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Editorial

EDITORIAL

Prezados Leitores,

É com imensa satisfação que apresento mais uma edição de nossa Revista de Administração Contemporânea - RAC. Trata-se de uma edição das mais interessantes, constando de oito artigos de alta qualidade, sendo cinco deles relacionados a estudos sobre relações interorganizacionais. Além dos citados artigos, temos também um caso de ensino, duas resenhas e duas notas bibliográficas.

Antes de apresentarmos os artigos, porém, gostaria de anunciar o reforço de nosso Conselho Editorial com a chegada do Professor Sandro Cabral. Sendo especialista nas relações público-privadas, o Professor muito nos ajudará nos processos editoriais relativos aos trabalhos com essa abordagem. Seja bem-vindo, Colega!

Os dois primeiros artigos: Olhando Além do " Primeiro Estruturalismo" para a Pesquisa em Marketing - de Arcanjo Ferreira de Souza Neto e Sérgio Carvalho Benício de Mello - e Até Que os Custos os Separem: Por que Clientes e Fornecedores Estabelecem Práticas Relacionais para o Desenvolvimento Conjunto de Projetos de Software? - de Rita de Cássia de Faria Pereira e Fernando Bins Luce, inserem-se no campo do Marketing, uma das áreas de maior submissão à RAC, porém ambos com abordagens bem pouco usuais na literatura brasileira. Enquanto o trabalho de Souza Neto e Benício de Mello busca um diálogo teórico com a antropologia e o estruturalismo, o texto de Rita de Cássia e Luce tem raízes, entre outras, na ciência política, na sociologia e no direito.

Este último artigo trata de relações entre organizações, do tipo cliente-fornecedor. Também de relações entre organizações trata o terceiro artigo da edição. Neste caso, Tomás de Aquino Guimarães, Adalmir de Oliveira Gomes, Catarina Cecilia Odelius, Claudio Zancan e Ariane Agnes Corradi nos apresentam resultados de pesquisa sobre as relações acadêmicas entre programas de pós-graduação no texto intitulado A Rede de Programas de Pós-Graduação em Administração no Brasil: Análise de Relações Acadêmicas e Atributos de Programas.

Na sequência, o artigo Vantagens Proporcionadas às Pequenas e Médias Empresas por meio da União em Redes de Cooperação no Contexto do Venture Capital, de Juliano Machado de Magalhães, Cláudio Gustavo Daudt e Patrícia Ross Phonlor analisa redes de cooperação entre empresas como estratégia para enfrentar o aumento da competição. Na mesma linha, Zandra Balbinot e Rosane Argou Marques apresentam o trabalho denominado Alianças Estratégicas como Condicionantes do Desenvolvimento da Capacidade Tecnológica: o Caso de Cinco Empresas do Setor Eletro-eletrônico Brasileiro.

O sexto artigo desta edição, Práticas Organizacionais e Estrutura de Relações no Campo do Desenvolvimento Metropolitano, de José Bonfim Albuquerque Filho e Clóvis L. Machado-da-Silva, leva o leitor, desta vez, a resultados de pesquisa sobre relações entre organizações responsáveis pelo planejamento urbanístico dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e como essas relações influenciam as práticas de seu desenvolvimento urbano.

O penúltimo artigo, Seis Sigma: Fatores Críticos de Sucesso para sua Implantação, de Samir Trad e Antonio Cesar Amaru Maximiano, descreve uma investigação dos fatores críticos de sucesso para a implantação do programa Seis Sigma em empresas que atuam no ambiente empresarial brasileiro.

Por fim, André Rosenfeld Rosas e Antonio Carlos Aidar Sauaia apresentam Modelo Conceitual de Decisões no Estágio de Criação de um Negócio: Base para Construção de um Simulador para Jogos de Empresas. Neste trabalho, André e Sauaia buscam desenvolver um modelo conceitual para jogo de empresas que reúna as principais decisões de um empreendedor no estágio de criação de um negócio.

Na seção de Casos de Ensino em Administração, Dusan Schreiber, Leonardo Flach e Claudia Simone Antonello apresentam o trabalho denominado O Chocolate Importado, um interessantíssimo caso para ensino sobre os temas de empreendedorismo, planejamento empresarial e aprendizagem de estrategistas.

Na seção de resenhas são apresentados os livros Administração com Arte, de Eduardo Davel, Sylvia Constant Vergara e Djahanchah Philip Ghadiri (Orgs.) e Empreendedorismo além do Plano de Negócio, de Eda Castro Lucas de Souza e Tomás de Aquino Guimarães (Orgs.).

Por fim a Seção de Notas Bibliográficas trata de duas obras: Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável; da Teoria à Prática e Mudança Organizacional.

Uma boa leitura a todos!

Rogério H. Quintella

Editor Geral

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Dez 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2009
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