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Sistemas de gerenciamento ambiental, tecnologia limpa e consumidor verde: a delicada relação empresa-meio ambiente no ecocapitalismo

Resumos

O texto sustenta o argumento de que a ISO 14000 não resolverá a complexa problemática ambiental brasileira. Postulamos aqui que a sua incorporação na empresa não representa ainda uma mudança paradigmática em direção à sustentabilidade, mas sim uma mudança da cultura empresarial provocada mais pelas transformações político-econômicas mundiais do que por uma possível conscientização ambiental. Apesar de a tecnologia limpa ser apontada como a maior vantagem competitiva contemporânea no atual cenário de desregulamentação governamental, seu alcance ainda é limitado devido à sua intrínseca dependência da demanda de um significativo mercado verde.

Ambientalismo; ideologia; mercado; consumidor verde; tecnologia limpa


The text supports the argument that ISO 14000 will not solve the complex problems of Brazilian environment. It is postulated that its incorporation in business does not yet represent a paradigmatic change in the direction of sustainability, rather representing a change in the business culture caused more by the changes in the world political economy than by a possible environmental consciousness. In spite of the clean technology appearing to be the greatest contemporary competitive advantage in the actual scenario of governmental deregulation, its reach is still limited to its intrinsic dependence on the demand of a significant green market.

Environmentalism; ideology; market; green consumer; clean technology


ECONOMIA DE EMPRESAS

Sistemas de gerenciamento ambiental, tecnologia limpa e consumidor verde: a delicada relação empresa–meio ambiente no ecocapitalismo

Philippe Pomier Layrargues

Biólogo, Especialista em Educação e Planejamento Ambiental pela UFF, Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela UFRJ e Doutorando em Ciências Sociais na Unicamp. E-mail: layrargues@ax.apc.org

RESUMO

O texto sustenta o argumento de que a ISO 14000 não resolverá a complexa problemática ambiental brasileira. Postulamos aqui que a sua incorporação na empresa não representa ainda uma mudança paradigmática em direção à sustentabilidade, mas sim uma mudança da cultura empresarial provocada mais pelas transformações político-econômicas mundiais do que por uma possível conscientização ambiental. Apesar de a tecnologia limpa ser apontada como a maior vantagem competitiva contemporânea no atual cenário de desregulamentação governamental, seu alcance ainda é limitado devido à sua intrínseca dependência da demanda de um significativo mercado verde.

Palavras-chave: Ambientalismo, ideologia, mercado, consumidor verde, tecnologia limpa.

ABSTRACT

The text supports the argument that ISO 14000 will not solve the complex problems of Brazilian environment. It is postulated that its incorporation in business does not yet represent a paradigmatic change in the direction of sustainability, rather representing a change in the business culture caused more by the changes in the world political economy than by a possible environmental consciousness. In spite of the clean technology appearing to be the greatest contemporary competitive advantage in the actual scenario of governmental deregulation, its reach is still limited to its intrinsic dependence on the demand of a significant green market.

Key words: Environmentalism, ideology, market, green consumer, clean technology.

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NOTAS

Agradecimentos a Leila da Costa Ferreira e Arlete Moysés Rodrigues pelos sugestivos comentários fornecidos.

1. Em tempos de patrulhamento ecológico,é politicamente correto dizer tecnologia "limpa", em vez de "poupadora", termo que traduziria melhor o significado das novas tecnologias.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Jun 2000
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