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Hospitais e programas de qualidade no estado de São Paulo

Resumos

A área da Administração em Saúde tem uma visão e uma prática relativas à qualidade diferentes daquelas observadas na indústria. Este artigo apresenta levantamento realizado em amostra de 159 hospitais do estado de São Paulo, no segundo semestre de 1999, quanto à implantação ou não de iniciativas de qualidade. Foram estudados hospitais públicos, filantrópicos, não filantrópicos e universitários. Dos 97 hospitais que responderam à pesquisa, 23% afirmavam ter alguma iniciativa desse teor. Os 77%, cuja resposta foi negativa, atribuíam essa decisão aos custos dos programas, à demora na obtenção de resultados e à falta de necessidade. Muitos dos que apresentaram iniciativas indicaram pouco controle sobre os custos incorridos e outros tipos de conseqüências. Quase todos os que responderam positivamente informaram monitorar seus indicadores gerenciais.

Qualidade; gestão de qualidade em hospitais; gestão hospitalar; mudança organizacional; gestão de saúde


The Health Administration field understands and deals with quality issues in a way that differs from what is seen in the industry. This article presents a survey done in a sample of 159 hospitals in São Paulo state during the second semester 1999 regarding the implementation of quality initiatives. The sample had public, philanthropic, non-philanthropic and university hospitals. Among 97 hospitals answering the survey, 23% said they had some quality initiatives. The other 77%, whose answer was negative, blamed high costs, delayed results and lack of need for that fact. Most of those that had the initiatives did not know much about their costs and their consequences. Almost all of those that answered positively said they monitored managerial indicators.

Quality; quality management in hospitals; hospital management; organizational change; health management


ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR

Hospitais e programas de qualidade no estado de São Paulo

Ana Maria MalikI; João Pedro TelesII

IMédica, Mestre em Administração pela FGV-EAESP, Doutora em Medicina pela FMUSP, Professora do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da FGV-EAESP e Diretora do Proahsa-FGV. E-mail: anamalik@fgvsp.br

IIDentista, Mestrando em Administração de Empresas, concentração em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde, na FGV-EAESP. E-mail: jpteles@gvmail.br

RESUMO

A área da Administração em Saúde tem uma visão e uma prática relativas à qualidade diferentes daquelas observadas na indústria. Este artigo apresenta levantamento realizado em amostra de 159 hospitais do estado de São Paulo, no segundo semestre de 1999, quanto à implantação ou não de iniciativas de qualidade. Foram estudados hospitais públicos, filantrópicos, não filantrópicos e universitários. Dos 97 hospitais que responderam à pesquisa, 23% afirmavam ter alguma iniciativa desse teor. Os 77%, cuja resposta foi negativa, atribuíam essa decisão aos custos dos programas, à demora na obtenção de resultados e à falta de necessidade. Muitos dos que apresentaram iniciativas indicaram pouco controle sobre os custos incorridos e outros tipos de conseqüências. Quase todos os que responderam positivamente informaram monitorar seus indicadores gerenciais.

Palavras-chave: Qualidade, gestão de qualidade em hospitais, gestão hospitalar, mudança organizacional, gestão de saúde.

ABSTRACT

The Health Administration field understands and deals with quality issues in a way that differs from what is seen in the industry. This article presents a survey done in a sample of 159 hospitals in São Paulo state during the second semester 1999 regarding the implementation of quality initiatives. The sample had public, philanthropic, non-philanthropic and university hospitals. Among 97 hospitals answering the survey, 23% said they had some quality initiatives. The other 77%, whose answer was negative, blamed high costs, delayed results and lack of need for that fact. Most of those that had the initiatives did not know much about their costs and their consequences. Almost all of those that answered positively said they monitored managerial indicators.

Key words: Quality, quality management in hospitals, hospital management, organizational change, health management.

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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NOTAS

Este artigo baseia-se em pesquisa financiada pelo NPP Bussab. À primeira, pela valiosa assessoria na elaboração dos resultados (principalmente na compreensão de sua – Núcleo de Pesquisas e Publicações da FGV-EAESP da abordagem metodológica, do questionário de pesquisa validade). Pela cuidadosa leitura e pelas sugestões intitulada "Programas de qualidade em hospitais". e pela leitura atenta do primeiro esboço do projeto, bem recebidas, agradecemos a Laura Maria Cesar Schiesari, como da primeira versão do relatório. Ao segundo, pela Paula Carnevale Vianna, José Maurício de Oliveira, Everton Agradecemos, pelo apoio metodológico, aos professores orientação na determinação da amostra, nos métodos Soeiro e H. Maria D. Novaes. Cada uma dessas leituras Maria Christina S. Souza Campos e Wilton de Oliveira estatísticos que foram empregados e pelo auxílio na análise nos permitiu um olhar diferente sobre nossos achados.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Set 2001
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