Nesse ambiente, dois dos principais esforços organizacionais são a identificação do valor estratégico dessa tecnologia e uma gerência efetiva de seus projetos a fim de aumentar suas chances de sucesso. Este artigo tem como objetivo principal identificar os componentes de valor estratégico de Tecnologia de Informação e as variáveis e os fatores críticos de sucesso dos projetos dessa tecnologia. Sua contribuição é a consolidação da Estrutura de Análise de Valor Estratégico de Tecnologia de Informação e a identificação das Variáveis e dos Fatores Críticos de Sucesso de Projetos de Tecnologia de Informação.

Palavras-chave: Tecnologia de informação, valor estratégico de TI, projetos de TI, administração de TI, estratégia de TI.

ABSTRACT

The organizations have used the Information Technology in a stronger and deeper way, considering it as a powerful tool which need huge investments and successful guaranties. This environment requires knowledge about Information Technology strategic value and an effective management of its projects. This article has as main objective to identify the components of Information Technology Strategic Value and the technological project variables and critical success factors. The contribution is the consolidation of the Information Technology Strategic Value Analysis Structure and the identification of the Information Technology Projects Variables and Critical Success Factors.

Key words: Information technology, IT strategic value, IT projects, IT management, IT strategy.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Set 2001
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