Acessibilidade / Reportar erro

Tendências globais nas elites locais. Formas de institucionalização e distinção social em Brasília e Córdoba.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mostrar os resultados de duas pesquisas, uma realizada na Universidade Nacional de Córdoba e outra na Universidade de Brasília, sobre o processo de escolarização de alunos de classes altas em duas importantes cidades na Argentina (Córdoba) e no Brasil (Brasília). O trabalho analisa a reconstrução da institucionalização da educação para as famílias objeto do estudo, considerando a escolarização como um instrumento de reprodução social disponível para grupos pertencentes a setores sociais detentores de grande volume de capital.

Reconhecendo que são cidades com histórias e singularidades que as diferenciam, observa-se a existência de processos e ou tendências que as aproximam. Nesse sentido, a primeira parte do artigo discute, de forma comparativa, o processo de formação das elites nos dois países e faz referência à incidência da formação bilíngue e da internacionalização da educação básica dessas elites. Posteriormente, uma breve contextualização histórica da educação em ambas as cidades concentra o enfoque no estado atual da oferta educacional para esses setores abastados, o que permite identificar tanto as tendências comuns quanto as singularidades de cada cidade. A abordagem utiliza dados estatísticos, levantamento crítico das páginas web, bem como contribuições do trabalho de campo realizado entre 2012 e 2019.

Palavras-chave
formação de elites; oferta educacional; escolas bilíngues; internacionalização da educação; Brasil; Argentina

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br